24 de novembro de 2014

Energel (Gel energético)

É raro tomar géis em treino, apenas quando compro algum novo e quero fazer o teste, para não ter surpresas em prova. E agora, como quase só participo em provas de trail, cuja grande maioria tem abastecimentos frequentes, reservo os géis para alguma fase de quebra. Sempre preferi ir buscar a minha energia a alimentos "verdadeiros", mas, para além de ao correr não dar muito jeito ir ali a mastigar meia banana, uma batata, duas tostas com marmelada e uma rodela de tomate com sal (sim, tudo coisas que já comi em prova! Talvez ao mesmo tempo...), os géis são uma forma mais rápida e prática de reposição de energia. Confesso que quando comecei a correr tive a curiosidade de experimentar umas quantas marcas, até que encontrei uma que não era demasiado doce e não me deixava enjoada (quem já experimentou sabe que não é fácil acertar).

Entretanto, tive a oportunidade de ter vindo a testar, desde há umas semanas, uns géis da marca Myprotein, que se estendeu recentemente ao mercado português. A contrapartida era fazer uma análise dos mesmos. Honesta. Nunca poderia ser de outra maneira, até porque neste blogue somos todos amigos.


O gel em causa é o ENER:GEL. A nível nutricional apenas posso falar da óptica do utilizador comum e que foi comparar os valores com outros géis já conhecidos, verificando que nestas coisas andam mais ou menos todos pelo mesmo. Podem ler mais informações na página.




A única diferença significativa a apontar é que esta se trata de uma embalagem um pouco maior que as habituais, que andam por volta das 40g, e esta tem 70g. Ou seja, não é fácil tentar enfiar um gel destes no bolsinho pequenino dos calções femininos! Depois, a primeira vez que experimentei, percebi porquê. Este é um gel mais líquido, o que facilita a sua ingestão. No meu caso, numa situação de desespero urgência, no Trail da Serra da Lousã, até acabei por o tomar sem água (sei que não se deve, mas já estava sem água e era "urgência"...) e não fiquei com sede nem enjoada, como já me aconteceu com géis mais espessos.

Existem quatro sabores disponíveis e, como tenho preferência por sabores mais ácidos, o meu primeiro instinto foi o de escolher o de Lima & Limão, mas como a minha ideia era partilhar os géis com mais pessoas para reunir opiniões, achei que o sabor Laranja seria mais consensual. Assim sendo: dois bttistas, um grande atleta de trail e uma máquina do asfalto foram as restantes cobaias e tenho a dizer que a satisfação foi unânime: fácil de ingerir, doce sem ser em excesso, prático. 

Este gel que experimentei não tem cafeína, factor importante para mim, mas existe essa opção.

Vistas as coisas, e tendo em conta que cada embalagem traz 24 unidades, cada gel fica mais barato do que os que comprava habitualmente. E agora, com a mais recente promoção, cada unidade fica a menos de um euro, o que é bastante acessível tendo por comparação o que habitualmente vejo à venda.

Assim sendo, fico contente por ter tido oportunidade de experimentar um produto de que realmente gostei e que provavelmente tornarei a usar. Mas quero que também tenham essa oportunidade de experimentar, por isso vou disponibilizar 4 embalagens a uma pessoa, a quem só peço que depois partilhe o que achou. Quem quiser habilitar-se a essa oportunidade, preencher os dados aqui (peço desculpa, mas não consegui anexar o formulário ao blogue), até sexta-feira, dia 28. Posteriormente, será feita uma escolha aleatória através do random.org.

Entretanto, por oposição à habitual cerveja ou leite com chocolate (depende dos dias e da vontade) pós-corrida, estou a experimentar os batidos de recuperação. Primeiras impressões: acho que fiz má escolha de sabor (chocolate menta), mas mea culpa, que não tinha noção da consistência deste tipo de produtos.
Ainda ontem, depois de um longuinho ensopado por terras de Sintra, cheguei a casa e bebi os meus 500 ml. É só misturar com água num shaker. Ou, no meu caso, shaker = colocar num cantil e agitar energicamente com o braço. Tchin-tchin!

