5 de janeiro de 2015

2014 a correr e a Fonte dos Desejos para 2015

Janeiro
Comecei o ano a mergulhar de cabeça, nas águas frias do mar de 2014. Decidi que seria o ano da minha primeira Ultra, dediquei-me aos treinos Rocky-style e passei a usar a Serra de Sintra como campo de treinos. Apaixonei-me pela zona que irá tornar-se o meu local de histórias favorito.
Fevereiro
Participei no Trail de Bucelas, corri os meus primeiros 30km em treino e corri em dia de tempestade com nome de princesa. Decidi também que, a caminho da Ultra, havia de correr uma maratona em trilhos.
Março
Corri pelos trilhos enlameados de Monsanto sozinha, continuei a correr por locais de Sintra com História, acompanhada. Dei valor às coisas simples, ao tempo primaveril e aos batidos saudáveis.
Abril
Descobri que correr é uma das minhas maneiras favoritas de "rezar" e completei mais um ano de vida, celebrando-o de uma forma especial: a minha primeira Maratona (com bónus), nos Trilhos de Almourol. Também nunca é cedo para uma visita à praia, nem para regressar ao Ribatejo: três semanas depois de Almourol, chego ao meu primeiro e inesperado pódio, no Trail Nabantino.
Maio
Corri por uma causa que me é muito próxima, marcando presença, pelo quarto ano consecutivo, na Corrida Terry Fox. Revivi Verões da infância através dos cheiros e topos dos meus treinos. Terminei o mês adoentada e aproveitei para assistir a episódios em atraso de uma das minhas séries favoritas.
Junho
Dei graças à memória selectiva que relativiza em três tempos os momentos de agonia e me permite voltar sempre à alegria de correr. Louvei os antepassados descobridores, num grande treino pelas arribas. Fiz parte dos loucos dos trilhos, nos Trilhos Loucos da Reixida.
Julho
Corri por Serra e Mar no Trail dos B.V. de Colares. Dei-vos música. Visualizei o momento da minha primeira Ultra, que estava tão perto e não tive coragem de vos dizer. Dia 17 foi O Dia. 53km na minha serra adoptiva do coração, no Ultra Trail Monte da Lua. A primeira. Aqui relatada em duas partes que não lhe fazem jus.
Agosto
A recuperar do ultra empeno, perdi-me, literalmente, nos 26km do Trail Nocturno da Lagoa de Óbidos. Ficou a promessa de comprar um frontal de melhor qualidade, que ainda está por cumprir. Fiz uma visita à minha Serra e regressei aos treinos longos.
Setembro
Voltei a Tomar em busca do troféu perdido, mas os Trilhos dos Templários não correram muito bem. Carpi as mágoas em Sintra, a correr por locais da Vila Encantada, no GNR Trail. Escrevi o meu guião para Arga e, um ano depois, voltei para a dança completa. 53km no Grande Trail Serra d'Arga, a minha segunda Ultra num local onde se respira e vive o espírito do Trail.
Outubro
A recuperar de Arga, e viciada assumida nesta roleta russa dos trilhos, fui correr mais 44km no Trail da Serra da Lousã, sem dúvida o local mais bonito que tive oportunidade de conhecer em 2014. O meu paraíso Outonal, onde espero voltar. Com os dias a ficarem curtos, dei início à temática dos treinos nocturnos (e ganhei um novo frontal).
Novembro
Participei num treino de Halloween e descobri trilhos perto de casa, em Casainhos. Regressei ao Trail do Zêzere, e fiz um esforço de contenção, ficando-me pela prova dos 30km. Testei um novo gel e declarei o meu amor por treinos à chuva.
Dezembro
O privilégio dos treinos longos, por oposição à pressa dos treinos semanais. Dei os parabéns às Montanhas (ainda e sempre) e tive um encontro com vida selvagem a meio de uma subida. E, porque não há duas sem três, terminei a grande aventultra deste ano com a descoberta de um novo cantinho dentro de mim, no Ericeira Trail Run. 66km... Ainda nem acredito.

