22 de março de 2015

O treino do octogenário

O treino do octogenário é o treino que se segue à noite em que somos invadidos pelo espírito de um idoso durante o sono. E não o espírito de um idoso qualquer, o espírito de um idoso em muito má forma.
É um processo que passa despercebido. Nessa noite vamos deitar-nos e somos nós, jovens atletas energéticos e/ou esperançados e, no dia seguinte, quando acordamos, albergamos a alma de um octogenário sem saber.

Ele ao início nem se manifesta. Seguimos a mesma rotina ao equiparmo-nos, tomamos o pequeno-almoço de sempre, inocentes, pegamos no carro e acompanhamos desafinadamente as músicas que passam na rádio, como de costume. Ao chegar ao local aguardamos pacientemente que o gps apanhe os satélites (então mas esta #$&%# nunca mais apanha a #"%$&?»# dos satélites??!!) e iniciamos o treino cheios de expectativa.

Mas basta correr umas poucas dezenas de metros para perceber que não vai ser um bom dia...
Mas o que é isto??? Esta carcaça velha que estou a arrastar hoje não pode ser o meu corpo!!!
Ficamos na esperança de que seja apenas uma questão de "aquecimento" e que mais para a frente é que é, daqui a 4 ou 5 km é que vai ser!
Depois passam 5km e só com sorte é que ainda não parámos para caminhar e pensamos ok, hoje está frio, se calhar é por isso, mas aos 8km, aos 8km é que já ninguém me pára!
Entretanto são 9km e já parámos para caminhar umas duas ou três vezes, sem sequer termos a desculpa de a subida ser inclinada
Tentamos procurar uma explicação... Tenho treinado regularmente, não estive doente, nem lesionada, tenho-me alimentado bem... 

Não vale a pena atormentarem-se. Agora já sabem: é o Treino do Octogenário. Este Octogenário serve para esfrangalhar o ego do atleta e contrabalançar com outro fenómeno mais ou menos frequente que é a visita da Fada da Bazófia.

Nesse dia nada mais há a fazer do que aceitar que transportamos connosco o peso dos anos que ainda não temos. É concluir a corrida a custo, tentar não desanimar muito, e esperar que para o treino seguinte o Octogenário passe-a-outro-e-não-ao-mesmo.

No passado sábado calhou-me a mim. Dos 24km de treino só me custaram os últimos... 19! :)


Felizmente, o local escolhido tinha sido a Quinta do Pisão, que não apresenta desníveis malucos nem dificuldades de maior. Embora, naquele dia, tudo me parecesse imenso...



Octogenária a subir o monte.
Ohhh, lá se vai o jantar... ;)



Com cerca de 11 ou 12km, e na esperança de que mudar de ares ajudasse um pouco, saímos da Quinta pelo lado oposto à Serra e acabámos por ir dar a um local que ainda não conhecia, o Parque Urbano das Penhas do Marmeleiro, para os lados de Murches.



Apesar de um pouco ao abandono, é um local interessante. E tem ainda uma grande escadaria, ideal para os (malucos que fazem) treinos de escadas.






Aqui, talvez por estar num local diferente, recuperei um bocadinho o ânimo. Mas acreditem que apesar de às vezes parecer assim:

A planar!
Eu sentia-me realmente assim:

Infelizmente, não posso dizer que foi encenado!

Como não era o dia ideal para mais explorações, voltámos ao Pisão para completar o treino. A conquista dos montes teria de ficar para outro fim-de-semana.

Sob o olhar da Serra, ao longe.

Quis correr mais um pouco apenas para terminar o treino com mais de 20km e porque queria também ver se tornava a dar com o local onde estão escondidas umas "escadas" para lado nenhum. Não sei o que esta obra pretende ser, mas é engraçado e inesperado.

Arte abstracta no meio do mato.


Uma  paragem para uma visita a alguns dos animais da quinta:



E consegui concluir um treino muito arrastadinho de 24km.



Não foi fácil, mas foi feito!

O treino de ontem, embora não tenha sido visitada pela Fada da Bazófia, já não foi tão mau, mas essa é outra história.

Boa semana!

