30 de outubro de 2014

Sintra nocturno

Local: Vila de Sintra
Dia: Sexta-feira
Hora: 19h30

Sexta-feira após as 18h é sempre um dos momentos mais felizes da semana. Vocês sabem que sim, mesmo quando se tem a sorte de se trabalhar no que se gosta. E é ainda mais feliz quando, na mala do carro, se leva o equipamento e os ténis para se seguir em direcção a Sintra. Há quem relaxe a beber umas minis na esplanada, outros relaxam a cansar o corpo em correrias pela Serra. Mais perfeito ainda é quando se juntam as duas coisas numa equação:

(corrida {+-1h} + minis* {Nºpessoas x2}) [por esta ordem] = Perfeição.

* Elemento variável, sujeito aos gostos de cada um.


Noite de fazer inveja ao Verão. Carro estacionado na zona de S. Pedro, decidimos subir em direcção ao Castelo. Apesar de não termos levado frontal, pensámos que seguindo a estrada a iluminação decerto estaria assegurada.

Palácio da Pena.
Não estava.
O caminho era muito escuro, apenas com a iluminação na zona do Palácio ao longe e os faróis de algum carro que passava. Ainda bem que alguém (eu) resolveu vestir-se como um semáforo, de forma a ficar bem visível.

Quando chegámos à zona do Castelo dos Mouros, alguém (não eu) disse que talvez a descida por entre a Serra que liga o Castelo à Vila tivesse iluminação.

Civilização, ao fundo.
Não tinha.
Ou melhor, tinha, mas apenas na zona da entrada. Foi uma aventura engraçada, com o seu quê de assustador desafiante, descer por ali só com a parca iluminação da lanterna do telemóvel.

Mais ou menos a meio do percurso começámos a ver a luz de alguns frontais. Eram elementos da organização do Meo Urban Trail que estavam a fazer as marcações para a prova da noite seguinte! Ainda falámos um bocadinho, perguntaram-nos se íamos participar na corrida e eu disse que infelizmente não podia, por isso é que estava ali agora a fazer o meu nocturno. :) Depois eles seguiram mais rápido e nós lá continuámos lentamente, uma vez que a visibilidade era pouca.
Mas eis que, uns minutos mais tarde, vejo uma luz de um frontal a voltar para trás. Um dos elementos ficou com pena de nós ali perdidos no escuro (ihih) e voltou para me oferecer um frontal da prova... A sério, ganhei a noite! Um gesto muito, muito simpático.

Daí para a frente tornou-se mais fácil e em pouco tempo estávamos de regresso a um meio mais fértil nessa bonita invenção que é a electricidade.

Palácio da Vila.
As esplanadas estavam cheias de pessoas que aproveitavam a noite amena para jantar ou apenas beber um copo. Um rapaz à guitarra e outro na bateria davam música ambiente a uma das ruas. Mas a rua que eu andava à procura era esta:


Porque, que melhor sítio para fazer uma paragem para abastecimento na Vila do que este:


Teria sido um bom sítio... Se as carteiras não tivessem ficado no carro. Falha GRAVE! E lá fiquei eu com desejos insatisfeitos de Travesseiros de Sintra (hmmm travesseiros...) durante o resto do treino.

Já de regresso ao carro ainda subi uma escadaria para "acertar os quilómetros".

Às portas de Santa Eufémia.

E deu-se o treino por terminado com 11,1km (falhei na contagem dos degraus...)



Uma corrida muito agradável para terminar a semana/começar o fim-de-semana.

O fim-de-semana que incluiu muitas paisagens, agora já bem iluminadas por um bonito sol, como estas:





22km, em ritmo de passeio, para recuperar do empeno da Lousã.


Se não "falarmos" antes, uma boa Maratona do Porto a todos (carago)!


22 comentários:

  1. Hmpffff.....nojento...mesmo muito nojento esta posta....não se faz :) ...neste momento o frontal anda sempre comigo na "carteirinha" que levo à cintura, juntamente com o teléle, o cartão de cidadão e uns lencitos de papel :)...e tenho-o usado quase sempre, o frontal....
    Belos treinos esses....já tou com saudades de uns belos trilhos....depois de domingo, que é dia 2, vou voltar finalmente....isto quando as pernas o permitirem :):):)
    Obrigado pela parte que me toca, carago!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Homem prevenido, assim é que é. :) Nestes treinos mais "curtos" nunca levo nada além do tlm. Sou assim, gosto de viver no limite... lol :D
      Força para domingo, mostra aos murcons todos (e alguns mouros de visita) ;) como se corre!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Bela aventura por sinta, só faltou mesmo os travesseiros :)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma parte essencial!! A aventura não ficou completa... :)

      Eliminar
  3. Estive: deve estar iluminado, deve estar iluminado...e já ganhei um frontal:)
    O resto também me parece bem ;)
    Aproveita, esses momentos são pequenas alegrias que ao fim do dia nos enchem a alma.
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há males que vêm por bem... :) Fez-se luz! ;)
      Sim, em certos dias é preciso estes "treinos" que são muito mais que isso.~
      Bjs, bom reforço e alongamentos (este últimos então, são uma chatice de fazer, mas RESULTAM! Atesto.)

