Começa a ser difícil, e até injusto, nomear alguma prova de trilhos como a "mais bonita". Cada zona tem o seu encanto e cada percurso as suas particularidades especiais. Mas digamos que, até agora, o Trail Serra da Lousã foi aquele que mais se aproximou do meu ideal de Paraíso Outonal de Corrida. O bosque, os cogumelos (!!!), as aldeias de xisto, os riachos, as cascatas... Tinha um bocadinho de lama e pedra a mais em alguns sítios, mas o que é uma prova sem alguns desafios? Até o tempo colaborou com aquela névoa que gosto tanto.
A minha mente esteve encantada o tempo todo, o corpo é que se revoltou um bocado. Era uma prova dura, com muito acumulado, sobretudo para quem ainda sentia a memória de Arga nas células. Ou seja, desta vez não houve qualquer luta mental, o desafio foi mesmo apenas físico, contra um organismo que fraquejou nos primeiros quilómetros e umas pernas que batalharam nos restantes. Mas está feito, e adorei!
Este é um trail daqueles que deve ser feito pelo menos uma vez. Infelizmente o meu telemóvel deixou de colaborar e por isso não tenho muitas fotos do percurso, e acho que nenhuma a partir do km25. Mas, acreditem em mim, mesmo que não seja em prova é uma zona que merece uma visita. Levem calçado adequado e aventurem-se pelos percursos pedestres que ligam os lugares de xisto. Passámos por muitos grupos de caminhada. Se forem nesta altura e levarem um saco para o vosso passeio, ainda voltam para casa com quilos de castanhas para o jantar... Por alguma razão a vila se haveria de chamar Castanheira de Pêra. ;)
Crónica destes 42km e mais alguns, em seguida.
Boa semana!

É mesmo isso, ainda ontem disse que temos que lá voltar só para passear sem compromissos, subir até às eólicas que acabei por não ver devido ao nevoeiro, só o som se ouvia...
ResponderEliminarbeijinho
Sim, as eólicas! Há tanto tempo que queria correr junto a eólicas e agora que isso se concretizou nem as vi! Só ouvi. :)
EliminarBeijinhos
É verdade, esqueci-me de falar do barulho das eólicas no nevoeiro! Impressionante!
EliminarYep! Lembrou-me Arga 2013. :)
EliminarUma prova destas duas semanas depois de Arga não há-de ter sido fácil! Imagino aquela subida ao Trevim, doeu de certeza! Se tiraste fotos nos primeiros 25km apanhaste 90% da beleza da prova, os últimos 10 foram um bocadito chatos comparados com a brutalidade do resto! Ah, e esta foto é mesmo antes da escadaria eheh venha lá esse relato, quero saber como te safaste no escorrega de lama ehehe
ResponderEliminarEssa ao Trevim foi a última subida? Custou sim! :D Mas acho que ao início foi mais complicado, até convencer o corpo de que SIM, é mesmo para correr. :)
EliminarLembro-me bem da escadaria depois desta foto! Esta foi a última que tirei...
Por acaso o escorrega de lama achei "divertido", não caí. Caí depois. :)
Parabéns por mais um desafio superado e com a recompensa da felicidade que sentiste :)
ResponderEliminarBeijinhos
Obrigada João!
EliminarBeijinhos
Bela a serra da Lousã. Estive por aí nos Abutres em Janeiro, mas não deu para desfrutar das paisagens, muito nevoeiro, trilhos muito técnicos, duros ...a concentração era 100% para o chão que se pisava, e mesmo assim contabilizei 5 tralhos daqueles :) ...e tb passei ao lado das eólicas e só as ouvi :)...mas adorei na mesma :)
ResponderEliminarTens toda a razão quando dizes que é difícil eleger a prova mais bonita...todas tem a sua beleza, e eu dou por mim quase sempre a dizer "uaaaauuu...esta foi a melhor" quando concluo uma nova :) ...mas tenho uma classificação que faço para só mim, baseada em diversos critérios :)
Muitos parabéns...espectáculo...tão pouco tempo depois de Arga :) ...maquinão!!!!
Beijinhos e manda de lá a posta quando puderes, ou seja, amanhã :)
Desta vez estava também mais ou menos assim... Nevoeiro, lama, água, pedras... Mas eu vou devagarinho e dá para desfrutar um bocadinho. :) Nem que seja o chão e as árvores logo ali ao lado. ;)
EliminarGanhaste, só caí uma vez! :p
Obrigada, beijinhos!