Recovery XS


E vocês? Costumam recorrer ao consumo de géis nas provas? Bebidas isotónicas? Alguém mais que já se tenha aventurado no maravilhoso novo mundo dos batidos de recuperação?

33 comentários:

  1. Sim, tomo géis mas apenas em Meias e Maratonas.
    Esse gel parece muito interessante mas como os que tomo resultam 100%, não os quero trocar de modo algum :)
    Quanto a recuperação, um bom leite de chocolate (dos verdadeiros e não dos aguosos ou açucarados) resultam muito bem.

    Beijinhos e boas corridas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como se costuma dizer, em equipa vencedora não se mexe. :)
      Sim, acho que é o mesmo princípio do leite com chocolate, que já bebia antes.
      Beijinhos!

      Eliminar
  2. Algo novo por estas bandas :):):) ...olha, eu quando comecei a correr era gel, era suplementos, era batidos de recuperação...tudo e mais alguma coisa...depois aos poucos e poucos fui deixando e hoje em dia quase só uso géis ou barras nas provas, e na maior parte das vezes trago-os de volta para casa...já cheguei a deitar fora por ultrapassar o prazo :)
    Nos treinos longos levo sempre qualquer coisa, mas raramente tomo...
    Em relação a estes géis que aqui apresentas, o preço é bastante interessante...uma pergunta...a abertura é de rosca? Eu gosto porque posso dosear..os que uso tem 90gr e vou tomando aos poucos, em 2 ou 3 vezes...mas são mais caros...estive a comparar os valores nutricionais e é como dizes, é mais ou menos a mesma coisa. Um dia destes que veja por aí estes da Myprotein à venda compro um ou dois para experimentar.
    Eu acho é que vou entrar numa de "fabricar" os meus próprios suplementos para ver o que dá :):):)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Às vezes também me acontece ir carregada e depois volta quase tudo. Mas antes sobrar que faltar. :)
      Não são de rosca, é a abertura normal, de rasgar. Esses de rosca são bons para reutilizar, mas para mim não são muito práticos (para mim todo o esforço extra durante a corrida é desgastante lol)
      Por enquanto penso que só haja à venda online.
      Isso de fabricar os próprios suplementos também já me aventurei, nomeadamente barrinhas, mas claro que dão mais trabalho e causam alguma sujidade. :)
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Os de rosca também são bons para as provas, desde que abras a tampa partindo o plástico de segurança antes de correr... já tenho lido relatos de malta que não consegue abri-los durante as provas.
      Bons treinos!

      Eliminar
    3. não!!! a serio??? nunca me aconteceu :) e chegar ao carro e abrirem logo??? mais uma vez, nunca me aconteceu, chiça!

      Olha, os da isostar...mais uma vez, ouvi dizer, nunca me aconteceu :(

      Eliminar
  3. Boas!

    Eu uso so produtos da Aptonia (Decathlon) e dou-me bem.
    Em relação a gel, tomo um à base de fruta. Existem uns que parecem leite condensado, que já tomei e resultam, mas só em circusntâncias em que haja uma carga grande de kms, como quando faço Btt, em que pedalo uma manhã inteira...
    Os de fruta não são "pesados" e digerem-se bem.
    A bebida, é a de laranja. Não sabe a remédio! :)

    Bons treinos!
    Bons treinos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luís. Também já experimentei esses dessa marca, nomeadamente os de rosca, como o Carlos referiu. Penso que também são de base de fruta (?).
      Bebidas isotónicas, só as que dão em provas. :)
      Bons treinos!

