20 de fevereiro de 2015

Novos companheiros de corrida e o corta-fogo do Monge

Antes de mais, para entenderem melhor aquilo de que falei na crónica da prova, aqui fica a foto da t-shirt:


Gosto do facto desta t-shirt poder ser usada num treino mas também não destoar num concerto de Xutos. (O regresso da dupla-funcionalidade, depois de termos perdido pijamas de Verão confortáveis com a proliferação das t-shirts técnicas em detrimento das de algodão.)

Em relação à medalha, olhem para ela como sendo a perninha direita do X, para visualizarem o efeito final das quatro medalhas juntas.

Engraçado, não é?

Agora as notícias do título: comprei uns novos companheiros de trail. Os meus Trabuco já estavam todos rebentados nas costuras e, pior, com a sola desgastada. Foram os meus primeiros ténis específicos para trilhos e foram vividos com toda a intensidade, mas mesmo assim ainda não consegui desfazer-me deles e lá estão, na bagageira do carro, à espera de um dia de treino inesperado num local bonito. Entretanto tenho feito as provas com uns Salomon XA Pro 3D Ultra 2, também já a ficarem desgastados.
Vou confessar-vos uma coisa: eu sou daquelas pessoas que sempre achou que a história das "marcas" era uma tramóia de marketing (apesar de ter vindo a dar a mão à palmatória em relação a certas coisas). Usei quase sempre asics porque foram dos meus primeiros ténis de corrida, era o que tinha de referência da juventude de atleta do meu pai, e sempre me senti confortável com eles. Quando me perguntavam, brincava com a resposta de o meu carro também ser marca japinhas e nunca me ter deixado apeada, por isso seguia a mesma linha de escolha em relação ao que me transporta nas corridas.  Além disso, depois de ter aberto a loja do Freeport, também não prejudicava o facto de conseguir comprá-los com 50% de desconto.

Estou contente com os Salomon. São ténis robustos e têm excelente aderência em/resistência a terrenos mais complicados, apesar de poderem tornar-se pesados em provas muito rolantes. Mas nunca poderia investir noutros como segunda opção. Assim sendo, fui passear até Alcochete para ver as escolhas em promoção e tive a sorte de encontrar uns Fuji Trabuco 2, lá está, por metade do preço. Feito!

Vieram treinar comigo no fim-de-semana passado. 23km por alfalto, trilhos, estradões e rochas. Já que é para testar, que se teste à séria! Nem uma bolhinha ou amasso para amostra. Tendo em conta que são muito semelhantes aos Trabuco, já sabia que seriam confortáveis, mas por vezes podem levar alguns quilómetros a moldarem-se aos pés. Neste caso, assentaram que nem pantufas desde o início.

Uma foto do "antes", para me lembrar deles limpinhos.


Uma foto em acção.

Digno de um verdadeiro anúncio.
Representantes da asics, ponham os olhos nisto!

Alguma ideia em relação ao local onde foi tirada a foto acima? Eu sei que é difícil desviarem o olhar da minha postura naturalmente graciosa de modelo de ténis de trail para pensarem sobre o assunto, mas tentem. :) Ok, aqui vai outra:


Quem se lembra desta subida do Monge? 

Nos meus treinos por Sintra já me tinha perguntado onde ficaria o famoso corta-fogo do Monge. A Corrida do Monge, em Outubro de 2012, foi a minha primeira prova em trilhos, mal eu sabia que ia ser o início de uma belíssima história de amor. Na altura lembro-me de duas coisas: gostei muito e custou para caraças. Tendo ficado na memória, em especial, essa parte do corta-fogo que nos aparece à frente sensivelmente aos 10km de prova.

Vista de cima.

Este fim-de-semana, sem programar, demos com ele. E, querem saber uma coisa? Dois anos depois, esta subida já não assusta! Ainda me lembro tão bem de ir ali a subir e os meus músculos me queimarem tanto que quase não conseguia avançar... Agora continua a ser uma parede, claro, mas já sem a magnitude com que me lembrava dela. Agora só queimou um bocadinho. É tão bom ver a evolução nas pequenas coisas. Naqueles dias (que continuam a haver), em que o mínimo desnível me parece os Himalaias, tenho de me focar nisto.

