18 de dezembro de 2014

A Lei de Murphy é fo...lixada

- Meses a resistir estoicamente ao Ar Condicionado e respectivas variações térmicas no local de trabalho, enfrentando salas com simulação de polar ártico (se forem os homens a regular a temperatura) ou trópicos (se forem as mulheres), várias vezes ao dia…

- Semanas a resistir valentemente aos treinos ao vento, chuva, frio, com gorro, sem gorro, com orelhas geladas, sem orelhas, pés molhados, trocas de roupa apressadas com a bagageira do carro aberta…

- Resistir heroicamente a todos os espirros, fungadelas e respectivos germes que faziam um cerco cada vez mais apertado entre familiares, amigos e colegas de trabalho…

… Para agora, a poucos dias de uma prova importante, acordar constipada. Constipada! Com direito a voz fanhosa e ar de quem não dorme há dois dias.

Aceitam-se sugestões de mezinhas milagrosas que acelerem o processo de cura. Chás, unguentos, aqueles tratamentos antigos sem qualquer fundamento científico mas que as nossas avós juram que sim, que funciona, e, vá-se lá saber, placebo ou não, a maioria das vezes funciona mesmo. Respirar vapores de essência de eucalipto, dormir com uma cabeça de alhos na cabeceira da cama, dar três voltas descalça ao pé-coxinho à volta do pinheiro de Natal ao mesmo tempo que canto sucessos de José Cid... Estou por tudo. (Ok, se calhar o limite está nas músicas de José Cid).

Apesar do tom de brincadeira, entendam que é um assunto sério. Ajudem esta amiga fanhosa que queria muito terminar o ano a correr, inspirando pelo nariz e expirando pela boca, como mandam as regras da actividade física, sem parecer uma locomotiva a perder o vapor. Please…



26 comentários:

  1. Mau.. tu põe-te boa m'lhér! Olha que aquilo lá pós lados do mar tá chei dumidade! TU TEM CUIDADO CA HUMIDADE!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. CAREDO! Dito assim, com MAIÚSCULAS e tudo, assusta! :) Mas sim, cuidado com a humidade. :D

      Eliminar
  2. Boas!

    Eu, que sou vítima de rinites, sinusites e outras "ites", várias vezes ao ano, dou-me muito bem com um Spray Nasal sem cortisonas, receitado pelo meu médico otorrino... Allergodil uma vez em cada narina de manhã e à noite quando há crises e apenas à noite dia sim dia não para prevenção.
    Obviamente, isto foi receitado para mim. Se optares por isto aconselha-te com o farmacêutico antes da compra.

    As melhoras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca tive problemas desses, mas desde que mudei de local de trabalho tem sido muito mau com o AC... E agora, quando menos "dava jeito", fiquei pior. Já tomei os medicamentos da praxe (espero que não acuse dopping :D), agora estou pelos chazinhos.
      Obrigada!

      Eliminar
  3. Ui..ui...ui..caramba...não te preocupes que isso vai passar...já fui ali fora, em trajes menores (leia-se em seroula) fazer a dança do "afasta afasta a fanhozice da menina" ....funciona sempre....mas lixei-me, pq o meu vizininho Sr.Asdrubal não gostou da brincadeira e deu-me umas pauladas ...ele tem ciúmes de mim, pq a mulher dele, a D.Paulina (Paulona para os amigos, e não é pelo facto de ser graaande...mesmo graande, bota graaaaande nisso) tem um fraquinho por mim, o que tb não de estranhar, lindo e espadaúdo como sou...até já quer subir montanhas comigo e tudo ou então que eu treinasse rampas nas montanhas dela (aquilo sem exagerar tem aí uns 250m D+ cada uma, juro)...já se queria inscrever em S.Mamede...disse-lhe que estava esgotado (S.Mamede, não eu), mas um dia que fosse fazer a Maratona das Areias que lhe dizia, para ela se inscrever tb :):):) ....onde é que eu ia? ...ahhh...pois...tás garantida com a minha dança, vais ver....isso é que vai ser inspirar pelo nariz como nunca ....depois pagas uma mini aqui ao teu amigo como agradecimento....isto quando o lábio desinchar...sabes, o Sr.Asdrúbal tem pontaria afinada...
    Beijinhos e as melhoras

