4 de dezembro de 2014

Treinos semanais

- Já sabemos que ao fim-de-semana te perdes horas e horas por essas serras afora, então e durante a semana?

Durante a semana existe ali um espaço temporal de cerca de 30 minutos, a partir do momento em que chego a casa, para mudar de roupa, comer qualquer coisa à pressa e sair de casa para treinar. Porque se não agir dentro desse tempo o treino já não acontece. Ou porque estou cansada, ou porque tenho coisas para fazer em casa, ou porque fica muito tarde e a partir de certa hora já não me sinto confortável a correr sozinha na rua, apesar de viver numa zona relativamente segura e frequentada por adeptos da corrida.

A boa notícia é que tenho vindo a ficar bastante boa a agir dentro desse espaço de tempo e tenho conseguido manter uma rotina de cerca de três treinos semanais. Claro que a disponibilidade temporária é limitada. Com sorte consigo correr por volta de 1 hora, o que para muitos de vocês daria para fazer 12 ou 13km à vontade, para mim dá ali por volta dos 8 ou 10km. Na época de Verão, quando à mesma hora ainda era de dia, incluía uma sessão de alongamentos ao ar livre, mas agora, a acontecer, já é em casa e depois do duche.

Ou seja, não dá para fazer muitos quilómetros durante a semana, para além de, ao fim do dia, nem me apetecer ouvir falar de treinos de velocidade, séries, e outras coisas do demo semelhantes! As minhas corridas semanais são de relaxamento, a descansar a cabeça do trabalho ou então a “preparar” matéria para o dia seguinte. Como tenho dois ou três percursos já delineados vou alternando entre eles e nem preciso de me preocupar onde “vou virar a seguir”.

Por vezes, à sexta-feira, vario o local de treino, o que é bom para alterar esta rotina e melhor ainda se incluir algumas rampas, já que raramente faço “repetições” de livre vontade.

Como podem ver, não sou muito disciplinada. Gosto de correr, por isso corro, e faço questão que seja parte do meu dia-a-dia. Mas depois para seguir um plano de treinos específico… Só sou mesmo fiel aos longos de fim-de-semana.

Para ilustrar o texto, fiquem agora com algumas imagens captadas durante os últimos treinos semanais (todas muito escuras, por sinal):

As luzes à beira-rio.
O Natal e as Palmeiras
Eu compreendo, também me sinto assim em alguns treinos...
Ainda o Outono.
Iluminações.
A Vila Encantada.

Para o ano, com objectivos (ainda) maiores, gostava de ter disciplina para fazer algum trabalho mais específico, e nada como sonhos desafiantes para nos dar essa motivação. Por enquanto, espero terminar 2014 como começou: passos lentos, de quem quer apreciar cada etapa da viagem.

Por falar nisso, já é Natal cá em casa:



Este ano, o destaque é para a medalha de finisher do Ultra Trail Monte da Lua. A Ultra. A primeira. Uma das minhas corridas mais bonitas até ao momento, em que me saí muito melhor do que podia alguma vez prever, e a prova de que devagar se vai mesmo ao longe.

E vocês, que tal a vossa disciplina nos treinos semanais? Dias certos? Quando dá? Exercícios específicos ou ao sabor do vento?

30 comentários:

  1. Respostas
    1. Ihih a do Almourol e da Lousã! Mas essas não são "oficiais". ;)
      Este ano não houve muitas medalhas, e ainda bem, que a árvore é fraquinha e ainda desaba. :)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Até ter começado a treinar para Arga nunca tinha sido muito disciplinado nos treinos é tal como dizes aquele período de chegar a casa equipar e sair tem de ser rápido senão aparecem logo várias coisas (desculpas) para não ir treinar.

    Desde que comecei a seguir o plano para Arga e agora para a Maratona tenho conseguido manter a disciplina nos treinos, inclusive nos de séries. Só o reforço muscular é que vai ficando pro fazer.

    A receita já sabes ter um mega desafio é o melhor para nos motivar :)

    Beijinhos e bons treinos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, já nem falemos no "reforço muscular"... :D
      Bom, mas tanta escalada em provas e treinos há-de ajudar na criação de músculo (é a minha fé). ;)
      Para o ano vou TENTAR fazer alguns treinos de manhã antes do trabalho (madrugada, portanto), para ver se ajuda à disciplina. Depois ponho-vos a par das tentativas. :)
      Beijinhos e continuação de bons treinos!

