3 de setembro de 2014

Kms do mês + treinos (in)suficientes


Contagens do mês de Agosto

- Distância:  192,80 km
   . em estrada: 98,75
   . em trilhos: 94.05
- Horas a correr: 25:36
- Ganho de elevação total: 3323 metros

- Quilómetros a pedalar: 50.20 (2 actividades)

Distância total: 1559.19 km (Janeiro a Agosto)


Foi um mês de Agosto sem férias, por isso não deu para trocar os sapatos pelos ténis (ou pelos chinelos de praia, vá) tantas vezes como gostaria, mas mesmo assim não foi mau. Quase 200km que começaram com a aventura nocturna de Óbidos e terminaram com o longo em Monsanto. Uma coisa boa que este mês costuma trazer é as inúmeras oportunidades de cross-training – natação, mergulho (= chapões), ténis (= raquetes de praia), futebol/voleibol (= sarrafada/cacetada com uma bola de praia) levantamento do peso (= copos…) mas este ano fui um bocadinho preguiçosa. Nas oportunidades para natação limito-me a ficar ali a boiar ao sabor das ondas e até em levantamentos de peso tenho-me ficado pelas minis. Ou seja, não posso dizer que tenha sido das atletas mais disciplinadas.

Agora um bocadinho mais a sério, os treinos para Arga têm sido longe de perfeitos e não vou negar que isso me preocupa. O tempo para treinar durante a semana é o possível e não o desejado mas, mesmo assim, acaba por roubar tempo a outras coisas (por exemplo, limpar o pó, o que é isso?;) ). Agosto deveria ter sido o mês de treinos mais forte antes de começar a abrandar, mas não foi isso que aconteceu. Embora considere que tenho o mínimo de quilómetros nas pernas para conseguir fazer os 53km, não sei se tenho os treinos que me permitam fazê-los na melhor forma, pelo menos com a pressão adicional dos tempos.
Resumindo, o que quero dizer é que me sentia mais confiante no pré-UTML do que no pré-UTSA.

Este domingo vou aos Trilhos dos Templários. Não se pode dizer que seja um teste, uma vez que é uma prova com condições completamente diferentes (basta dizer que não tem mais de 500 metros de subida acumulada), mas é o último "treino" longo que irá servir para avaliar algumas coisas. E, quiçá, talvez seja a despedida com honras dos meus Trabuco, que já têm ventilação a mais e tracção a menos para estas aventuras.

29km pelos trilhos de Tomar. Até já!


14 comentários:

  1. Achamos sempre que nunca é o suficiente mas damos o que temos e isso fazes e bem.
    Força para os Templários!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desta vez tenho noção que não foi mesmo... Mas, lá está, foi o possível. Não é fácil encaixar treinos mais longos e/ou específicos no final de um dia de trabalho, mas não me posso queixar. Há quem tenha menos tempo e consiga.
      Obrigada!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Não menosprezes o poder da limpeza do pó. É cross trainning também, hehe!

    Eu, que não fazia mais exercício para além de correr e umas pranchas aqui e ali, descobri recentemente que pegar, levantar, deitar e dar banho a um bebé de 5,210Kg (à data de ontem, hoje já deve ser mais), também é um belo exercício de cross-trainning :D

    Bjs e cumprimentos aos templários :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O pó não está assim tão entranhado, não exageremos... ;)
      Vais ficar com uma definição de braços espectacular! Se introduzires uns agachamentos aqui e ali quando pegas no bebé, daqui a uns meses estás com uma forma invejável! :D Tudo a correr bem.
      Bjs, se os vir mando cumprimentos, claro. ;)

      Eliminar
  3. O Agosto não foi mau não senhor, mas é como tu dizes....para preparar uma Arga não foi o ideal...MAS, metade de uma Ultra dessas (pelo menos) está na "cabecinha" e na forma como é gerida a prova e os problemas que vão surgindo, e nisso tu és forte e quer-me parecer que estás muito bem. Por isso, respeitinho sim senhor, mas bola pra frente....não tenho dúvidas que vais fazer aquilo, com um grande ou um enormíssimo empeno, mas vais fazer. E depois contar como foi como tão bem sabes fazer (é a forma de eu tb participar) e meter nojo com as fotografias lindas (da primeira metade da prova pq depois a disposição já não dá :P)...ok...vais-me desamigar...já te disse que estou ressabiado...é Arga para aqui, é Arga para acolá...ainda ontem à noite fui fazer um treino com 2 amigos e a maior parte do tempo a conversa foi sobre???? ARGA!!! rrrgggrfhrhjhj...
    Beijinhos

    P.S. Nos km acumulados não estamos assim tão longe um do outro....em Agosto, ao contrário dos meses anteriores, dei-te uma abada :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hmmmm... olha que desta vez o fotógrafo de serviço vai ter de ser outro, que nas primeiras 5 horas vou estar demasiado preocupada em chegar à zona do suposto "corte"... e, passando essa zona (esperemos que sim), provavelmente vou estar demasiado cansada para querer saber de fotos. :D É capaz de ser a prova mais desafiante da minha "carreira" :D até ao momento.
      É um bom tópico de conversa esse... Sabes quantas vezes tenho falado de Arga nos últimos treinos/conversas/sms?? "Pouquiiiinhas"... ;)
      Beijinhos
      PS: Eu acho que dás abada nos meses quase todos, mas estás a ser cavalheiro... Obrigada. :)

      Eliminar
  4. Olá!!
    Estabelecer novas rotinas nem sempre é fácil. Com o tempo lá conseguirás balancear melhor as coisas :) Espero que esteja tudo a correr bem!

    Ah e se para além do teu pó, quiseres dar umas passada cá em casa para limpar o meu, eu ofereço um cházinho!

    Beijinhos e bons treinos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Olha agora, se não limpo o pó no meu acolhedor (para não chamar pequeno :D) T1, vou limpar na tua casa?? Que abusadora, tinha de ser um lanche inteiro e reforçado! ;)
      Sim, estou a adaptar-me aos poucos.
      Beijinhos!

      Eliminar
  5. Vou tentar ser o mais "meigo" possivel !! :P

    ...
    ...
    ...
    ...
    ...


    Tenho dito !

    bjs
    A


    ResponderEliminar
  6. Meu Deus, nem quero pensar quando tiver que me despedir dos meus ténis de trail... Snif... Isso deveria dar direito a dia de luto na blogosfera!
    Beijinhos e bons treinos. E boa prova!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A prova já foi! Não foi boa, boa, mas fez-se! :D Também faz parte. ;)
      Os ténis desfrutaram até à última.
      Beijinhos!

      Eliminar
  7. Não foi um mau mês! Principalmente se tiveste férias. Sei bem como é difícil sair do modo descanso! Também pratiquei muito o levantamento de minis nas minhas férias, ouvi dizer que conta como reforço muscular para a utilização dos bastões!

    ResponderEliminar
  8. Ihihih eu sabia que era um treino que ainda viria a ser útil... :)

    ResponderEliminar