3 de outubro de 2014

Arga, o dia antes

Enquanto a história sobre o GTSA não sai (acho que a verdadeira Ultra começou esta semana quando cheguei ao trabalho… Esta cansa-me mais. Quando é que posso voltar à montanha?!), fica aqui um breve sumário do dia antes. É que a Serra d’Arga, como uma verdadeira meca do trail nacional, não se resume àquelas 11h limite da prova.

Dia 27, Sábado.

Depois de uma viagem de mais de 4 horas, chegada a Caminha e aclimatização local. 

Espanha na outra margem.

Não parece um lugar nada mau para repousar no dia antes de uma grande prova, pois não?


Vista em frente do Hotel Porta do Sol, onde iriam decorrer as Jornadas.




Apesar do hotel ficar apenas a cerca de 1,5km do local onde estávamos, portanto quase que se podia ir a pé sempre junto ao rio e sem enganar, houve alguém que se perdeu ao dirigir-se para o local... Esta falta de sentido de orientação é sempre um bom augúrio nas vésperas de ir para o meio dos trilhos. Estivesse o Hotel tão bem assinalado como esteve a prova, com locais onde tínhamos bandeirinhas de 5 em 5 metros, não teria havido problemas. :)

Eram 17h, mas apesar das jornadas já terem começado, a zona de levantamento dos dorsais estava um pouco caótica. Só já depois de estar um bocado de tempo na fila é que nos apercebemos que existia uma para cada distância e que a zona dos 53km não tinha ninguém. Recebemos logo na altura o chip, o dorsal, a tshirt (de óptimo material e de que gostei muito), um buff e umas meias de compressão.

Depois ainda cheguei a tempo de ouvir um pouco a palestra sobre nutrição, que tenho pena de não ter apanhado de início. No fim alguém fez a pergunta: "Porquê Coc@-Col@?" (nos abastecimentos), ao qual foi respondido que este tipo de refrigerantes, com o açúcar e cafeína que contém, acaba por ser uma bebida de reposição rápida de energia. Não precisa de ser da marca supracitada, obviamente, mas nunca versão light ou zero, já que anula o efeito que se pretende. Pena eu não gostar… (No dia seguinte iria beber um copo no último abastecimento, só para verem que no desespero não há cá esquisitices).

Depois seguiu-se a apresentação do Carlos Sá sobre a prova, na qual acabou por fazer uma descrição sumária dos PAC, onde estavam localizados, e das dificuldades que iríamos encontrar entre cada um.

Dificuldade nenhuma... ;)


Retive a frase: "depois do abastecimento dos 43km, não pensem que está quase a terminar, porque é aqui que a prova começa". Ahhh, nada como um campeão para nos acalmar os nervos!! :) Mas no dia seguinte iria lembrar-me bastante dessa frase, perceber o porquê (na pele!) e agradecer o pré-aviso.

Acabei por não ficar para a sessão de autógrafos que se seguiu e saímos à procura de um local para ir comer qualquer coisa.

Confesso que, e ainda relativamente ao tema nutrição, estava um pouco preocupada. Esta véspera de grande prova estava a ser um pouco atípica em termos de alimentação, por ter sido passada em viagem e fora de casa. Para jantar ainda andei à procura de um restaurante que servisse pratos de massa, mas ou eram muito caros ou estavam muito cheios (Nota: levem sempre a t-shirt da prova quando forem jantar no dia antes, de forma a passarem "despercebidos" no meio das dezenas de atletas que por lá andam à civil… ;) )
Acabei por optar por pizza, que é coisa que até costumo comer dois dias antes da prova, mas nunca de véspera. Ainda pensei que todo aquele queijo voltasse para se vingar durante o trail, mas não. Adianto desde já que nesse departamento vai acabar por correr tudo bem, tirando uma ligeira má disposição após o abastecimento dos 33km. (E a razão para ter bebido a cola depois).