A Serra da Lousã será uma das melhores zonas para desenhar provas de Trail (até conhecer outras melhores). Se gostaste, poderás tentar o Lousã Trail no próximo ano, que sendo muito semelhante a esta, é menos agreste em termos de piso , i.e., menos calhaus :)
ResponderEliminarVenha lá então esse relato! Bjs
Paulo, tenho a impressão que te vi nos primeiros metros da prova (a ultrapassar-me, como é óbvio :) ). Levavas um buff laranja na cabeça?
EliminarAquela descida cheia de calhaus até ao último abastecimento deu-me cabo dos joelhos... Fartei-me de ser ultrapassada aí. Como é que há tanta gente sem amor aos ossinhos e aos dentes, como??! :D
Bjs, espero que tenhas tido uma boa prova.
Yeah! Usei o meu velho buff "laranja-encardido-asics". Quando for assim "apita"! Bjs
EliminarIas muito rápido! Ihihih :)
EliminarOlá menina dos "cagumelos" :)
ResponderEliminarEu acho que todas as provas devem ter os seus encantos específicos e também depende um bocado de como estás psicologicamente. Mesmo quando olhamos para a mesma pedra todos os dias, nem sempre temos os mesmos sentimentos por ela...
Ficamos a aguardar mais uma crónica...
Este ano está a ser o ano em que fizeste mais provas, ou o ano passado fizeste mais? (só mesmo curiosidade...)
Beijinhos meus e do mrs.simpatia :)
Olá Lu!
EliminarAcho que por enquanto 2013 ainda está na frente no número de provas. Mas 2014 está na frente, e por muito, no número de kms, se calhar por isso é que parece mais! :D
Beijinhos para ti e o D. simpático. :)
...é verdade !
ResponderEliminar...estou com o mesmo "sentimento" :D
...cada prova agora , parece ser "melhor" do que a anterior !!
Se por um lado , é sinal de que "estamos" a evoluir como "trail-runners"...
"Porque vamos mais longe , mais alto e mais duro"! :P
...por outro , se calhar é por estarmos a conhecer zonas do País que não conhecíamos e que "só" com estas actividades temos oportunidade de conhecer ! :)
(pelo menos num dia conhecer , bosques, rios, cascatas, piscinas-fluviais, poços, cumes, aldeias, tudo na mesma actividade era dificil) , em ferias era mais demorado e escapavam "recantos" deliciosos de certeza ! :D
Parabéns , mais uma prova superada com categoria , força e garra !!
Sublime !
Obrigado ;)
bjs
ajb
Claro que é sinal que estamos a evoluir!!! Isso, ou a paisagem era mesmo muito bonita. ;) Aquelas árvores... <3
EliminarPor outro lado, de férias há mais tempo para "passear"! :)
Obrigada, atleta... ;)
Bjs
Sim...mas aposto que de "ferias" ou mesmo num simples passeio de fim-de-semana , não passavas nem por metade dos locais ,dos trilhos que corrermos , nem por alguns dos recantos escondidos dos bosques da Lousã ! :D
EliminarSim, havia muitos "PR" oficiais... , e sim , vimos muitos turistas e caminheiros , mas enquanto eles fazem , não sei , no maximo 20k de passeio e turismo , nós fizemos 40k , e passamos nas aldeias , na montanha , nos bosques , nos rios , etc...nos locais "oficiais" de turismo e não só !! :D
...mas sim , é dos locais para "ir com mais tempo" !! :D (já são tantos assim , que já perdi a conta) ihihih ;)
obrigado eu Ultra Atleta... :P
bjs
O que eu sei é que ainda não foi desta que saiu o euromilhões, para poder fazer trail passeio pelo mundo fora, sem tempo nem pressas, em que o único "limite" é o nosso... :)
EliminarBjs
Parabéns!
ResponderEliminarSão provas assim que nos enchem a alma!.
Beijinhos.
É bem verdade, Jorge!
EliminarObrigada.
Beijinhos
Deve ter sido uma aventura muito gira!
ResponderEliminarSim, Sérgio, foi isso mesmo, uma aventura! E lindíssima. :)
EliminarFácil encantarmo-nos assim... Lugares mágicos onde os trilhos nos levam...
ResponderEliminar