15 de janeiro de 2015

Actual conjectura dos treinos

O meu primeiro long(uinh)o de regresso aos treinos foi logo no domingo, dia 04, e fiz apenas 15km em Monsanto, para não abusar. Apesar do tempo que tinha estado parada e da fraca prestação nos primeiros 5km do dia 1, esta foi uma corrida que até se fez bem e ainda aproveitei para uns exercícios no circuito de manutenção. Apostei em exercícios nos membros superiores, adeus bracinhos de esparguete em 2015!

Depois, como durante a semana tenho andado empenhada em exercícios de reforço muscular (entusiasmo de início de ano, depois passa), isso significa que, uma vez que não estou habituada, passo os dias a recuperar dos ditos exercícios e os treinos de corrida têm sido mais custosos por causa disso. Bom, suponho que com o passar do tempo a coisa melhore…

No entanto, por essa razão, antes do longo de sábado passado fiz questão de salientar, e cito: “Hoje estou cansadita, não quero muitas subidas”. Mas penso que o que o 'guia' ouviu foi: “Hoje blá blá blá blá subidas”.

Nos primeiros quilómetros notei logo que teria havido ali uma falha de comunicação…
- Olha lá, eu disse que não queria muitas subidas!
Resposta lacónica:
- Isto não é a subir….

E eu calava-me durante um bocado, dando o benefício da dúvida aos músculos cansados, mas sempre muito desconfiada da contradição.

Mais ou menos a meio do treino, pausa para abastecimento. Atleta tuga que se preze leva sempre o seu tupperware com bolinho na mochila. Para quê esperar pelo fim do treino, e comer à pressa no estacionamento, junto à bagageira aberta do carro, quando se pode fazer um piquenique no meio da mata, certo? E há lá melhor mesa e cadeiras do que um grande calhau...

Receita da minha bloguer de culinária favorita.
Achei que as sementes de papoila dariam, pelo menos, uma dose placebo de energia. :)

Acabou por ser um treino em que descobri um percurso novo extremamente bonito, talvez ainda escreva sobre ele.



Agora, para a posteridade, aqui está o gráfico:



Amigos, sejam sinceros, não era só pieguice minha, isto não é propriamente o que se pode designar de percurso com poucas subidas, pois não? Principalmente ali aquele início logo a matar as minhas pobres pernas…

Mas no final, como sempre, fiquei contente por saber que consigo superar treinos mais custosos, mesmo que tenha de parar a meio para piquenique.

Esta semana, os 8km de segunda-feira fizeram-se bem, mas nos 10km de ontem já demorei a carburar. É nesta actual conjectura que, este fim-de-semana, irei fazer os meus primeiros 30km do ano em prova, ali para os lados de Torres Vedras. Não levo tupperware. Conto com o vosso empurrãozinho mental naquelas subidas… Se correr bem, faço-vos um bolo. :)

25 comentários:

  1. Digo-te por experiência própria que esse desconforto por causa dos treinos de força passa em pouco mais que uma semana! Inveja dos teus longos de fim de semana pah.. Para poder fazer o mesmo tenho que me inscrever em provas. Força para Torres Vedras! Ah, e vê lá se te inscreves no Trail de Almeirim!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom, já lá vai uma semana e meia... :D Claramente os meus músculos são muito mais fraquinhos... :)
      Eu bem que gostava de ir comer uma sopa da Pedra, mas ainda não sei se vai dar. Sei que a inscrição mais barata já se foi, né? :)
      Obrigada, beijinhos

      Eliminar
  2. Se exceptuarmos entre os 0 e os 2 e entre os 10 e os 13, não vejo qualquer subidita... ;)
    (tens razão... não era só pieguice tua! :) )

    Força para domingo!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E aquelas que aqui parecem insignificantes e na realidade são mini-montanhas??! Como aquela ali antes do km20. :)
      (Obrigada pela compreensão... ihih)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. É um gráfico cheio de "falsos planos" :)

    Quanto tempo é que costumas dedicar a cada sessão de reforço muscular?