      Eliminar
    2. É os que uso também e dou-me bem com eles

      Eliminar
  4. Tema interessante! Estou um pouco como o Carlos, tenho-me vindo a desabituar do uso e, sobretudo da compra destes produtos. Nas provas de trail raramente é necessário usar o que levamos, uma vez que os abastecimentos oficiais são suficientes. Por outro lado, a fidelização a uma determinada marca é um risco, porque muitas vezes há roturas de stock e temos de improvisar à última hora.
    Por isso, tenho explorado algumas receitas de gel caseiro, em parte inspiradas na internet, outras de improviso, e que, até agora têm funcionado lindamente (tenho algo a esse respeito lá no meu cantinho).
    Para a fase de recuperação não tenho nada de especial a sugerir; uns dias apetece uma coisa noutros dias apetece outra... é como calha!
    Bjs e bons treinos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, lembro-me desse tema. O meu problema com as opções caseiras é que nunca sei se são suficientes em termos nutricionais, não tenho noção dos valores e se devo tomar mais ou de menos. Confesso que até agora sempre fui um pouco por instinto nessas coisas durante a corrida. Não tomo de x em x tempo nem a quantidade x, é conforme tenho vontade. O mesmo nos abastecimentos. Se calhar tenho tido sorte, mas nunca tive ainda problemas gástricos nem quebras gigantescas. Mas é um tema interessante, sem dúvida. Gosto de ler sobre isso.
      Bjs e bons treinos!

      Eliminar
  5. Confesso que em termos de isotonico não é a primeira vez que uso versão caseira, mas de vez em quando lá vai gel e ou barrita.
    No pós treino regra geral é o leite com chocolate, chocolate ( espera...não é bebida, entra na categoria das barritas?) e até agora não senti necessidade de mais.
    Há uns tempos atras fazia um pouco de musculação e nessa altura bebia um batido com soro de leites coiso, a verdade é que aparentemente aparecia menos cansado no dia seguinte.
    Tema a seguir.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, também sempre associei estes batidos a ginásios e ganhar arcaboiço e tal. :) Basicamente, pelo que li, é um leite com chocolate que se pretende um bocadinho mais completo. Não sei se me faz sentir menos cansada... :/ As minhas recuperações são sempre tão diferentes (ou há empeno, grande empeno, ou não há empeno, sem ter necessariamente a ver com a distância e/ou dificuldade da prova) que ainda não consegui estabelecer nenhuma correlação. Vou estar atenta. :)
      Bjs

      Eliminar
  6. Olá Rute.
    Géis, sim. Mas aos poucos tenho vindo a reduzir o seu consumo. Na última maratona tomei somente dois géis e uma barra, e foi o suficiente. Tenho consciência que se quiser andar um pouco mais rápido tenho que meter pelo menos mais um gel pois a energia de reserva no nosso corpo acaba depressa. Batidos nunca tomei, e por isso não tenho opinião.
    Boa semana.

    Manuel Nunes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Manuel.
      Com o tempo também começamos a conhecer melhor o nosso organismo e o que resulta melhor. Há vários estudos e teorias divergentes sobre o assunto, que é interessante ler.
      Boa semana!

      Eliminar
  7. No meu caso é mais na base da feijoada!
    :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah! Em certos casos, é capaz de resultar... :)
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Olá cachopa :)
    Once and again super atrasada nos comentários.
    O meu primo também fez o Zezere e obviamente que me lembrei logo de ti :)

    Gostei desta tua cronica. Foste fiel a ti própria! Como não corro, são coisas que não uso...:)

    Espero que esteja tudo bem por ai! Por aqui temos cachopo doente (tosse, muita tosse!) e poucas horas de sono.

    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hello Lu! Já ando com saudades tuas. :)
      O teu primo gostou? É uma zona espectacular.
      Obrigada. É importante para mim isso.
      Oh, tadinho do D. :( As melhoras!
      Beijinhos grandes!

      Eliminar
  9. Tema interessante e de muita "discussão" possível !!

    Tenho para mim, que estas cenas, eram e são , para os atletas de "alto-gabarito" e de competição.

    Se alguém que faz uma maratona em 4,5horas , que faz ultras (mais de 42k) em 8, 10 horas , e me diz que toma destas coisas para correr mais ou ter mais "energia", para mim não faz sentido !

    Acho que o termo "efeito placebo" aqui aplicasse na perfeição !!

    Afinal qual a utilidade destes produtos ??
    Melhorar o rendimento , ser mais rápido e forte ??

    Há tanta coisa neste "desporto" do running que não faz sentido para mim , que até dói !!

