3 de novembro de 2014

Treino do "outro mundo" e Kms do mês

O mês de Outubro terminou com a participação num treino nocturno organizado pelos Alverca Trail Run. Tenho amigos que costumam participar nestes treinos Alverca Urban Trail e já me tinham feito o convite, mas nunca se tinha proporcionado. Sexta-feira foi o dia (ou melhor, a noite).

Como era noite de Halloween houve pessoas que foram trajadas a rigor, com especial destaque para o número de zombies e de bruxas. 



A Múmia, perdão, um dos organizadores a dar instruções antes do treino:

O que pode acontecer quando damos grandes tralhos... :)

Para ninguém ficar para trás, foram criados três grupos de corrida, consoante os ritmos. O percurso era de cerca de 9km pelas ruas de Alverca e incluiu várias rampas e escadinhas, muito do agrado da maioria dos participantes (ou não!), e até uma passagem surpresa pelas Minas de São Romão, abertas de propósito para a nossa visita.
Foi um treino muito divertido, com alguns sustos programados em locais mais escuros, e foi engraçado ver a quantidade razoável de pessoas que aderiu à temática da noite e andava mascarada pelas ruas.

Mapa da Corrida
Como de costume, custou-me a aquecer, mas por volta dos 3km entrei naquele estado de graça da corrida em que nos sentimos leves e capazes de correr para toda a eternidade. Venci todas as rampas daí para a frente.

Claro que a "eternidade" não chegou a domingo, dia em que fui para Monsanto e tive um longuinho menos leve. Além disso, estava a haver uma prova/passeio de BTT, o que tornou a corrida pelos trilhos mais estreitos uma verdadeira aventura e até impossibilidade, a partir de certo ponto. Mas 17km feitos!



Contagens do mês de Outubro*

- Distância:  182.44 km 
   . em estrada: 90.93
   . em trilhos: 91.51 
- Horas a correr: 25:39
- Ganho de elevação total: 4631 metros

- Quilómetros a pedalar: 0

Distância total: 1938.72 km (Janeiro a Outubro)

*Valores aproximados

Mês um pouco mais fraco em termos de quilometragem, devido a recuperação de duas provas (Arga e Lousã), mas quase a chegar à marca dos 2000 km anuais!

Infelizmente, é cada vez mais notório que o meu Garmin 410 (Mr.G, para os amigos) já não tem pedalada para os meus sonhos maiores... É um óptimo relógio gps, mas quando o comprei não me passava pela cabeça que um dia me haveria de dar para fazer Ultras e que nada me daria mais prazer (e uso aqui a palavra "prazer" num sentido muito lato e duvidoso, mas, ainda assim, prazer) do que passar mais do que um habitual horário laboral (8h) a correr. Ora, 8 horas é precisamente a autonomia deste relógio com o gps ligado, razão pela qual já cruzei algumas metas sem ele.
Claro que como não tenho fundos ilimitados (são até bastante limitados :)), a busca por um novo parceiro terá de ser pensada e demorada. É provável que vá continuar a usar o 410 nos meus treinos, mas em certas provas vou precisar de um com mais autonomia. E, já que vou ter de investir, gostava de um com resistência suficiente para me acompanhar daqui até ao topo da montanha mais alta, se não for pedir muito. :) (Já sabem que vou devagarinho, por isso tem de ter mesmo muita autonomia!) E que não seja preciso navegar mil menus para efectuar as actividades mais simples (preferencial).

Ajudas, sugestões. Contem-me!!! Obrigada.


Boa semana e boa recuperação a todos os amigos que concluíram a Maratona do Porto. Que hoje não vos apareçam muitas escadas pela frente, é o meu desejo.

