2 de fevereiro de 2015

O (primeiro) mês em quilómetros

Resolvi continuar a apontar por aqui os quilómetros e treinos feitos. Não consigo fazê-lo de forma regular todas as semanas, mas fazê-lo mensalmente ajuda-me a ter uma noção do que foi feito e torna o controlo mais fácil.

Assim sendo:

Contagens do mês de Janeiro

- Distância:   220.5 km 
   . em estrada: 127.5
   . em trilhos: 93
- Horas a correr: 31:55:23
- Ganho de elevação total: 4944 metros

Até apontei tudo numa tabela excel toda bonita. Ao início ainda comecei por incluir também os treinos alternativos à corrida (tudo categorizado por cores), mas depois deixei-me disso. Tenho apontado apenas os quilómetros, para efeitos de contagem.

A amarelo: treinos de corrida
A verde: prova
A lilás: cross-training

No entanto, este mês gostava de dar mais atenção ao exercício extra à corrida. Tenho noção que a seguir ao Trail Run Socorro e Archeira houve um decréscimo acentuado dos treinos de força (=desmotivação), mas não sei dizer quanto. Se calhar no total de Janeiro devo ter feito uns 5, o que dá uma média de um por semana, o que por aí revela logo o que eu gosto disso! :)

Assim sendo, o foco para Fevereiro, a seguir à prova em que irei participar (mais sobre isso na próxima crónica) irá recair sobre o cross-training. Pode ser que o facto de estar a anunciá-lo aqui, ao "mundo", me dê mais motivação. Milagres acontecem!

Coisas menos boas de Janeiro:
- Prova desmoralizante (TRSA).
- Zero quilómetros a pedalar.
- Pouco reforço muscular.
- Ter sido, pela primeira vez em três anos de corrida, alvo de "ataque" de um cão. Deve ter-se sentido ameaçado com a velocidade estonteante a que passei por ele e largou a correr para me fazer uma emboscada. Pôs-se mesmo à minha frente a rosnar-me. Os donos lá o chamaram (um bocado contrariados e sem pedir desculpa, o cão tinha a quem sair) e eu até acabei por reagir de forma bastante calma.

Coisas boas de Janeiro:
- Prova desafiante (TRSA).
- Companhia de dois cães simpáticos durante os metros finais de um longuinho, que vieram redimir o anterior ataque da espécie.
- Consistência a correr quatro vezes por semana (não dá para mais).
- Descoberta "acidental" de locais encantados.




- Encontro com "vida selvagem".


- Panquecas.

Versão manteiga de amendoim e canela.
Versão chocolate.

Lembram-se daquele Batido de Recuperação que vos falei há uns meses? A par dos batidos, tenho usado o Recovery XS como ingrediente nas minhas panquecas, e assim posso chamá-las de "comida de recuperação" e não de gulodice. :)
Por acaso até ficam bastante boas. Uso em substituição de 50% da farinha.

Ingredientes:
- 1 copo de leite
- 1 ovo
- 1 copo 50% Recovery XS + 50% farinha*
- umas gotas de sumo de limão.

Dá para duas panquecas, que podem partilhar ou comer sozinhos, à lambões.

* Se não quiserem usar farinha, substituam por uma banana esmagada. Neste caso, deixem cozinhar durante mais tempo antes de tentar virá-las, sob risco da coisa correr mal e ficarem com panqueca semi-colada no utensílio para as virar, na frigideira, no fogão, etc. (Não que me tenha acontecido... ;) )

Boa semana!

22 comentários:

  1. Capuchino vermelho :)

    mais nada a dizer, afinal perturbaste os 3 animais e nem pediste desculpa...enfim...

    Vá, vamos treinar e que vêm aí desafios e eu não tenho nada parecido para mostrar.

