7 de janeiro de 2015

Kms de Dezembro e primeiro treino do ano

Contagens do mês de Dezembro

- Distância:   177.26 km 
   . em estrada: 59,68
   . em trilhos: 117.58
- Horas a correr: 23:17
- Ganho de elevação total: 3851 metros

- Quilómetros a pedalar: 74.13 (4 actividades)

Distância total do ano 20142311.41 km

Encerrei o ano com uma das distâncias mensais mais curtas de 2014, se não mesmo a mais curta (agora estou preguiçosa para ir confirmar). Isto deveu-se ao facto de ter coincidido com a redução de treinos até ao Ericeira Trail Run e à recuperação que se seguiu. Foram 177.26 km no total, 9 dos quais feitos em caminhada, num "treino" do qual vos falarei depois, mas que também entram para a contagem. O facto engraçado é que mais de um terço da totalidade dos quilómetros do mês foi feito num só dia! Os 66 (é o meu número mágico de 2014) quilómetros da Ultra.

Como vos disse, a seguir à Ericeira, dia 20, decidi que estava na altura de fazer uma pequena pausa e deixar as corridas até ao final do ano. Isto foi bom por duas razões:

Primeira:

- Dezembro acabou por ser o mês do ano em que fiz mais quilómetros em duas rodas, cerca de 74km. Assim, mantive a actividade física, dando "descanso" às pernas do impacto da corrida.
Durante as mini-férias das festividades acabei por dar quatro passeios na minha velhinha Blackie. De entre eles, destaco o passeio na manhã de Natal, com as ruas quase desertas e o trânsito cortado entre o Terreiro do Paço e o Cais de Sodré. Paz...

As cores! <3



Não usei luvas. Estavam uns 6º...
Sim, as minhas mãos congelaram.
(Acho que na foto até se nota a mão a ganhar um tom azulado. :))


As fotos acima merecem destaque porque esta que vos escreve, aqui há uns meses, nunca lhe passaria pela cabeça tirar as mãos do guiador um segundo que fosse sob risco de se espetar contra o poste ou lancil do passeio mais próximo. E agora tirei todas estas fotos em andamento! Progresso. Sem mãos, em seguida sem pés, depois sem dentes. :)


E, segunda razão:

- No dia 1 de Janeiro voltei às corridas com mais vontade! Enfim, juntos.

Vestígios das festividades pelas ruas e Ano Novo Ténis Velhos.

Não foi um treino muito fácil, o que não é de admirar, 11 dias parada depois de uma prova tão desgastante e todo o enfardamento da época natalícia...
Acordei cedo (na medida do possível) e até comecei bem e cheia de vontade "Yeah, corrida!", mas depois fui perdendo a força e diminuindo a velocidade. Foram apenas 5km num perfeito ritmo "regressivo" (por oposto a progressivo), em que fui sempre acrescentando, não intencionalmente, segundos ao ritmo/km. Mas soube bem estar de volta!

Sol + aragem fria na cara + nariz vermelho (não estava a ver, mas suponho que sim) + luvas que tirei ao fim de 10 minutos + beira-rio + auriculares nos ouvidos
(...)
I got my mind made up, man, I can't let go.
I'm killing every second, 'till it saves my soul.
I'll be running, I'll be running,
'Till the love runs out.
(...)
= regresso aos treinos e início de ano muito bom.

E vocês, determinados nesses treinos e objectivos 2015?

33 comentários:

  1. Foi um início lento neste ano, para ires ganhando balanço e dos fortes!

    Se eu estou determinado? MUITO! :)

    Beijinhos e força!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ihih sim, como costumo dizer, funciono a diesel! ;)
      Determinado e nota-se! :) Força!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. ...pffff...tás pronta para voltar em grande....eu, determinado e motivado = muito .... treinos = nada, pq não posso....depois do brilharete do fim de semana, uma constipação e hoje que ia voltar a correr , uma "amiga" que já não via à uns 7 anos decidiu visitar-me (conheces a Ciática??? Não queiras....é muito mau)...o que vale é que tenho a minha terapeuta particular em casa...não vejo a hora da minha Inês me por as mãos (e as agulhas) mais logo :(
    Beijinhos e dá-lhe com alma