:)

36 comentários:

  1. Garmin 310. Não é novo, não é pequeno, mas dura 20h (anunciadas). E podes recarregar durante a corrida com uma bateria USB portátil. Podes procurar usados ou comprar online na Amazon por uns 150 euros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Vou investigar. 20h já dá para qualquer coisinha... :)

      Eliminar
  2. Eu não acredito amiga!!!!!
    Então tu tiveste no treino do Alverca Urban Trail e não me disseste?!??! Eu vou sempre ehehhhe :D

    Também estive lá, mas fui fazer a caminhada dado que estava ainda com vestigios da asma bem presentes.
    Agora quando vi as fotos .... oi?! Eu conheço aquele parquezinho eheheh
    Para a próxima tens de vir novamente :) O anterior a este foi super giro, ias gostar. :)

    Agora fiquei com pena de não te ter visto....
    Tive mesmo pena de não ter ido á corrida, mas fiz em treino com o pessoal da organização e achei super desafiante :)

    Beijinhos e para a próxima tu diz que vens á minha terra :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sabia que era a tua terra! Ihih :) Nem te vi lá... :( Se calhar ias mascarada e não te reconheci! :P
      Provavelmente até conhecemos as mesmas pessoas dos treinos! :D
      É verdade, esqueci-me de referir que também houve a versão caminhada. Foi uma volta um pouco mais curta, não foi?
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Nada mascarada ehehheh não gosto muito disso :)
      Mas tambem foi imensa gente, nunca tinha ido tanta gente :)
      É sim senhor a minha terra, e eu ás 5as treino sempre com o pessoal e a partida é dali também :) ehehh mesmo giro.
      Sim a caminhada teve uma distância sensivelmente de 7Km. Não foi tão dura como a corrida. Vocês levaram com pelo menos duas rampas engraçadas (fora as escadas) ehhehe :)
      A ver se no próximo também vais eheh :) este tipo de eventos é sempre uma vez por mês :)

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Um Suunto Ambit3
    http://www.amazon.co.uk/Suunto-Ambit3-Sports-Watch-One/dp/B00MN96Q0E/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1415017966&sr=8-1&keywords=suunto+ambit+3

    Ou um Garmin Fenix (assim não perdes o histórico do Garmin)
    http://www.amazon.co.uk/Garmin-Fenix-Multisport-Outdoor-Navigation/dp/B00936Q57Y/ref=sr_1_2?ie=UTF8&qid=1415017941&sr=8-2&keywords=garmin+fenix

    E o 310 já recomendado, embora seja um trambolho.

    Bjs :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu coração já começou a doer de ver os preços do Suunto... </3 :)
      Realmente não é obrigatório ser Garmin, nem sequer de marca "conhecida", mas era bom se desse para exportar os treinos para o connect.
      O Fenix já conheço in loco. Autonomia até 16h é razoável. :) Penso que já existe a versão Fenix 2, com uma autonomia brutal, mas até tenho medo de ver os preços... :D Não dá para a minha carteira. :)
      Obrigada! Bjs

      Eliminar
    2. Concordo, o 310xt é um trambolho, mas é o meu trambolho :P

      Eliminar
  4. Bom treino, eu cá gosto muito do Halloween, tinha alinhado bem nisso! Aliás, não morasse eu no 2º andar tinha feito da minha casa um posto de susto eheh (já me estás a dar ideias). Como já te disse, o 310 tem uma autonomia mais que suficiente, mas peca por ser um granda cachucho que te faz parecer maluquinha quando o usas na rua sem ser a correr. O bom é que como já é antigo és capaz de o encontrar a bons preços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que houve vários treinos do género na sexta. Para o ano tens de organizar um aí por Almeirim. :)
      Pois, o 310 pelos vistos é consensual, em termos de autonomia e de "tijolice"! :)

      Eliminar
  5. Olá

    Com dificuldade a ver fotos, se calhar ainda bem :)

    Pois, quando escreveste Alverca Trail Run lembrei-me que a Marta já tinha falado neles (e nelas, pois então!)

    Não tenho GPS (eu sei, como é possivel, OMD, até parece que tenho que sentir a respiração e olhar para as estrelas para saber para onde vou...) mas por enquanto os dados extraidos do telelé vão chegando.

    Curiosamente...as minhas questões são tuas questões :) e como gosto de p€nsar mais além não me tem apetecido gastar €€€ agora para depois gastar (ainda) mais €€€.