      Eliminar
  3. ahahah como eu percebo essa do espaço temporal de 30 minutos! Andamos ali no limbo, ao mínimo deslize lá vai o treino! Para mim é proibido sentar-me no sofá, e assim que entro em casa vou logo equipar-me, depois lá vou brincar com a miúda um bocado, mas tem que ser já equipado senão está tudo estragado! Já os treinos de reforço muscular ainda é pior, o espaço temporal diminui substancialmente, se não começo a fazer pranchas 10 minutos depois de entrar em casa já ardeu. Felizmente tenho conseguido ser disciplinado, principalmente porque fico cheio de problemas de consciência quando não treino algum dia...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O sofá é proibido, ele bem que exerce o seu poder de atracção, mas eu tenho resistido!
      Sim, o peso da consciência é o que mais ocorre... pena que esse não dê músculo! :)
      Beijinhos

      Eliminar
  4. É mesmo só quando dá. Tentando que seja, pelo menos, sempre aos fins de semana.
    Durante a semana é sair do trabalho e "correr" para a universidade, onde fico até às 23h.
    Podia ir correr antes de ir para o trabalho, mas isso implicaria levantar-me extremamente cedo e nem sempre consigo.

    Mas os treinos semanais passam por correr +-10kms ou 1h (+-12kms) e em estrada, aos fins de semana um treino mais longo e em trilho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conjugar treinos com trabalho E estudo então... Já exige ainda maior ginástica. O ideal seria mesmo os treinos de manhã, mas e conseguir acordar mais cedo?! Vai ser outra luta.

      Eliminar
  5. Anónimo4/12/14

    “O pássaro mais madrugador apanha as minhocas mais gordas!...” se não é assim anda lá próximo… Que custa marcar 5h15 min no despertador, custa! Principalmente se já passa das 23:30 (xiça já estou lixado!). Que quando ele toca parece um chamamento do demo ou algo pior, parece! Que olhando pela janela tudo nos parece ameaçador e estranho, parece! (e antão se houver chuva… Brrr). Mas quando nos encontramos, quando ouvimos “Gandas malucos!! Cá estamos outra vez!... E, principalmente, quando iniciamos a marcha – entrámos num outro mundo…
    No fim, fica aquela sensação de dever cumprido, de realização. Do fazer bem a nós próprios. E que tendo um enorme dia à nossa frente só pode correr tudo pelo melhor. E regra geral corre… "Olha, é com cada minhoca mai linda!!" ;o)
    Vá, toca a treinar de manhã, que é de manhã que começa o dia!! Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Early bird gets the worm. :) É verdade, mas, como disse acima, e acordar mais cedo??! Em teoria já o preparei muitas vezes, até chego a pôr o despertador e inclusive, uma vez em que estava mesmo, MESMO determinada, dormi já com a tshirt e as leggings... :D Depois o despertador toca e está escuro...
      O ideal era mesmo ter uma companhia à espera, porque assim não queremos dar a balda e lá nos levantamos. De outra forma...
      Mas vou tentar, fica a promessa. :)

      Eliminar
    2. Yeah "but it's the early worm that gets eaten..." sorry

      Eliminar
  6. Reconheci as "luzes à beira rio", costumo passar por lá, mas sempre antes das 8h ;) Como todos os meus treinos durante a semana que acontecem agora antes do sol nascer! E só porque já não melgo há algum tempo, podes sempre aparecer em Monsanto à hora do Esquilo para um treino em trilhos durante a semana!
    Bons treinos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E com isso perco a desculpa de não ter companhia... :) O problema é que teria de estar em casa no máximo às 7h30, é muito apertado. Mas que já pensei nisso, já.
      Grupos de treino às 6h15 da manhã aqui para estes lados, não? :)
      Bjs, bons treinos!

      Eliminar
  7. Anónimo4/12/14

    P.s. há que dizê-lo! Ter um grupo ou um parceiro que seja ajuda muito nestas andanças madrugadoras. Mas sozinho também se vai!!! Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá está, exactamente o que disse acima! Acho que faz muita diferença, sobretudo numa primeira fase. :)

      Eliminar
  8. Neste momento estou a tentar incorporar o descanso activo nas minhas rotinas, se me adaptar bem, treinarei todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Descanso activo? No sentido de cross-training? Variares a actividade física?
      Guarda um dia para a preguiça, também faz bem. ;)

      Eliminar
  9. Sim, ou então um ligeiro trote (20 a 30 minutinhos) para tirar acido lateo das pernas

    ResponderEliminar
  10. Faço 3 a 4 por semana, alguns de trabalho específico, e tento variar o tipo de treino e a hora para o organismo não se habituar. Logicamente, não dá é para longos, o máximo que faço são 15 km. Longos têm que ser no fim-de-semana.