      Eliminar
  4. Eu costumo dizer que estes treinos é que valem a pena !!
    Ok...
    ...se calhar era nocturno demais !! :)

    ...mas se for tudo muito "organizadinho" , não tem piada !
    Para isso temos as provas! (e mesmo assim algumas??) :D

    Sintra é magnifica de dia , e de noite ainda mais "magica" intrigante e desafiante !!
    Falta mesmo lá na serra , um nocturno ! ;)

    ... o "pós" treino , tambem não é mau , não senhora !! :P

    "Travesseiros" !!
    ...tá cá com um "enguiço" isso dos travesseiros !! ehehehhe...
    Quando não é das calças , é dos calções !!
    Cá para mim , é um sinal "divino" ou parecido! (A=God)

    "a moment on the lips a lifetime on the hips"

    Não batas no mensageiro , não foi eu que inventei o "ditado" !! :P


    Da minha parte, obrigados !
    ...vou á invicta e mui nobre cidade tripeira , correr a Maratona, e embórcar umas francesinhas.
    ...não sei qual a ordem , mas espero conseguir fazer as duas coisas ! :D

    Falta-me o factor R , mas estou confiante QB ! :P


    bons treinos e boas provas...
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um treino nocturno de Halloween em Sintra é que era de bravos!! :D Mas isso tinha de ser com um farol (daqueles das arribas, não dos carros). :P
      Pfff "hips"... tudo serve de desculpa... Não te preocupes com as hips que estás elegante! :P
      Boa prova, desta vez tens de ficar-te pelo Factor A. Acho que deve chegar. ;)
      Bjs

      Eliminar
    2. "Halloween" é quando o homem\mulher quiser !! :P

      ...se em pleno dia , ouvem uma árvore a ranger , umas folhas a mexer... , e é um "áii jazus! , imagino á noite e com a mania das "bruxas" !!
      Era bonito era !! eheheh

      ...claro que não me preocupo !
      ...até porque eu só costumo como um travesseiro , não sou muito guloso ! :P
      ...gosto mais das Queijadas ! :D


      Obrigado
      ..."chega" e sobra ! ;)

      Eliminar
    3. Pensava que era o Natal, quando um homem/mulher quiser. :)
      Pfff... E era!
      Então se "chega e sobra" não precisas do resto do alfabeto para nada, quando mais uma letra das últimas... :)

      Eliminar
  5. Pfff... ir treinar a Sintra e não comer um travesseiro... :)

    Muito amas tu Sintra (e tens toda a razão!)

    Beijinhos e continua a correr feliz e contente

    ps - E obrigado pelos desejos para o Porto. Já estou cuns nervos... :)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu SEI! Não é a mesma coisa... :)
      Muita sorte para domingo. Vou enviar energias positivas, por isso se sentires um vento a empurrar-te a partir dos 32km, sou eu! :D
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Muito obrigado mas antecipa dos 32 para os 30 que é quando costumo começar a ter dificuldades :)

      Beijinhos

      Eliminar
  6. Belo treino nocturno :) Também quero!
    Agora falhar os travesseiros... =P

    Já vi que andaste pela Lousã em mais uma aventura. Com o devido tempo hei-de dar a atenção merecida a esse artigo, mas para já apenas quero dar-te os parabéns.

    Beijinhos e obrigada pela força para o Porto :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Lousã foi verdadeiramente lindo.
      Fuorça para domingo! :D
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Anabela31/10/14

    Um sonho por concretizar...correr em Sintra, na vila e serra encantadas!!!..Espero que esteja para breve, porque esses teus relatos só aumentam a vontade que, já de si, é grande!
    Por ora, vou fazer no domingo a minha primeira Maratona!!!..Estou tão entusiasmada quanto assustada!..
    Obrigada pelos desejos de boa sorte!..E já agora, aproveito para desejar também boa sorte a todos que vão participar nessa prova!.:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que tenhas uma estreia em grande, Anabela! Tudo a correr bem.
      Sintra é mesmo como naquelas histórias encantadas, por isso aponta na agenda uma prova para 2015. :)
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Anabela3/11/14

    Foi uma grande estreia!!
    A maratona é uma prova que, além da resistência e força físicas, exige muita inteligência e gestão mental...ao nível do ritmo, abastecimentos, hidratação...um pequeno erro pode ser fatal e ditar a conclusão ou desistência da prova.
    Felizmente, e modéstia à parte, não cometi qualquer erro e terminei a minha 1.ª maratona abaixo (pouco abaixo) das 4horas.
    Foi um dia pleno!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabéns! Uma estreia abaixo das 4h!! Uau!!! Muito bom! Decididamente a velocidade não é o meu forte... lol :)
      E hoje tens um "andar novo" com o do vídeo? :D
      Boa recuperação!

      Eliminar
  9. Anabela6/11/14

    Ehehehe..Obrigada!
    Andar novo e pouco amigo de escadas...essa coisa que, nos três dias imediatamente a seguir à prova, se mostrou aos meus olhos como uma obra diabólica!
    Mas agora já está tudo bem!!.:)
    Boas corridas.

    ResponderEliminar
  10. Grandes ideias para treinos. Tenho de me por bom depressa para fazer estas aventuras.

    Continua

    ResponderEliminar