    Eu, sei, quem pensa em correr os 100k do OMD na Serra da Estrela, ou em Portalegre...para quem nem ainda se estreou num trail oficial ou teve que se cortar a uma maratona um gps dos xineses deve dar :) mas...vamos ao que interessa, a minha pesquisa:

    Suunto: gosto de QUASE tudo neles mas claro que não são perfeitos, os €€€ são o principal defeito mas agora com o ambit 3 s preços do 2 devem começar a baixar.
    Infelizmente pelo que vi ainda nem por isso :( mas devem começar agora a baixar, devem...

    Também tens os 2S e 2R, este com bateria mais em conta mas deve ser suficiente para o que queres..
    Parece que devido à posição do clip de carregamento deve ser dificil carregar em prova no pulso mas podes usar uma bateria portatil e pô-lo na mochila.

    Garmin: A mesma conversa, com o Fenix2 o Fenix deve baixar de preço mas a bateria...
    310 XT a mesma conversa, saiu agora o 320...

    Ou...Arival SpoQ, dizem que é bom e barato e com bateria para durar....tem o incoveniente de faltar isto ou aquilo mas podes fazer o upload dos dados para a conta garmin (acho...)

    e sim, o 310 é grande!

    Já agora, não sei se compraste o teu MR. G online, mas se não tiveres esses problemas podes sempre ir por aí cuscar, os valores são quase sempre mais em conta...por exemplo, para o suunto ambt 2R a poupança ronda o 40€ (com hr).

    Se comprares um garmin ou algo compativel com a tua banda HR escusas de comprar essa também nova (a suunto é um pouco "esquisita" com as bandas de outras marcas, por causa ant, ant+, ant coiso...) e assim poupas mais um bocadito (o suficiente para uma inscrição sei lá, OMD K70, para o K100 já não dá...temos pena :) )

    Espero que tenha ajudado, faço notar que tirando o que leio e tenho feedback de uns quantos que vão usando não tenho experiencia para palpitar...

    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Das fotos não perdes nada. :)

      Em relação à análise das tuas pesquisas, thanks. :) Do SpoQ só oiço coisas boas qualidade/preço, e sim, dá para fazer upload para o connect. O único senão que lhe apontam é mesmo o não ser muito intuitivo e eu gosto pouco de complicações tecnológicas (mas também seria uma questão de hábito). Não sei é como seria o apoio ao cliente/garantias/devoluções, que ao nível da Garmin é impecável.
      O meu Mr.G foi adquirido numa promoção brutal de 40% em todo o tipo de relógios, desportivos incluídos, que houve na amazon.uk. Tenho estado atenta, mas infelizmente acho que ainda não se tornou a repetir.

      E olha agora vocês com o OMD!!! :D OMD para mim são todas as provas ali mais ou menos a partir do km30... ihih ;) Com a agravante de conhecer bem esta zona, portanto já não teria a bliss da ignorance e ia sofrer muito por antecipação. :) A ber, tenho até ao fim do ano para pensar no caso.

      Se não tens (ainda) GPS mantém-te afastado o máximo de tempo que conseguires, porque depois de te juntares ao dark side já não há retorno, deixas de saber como correr sem ele! Quem te avisa... ;)

      Bjs

      Eliminar
    2. Desculpa mas enganei-me e enganei.te ( e aos milhares de leitores ATENTOS!!!!): não quisescrever Garmin 310XT mas sim 910 e 920 XT! se bem que o 310 é muito mais em conta mas penso que a bateria não dura o que pretendes.

      Já agora:
      "Trail/Ultra Running – Best in Class: Suunto Ambit2 if on sale, or Fenix2 at normal pricing

      This category covers units with barometric altimeters as well as longer battery life. Both of the options I note below contain a ‘long battery life’ mode, which reduces the number of GPS points recorded (through a variety of means).

      Last year I ‘awarded’ this category to the Ambit2 over the Fenix(1), because of the versatility the watch had in connecting to cycling sensors as well as being able to do pool and openwater swimming. But I noted at the time that the Fenix had more when it came to hiking and navigation – but lacked in other areas.