    Beijinhos e bons treinos! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu objectivo também era encaixar um "médio" (aprox.15km) a meio da semana. Talvez dividindo os kms e fazendo um bi-diário. Mas para isso tinha de aprender a acordar ainda mais cedo. ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  11. Eu organizo a minha semana no fds anterior. Em função de muitas outras coisas (trabalho, filhos, amigos) planeio logo os dias em que treino e não fujo dali, senão... Só em situações de última hora e que mereçam muita importância.
    Uma das coisas que me ajuda imenso a seguir o plano de treinos é a elíptica. A quem possa, aconselho este investimento. Percebo o que dizes sobre o horário de inverno e sobre nós, mulheres, a correr sozinhas na rua.
    Tenho semanas que só faço elíptica (porque chego tarde) e depois corro no fds.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, em pleno século XXI, continua a ser uma preocupação. E será sempre... Isto de uma mulher sozinha "à noite".
      Pois, nesses casos uma elíptica dá bastante jeito. Mas neste momento, mesmo que tivesse dinheiro para o investimento, não tinha onde a pôr! O espaço na minha casa é bastante limitado. :)
      Beijinhos e bons treinos!

      Eliminar
  12. Disciplinado não sou porque não posso ser...agora vontade férrea para correr é o que não me falta, e aproveito sempre que se arranja uma "frincha"...muitas vezes deve ser contra produtivo, pois as cargas por vezes são muito desequilibradas, mas é o que se consegue arranjar. Com a entrada da minha mais velha no vólei arranjei alguma rotina, pois aproveito ela estar no treino (3x por semana) para correr. Ao fim de semana é que não tenho o tempo que gostaria...os meus longos são de 2h30 a 3h no máximo, e sempre de madrugada para estar em casa antes das 9h...ou seja, nesta altura só treino às escuras :)
    ...mas é como diz o provérbio ..."quem corre por gosto..." :)
    Beijinhos e boas corridas

    P.S. Continuo em pulgas para saber qual é esse graaaaande objectivo para 2015

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lol Não é assim tão graaaande! Em principio. ;)
      Agora com a mais velha no vólei é de aproveitares. As viagens ao estrangeiro também desestabilizam um bocado, mas ao menos tens sempre paisagens mete-nojo para veres (e partilhares). :)
      Beijinhos

      Eliminar
  13. Tento correr de manhã.
    Durante a semana correr ao final da tarde implica roubar tempo à família.
    Alem do que correr em cidade à noite não é a minha praia.
    Demasiada poluição, ambiental, sonora, visual....
    Ao fim de semana tento encaixar longos cedo.
    mesmo ao fim de semana não gosto de treinos tardios...enfim.
    Com companhia talvez mudasse de ideias, quando comecei a praticar atletismo os treinos eram obrigatóriamente após as aulas.
    Quanto a seguir um plano...pois eu tento...vou fazendo uma especie de fartleks ou séries ou...por vezes vou mesmo no relax, outras tento ir mais rápido outras acelerar em tudo o que é subidas...o problema é onde moro...é só rampas...:)
    BK
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "o problema é onde moro...é só rampas..." Não é problema, é muito bom!! Ok, se calhar DURANTE não... ;) Mas assim ficas bem treinado. :)
      Gostava tanto de ser uma morning runner... Ar fresco, ver o sol nascer... Mas primeiro tenho de começar a deitar-me cedo também!
      Bjs

      Eliminar
  14. Já treinei com muito rigor e com tudo o que faz parte de um bom plano de treino.
    Agora costumo dizer que já não treino apenas corro! Não é a mesma coisa!...
    Por aqui actualmente são 5 corridas semanais, terça, quarta, quinta, sábado e domingo.Pese embora quase não faça provas mantenho uma planificação mínima nas corridas para as mesmas terem alguma evolução e serem saudáveis, por norma um dia de corrida maior seguido de outro mais curto, 3 semanas a aumentar o volume da corrida e a quarta semana de recuperação para começar novo ciclo.
    Por aqui é tudo simples.
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já é a organização de muitos anos de experiência. ;)

      Beijinhos

      Eliminar
  15. Corro 2 vezes por semana (deviam ser 3), natação 1 vez por semana, 1 sessão horrível de abdominais e 1 de ginásio para reforço muscular das pernas. Tudo para correr.

    Preferia correr 5 vezes por semana, mas tenho que fazer isto tudo para poder correr 2. Como se fosse uma piramide

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas assim fazes as coisas bem. Acho que até te torna depois um corredor mais forte, dizem. "1 sessão horrível de abdominais"lol :D Compreendo-te muito bem. Mas a natação é bom.

      Eliminar