E os novos companheiros passaram com distinção. Eu, eles e os azulinhos (Salomon) vamos ser muito felizes os três.

Para terminar fiquem, agora sim, com um verdadeiro modelo fotográfico, que conhecemos no Domingo:


O burro, em cima, a alimentar-se.

Depois, reparou que estava a ser fotografado e chegou-se para o lado, para se pôr mais a jeito para a objectiva.


Atraído pelo "som dos flashes", começou a aproximar-se. Nesta última foto quase que me arrancava o telemóvel das mãos para tirar uma selfie.


Wazzup?!!

Um querido. <3


Treino longo de recuperação de VVR / teste dos Fuji Trabuco 2:
- 23km
- 950m D+
- Sintra (Vila, Mouros, Monge)


Bom fim-de-semana!

22 comentários:

  1. Muitos e bons quilómetros com os teus novos companheiros!

    Linda e original t-shirt!

    Simpático burro! Sabes que os burros são uma espécie em vias de extinção? É uma pena.
    Claro que a esta hora já há pessoas a fazerem trocadilhos com o nome burro mas o burro é um animal inteligente, não merecendo a associação que se faz. É inteligente mas é teimoso... como um burro!

    Beijinhos e bota pó nesses *

    * Preencher à vontade. Se for do norte, coloque sapatilha. Se for do Sul, coloque ténis. Como eu sou do centro do país, coloco sapatos de corrida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. :)
      Sim, sabia. E há uma espécie em especial muito bonita, na beira, os cinzentos de pelo mais longo, que cada vez se vê menos... :( Este era muito engraçado, via-se logo que estava habituado a pessoas. :)
      Espero botar muito pó (lama não, que ando um bocado cansada :D), neste calçado de corrida! (Espero assim não ofender regionalismos... Ihihih) :)
      Beijinhos!

      Eliminar
  2. Belas sapatilhas, então a cor :P....tb estou a precisar de um 2º par para trilhos...tenho que ir dar uma volta ao outlet de Vila do Conde :)
    Ai e tal, "agora a subida do Monge parece uma descida"....Gabarolas!!!!
    O Burrito é fofinho sim senhor....
    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São um azul mas assim para o arroxeado, mas sim, são lindas as sapatilhas para bailar nos trilhos! ;)
      "...parece uma descida"... :D Eu não disse nada disso!!! (Até porque ainda sou pior a descer :D) Não estejas a ler de forma tendenciosa! Pfff... :P
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Boa escolha nas sapatilhas. Gosto muito dessa "parede" em Sintra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora, se me pedissem, acho que já não sabia ir dar com ela outra vez! :D Bom, daqui a dois torno a lá passar e comparo a evolução, pode ser que até lá já a consiga fazer toda a correr... :)))
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Modelito da asics e da berg (tive que virar o monitor para ler...) :)

    Olha...não sei o que dizer...pois ahhh a rampa agora parece alcatrão acabado de pôr, tão fácil é de correr, até parece que vou a voar!

    É das sapatilhas, claro ;)

    Ou então da evolução da Menina :)

    Pois o Sr. Burro é fotogénico.

    Belo treino.

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, pernito de compressão da Berg (dentro da gama acessível, é dos que tem melhor relação qualidade/preço, experimenta).
      "ahhh a rampa agora parece alcatrão acabado de pôr"... :D :D Olha outro!!! Pfff, vocês só gozam!!! Quero ver quando vier para aqui lamuriar-me daqueles treinos do purgatório, a ver se me animam!! :P
      E sim, as "sapatilhas" são para bailar nos trilhos. ;)
      O Sr. Burro era um simpático. Repara que na foto está ligeiramente de perfil e a esboçar um "sorriso". (Nem posso olhar para a foto sem me rir...) :D
      Bjs