      Since then though not only has the Fenix2 come out but they greatly expanded the feature set and even went back and added in a ton of Bluetooth related features to the Fenix1. At the same time, Suunto has added in a handful of features while also filling the biggest gap I saw at the time: Inability to get proper data to 3rd party sites (for example, by adding automatic sync with Strava, and .FIT file export).

      So to that end this is still a slightly tricky category. But I’d kinda put my recommendation as such: If you can get the Ambit2 at a lower price (like it is for the next 10 days) then that’s still a solid choice. But if it’s at a higher $500+ price, then go with the Fenix2. Said differently: I don’t believe the Ambit2 is worth the high-price they’ve set for it. But I do believe the watch is much more competitive about $100 cheaper, making up for the lack of Bluetooth phone connectivity."
      in http://www.dcrainmaker.com/2014/06/summer-sports-recommendations.html

      Vale o que vale :)

      A Wiggle está com uns descontinhos...
      http://www.wiggle.co.uk/sale/run/computers-gps-watches/

      Eliminar
  6. Já vivi em Alverca (um ano) e fazia lá um belos treinos até com alguns percursos de trail.
    Pois de autonomia de GPS não entendo nada, infelizmente as 8 horas de autonomia do meu chegam e sobram, sobram, sobram, sobram....
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, passámos por alguns "quintais", mas decerto haverá mais por explorar. É uma zona que conheço pouco, mas é sempre bom correr em locais novos.
      Ihihih, se formos bem a ver, 8h é muita hora! :)
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Aqui deste lado mora um Spoq já há algum tempo. Autonomia brutal, robusto e baratíssimo. Podes ver aqui a análise que o Paulo Pires fez do relógio :

    http://corremais.paulopires.net/2013/04/a-rival-spoq-sq-100-um-relogio-para.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Do Spoq, como já indicado, só mesmo o prob de não ser muito user friendly. Já conhecia a análise e, se algum dia optar por este, será muito útil!
      Obrigada!

      Eliminar
  8. Ó Rute, se não tens fundos ilimitados, o Arival SpoQ sem dúvida nenhuma...tenho vários conhecidos (alguns super atletas do trail) que o compraram e estão super satisfeitos (ainda na semana passada mais 3 compinchas mandaram vir directamente do site deles - ca.80 €). Digo-te sinceramente...se fosse hoje não comprava o Suunto Ambit 2 (estou muito satisfeito, embora ontem me tenha feito uma bela de uma partida) - o valor dele dá para 6 Arival Spoq.
    Quanto ao resto, corridas lindas, coisa e tal...não quero saber...neste momento só de pensar já me doi tudinho :):):)
    Beijinhos

    P.S. e já devias ter arredondado isso para 2.000km....malandrice do caraças :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás com um andar novo?? Ihihih :P
      A culpa das contas não estarem redondinhas é do Garmin, não é minha!! :)
      Ainda tenho alguns meses, mas vou considerar as opções.
      Beijinhos e boa recuperação!

      Eliminar
  9. ...não gosto desses "Halloween" !!
    Sou antigo !!
    ...no meu tempo era o "Pão-por-Deus" !!

    ...mas como "modernos" que somos temos que "festejar" e importar de fora e esquecer as nossas tradições !!

    é a "educação" e os valores modernos !! tamos bem !!

    Desculpa o desabafo !!


    De resto , durante uns dias , não comento "treinos" , corridas e afins !! :P
    ...mas tudo a correr bem , é o meu desejo ! :)

    Quanto ao GPS , é mesmo isso ...tens que pesquisar bem...
    Por experiência própria , já vi que é dificil , acertarmos com o relógio\GPS "ideal" !
    acho que começamos a idealizar uma coisa na nossa cabeça , e depois vamos sempre ficar um bocado "desiludidos" com a nossa compra , seja a gastar centenas de euros ou poucas dezenas !! ou porque "falta esta opção" , ou "porque os menus são assado" !!