Aqui, um último momento de reflexão, sem saber ainda que no dia seguinte ia ter uma experiência inesquecível. Que não havia necessidade de preocupações, Arga ia ser uma prova mágica como a serra que a alberga...



(Quem tiver 4 minutos disponíveis e queira ter um vislumbre do que foi esta prova,
vale a pena)



... E dura com'um raio, mas isso não é preciso dizer!

22 comentários:

  1. Ansiosamente à espera do resto! :)

    Beijinhos

    ps - Finalmente encontrei alguém que também não gosta de Coca-Cola! Sempre que digo que não gosto de Coca-Cola ou Pepsi, ficam todos a olhar para mim como se ET fosse :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É quase outra Ultra escrever o relato! ;)
      Beijinhos
      PS: EU SEI!! Também me acontece o mesmo, não percebo... :)

      Eliminar
  2. Hehehe.....ai querias um pratinho de massa??? Levasses de casa ... :P ...gosto muito dessa zona, ainda estive em Afife (um bocadinho mais abaixo) uns dias em Junho...mas para mim é relativamente perto (pouco mais de uma horita).
    Quanto à comida antes de uma prova, confesso que já à algum tempo que não ligo nenhuma a esse pormenor...como o que me apetece (como gosto muito de massa, tenho por hábito comer várias vezes por semana)...já não me lembro qual foi, mas até às francesinhas já fui na véspera de uma prova....eu sei, eu sei...um dia destes pago a factura :(
    Manda lá esse relato que eu quero correr na Serra D'Arga :)
    Beijinhos...e o empeno? Já foi?

    P.S. O Pedro Lizardo faz vídeos espectaculares....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheh e podia ter levado, que até tinha onde aquecer, mas pronto. :)
      Eu ainda fico preocupada, é que 8-10h a correr é MUITO tempo e acidentes acontecem... lol :D Mas tem corrido bem.
      Já estou desempenada! Ainda não "pronta para outra", mas quase. ;)
      Beijinhos
      PS: Sim. Por acaso reparei que ele lá estava e até tinha comentado isso. Depois fez este genial de Arga!

      Eliminar
  3. Anónimo3/10/14

    É sempre assim... Ele há partilhas que são chatas, geralmente bem intencionadas, mas monótonas e cansativas. E depois há as outras, como esta, que quase que independentemente do conteúdo, nos envolvem os sentidos - é aquela sensação como que "eu estive um bocadinho lá"!! Duplos parabéns. Pela enorme prova (o que representa em termos de coragem, determinação e superação) e por mais um relato soberbo. Aguardemos o resto que Arga espreita-nos já ali!... Continuação de bom desempeno!!!;o) Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Para o ano, para além de correres aqui pelo relato, corre por lá também. ;) Esta prova tem de ser feita pela menos uma vez.

      Eliminar
  4. Olá Rute,

    Fantastico!

    Manuel Nunes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Manuel. Continuação de bons treinos, está quase. ;)

      Eliminar
  5. O que eu achei mais lindo de tudo foi o gráfico da altimetria! hi hi hi hi
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. É uma zona linda, não é? Um pouco pricy, é muito turística mas vale a pena, a Praia de Moledo ai perto é muito bonita.
    E...o hotel vê-se da estrada...mas enfim, ahhhh, faço 50 km no meio da Serra mesmo com nevoeiro, chuva mas a estrada confunde:)
    Enfim...
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não conhecia esta zona, gostei. Agora estava mais calminha que no Verão, imagino, por isso não tão cara. Não cheguei a ir a Moledo, mas para o ano, se/quando voltar a Arga, em vez de 1 dia de férias tiro 2 e faço turismo.
      Sim, o hotel não tinha nada que enganar! Enfim, nem sei que te diga... :)
      Bjs

      Eliminar
  7. Mais uma vês devo ter estado perto de ti e não sei quem és..... Gostaste?? Também fiz os 20kms, para mim um feito histórico, adorei a prova...
    A melhor bebida para recuperar é coca-cola e dá-me energia imediata que é o que se quer naquela hora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eugénia, gostei muito! Foi muito duro, mas fica sempre a vontade de voltar...
      Beijinhos