    Na minha 1ª maratona, um primo meu atleta de triatlo , dizia-me para meter um gel no bucho de 10k em 10k , ou de meia-em-meia hora !?!?!? Chamei-lhe de maluco para cima !!

    Só que ele faz uma Maratona em 3horas (e dois minutos) !

    Para mim que faço bem mais, não fez qualquer sentido ! Meti um gel a meio da Maratona e pronto !!

    Pela minha experiência , estas cenas tem que ser tomadas , por "gosto" e não porque "faz-bem" , ou vais correr com mais energia e vais aguentar mais e correr mais rápido !

    Aliás , estou "farto" de ver pessoal a vomitar e mal-disposto, porque lá está, abusam nos "suplementos" e nos abastecimentos comem tudo e mais alguma coisa !!

    E contra mim falo, já experimentei um bocadinho de tudo , desde a marca mais cara e famosa do mercado, até ao mais barato do Lidl !

    Para mim é impensável num abastecimento de uma ultra , misturar marmelada com tomate com sal , meia laranja e batas-fritas , e depois ainda uns amendoins porque ouvi dizer que faz bem e dá energia , e temos que repor os sais e mais não sei o quê !!

    Eu já aprendi ! A receita é não fazer misturas ! Para mim resulta ! :D
    Em provas que ando por lá 6,8 horas ou mais , é comer sempre o mesmo menu !

    Acho que foi em Arga , andei lá a mamar um Bollycao em todos os abastecimentos e meia banana ! :D

    No OMD da serra da Estrela, vi pessoal que só queria era barras, géis, e isotonicos, e até uns "comprimidos" não faço ideia de quê !!

    Eu , até se me arregalaram os olhos quando vi nos abastecimentos fatias de Presunto , queijo da serra , pão-de-ló ?!?!?!
    Quis lá saber dos geis e barras !! eheheh
    Comi o que gostei e o que me soube bem !
    Se corria mais , com os geis e afins ?? não sei !!

    Mas cada um sabe de si , somos todos diferentes e reagimos de forma particular !!


    Este gel é uma maravilha , gostei imenso !
    O facto de ser quase liquido, é excelente , nem é preciso beber muita agua !
    O sabor é optimo ! nem muito doce , nem o contrario ! :D

    E lá está !
    Não sei se o facto de usar me faz correr ou pedalar mais , mas como é uma coisa que gosto, faz toda a diferença !


    É só a minha opinião , não está muito bem escrita , nem se percebe lá muito bem , mas é uma "achega" pro tema, e vale-o-que-vale .

    Seja como for , tudo mas é a treinar forte e correr mais... ;)

    ajb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando corres gastas energia e tens de a repor, para poderes continuar. Agora a forma como o fazes já depende de cada um. Um gel não te faz "correr mais", apenas é uma maneira prática de repores calorias. Até podes comer um frango inteiro no abastecimento, se te deres bem com isso! :P Obviamente não vais fazer uma ultra inteira a géis, são muitas horas e eras capaz de ter problemas a níveis digestivos. Mas se calhar há quem não tome muito mais que isso, não sei...
      Nessas coisas cada um deve avaliar o melhor para si.

      Quanto ao gel em si, sim, gostei muito. E ainda bem, senão tinha de fazer uma review negativa. :) E o facto de haver mais gente que gostou só comprova que de facto é um gel que vale a pena experimentar.

      Bjs :)

      Eliminar
    2. ..."quando corres gastas energia"...

      Se queres ir por aí , vamos por aí... :D

      Quando respiras , gastas energia ! :P
      ...a dormir gastas energia ! :P


      O que eu quero "dizer" , é a natural diferença que faz consumir estes produtos , entre "atletas" que "ganham" provas ou dão o maximo sempre , e entre nós , amadores e que corremos por prazer !!

      De certeza que os geis e afins ajudam um atleta a manter o ritmo de 3m40s durante uma Maratona , se tomados nos tais kms específicos !
      Sim...de certeza que "repõe" ou ajuda a repor as calorias e energia perdida !!

