24 de setembro de 2014

O Guião

A semana de Arga começou muito bem, com a notícia do aumento do corte aos 33km para 6h30, o que me dá mais esperança de concluir a minha segunda Ultra oficial. Assim, podem terminar os pesadelos em que acordo a meio da noite, empapada em suor, de braço estendido, tendo acabado de ultrapassar o tempo do ponto de controlo à distância de umas meras centenas de metros.



Mentira, não tive pesadelos com isto. Só acordada.

Nestas semanas em que o volume de treino é forçosamente diminuído a energia tem de ser escoada de outra forma e, no meu caso, é nestes filmes mentais. Algum terror mas maioritariamente acção e aventura, com o final feliz das histórias de amor que são transmitidas ao domingo à tarde, até porque será por essa altura que estarei a terminar a prova.

Apesar de considerar que poderia/deveria ter-me preparado melhor (as eternas dúvidas pré-prova que estou a tentar que não me abalem), fiz o melhor que consegui. Estes últimos meses têm sido repletos de quilómetros, alguns contrariados, é certo, cansados, negociados, mas na sua maioria muito felizes, e está a ser uma aventura fantástica. Sei que, no final de tudo, quando todos os músculos do corpo doem é a mente que nos faz continuar, e essa está determinada.

O casting foi feito e o rascunho do guião estudado:

- Lembram-se das famosas “marcas do sol” que são a prova de que treinamos ao ar livre o ano todo? Agora é só acrescentar alguns arranhões e nódoas negras ao desenho e ficam com uma imagem muito aproximada da realidade. Gostar de correr por carreiros no meio da vegetação tem destas coisas (e descobrir que a vossa perna de “ataque” é a esquerda, porque é aí que as nódoas negras aparecem sempre.)
MAS unhas dos pés sempre pintadas (para disfarçar unhas negras)


- Novas assaduras descobertas no duche a seguir aos treinos/provas… Não preciso de acrescentar mais nada.

- Uma unha doada aos deuses da corrida (entretanto renascida).

- A frase: “este fim-de-semana o treino é de 20km” saiu algumas vezes da minha boca. Não com um tom de alívio, mas desapontado. Eu estava lá e presenciei.

- Deitar cedo ao sábado à noite não faz de nós umas velhinhas anti-sociais, faz de nós atletas que acordam cedo ao domingo. Agora tentem convencer os vossos amigos disso.

- Fome.

- Fome a toda a hora.

- Hidratos e doces não é gula. É necessidade. Os vossos amigos que correm vão entender.

- Tornei-me fluente na língua do desnível. O D+, acumulado e elevação assumem tanta importância ou maior do que a língua dos quilómetros.

Eu SEI o que isto significa!!! Não vou dizer...


Caso não haja quedas, lesões, ou mazelas físicas de maior (vade retro!!) sei que vou estar no cenário e argumento do meu género de filmes favoritos. Ainda não sei o final, mas espero que o guião esteja a meu favor. Cortou a meta e foi feliz para sempre. Fim.

22 comentários:

  1. Já tenho lenço na mão... Boa prova, Rute.
    Afinal, este ano, não vou... Estou que não posso... :(((
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então? Mas não estavas inscrita? Mais uma que não irá estar presente...:(
      Espero que corra tudo bem. Não se nota, mas estou hmm... apreensiva!!! :)
      Obrigada!
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Estava. Mas não consigo ir. Aniversário de alguém muito especial. :)
      Vai correr bem. Estar apreensiva é bom. É sinal que não achas que estás na maior e que aquilo vai ser canja. Arga não é canja.
      Apreensão é sinal de cautela. E isso, repito, é bom. É meio caminho para correr bem. O resto são pernas!
      Beijinhos e diverte-te na trailolândia!!

      Eliminar
  2. Há-de correr tudo bem, e Domingo à tarde serás duplamente Ultra.

    Boa Prova.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada João!
      Boa prova para ti também.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Lindo, Menina, Lindo!!!!

    E que evolução em relação ao post do ano passado!

    Portanto, apenas boas noticias :)

    Ok, em vez de chuva torrencial és capaz de apanhar sol mas a temperatura não deve ser muito elevada.