      Eliminar
  8. E tu és a minha inspiração!!! Acredita, do fundo do coração! Eu vi-te a começar e agora vejo-te a falar em ultras e numa quantidade de quilómetros que na minha cabeça só se pode fazer de carro... só podes ser uma inspiração.
    Quero só um bocadinho pequenino do amor que tens pela corrida. Mais nada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada LiS! Encontra o que gostas de fazer e a inspiração e motivação virão por acréscimo.
      Beijinhos grandes

      Eliminar
  9. ...eu lembro-me do Carlos Sá dizer que a prova era "rolante" ! :D

    E coca-cola , faz milagres no trail-running... , mas tu não te acreditas em mim ! :P


    áhhh... , e tambem sei de um hotel á beira da estrada , mas quase em Espanha , vindos de Vila Nova de Cerveira para Caminha e não ao contrario para Moledo , ou vice-versa , dependendo de qual lado chegais ! Pffff...

    Esse monte que se vê da janela é o "Monte de Santa Tecla" ! (eu bem que sabia que tinha um nome "engraçado") :)

    Já agora curiosidades sobre Caminha:

    "Na vila destacam-se o que resta do Castelo e muralhas defensivas, a bonita Igreja Matriz do século XV, a da Misericórdia do século XVI, o curioso conjunto de casas manuelinas e renascentistas na pitoresca Rua Direita , conhecidas pelas “oito casas”, e aquele que é um símbolo da cidade (a par da idílica foz): a Torre do Relógio, a única existente das três portas de entrada na vila do Castelo, que constituía o principal acesso da vila.
    Frente à Torre do Relógio, o renascentista Chafariz do Terreiro. ""

    ;)

    ...venha a cronica da prova !

    bjs
    ajb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E era rolante!!! (Olha a minha bazófia uma semana depois do acontecimento... loool :D) Mas é engraçado ver o que para ele é um treino "fácil", que pode fazer antes de ir levar os filhos à escola. ;)
      Vou-me abster de fazer comentários sobre a localização do hotel... :)
      Monte Santa Tecla? :) E a Rua Direita, com a Torre do Relógio, era de facto muito pitoresca. Localização ideal!
      Bjs

      Eliminar
  10. Parabéns!!!! :)

    Desculpa só agora dar os parabéns oficiais, mas isto tem estado complicado de tempo!
    Foi brutal, não foi? Também amei cada momento, apesar de ter sido MUITO difícil.
    A Serra d'Arga é de facto bem bonita, toda a zona é. Para o ano estamos lá outra vez :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que estamos lá! :)
      Muito parabéns para vocês!
      Beijinhos

      Eliminar
  11. Rute,
    Estive a actualizar a leitura dos teus posts. Parece que fizeste a volta ao mundo e que eu continuei no mesmo sitio...
    (Volta ao trabalho muito complicada. Tempo e paciência para o pc quando chego a casa = nenhum. Anseio por dias menos maus...)

    Eu a pensar que a corrida e provas eram uma "cena saudável" e afinal dão Coca Cola??? A explicação não me convence :)

    Fico com a ideia que "Arga" não é "só uma prova", mas o facto de haver um dia antes e de haver palestas e Carlos Sás...faz-me pensar que é mesmo um evento desportivo.

    Beijinhos e espero que ande tudo bem por aí.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo-te perfeitamente, e não tenho nenhum pequenote a exigir a minha atenção! Daí também estar a demorar tanto tempo a escrever a crónica, mais facilmente saia para correr outra ultra. :)
      Dão coca-cola, bolos e batatas-fritas. Tudo pelas calorias, açucares e sal! Claro que há outras opções, mas acho que quando se falam em neste números de kms o "saudável" já fica logo questionável. ;)
      O início de novas rotinas é sempre complicado, mas vai melhorar, que és uma mulher organizada e determinada. :)
      Beijinhos p/ vocês!

      Eliminar