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "não vejo a hora da minha Inês me pôr as mãos"... Isso são coisas para se dizer (escrever) assim?!! :P Boa sorte. :D
      Mas as melhoras e que a visita dessa "amiga" (com amigos desses, vai lá vai!) seja breve. Olha, é a PDI... ;)
      Beijinhos

      Eliminar
    2. e as "agulhas" ....aiiii essa mente depravada e imaginação fértil :):):) ...e tens razão...é a PDI...mas deixa-te andar que tb chegas lá, e mais depressa do que pensas :P

      Eliminar
    3. Pronto, isso já são coisas vossas, não me vou meter... ihih ;)
      Pois, eu sei que chego à PDI.... :I (e é bom sinal) Mas devagarinho, como nas provas. :)

      Eliminar
  3. Boas!

    Determinadíssimo!
    Tal como tu, também acabei e iniciei o ano a pedalar e o meu primeiro treino de corrida foi de 5 km! A razão de andar de bicicleta... treinar para o Duatlo Porterra do Jamor!
    Depois disso espero não arrumar a bicla como tenho feito ultimamente, pois é um ótimo complemento para a corrida!

    Bons treinos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espectáculo! Um duatlo também deve ser um desafio interessante. Quem sabe um dia... :)
      E sim, isso é bem verdade, tenho pena de me dar preguiça de andar mais de bicicleta...
      Bons treinos para esse Duatlo! Força!

      Eliminar
  4. Penso que Dezembro também foi o meu pior mês! E pelas mesmas razões que tu. 2015 já tem a primeira meta traçada? Por acaso não vais andar pelo alto alentejo este fim de semana? ehehe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso não... :( Mas gostava.
      Beijinhos e boa prova! :)

      Eliminar
    2. Epah que o gajo é burro.. eu vou andar é na Beira Interior, não é no Alto Alentejo! (Proença a Nova). Bom fim de semana!

      Eliminar
    3. :) De qualquer forma, não vou estar nem no Alto Alentejo nem na Beira Interior... :(
      Bom fim-de-semana e bom Circuito!

      Eliminar
  5. São números impressionantes, especialmente esse 66!

    Eu vou correr a minha primeira maratona em 2015 e espero correr uma meia em menos de 2 horas. Quem sabe estrear-me-ei nos trilhos também :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada D.S. :)
      Boa sorte para a tua primeira Maratona e demais objectivos! Eu ainda não sei se será já este ano que me apaixono pela ideia de uma Maratona de estrada, vamos ver. :)
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Primeiro de tudo, atenção, parabéns pelas fotos em andamento, mas só concordo com o sem mãos porque acredito que o sem dentes não seja compatível com um bom ano :P

    A minha primeira corrida do ano foi mais coisa menos coisa como a tua, mas não acordei relativamente cedo, acordei quando me apeteceu e por volta das 11h andava ali no paredão de cascais a desviar-me da imensidão de pessoas que por lá andava (pensava eu que estaria tudo na cama a curar ressacas e que o paredão iria ser só meu... FAIL).

    2015, espero que o meu seja finalmente a realização de uma meia maratona, quero desesperadamente, entre outras coisas, mas esse é o desejo nº1 da minha Wish list!

    Bom ano! Bom kms! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, principalmente os da frente.. :D
      O meu "relativamente cedo" também foi mais ou menos por essa hora, mas também me deitei tarde, por isso é "cedo". :) Sim, por aqui também andava muita gente a fazer exercício e passear! Muito mais que no Natal. Resoluções de Ano Novo... ;)
      Boa sorte para essa Meia Maratona! Bons kms.
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Rute,

    Feliz Ano!!!

    Eu estou determinadissima em fazer render o tempo. É para isso que ando a treinar :)

    Já fiz a parte da bicicleta...."e agora sem dentes!". Foram os dois da frente à vida. Não recomendo.

    Estive a reler os teus posts mais abaixo. Realmente tiveste um ano em cheio. Espero que este seja tão bom ou melhor que 2014 :)

    Beijinhos grandes e boas corridas pedaladas ou andadas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Feliz Ano Lulu!
      OMD... Eu ficava logo traumatizada para a vida, já não queria mais bicicleta! :S Mas no teu caso correu tudo bem, porque tens um sorriso bonito na mesma. :)
      Um grande ano para vocês! Beijinhos grandes

      Eliminar
  8. Olá Rute,
    Acho muito positivo teres feito alguns kms em bicicleta, protege-se um pouco as articulações do impactos, assim com damos uso a músculos que normalmente não utilizamos (muito) na corrida.
    Gostei muito de saber que já sentes confiança bastante para tirares umas fotos em andamento.
    Bom ano!