    P.S. Espera lá....agora estou na dúvida se fiz a dança do "afasta afasta a fanhozice da menina" se fiz a do "vá de retro Paulina vá de retro"....hmmm...deixa lá...não fosse a perna partida em 3 sítios - o Sr.Asdrúbal tem pontaria, não sei se já tinha dito - até que iria ali fora em trajes menores (leia-se em seroula) fazer a dança para ti como deve ser...mas olha...boa sorte!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahaha, muito bom! :D Já me estou a sentir melhor, acho que fizeste a dança certa. :) Obrigada por não teres limites na ajuda a uma atleta adoentada, és um bom amigo! :P Se chegar ao pódio dedico-te o prémio. :)
      E na probabilidade improvável de não chegar ao pódio :P, claro que te pago uma mini. Geladinha (diz que é bom para tirar os inchaços) ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Anónimo18/12/14

    Ui, isto agora é tramado minha amiga! ;o) Primeiro suspender as saídas (...mas eu queria... só uns quilometrozinhos... a prova...). Naaaa! Se queremos acelerar a retoma é mesmo de ficar no "xoco". Época de livros e séries! Entretanto, chá de limão com carradas de mel, anti-inflamatórios e anti-piréticos em função da situação e de opinião mais fundamentada que esta. Narizd endupidoo, como não se pode/deve abusar dos pingos, flexões de pernas, devagarinho até dezendubir ou, mais radical função do desespero, fazer o pino contra uma parede. Sobrevivendo à manobra a coisa desentope-se pelo menos durante 3 minutos...
    Não será brilhante mas é com boa-vontade e o melhorzinhos que se arranja!... Vá, paciência e rápidas melhoras. Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro, não querendo desconfiar, mas tens a certeza de que a sugestão do pino vem com certificado de qualidade das avós?... :) A dança de ceroulas indicada acima pelo Carlos, parece-me típica, agora esta sugestão mais alternativa... Hmmm... Se calhar é medicina muito avançada para mim! ;)
      Mas obrigada, vou guardar como recurso final. :)
      Bjs

      Eliminar
  5. Aconselho uma bomba... GRIPONAL em dois dias ficas recuperada... Ah e já agora chá de poejos adocicado com mel. As melhoras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha isso do chá de poejo é bem típico lá da terrinha e nem me tinha lembrado.
      Obrigada, Sílvio!
      Bjs

      Eliminar
  6. fraquinha...curioso, essa questão do AC...eu aqui no trabalho a assar e o mulherio todo a queixar-se do frio!!

    Bom, vamos ao que interessa, a recuperação da Menina: o óbvio grogue de aguardente, bagaço, ou conhaque aquecido com mel e um toque de limão (UMA das bebidas, se bem que acho que podes misturar as 3....), isto superaquecida em roupa, anti-histaminicos (PUB: Azomyr), logo de seguida colocas a panela ao lume com água e essência de eucalipto, de seguida o belo do chá de limão com mel e para finalizar esfregar a zona torácia com Vicks Vaporub (PUB) ( se fores mais radical podes colocar também á entrada do nariz).

    Ahh, e segundo uma colega minha podes dormir com uma cebola no quarto...

    As melhoras,

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A questão é que não sou! Até me gabava aqui há uns tempos de nunca ficar doente. Mas o AC é uma coisa demoníaca!!! E essa questão de frio polar/calor trópicos, por homens/mulheres, respectivamente, já foi tópico de conversa por diversas vezes e parece que é muito comum. Em open spaces, então, é uma luta interminável. Enfim...
      Ahh, o velhinho Vicks!! Deve haver isso na farmácia da casa dos pais. :D Nada contra o grogue de aguardente, mas não irá desidratar-me nesta altura do campeonato? Decisions, decisions...
      Essa da cebola é caricata.. qual a justificação para tal bruxaria?
      Obrigada!
      Bjs

      Eliminar
    2. supostamente liberta um agente que em ultima análise desentope ou mantém desentupido o nariz.
      Repara, cebola corta, em metade.
      A minha versão da explicação é que com o cheiro não há micróbio que sobreviva...nunca experimentei.