Obrigada 2014, foste um ano em cheio!


Por isso é que, poucos dias depois do Natal, quando passei pela Fonte dos Desejos...


... não sabia o que pedir para 2015.

O que é a Fonte dos Desejos? - perguntam vocês.

A "Fonte dos Desejos" (nome não oficial) é, à primeira vista, um simples chafariz enfeitado para o Natal.


Mas, se olharmos com atenção...


 ... vemos as ferramentas para o ritual do pedido.

Basta cortar um pedaço da corda e depois prendê-la com um nó à fonte, enquanto formulamos o desejo.

Cada um destes nós é um sonho de alguém...

Ou pelo menos acho que era assim que se fazia, já que foi a primeira vez que me deparei com uma Fonte dos Desejos. No entanto, como vos disse, fiquei num impasse. Ali, de tesoura e pedaço de corda na mão, não sabia o que pedir. Claro que não tenho tudo o que quero, longe disso, mas tenho o essencial, e 2014 trouxe-me tantas coisas boas, na corrida e fora dela, que achava ingrato estar a pedir mais. Por isso, na Fonte dos Desejos, deixei o meu agradecimento. O meu pedaço de corda, no meio de tantos sonhos e pedidos para 2015, a agradecer tudo o que tenho e quero manter.

No entanto, ao descer as escadas, tive um momento de fraqueza nesta fé da eterna insatisfação humana e voltei atrás. Desta vez, deixei um pedido. Um pedido pequenino-grande, um empurrãozinho num esforço maior que até depende de mim, por isso espero que a fonte não tenha levado a mal esta minha pequena batota! (Não estou por dentro das normas destas coisas, é permitido deixar mais que um desejo? :) )


Um grande ano para todos! Saúde e Paz, que o resto a gente corre atrás. ;)

20 comentários:

  1. :):):)....assim tudo colocado numa "posta" é que dá para ter a noção do excelente 2014 que tiveste, de conquista em conquista. 2015 vai ser ainda melhor...e com desejos na Fonte dos Desejos só pode :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Realmente, assim por escrito parece mesmo muito! Fantástico. :) É útil isto de ter um blogue. ;)
      Foi o meu primeiro desejo deixado numa Fonte, vamos ver como corre! :)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Original (como é teu apanágio) resumo dum ano em cheio e bonito texto sobre a fonte.

    Espero que esse teu pedido pequenino-grande se realize pois, seja qual for, tu mereces! :)

    Beijinhos, parabéns por 2014 e força para um fantástico 2015!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada João. Que aqueles desejos todos partilhados se realizem. Afinal, a fonte é "mágica", eu acredito. ;)
      Beijinhos e a concretização de bons sonhos em 2015!

      Eliminar
  3. Anónimo5/1/15

    Um "pedacinho de magia"! ou como encantar coisas simples! Obg.
    Bom Ano e muitos km trialeiros!!!
    Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A capacidade de ver a "magia" nas coisas simples é o meu maior agradecimento. Espero nunca perder. :)
      Bom ano, Pedro, muito kms felizes!

      Eliminar
  4. Se um foi um agradecimento, ainda tinhas espaço para o desejo. :) Acho que não fizeste batota.
    Quanto ao teu ano, acho que foi mesmo muito bom e cheio de coisas boas e outras que te ensinaram como ter ainda outras melhores.
    Este ano também quero fazer o meu primeiro ultra, resta saber qual. :)

    Que 2015 seja igual ou ainda melhor em todos os aspetos da tua vida! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ufa, assim fico mais descansada. :)
      Bom ano para ti também, and choose wisely. ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Rais parta, Mulher, que ano (em) cheio!
    E sim, um agradecer não ocupa o lugar do desejo! ;)
    2015 vai ser ainda mais em cheio ( sim, eu sei...mas foi o que saíu, quem escreve lindamente no teu blogue és tu)!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se já são duas pessoas a dizer, é porque é verdade. :)
      Obrigada, jnr. :)
      Bjs