    Força para a prova do fim de semana.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, chamemos-lhe assim, "falsos planos"... ;)
      Depende. Recorro muito a vídeos online e um ou outro exercício que me recomendaram na altura que tive ITB, mas geralmente por volta de 30 min (às vezes mais, outras menos). Se a motivação se mantiver, depois falo aqui sobre isso.
      Obrigada, beijinhos.

      Eliminar
  4. Subidas verdadeiramente indecentes, estou solidário contigo. :D

    Eu também ando no reforço muscular de braços, mas com peso vivo (já vai nos 8,040Kg e com tendência para aumentar), hihi! Lá para Junho devo estar apto em termos de "total fitness" para os 19k da eco marathon em Monsanto, hehe!

    Bons treinos e boa prova!

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse teu reforço muscular é bom, vais aumentando gradualmente o esforço! ;)
      Boa preparação! :P
      Bjs

      Eliminar
    2. Claro, então D+ de ca. 200m em ca 2km dá...e vai 3, divide-se por 7..sei lá, é buéééé´, isso foi um massacre! deves ter encarnado a varina, a rory, a frost, sei lá!

      bjs

      Eliminar
    3. Mais de 900m de ganho de elevação!! Para um treino "sem" subidas.... Pfff!
      Acho que encarnei a varina uma ou duas vezes. ;)
      Bjs

      Eliminar
  5. Pelo gráfico da altimetria só vejo um treino todo plano, só que é um plano inclinado :)
    Fica à espera do bolo...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ihihihi :)
      Fica prometido. ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Sou a tua blogger de culinária preferida? Yeeeeeeaaaaaaahhhh :D

    ResponderEliminar
  7. Também costumo fazer bolinhos para depois dos treinos ou depois das provas :)
    Os mais famosos são os queques de chocolate e banana.
    Sou mesmo gulosa, escreves sobre os teus treinos e tudo o que retenho é a palavra BOLO eheheh =P

    Beijinhos Rute e força nesses treinos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Depois" é a palavra-chave. Eu é mais durante! :D E depois também, se sobrar. :)
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Que subidas???? Pffff...fraquinha :):):)
    Dá-lhe....o meu reforço muscular está para começar...juro!!!!
    Beijinhos e força nesses 30km (andas a treinar aquecimentos)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, eu sei, sou uma fracota... :)
      Já li essa desculpa em 2014, Carlos Cardoso! Depois diz que te dói a ciática! :P
      Beijinhos

      Eliminar
  9. Os teus longos são tão fixes como as tuas provas. Boa! Ainda vou nos 12kms de estrada, pós puba... cheio de inveja, e ansioso por subir à montanha

    Força! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Às vezes ainda são mais fixes, porque alguns abastecimentos de provas não têm bolinhos. ;)
      Regressa com calma e chegas ao cume. :)
      Beijinhos, obrigada!

      Eliminar
    2. Ah pois é os bolinhos :) :) :)

      Vá 14 kms com o longuinho deste fim de semana

      Beijinhos

      Eliminar
  10. Pois pois, a foto do bolo foi mesmo apra mostrar a mochila da Salomon!
    Eu cá, alentejano que sou, levo sempre pão, linguiça e uma navalha.

    E olha, hás-de-me enviar os gpx dos teus treinos de monsanto para eu ficar com percursos novos. Amanhã de manhã, vou lá dar um saltinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lol Então mas se a dita mochila já está farta de aparecer por aqui!! :) Foquemo-nos no essencial: os bolinhos. :) (Pão o linguiça também me parece bem!)
      Envia o teu email e eu mando os dois percursos que faço com mais frequência. (Os dois têm início na entrada pelo viaduto sobre a Radial de Benfica.)

      Eliminar
  11. Força menina! Essa do Tuppwere é engraçada!

    ResponderEliminar