      Eliminar
    3. Ihihih Pois, não é o melhor cheiro para se ter no quarto. Mas que pelo menos "desentope" os canais lacrimais, lá isso desentope. A preparação das sopas lá de casa é uma choradeira. :)

      Eliminar
  7. Felizmente não costumo ter gripes daquelas potentes.
    As que tenho curo-as com treinos bem agasalhado (para suar), banho logo de seguida (para não arrefecer) e uma roupinha bem agasalhada para a noite de sofá. Antes de deitar é cházinho e dois Cêgripe.
    Dois dias depois estou novo.
    Rápidas melhoras. ;)

    Beijos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aí está o que uma avozinha sugeriria (menos o Cêgripe)! :) E resulta, é verdade.
      Obrigada!
      Beijos

      Eliminar
  8. Estás mesmo desesperada para chegares ao ponto de equacionares cantar José Cid!!!

    Vou buscar uns raminhos de erva doce da Papua Nova Guiné e fazer umas macumbas especiais enquanto faço o pino para dar mais consistência à macumba.

    Força Rute, as melhoras!

    Beijinhos virtuais para não me contagiares!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Na cabaaaanaaa, junto à praaaaiaaaa..."
      Estás a querer dizer-me que cantar José Cid não é fixe??!!! Não estou a perceber....
      ;)
      Obrigada, beijinhos!

      Eliminar
    2. Só quero dizer uma coisa, Rute não ligues ao que o João diz!
      Estou farta de lhe dizer que a erva doce da Papua Nova Guiné não funciona!!! Tem que ser macumbas com castanhas do Pára!
      Vais ver que resulta ;)

      Melhoras rápidas e beijinhos

      Eliminar
    3. Também achei estranho, mas não quis dizer nada. E acho que era duas cambalhotas para trás, e não o pino! Mas pronto, acho que as castanhas do Pará estão em promoção no Continente, é de aproveitar. ;)
      Obrogada, beijinhos.

      Eliminar
  9. São Domingos? Vá, São Domingos com mel?

    Agora a sério, trata bem disso porque as São Silvestre estão à porta.

    Vais a alguma?

    Beijinhos e as melhoras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Álcool e mel parecem ser consensuais. :D Belas "gripes" que estas pessoas têm, sim senhor... :)
      Talvez vá à S.S.dos Olivais. Se não correr, pelo menos assistir vou de certeza.
      Beijinhos, obrigada!

      Eliminar
  10. Bem, comigo resulta e com outro amigo também costuma resultar: enches uma chávena de café até meio com whisky (qualquer um, não vale a pena ser dos bons) e dissolves uma colher de café de mel, depois metes 3-5 segundos no microondas e bebes.
    Faz isto durante duas noites e estás curada. :)

    Uma opção para nunca ficares doente (como eu), é andares o ano inteiro só de tshirt. Ignora as pessoas que te vão chamar maluca por estarem 9º e tu sem cachecol, casaco e outras cenas de aquecimento... :) há mais de 2 anos que não sei o que é uma gripe/constipação..

    As melhoras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Epá, não posso com whisky, nem o cheiro. Seria uma limpeza, mas ao estômago! :)
      Eheh, por acaso também não gosto de muitos agasalhos e também nunca tive problemas, até ter de lidar com AC 8h por dia... :/
      Obrigada!

      Eliminar
  11. Anónimo19/12/14

    Olá, sou corredor de pelotão e gosto muito de te ler.
    Para o teu problema, mistura leite fervido com Ponche Caballero numa chávena na proporção 50/50. Agasalha-te bem e cama contigo para suares a noite toda. Comigo resulta.
    Já agora, depois diz o que experimentaste e se resultou.
    Luís

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Luis.
      Por acaso é coisa que não tenho em casa, Ponche! E agora já fica em cima do acontecimento para experimentar, mas para a próxima já sei. Parece que o álcool está em alta para recuperar destas constipações. :)
      Desta vez fiquei-me pelo tradicional chá de limão com mel e tentar deitar-me mais cedo. Ajudou um bocadinho, mas a continuar assim, depois da prova vou testar as vossas sugestões. Pode não resultar, mas que vai ser divertido, vai. :)

      Eliminar