      Eliminar
  6. ""“It’s the greatest gift we have: to bear pain without breaking. And it’s born from the most human power: hope.""
    Prof. Xavier

    Podia acrescentar mais do que só a "hope" , mas prontos. ;)

    Parabens , que grande 2014 ! Tenho a certeza que 2015 vai ser melhor !

    bjs

    PS
    tinha muito mais para dizer , mas este magnifico pedaço de escrita merece ser lido sem mais comentarios ! :)




    PS2
    ok...
    ...tenho que me referir á dita cuja "fonte dos desejos" !!

    E como tal , tambem tinha muito para dizer...

    ...mas fico-me pelo: "Não corras não" !! Fia-te na fonte e não corras !! :P


    PS3
    claro, que se usaste a fonte para um desejo mais "serio" do que a cena das corridas, então muita sorte.


    PS4
    por outro lado (o da realidade) :P , claro que é uma treta , não "trabalhes" para que o desejo se realize que vais ver !! :P


    PS5
    seja como for , boa sorte!


    PS6
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. X-Men quotes para começar o dia é sempre bom! :) Thank you.
      Bjs
      PS: Obrigada.
      PS2: Ihih Eras capaz de passar por uma Fonte dos Desejos e não pedires nenhum, eras??! Ok, se calhar eras.... :D (Se não fosses com ninguém que te fizesse parar... ;) ) Mas isso és tu, que és rude. :P
      PS3: Estás a querer dizer-me que que isto da fonte não é a sério?? :o !! :P
      PS4: O que é que eu disse? "a gente corre atrás"... ;)
      PS5: Seja como for, obrigada!
      PS6: Breijinhos :)

      Eliminar
  7. Grande ano Rute! Muita emoção, muita alegria e muitos desafios superados.
    Que em 2015 todos os teus sonhos se realizem e que sejas ainda mais feliz!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi mesmo! Obrigada e um grande 2015 para nós. :)
      Com muitos desafios superados a 2 para vocês!
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Que grande ano Rute!!! Excelente... parabéns. Não só pelas corridas e pelos feitos, mas principalmente pelos textos que escreveste :):):) e que... bom.

    Grandes experiencias e memórias para a vida inteira, acima de tudo. Desejo-te tudo de bom para 2015, nomeadamente aquele desejo final.

    Beijinhos

    Post Scriptum: não sabia que tinha começado com um banho purificador ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, "corro para ganhar memórias e escrevo para não nunca as esquecer", já escrevi uma vez por aqui algo do género (às vezes estou inspirada ihih ;) )
      Pois, 2014 começou com um banho purificador muito bom, mas 2015 já não! :( Ainda não perdi a esperança, não foi dia 1, mas se for em Janeiro ainda conta? :)
      Beijinhos
      Obrigada!

      Eliminar
  9. Olá Rute,
    Foi mesmo um ano em grande. Se 2014 foi grande, que 2015 não lhe fique atrás.
    Bom ano de muitas e boas corridas.

    Manuel Nunes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Manuel.
      Um ano em cheio para ti também!

      Eliminar
  10. Adorei o teu 2014 resumido e com referências a tantos pormenores, continuo incrivelmente apaixonada por essa tua maneira de escrever, adorei a "fonte dos desejos" e acho que se tivesse que pedir um desejo para 2015 ia ficar confusa, felizmente não me costumo deparar com coisas dessas para pedir desejos, só uma ou outra pestana ...

    Grande 2014, que o 2015 seja tão bom ou melhor ainda e que esse teu pedido pequenino-grande seja realizado ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem imaginas o sacrifício que é com as 12 passas... Quem tem 12 desejos assim à mão de semear?!!! :D
      Também foi a primeira vez que me deparei com uma fonte destas, espero não ter desperdiçado oportunidades. :)
      Obrigada, igualmente para ti!
      Beijinhos

      Eliminar