    Manuel Nunes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Manuel. Obrigada!
      Sim, só uns segundos de cada vez, mas já está muito bom. :)
      Bom ano e bons treinos!

      Eliminar
  9. ui, estou num ritmo estonteante rumo ao Almourol.

    Pelo meio há qualquer coisa.

    Isso é batota, gastares 66 km de uma vez, pff ;)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Almourol, a Maratona?? Contaaa!!!
      Os 66km é logo para ficar despachadinha para a semana toda! :)
      Bjs

      Eliminar
  10. yeap, é o plano :) (quer dizer...mas com rampas ahahahahaha)

    Olha não tenho nada contra os OneRepublic, mas nos ultimos tempos em termos de corrida testou mais( se quiser cumprir o prometido (a moi même)):

    Birds flying high you know how I feel
    Sun in the sky you know how I feel
    Breeze driftin' on by you know how I feel.

    It's a new dawn
    It's a new day
    It's a new life for me yeah

    It's a new dawn, it's a new day, it's a new life for me
    ouh
    And I'm feeling good.

    66...pff, inveja...da boa ;)

    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, ganda jnr, Maratona, assim é que é, desafios audazes! :) Força!
      Nina também não está mal! As long as you're flying... :)
      Bjs

      Eliminar
    2. PS: Ah, é verdade, lembrei-me agora! E nem tens desculpa, uma vez que, se quiseres, podes ir treinando partes do percurso do ano passado, tens o track!! :)

      Eliminar
    3. ahahahahah não tenho mesmo desculpa!
      Ainda não tenho é GPS (OMD, como é possivel, euuuu, seiiii....) mas conheço parte da zona.
      já agora, já decidiste o substituto/companheiro de Mr.G?

      Eliminar
    4. Não... :( Se não tivesse necessidade de cont€nção, optava pelo Fénix. Assim sendo, acho que vou aguardar pelo Spoq. Mas queria ver se até Março tratava disso.

      Eliminar
  11. Bom treininho e excelentes fotos.

    Mais uma vez, bom ano.

    ResponderEliminar
  12. Só isso? Nem a fazer 66kms duma vez conseguiste fazer mais de 1000000kms?
    Arruma mas é os ténis e dedica-te à fotografia! :D hehehe

    Um dia destes, roubo a bicicleta do meu irmão e começo também a pedalar, parece que ajuda na corrida.. :)

    Olha, não sei se costumas treinar sozinha ou não, mas eu, na grande maioria, faço-o... como me parece que conheces uns trilhos fixes lá em Monsanto, um dia destes treinamos juntos, e mostras-me os mais fixes e onde treinar subidas. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, parece que nem a fazer 66km de uma vez consigo chegar aos 1000000kms! Fui enganada... :P
      Sim, rouba! :) Eu até andaria de bicicleta em zonas com mais desnível e tecnicidade, não fosse a minha bicla do século passado (literalmente), o facto de pesar 100kg (não literalmente), e sem suspensão alguma. Era uma maneira de fazer o cross-training que me aborrece tanto.
      Ok, é uma questão de combinar. Quando vou sozinha faço um de dois percursos que já conheço: um que dá mais ou menos 15km, e outro que dá cerca de 21km. O de 21km anda pelos 800 metros de acumulado positivo, já é razoável. :)

      Eliminar
  13. Nice !

    Bons números , parabéns.

    Um conselho:
    cuidado a tirar fotos de bike em andamento !!!
    ...é que memo quando parece que temos tudo controlado , basta um micro-segundo e não temos control nenhum !! :) Eu sei do que falo !! :P

    E pronto , o começo já está...agora é só ir "crescendo" :D
    Que seja um grande ano , em tudo.

    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. :)
      Pois, eu sei! Por isso é que só o faço em estrada lisinha, a direito. ;)
      Bjs, um grande ano para ti também!

      Eliminar