    Bjs

    PS: louvo-te o esforço, do reforço muscular e do calendário em excel :)

    porque não usas o do garmin?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Capuchinho cor "salmão", faz favor!! Pfff, homens... :P
      Eu não "perturbo" os animais, olha agora. Sempre convivência pacífica. E eles têm desculpa por este tipo de reacções instintivas, já os donos não têm desculpa nenhuma. :)
      Estou à espera da tua revelação atlética nos Trilhos de Almourol, então?!! Não podes falhar. :)
      Bjs
      PS: Tecnologicamente, estaquei no final dos anos 90. Ihihi ;) Não, por acaso tinha esta folha em excel de outros campeonatos e aproveitei. Uso a par do Garmin, quando não tenho acesso à net. Ou, reformulo, TENTO usar.
      Já o reforço muscular... mehhh...

      Eliminar
    2. desculpa!!!! culpo o monitor do telélé e do portatil e do monitor auxiliar e ...
      "Estou à espera da tua revelação atlética nos Trilhos de Almourol, então?!! Não podes falhar. :)"- como disse no tasco do carlos desde o faldanço da maratona do portoqure ando o pouco a vaguear...enfim.
      Já acertei hoje ;)
      Bjs

      Eliminar
    3. Ihihi o telelé não sei, mas essa escrita inteligente tens de rever...:P Deixa-te de "faldanços", nem que vás à distância mais curta. :)
      Bjs

      Eliminar
    4. UPS, sorry, nem tenho desculpa...foi no pc...ahhhggg (bom, é uma mistura entre falhanço e baldar ahahaha).
      distância longa, minha cara, longa.
      bjs

      Eliminar
  2. Foi um belo inicio de ano...quem me dera :( ....pelo meu burgo corrida = ca.50km...mas fiz tantas sessões de reforço muscular como tu :P
    ...depois as fotos mete nojo habituais mas com uma nova nuance provocadora...mnham..mnham....não sei se reparaste, mas eu deixei de colocar fotos das minhas comezainas para não vos atiçar (ok... e pq alguns dos meus fiéis leitores me terem ameaçado de porrada)...e agora tu???? Deixa-te andar que não perdes pela demora.... :)
    Quando eu for aí para essas bandas, e a menina me mostrar o seu quintal, pode levar destas panquecas à vontade para a malta se abastecer e não perder a forcinha...aquele chocolate não é Nutela pois não??? ;)...mnhammm...
    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha, fala o homem que faz reforço muscular como um autêntico halterofilista! ;) E corre Maratonas também e tudo. :)
      Quanto a mim, nunca me hás-de ouvir queixar da partilha de fotos de iguarias gastronómicas. Podes partilhar, temos de ser uns para os outros. Já as paisagens por locais lindos e distantes, podes guardar para ti! Ihih :P
      Panquecas/crepes não dá jeito para levar na marmita :D, mas posso fazer um bolinho. E não, não é Nutela (ohhhh), é chocolate preto, porque é "saudável", claro! :)
      Beijinhos e boa semana

      Eliminar
    2. ...não te preocupes que arranjo forma de os levar..tu fazes e eu carrego ...é justo ;) ...depois, os meus podem ser com Nutela, e só pq existe falta de cacau no mundo...o chocolate preto tem no mínimo 70-75% o que é muito mau ;) ...já a Nutela acho que não leva nenhum :P

      Eliminar
    3. Quem me dera correr como uma menina! O nome deste blogue está cada vez mais mentiroso! :)
      Beijinhos.

      Eliminar
    4. Ahah. Como uma menina que correr "muito". :)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Boa quilometragem por mês!
    Fico a aguardar o anúncio da próxima prova.
    Boa continuação de boas corridas!
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, não foi má, deu para uns bons longuinhos ao fds.
      Beijinhos!

      Eliminar
  4. pois também já fiz muitas tabelas excel do género todas bonitinhas...mas não consigo mantê-las actualizadas muito tempo. Mas admito que são excelentes (quando actualizadas :) ) para se ir vendo o que se vai fazendo e tem-se outra ideia (a realidade) da coisa.

    Um dia destes, quando voltar a treinar, vou tentar criar (mais) uma. Até porque quando se tenta treinar para um objectivo específico, convém mesmo indo controlando a coisa.

    Beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A do ano passado consegui manter actualizada... até meados de Março! Admiro as pessoas organizadas e que seguem um plano certinho. Sei que não sou assim, mas posso sempre tentar melhorar. :)
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Em primeiro lugar, desculpa lá a "ausência". Eu até leio os posts, mas depois acabo por não responder... Felizmente, os exames da universidade estão mesmo a terminar e ainda vou ter um tempo sem aulas depois do trabalho, dá para responder ao pessoal! :)

    Quanto à tua prova do Socorro, bem, é como se diz "o que não te mata, torna-te mais forte" (a não ser que um gajo seja atropelado por um comboio, acho que mesmo que se sobreviva, não ficamos com muitas forças)... e aprendeste mais sobre ti e sobre o teu corpo, bem como a respeitar a natureza e que nada nela é fácil (isto é o que tenho aprendido mais!).

    Quanto ao teu treino e os sitios por onde andaste, fiquei com vontade de ir para lá correr. A foto da praia estava mesmo espetacular e tens ali um bom sitio apra treino de força! Ou para dares um mergulho, o que te apetecer mais. :) E essa parede, não me pareceu nada de especial! :p

    Quanto a este post, valeu pela receita! :) de resto, muitos kms por mês e fotos espetaculares, já não são novidade por este blog! :)

    PS: acho que estou a menos de 2 meses da minha primeira ultra! :O

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahah "o que não te mata, torna-te mais forte"... penso exactamente o mesmo que tu. Às vezes não se fica mais forte!! Mas não foi o caso, graças a Deus. :)
      Nas fotos as "paredes" nunca parecem nada de especial, NUNCA! Não é de morte, mas também não é amiga. :)
      Então, que Ultra escolheste?? A menos de dois meses.... hmmm às tantas também vou a essa! ;)
      Bjs

      Eliminar
  6. Olha e eu a pensar que só eu é que era louquinha em contabilizar os km's feitos em folhas de excel hahahahah
    :)
    Já me sinto melhor eheh
    Bolas mulher ... ao olhar para esses números todos sinto que olha... "Vou ali treinar já venho!!!" :)
    Grandes números!!! Valente!!
    :)

    Beijinhos grandes e bom Fevereiro!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, não és a única. Eu também sou uma mulher à antiga. lol :)
      Tu também tens uns números bons. ;) Treina subidas! :P
      Beijinhos grandes

      Eliminar
  7. Também tenho Excel, dá muito jeito!

    Estás com uma boa quilometragem

    ResponderEliminar
  8. Olá Rute,

    Gosto muito dessa mochila, bom acessorio para quem anda nos montes ou quer fazer umas corridas mais longas e necessita de levar "ajuda". Andei a ver dessa marca mas achei que eram um pouco caras, pelo menos para os meus objectivos actuais, se mudarem (os objectivos) talvez fique com outra opinião. :)
    Já tenho um suporte para agua dessa marca e na altura pareceu-me de todos os que vi o mais apropriado para o que eu queria, apesar do preço.
    Continuo a pensar que por vezes o barato sai caro. (ou posso ou não posso, mas essa já é outra questão).

    A foto da "cascata" é em Sintra, não é?
    ao ver os kms que andas a fazer até me sinto um menino. :)

    Força e boas corridas.

    Manuel Nunes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Manuel,
      Não costumo ser pessoa de ir em marcas, mas neste caso tenho de dar mão à palmatória. Não tem NADA a ver com a Quechua que tinha anteriormente. Esta salomon foi-me oferecida e já é em segunda mão, de outra forma confesso que nunca pagaria o preço de venda. Mas, posto isto, quem faz provas de muitas horas de mochila às costas, justifica o investimento. O conforto é outro, até me esqueço que a tenho. A minha única queixa deste modelo é a direcção do fecho dos bolsos laterais, que a mim não me dá jeito nenhum, de resto, impecável.
      Sim, é em Sintra! Já não me lembro bem, mas acho que é para os lados de Monserrate. Às vezes uma pessoa perde-se e já não sabe onde anda. :)
      Obrigada, bons treinos!

      Eliminar
  9. Olá novamente,
    Se confirmas que é em Sintra, eu confirmo que é em Monserrate, tem um lago muito bonito perto.

    Manuel Nunes

    ResponderEliminar