      Eliminar
  5. Ainda me lembro de fazer o corta fogo do Monge a acelerar por ali a cima que nem um doido! Agora é de gatas! Maldito PDI (Peso da Idade). Embora o PDI não se aplica a todos veja-se os casos dos "jovens" Joaquim Adelino, Analice, António Belo, Aldegalega , só para dar uns exemplo, mas a mim atacou-me cedo demais :)
    Sapatos: todas as grandes marcas tem excelentes nodelos agora é uma questão de adaptação e gosto pessoal.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazer a subida do Monge a acelerar??! Ena, isso sim! Eu ainda não estou a esse nível! E acho que nunca vou estar. ihih :) E é verdade, uns jovens com os quais já tive oportunidade de partilhar alguns kms em prova, muito bom!
      Concordo, cada um deve correr com aquilo que se sente bem, independentemente da marca.
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Amiga tenho programada uma ida ao freeport amanhã de manhã para adquirir os meus primeirissimos parceiros de trail :D
    Espero conseguir encontrar uns bem jeitosos e assim amigos de preço também eheheheh

    Eu conheço essa subidinha!!!!!!!!! ahahhhah Danada!!! :) Mas a paisagem que ela dispõe lá de cima, vale a pena toda a subida vertiginosa eheheh

    Tem muitos e bons km's com os teus novos fuji!!
    :)

    Um beijinho grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa! Espero que faças boa escolha! Se fores à asics ainda deves encontrar estes em promoção, são bons, vê se te sentes bem com eles. Também estavam lá os Fuji Trainer com boa promoção, mas nesses já não havia o meu número...
      É por isso que gosto das subidas, ver o mundo lá de cima compensa o empeno! ;)
      Beijinhos grandes

      Eliminar
  7. Anónimo22/2/15

    Que sejam muitos e felizes kms com os novos companheiros de trail.

    De aspecto são um espectáculo , lindos.

    Parabéns pela evolução .
    Vais ver que ainda vais fazer essa subida sempre a correr.
    Conseguir , consegues, porque eu sei que sim! , é só a "cabeça" colaborar .

    Bela tshirt (não gosto é que seja misturada com os xutos!!, esses gajos não tem o monopólio do "X" olha agora!!!)
    O pormenor da medalha sim , é muito original , sim senhora.

    Boa continuação de treinos e provas.

    ResponderEliminar
  8. Belas sapatilhas! Há que fazer uns kms e botar aqui uma avaliação às ditas. Nunca usei Asics, por isso gostava de ter alguma informação!
    Quanto ao Sr Burro, parece-me um porreiraço, embora pelo jeito da boca parece mais que estava a perguntar: WTF??? Eh eh
    Bons treinos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheh Não falo "burrês", mas mesmo assim percebi que começava por "W". :)
      Avaliações de sapatilhas/ténis é sempre inglório, porque o que é bom para nós, os outros podem não se adaptar.
      Desde já, à semelhança dos Trabuco:
      Bom - conforto.
      Mau - patinam um bocado na lama.
      Bons treinos!

      Eliminar
  9. É verdade Rute, foi também o meu primeiro trail. Lembro-me tão bem desse dia, de termos feito a prova juntas mais o Vitor e o Cravo :)
    Na altura essa subida parecia um monstro, hoje em dia já fizemos piores.

    Muito amoroso esse burro :)

    Beijinhos e continuação de bons treinos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. True. :) Quem diria que aquilo não era "nada"? :)
      Beijinhos

      Eliminar
  10. Muito bem, são bonitos, também ando a pensar trocar os meus adidas que já estão a ficar gastos, também eu gosto da asics..
    Bons treinos, vamos ao Sicó?? beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Eugénia. Não, não vou a Sicó. Só pode ser uma prova "longe" por mês!
      Beijinhos, boa prova!

      Eliminar
  11. Muito bem! Também tenho os trabuco 2 e os 3 e vou alternando. Quando à corrida do Monge, é linda, mas linda!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, sim. Pequena mas linda.
      Beijinhos, bons treinos!

      Eliminar