      Agora , num atleta que vai a 6m50s ao kms , é tomando um gel que vai "repor" alguma coisa ??
      ...se calhar um croquete ou rissol faz o mesmo efeito !!
      Entendes o que quero dizer ??

      Agora , se me disseres que tomando um gel , nos sentimos mais "atletas" e nos dá mais confiança para enfrentar as dificuldades de uma prova , isso acredito !!

      Aliás , nunca vi em prova alguém que tivesse em dificuldades , e as superasse com uns geis ou barritas , ou batidos e isotónico !!
      Pelo contrario...

      É como te digo , é um tema muito interessante , e cada um tem a sua experiência pessoal , ou de alguém conhecido e depois , como tu dizes , é avaliar o melhor para nós. ihihihi

      Eu por exemplo conheço um ultra atleta que faz provas só a Nogás dos mais baratos do Lidl !! e ultras de 200k :)

      Eu gosto de géis , porque me sabem bem...
      ... , claro que não provei todos , nem todas as marcas , agora se repõe mais rápido , energia e saís e açucares e calorias , isso já não percebo nada ! :D


      ...sabes o que digo ??

      Não corram não... ;)

      Eliminar
    3. Gostei da especificidade do 6:50/km. :) É indicativo de alguma coisa? Qualquer dia vais fazer como o outro o dizer que Ultras a mais de 6min/km não contam... :D
      Tens razão, tenho de me deixar de tomar géis para "me sentir mais atleta". Para a próxima prova vou levar uma perna de presunto e um queijo da Serra (calha bem, que os meus pais devem trazer-me um no início de Dezembro). Acho que bem arrumadinho cabe na mochila (e com jeitinho ainda um ou dois nougats :P). Mas levas tu a faca, por causa do peso. :P
      ;)
      Bjs

      Eliminar
    4. "De certeza que os geis e afins ajudam um atleta a manter o ritmo de 3m40s durante uma Maratona , se tomados nos tais kms específicos !
      Sim...de certeza que "repõe" ou ajuda a repor as calorias e energia perdida !!

      Agora , num atleta que vai a 6m50s ao kms , é tomando um gel que vai "repor" alguma coisa ??
      ...se calhar um croquete ou rissol faz o mesmo efeito !!
      Entendes o que quero dizer ??"

      Eu entendo perfeitamente o que queres dizer, para mim resume-se a isto, saber fazer uma eficaz gestão de esforço. Posto isto quando não o doseamos correctamente temos de ir buscar aos geles.

      Eu próprio tomo geles, e sou como já aqui falaram, eu também sou dos que levam geles para a prova e na maior parte das vezes os traz de volta para casa, até já deitei alguns fora por terem passado a validade.

      Ora lá está, prefiro "levar energia portatil" e em caso de sentir o corpo a precisar, nesse caso tomo. Já o fiz antes e continuarei a fazê-lo no futuro.

      Mas o que eu acho é que muita gente vai "atrás da conversa dos outros", o que pode não ser necessariamente bom para o seu caso especifico. Por exemplo, o0 que resulta comigo, pode não resultar contigo e vice-versa. E depois conheço muita boa gente (desculpem a expressão, mas que ingénuamente) acreditam que tomar X lhe vai permitir correr mais kms ou mais rápido! Vamos lá ver, tomar um gel pode dar a energia extra que um atleta em sobre-esforço precise para terminar a prova, MAS, se o atleta não tiver uma boa base de kms e treinos bem feitos, não há gele, nem whey, neu BCAA's que lhe vão dar para conseguir correr mais Kms/mais rápido.

      Espero ter consegui explicar o meu ponto de vista, talvez não tenha sido claro

      Eliminar
    5. ehehehe...eu também levo geis, barras e bolachas e bolinhos , e só vão passear á serra comigo ! volta tudo para casa !!

      ...então em provas , é só mesmo para fazer lastro !
      Felizmente, nunca foi a nenhuma prova em que os abastecimentos tivessem falhado !
      Mas , mais vale prevenir , com estas coisas também não brinco .


      Nem mais Sérgio... !