    Por isso, boa prova!
    (eu vou para ali açoitar-me por ser um idiota preguiçoso)

    BJS

    PS: opah, esse gráfico é do ultimo UTMB, és uma brincalhona :)

    PS2: A minha perna de ataque também é a esquerda, (já o sabia de outras vidas e tipo de provas), continuo a sabê-lo porque as unhas que "são doadas aos deuses da corrida" são sempre do dedão...esquerdo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de ler as entrelinhas do post... e vais ver que não é muito diferente do ano passado. ;) Estou é a tentar não pensar muito nisso!!! :S
      Pois... O SOL... Preferia mil vezes a chuva, mas não me deixam escolher... :(
      Obrigada. Bjs
      PS: Quase que podia ser! lol Pelo menos da distância mais curta. :) Mas (in)felizmente não é brincadeira.
      PS2: Descobri depois de duas provas seguidas em que fiz negras exactamente no mesmo sítio. Apercebi-me de que, em carreiros estreitos, dou sempre dianteira ao lado esquerdo, que é a perna que depois leva com os ramos e arbustos. Unha doada também do lado esquerdo, confirma!
      PS3: Agora é acabar com essa preguiça, há por aí outras provas que, não sendo Arga, já mereciam uma visita. ;)

      Eliminar
    2. Li...mas mantenho a questão da evolução, azar!

      O facto de estares...apreensiva é bom e positivo, mantém-te alerta.

      Olha, tás com sorte, dão chuva para o fim de semana, agora..."Be (very) careful what you wish for ".

      Sim, tens razão, provas não faltam...tenho que arranjar alguma para depois de 2 Novembro.

      bjs

      Eliminar
  4. ahah muito bom o desenho das pernas. Nunca tinha pensado nisso da perna de ataque, tenho que ver. Descobrir assaduras no banho é o pior de tudo. É que só damos por elas quando está a arder. Essas dúvidas pré-prova são perfeitamente normais, mas isso já tu sabes. Aquilo é o perfil de Arga? Fonix.. Bem, muita sorte para domingo, vou estar a torcer por ti! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em carreiros estreitos e em escaladas, com que perna é que avanças? É essa que leva com as mazelas, maioritariamente!
      Vim dos Templários com uma assadura enorme ao fundo das costas, por causa dos calções. Claro que só me apercebi quando levei a primeira descarga. :S
      Pois, muita sorte mesmo!! :D Obrigada.
      Beijinhos

      Eliminar
  5. "Fim." não... vai mais ser "Cortou a meta e foi feliz para sempre, de modo que em 2015 estava lá batida outra vez".

    Boa prova :)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ihihih melhor ainda... :) Vamos ver... "Até o desenrolar dos créditos é filme", não é assim o ditado? :P
      Obrigada.
      Bjs

      Eliminar
  6. Força Rute! Vai correr tudo muito bem!!!
    Acredita que estamos ao teu lado em cada passada a apoiar-te

    Beijinhos e MUITA FORÇA!!!

    ps - Ah! Afinal já te caiu uma unha!!!! Já pertences à "elite" das unhas perdidas :)))))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada João, vou precisar!
      Beijinhos
      PS: Sim, foi a tal. E não foi "perdida", foi "doada"... ihih ;)

      Eliminar
  7. Faz uma boa prova, com tudo o que te deixa feliz!

    ResponderEliminar
  8. Olá Rute,

    Será certamente "Cortou a meta e foi feliz para sempre".
    Boa semana de descanso e uma excelente prova.
    Como diz a malta do norte "até os comemos, c...)

    Manuel Nunes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah a malta do norte é um espectáculo! :) Eu acho é que aquelas subidas é que me vão comer a mim... :D Mas desde que termine de pé, termino bem. lol :)
      Obrigada, Manuel.
      Bons treinos!

      Eliminar
  9. Anabela25/9/14

    Olá Rute,
    Entrei em contacto pela primeira vez com o teu blog apenas há alguns dias, por causa de uma pesquisa (que já nem recordo o tema).
    Deixa-me que te diga que além de todo o entusiasmo típico de um corredor que se preze e que transmites aqui, adorei a tua escrita e a forma como escreves!!
    Sendo certo que no blog a escrita é a forma de te comunicares, tu escreves tão bem e com um humor tão refinado, que é difícil deixar o texto a meio!.:)
    Além disso, como corredora (amadora), revejo-me em tantas coisas que escreves que é uma delícia ler cada um dos teus relatos!
    Muitos beijinhos
    E boa sorte para a prova.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Anabela. Muito obrigada pelo teu comentário!
      Gosto tanto de escrever como de correr, por isso fico contente que as pessoas se revejam ou, simplesmente, se divirtam. :) Correr é uma fonte inesgotável de inspiração! :)
      Volta sempre e boas corridas!
      Obrigada, beijinhos.

      Eliminar
  10. Adorei o (mais um) texto. Tudo de bom para ti. Mas mesmo tudo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Zémi. :) Força nesse regresso!

      Eliminar