    Pesquisa bem , mas não pesquises muito !! eheheh

    Podia dar a minha opinião , mas basicamente , não vai ajudar nada , é uma cena muito pessoal ! e depois ainda era gozado , e compravas exactamente o oposto !! eheheh...


    quanto ao video , obrigado !
    nem de propósito... , logo hoje foi o dia em que tive que enfrentar mais escadas nos últimos 6 meses !!
    mas acho que me fez bem ao empeno tripeiro !! lol

    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ihihih bem-vindo mau-feitio. :P Chama-lhe Pão-por-Deus ou Trick-or-Treat, é como preferires, mas vem da mesma tradição comum. ;) Eu é mais chocolates! :P
      Do GPS, isto de ser pobre realmente limita-nos as opções. Acho que vou ali comprar uma raspadinha e já volto! :D
      Sabes que também tenho a tua opinião muito em conta, afinal, a F não tem sido uma boa companheira?! Até soma kms para dar moral, como eu gosto! ;)
      Bjs, boa recuperação!

      Eliminar
    2. ...lembrei-me agora de um site que uso regularmente , e é muito fixe em "recomendações" !
      ...e até faz "passatempos" muito fixes , mas para quem escreve bem em inglês ;) , ele dá o material depois de fazer a "review" do produto !
      Já vi dar Fenix , GoPro3 , tudo !! é muito fixe !
      Não sei se já conheces , mas é este:

      DC_Rainmaker

      boa pesquisa

      bjs
      ajb

      Eliminar
    3. Sim, o Rainmaker já conhecia, mas ainda não fui ler com calma as reviews. Obrigada, A.
      Bjs

      Eliminar
  10. O meu é o Garmin 310XT e tem autonomia para 20 horas, o que (para já...) dá para ti. Mas é mesmo para já pois quem sabe se daqui a uns tempos não seja curto... :)

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ihihih Tem carregador de bateria portátil? ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  11. Viva, conheço alguns amigos que têm o 310XT e todos eles estão satisfeitos, e tendo em conta que a bateria dura 20h

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está visto que o 310 reúne muitos apoiantes. :)
      Abç

      Eliminar
  12. Geonout de 8 euros na decatlhon bateria para neste momento vai em dois anos ... é mesmo para saber as horas :) não uso essas modernices :) é correr e apenas correr :)
    Que tal voltar ao básico e treinar e participar em provas apenas no deixar ir? Rory Bosio nunca usou relogio...
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lol Mas eu nas provas é sempre apenas no deixar ir. :) Ou melhor, no que as pernas me deixam. ;) Mas gosto de ficar com os trajectos e saber os kms.
      Isso do correr e apenas correr é muito bonito... Por isso nunca passes para o lado negro dos GPS, there's no turning back!! :P
      Beijinhos

      Eliminar
  13. Não querendo ajudar à festa, mas ando com problemas de corrosão de contactos internos no actual G305 e, pelo que tenho visto o G310XT é o que reúne a melhor relação qualidade/preço. Os defeitos pareçem reduzir-se apenas ao tamanho excessivo em virtude de acomodar a transmissão de dados wireless. Se tiver de comprar(espero que não seja em breve), provavelmente será essa a opção! Boa escolha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já me estou a imaginar a correr com um tijolo no meu pulso minúsculo... :) Até vou ficar com dor no ombro correspondente no final das corridas. ;)
      Obrigada.

      Eliminar
  14. Olá!
    Ando tão atrasada nas visitas que, se calhar, já chegaste aos 2.000 e eu ainda não sei :)

    Ah! 6ªf não é dia de felicidade para toda a gente :) às 18h ainda penso que terei pelo menos mais 2h30/3h de trabalho pela frente, para fazer a bela marca de 12h/13h de trabalho seguido!

    De relógios xpto não percebo nada, mas tu és uma rapariga sensata, por isso, vais fazer a devida pesquisa para encontrar o que mais se adequa a ti e à tua carteira :)...ou então começas a fazer as provas em menos de 8horas. Your choice!! :)

    beijinhos e bom fds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas é o dia antes de sábado!!! Tens de sentir pelo menos a boa energia do fds a aproximar-se! ;) E os miminhos do D ao chegares. :)
      Beijinhos grandes

      Eliminar
  15. Argh estou a perder umas provas tão giras...grrrr

    Jura que não fazes estes textos de propósito para me irritar :)

    ResponderEliminar