12 de dezembro de 2014

(Ainda) as Montanhas

Ontem foi o Dia Internacional das Montanhas. Devido a motivos de trabalho não tenho conseguido actualizar o blogue com mais frequência, mas não podia deixar de fazer referência a este dia. Afinal, a montanha é um dos meus grandes amores. Um amor colectivo, que reúne várias paixões individuais. Nomeadamente estas duas*:




(Ok, se calhar chamar “montanha” à Serra de Sintra é demasiado, mas o que perde em altura e imponência ganha em encanto.)


Fez também dois anos que ganhei um companheiro de corridas que julgava para a vida. A nossa primeira corrida juntos foi a Maratona de Lisboa por Estafetas, em 2012, e, desde então, já percorremos 3,725.65 km. Estou a falar do meu Garmin 410.
Mais de 400 horas de corrida, com 62,620 metros de ganho de elevação, o que daria para subir 31 vezes a minha Serra da Estrela e 118 a minha Serra de Sintra (e muito desse acumulado foi ganho, precisamente, a subir esta última).
Desde que comecei a perder o terror de andar de bicicleta, tornou-se também meu companheiro de passeios, tendo nós já percorrido um bonito total de 636.80km sobre duas rodas.

Têm sido quilómetros felizes, mas agora, como sabem, ando à procura de um companheiro mais resistente para me acompanhar em expedições maiores. Este tem-se aguentado estoicamente até às 8 horas de acção ininterruptas, o que se tem revelado insuficiente nas provas mais longas. Não será trocado, mas terá de ser preterido nos sonhos de montanha. E esses, também como sabem, são muitos.
Por isso, feliz Dia Internacional das Montanhas (atrasado)! Por enquanto, todas as minhas paixões têm sido Nacionais (o que é bom), mas gostava de ter um affair Internacional. Vamos ver se em 2015 se proporciona...

Citando William Blake:

“Great things are done when men and mountains meet”.

E, peço desculpa aos leitores masculinos, mas coisas ainda maiores são possíveis quando esse “Homem” é uma mulher. :)


Bom fim-de-semana!


*PS: Um beijinho também muito grande à singular Serra d’Arga e à belíssima Serra da Lousã, em nome dos nossos encontros esporádicos mas intensos. Para o ano, mesmo dia (mais dia, menos dia), mesmo local.

27 comentários:

  1. Suunto Ambit2 S (Heart Rate) por cerca de 215€...
    http://cdon.se/sport/suunto/suunto-ambit2-s-heart-rate-p23632992-2865245

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só nos saldos.. Lol :)
      Obrigada. Beijinhos

      Eliminar
  2. E além disso Montanha é feminino, certo?!?! Monte (mais pequenito) é que é masculino!!!
    LOL
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora aí está! ;)
      Beijinhos (e parabéns!)

      Eliminar
  3. Olha, que (continues) a ser muito feliz nessas montanhas (serras também contam) fora! E já agora, fora delas também!

    bom fim de semana, com corridas ou não ;)

    bjs

    ResponderEliminar
  4. Esse gps já está bem rodadinho! Muito bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim. Com quantos kms é que se começa a pensar mudar de gps? Funciona como os carros? :) (Se for como o meu carro, ainda temos graaande futuro juntos, quer queiramos quer não). :)

      Eliminar
    2. O meu vai até ao fim de vida util, ou seja quando a bateria se for à vida, até lá não troco

      Eliminar
  5. Para quem vive na Lezíria, a Serra de Sintra é +/- o equivalente a uma expedição no Evereste, não te queixes! Olha que o Ericeira Trail Run tinha uma parceria qualquer com aquela marca de relogios a-rival, ou lá como se chama. Já viste isso? Conheço pessoal a dizer bem deles. Vistas bem as coisas, desde que registem o percurso, o tempo e durem uma data de horas, são todos bons! Esses têm a vantagem de custar um terço dos garmin, sunntos e companhia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ihihih :) Para quem mora à beira-rio, também. :)
      Eu vi, mas parece que esgotaram logo!
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Pior, o site dos alemães tem a seguinte info: zur zeit nicht lieferbar...argh

      Eliminar
    3. Pois... argh! (E o significado também :) )

      Eliminar
    4. Hehehe...estes alemães são da "pele dos tomates".... :)

      Eliminar
  6. "Great things are done when women and mountains meet"
    Assim está bem! :)

    Que a tua paixão continue a ser bem alimentada e que o sonho internacional se concretize :)

    Beijinhos e boas montanhas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acabaste de melhorar, em muito, a frase! :D
      Obrigada, João.
      Beijinhos

      Eliminar
    2. uiii, e "(...) when men and women meet on mountains"
      Pronto...fui.

      Eliminar
  7. Pronto...ganhas-te ó mete-nojo!!!! Mas deixa-te andar, que daqui as uns dias levas com uma resposta literalmente à "altura" ;)
    Bela esfrega que deste aí ao MR G....8 horinhas é pouco, 50 horas é que era, não? Pelo andar da carruagem, acho que devias ponderar muito bem a compra, e (se puderes) investir em algo que vá além das 24 horas de autonomia....eu só acho que não vai demorar assim tanto a precisares dessa autonomia toda ;)
    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahah! Eu vou sempre precisar de muita autonomia, e nem é preciso serem assim tantos kms! :D Mas sim, por isso é que também ainda não comprei porque, quando comprar, que seja um duradouro.
      Fico então à espera dessa resposta "à altura" pfff... E aposto que "internacional" também... Pfff x2...
      ;)
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Mas qual GPS é que dura 50 horas? nem o ambit 2 ou o 3! apenas duram isso se for em modo de sinalização a cada 60 segundos!

      Se for para seguir um track...ehhh, talvez, nunca o fiz, se for para gravar...bof...se for para cronometro acho que todos duram mais que isso, basta desligar o...GPS :)

      Eliminar
  8. Ahhhhhhhhh a montanha essa altiva amada. Tão difícil de conquistar mas a ideia dela não nos abandona

    ResponderEliminar
  9. "Do not go where the path may lead , go instead where there is no path and leave a trail" !

    Ralph Waldo Emerson

    ;)

    ResponderEliminar
  10. hahaha imagino a quantidade de companheiros descartáveis (ténis) que já tiveste! :)

    Quanto ao relógio, posso recomendar-te o mesmo que uso. Arival SpoQ. Custa 80€ (mas em encomenda de grupo fica por 75€), tens automonia de 24h (confirmado por alguns atletas), podes enviar para lá os mapas, muito preciso e apanha satélites em 2-3 segundos. A única coisa que pode ser menos positiva é não ter o heart rate incorporado, mas sim em banda.
    Se quiseres ver melhor o relógio, passa lá no meu blog!

    Boas corridas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lol por acaso não. Tenho/tive muito menos ténis do que aqueles que gostaria... Geralmente apenas um par em rotação. É uma questão de fidelidad€... ;)
      Esse SpoQ reúne muito consenso, sem dúvida. Mas acho que agora o stock está em baixo. :/
      Boas corridas!

      Eliminar