      Atenção, não estou a entrar em "polémicas" nem "discussões" ! , ou como já me "acusarem" de ser como o outro atrasado mental , do "quem não faz menos de 3horas não é maratonista" , ou lá que raiu era o discurso desse idiota !!

      O que quero dizer é tambem isso que disseste:

      ""acreditam que tomar X lhe vai permitir correr mais kms ou mais rápido""

      É precisamente esse o meu ponto !

      Mas tambem te digo , e continuo na minha...nunca vi ninguem em dificuldades para acabar uma prova , e que com um gel ou parecido , tenha recuperado !!

      Não estou a dizer que não exista e que nunca o tenham feito...
      ... , e lá está , se calhar mesmo a "morrer" numa prova e faltando por exemplo 5k para o fim , se calhar , se um colega teu na prova te disser: "épá come um gel destes que vais ver que aguentas bem até ao fim, é uma maravilha" !! E se calhar resulta !!

      O psicológico\mental , nos kilometros finais , seja em que distancia for , faz milagres ! eheheh


      Eu já tive quebras de "energia" brutais, de quase perder os sentidos e apagar completamente !

      Eu já me abasteci e comi, antes de provas , tudo certinho como nos "livros" , e a 20kms do fim , tava a morrer com um enjoo que nem agua consegui beber !!

      De certeza que depois de algumas experiências , e que pensamos que já passamos por tudo , já cometemos muitos erros , e vamos sempre descobrir mais !!

      Em conclusão , cada um tem que ter a noção do melhor para si !

      É também isto a vida de "atleta amador" (no meu caso nem isso) ! eheheh


      Isto não é facil de escrever e de tentar explicar o nosso ponto de vista...pode-se ser mal interpretado facilmente ! eheheh


      bons treinos e boas corridas

      Eliminar
    6. Uma palavra: manhãzitos!
      :P

      Eliminar
    7. É exactamente isso:

      """acreditam que tomar X lhe vai permitir correr mais kms ou mais rápido""

      É precisamente esse o meu ponto !

      Mas tambem te digo , e continuo na minha...nunca vi ninguem em dificuldades para acabar uma prova , e que com um gel ou parecido , tenha recuperado !!"

      Se não tiverem uma boa base de treinos, muitos kms de corrida nas pernas, não é por tomarem "cenas" que em vez de fazerem uma prova, por exemplo a 6:00/km o iram imediatamente começar a correr a 4:00/km ou ainda mais rápido.

      No caso dos geles, o efeito psicológico também ajuda, claro! Mas só podem ser encarados como "energia portátil de emergência", que no fundo, até foram para isso que foram "desenhados"

      O problema passa porque muita gente (especialmente os mais novatos das corridas) ingenuamente acredita que ao tomar o produto XPTO os kms irão passar a serem mais fáceis de se fazer! e é aqui que está o engano!

      Os kms nunca ficam mais fáceis e correr há-de sempre custar e doer, mas também se não fosse assim (e mais se não interiorizarmos isso dentro de nós), não seria a mesma coisa, não é?

      Se corre fosse fácil, todos o fariam!

      Pessoalmente gosto de acreditar, que nós "corredores" somos "uma espécie à parte", ehehehehe

      Eliminar
    8. Manhãzitos? Tenho de experimentar

      Eliminar
    9. ehheheh...
      ...sim também :)

      Respondo com outra palavra:

      Travesseiros

      :P

      Eliminar
  10. Sou como tu, prefiro comida "verdadeira", no entanto em provas exigentes uso geles, cerca de 3 Kms antes de saber por experiência que vão fazer falta.

    Eu tenho um "estômago" sensivel, por exemplo, não sou grande tolerante de lactose, deparo-me com o mesmo que indicastes, quais tomar sem dar aqui a volta, especialmente no meio de uma prova

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por isso é que é sempre bom fazer um test-run alimentado ao novo gel para não ter surpresas desagradáveis em prova. :)

      Eliminar
    2. Acabei de me candidatar, por norma só uso os da aptonia (Decathlon) porque sei que não interferem com a minha digestão

      Eliminar