29 comentários:

  1. Pois comigo esse espírito de um idoso veio para ficar! Bem sei que tenho, quase 55 anos, mas incorporei um espírito de 90 anos! Bem que me podia ter calhado um de 20 que dava mesmo jeito!
    Andas em despique com Carlos Cardoso na fotos? Que beleza!
    Beijinhos menina idosa! heheheheheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou o espírito de um lince, um puma, ou um qualquer animal rápido e resistente! :) Mas não, é sempre este espírito velho e cansado, que raios! ;)
      Ihih Sim, eu e o Carlos andamos em despique! Neste tipo de competição ainda tenho alguma hipótese contra ele! :)
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Esclarecimentos, para eu não haja dúvidas!!! Andamos em despique sim senhor, mas sempre dentro das regras do respeito pelo adversário, do fair-play e da inveja da boa ...quem ganha com isso é quem lê os blogues e eu mesmo, porque só faço algumas "loucuras" para "lixar" a menina que corre pra caraças, embora ás vezes se sinta como uma octogenária*...ou acham que eu iria subir montanhas suiça e polacas, apanhar frio e mandar tralhos assim só porque me apetece...não senhor....só vou, pq fico embutido do espirito do "bora lixar a Rute" e pronto...só por isso!!! Tou a brincar....esperem só a próxima posta lá pelo meu cantinho, de um treinito só para dar resposta à altura a estas fotos mete-nojo :P
      Beijinhos Rute e um abraço Jorge

      P.S. Cuidado com alguns Octogenários que andam por aí....olha que alguns são umas máquinas :):):)

      Eliminar
    3. Ihihih :)
      Vá, vai "mazé" fazer a tua parte, que estás a ficar para trás! ;)

      Eliminar
  2. A quem já não aconteceu?! E há sempre uma razão (falta de descanso, fazer o treino sem a recuperação do anterior, etc, etc) mas a malta diz "temos dias" e o assunto fica arrumado, e de facto muitas vezes é o melhor pois nem se consegue identificar a causa, mas que a há, lá isso há! E olha, manteres o octogenário a correr durante 24 km, 19 deles a custo...tiro-te o chapéu! Não é para todos. Beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A maior parte dos "dia- não" eu sei bem porque são!! ;) Depois há os outros...
      Estes treinos são uma das melhores partes do f-d-s, só por isso é que continuei. Com muita mistura de caminhada pelo meio.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Gostei dessa escadaria em madeira, parece ir dar a um local muito bonito.
    Fica perto da Quinta do Pisão?
    Nem me digas nada....é que já ando a ressacar por treinos em trilhos, mas agora o foco tem que ser na estrada :)

    Isso também já me aconteceu, há treinos assim. O próximo já é melhor.

    Beijinhos e continuação de bons treinos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, "perto" é relativo... ;) Fica em Murches. É uma zona bonita.
      Obrigada, beijinhos!

      Eliminar
  4. Só para dizer, que ultimamente tenho tido um ou outro treinito destes....mas na corrida a seguir volta a Fada da Bazófia...ok, pode não ser logo no seguinte, mas é logo depois desse, ou depois depois desse, ou....:)
    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, ainda não foi desta... Continuo à espera da Fada! Espero que se esteja a guardar para a semana... :)
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Ainda ontem, numa conversa com outro atleta, abordámos esse assunto. Como é que em dias que parece estarmos bem, começamos a correr e não sai nada e cada movimento parece um esforço digno de Hércules e sem termos a mínima noção da causa?

    Também há pouco tempo, li uma entrevista com um dos mais famosos maratonistas brasileiros, Vanderlei Lima (não, não é meu familiar) medalha de bronze na Maratona Olímpica de Atenas 2004, onde referia que há dias inexplicáveis. E deu o exemplo de quando estava a treinar para essa Maratona e andava cheio de força e na melhor forma que já teve, saiu um dia de manhã para treinar e... pura e simplesmente não tinha energia alguma, tendo desistido ao fim dum quilómetro.
    Foi para casa preocupado com que estaria a suceder e acabou por adormecer a seguir ao almoço.
    Depois dessa sesta, foi experimentar correr um bocadinho para ver como reagia e acabou por efectuar um dos melhores treinos da sua vida. Vá lá alguém explicar isto!

    Ao menos, tiraste umas fotografias lindas e passaste por sítios fantásticos.

    Não te vais zangar comigo por me ter rido da desgraça alheia, mas não evitei uma boa gargalhada na tua fotografia deitada no banco! :)

    Mas olha que na foto anterior estás toda no ar!

    Vais ver como muito brevemente vais ter um treino fantástico, que até a Fada da Bazófia vai ficar boquiaberta!

    Beijinhos e força :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, é daquelas coisas "inexplicáveis"... Como quando nos sentimos mais fortes que o costume e corremos a um nível acima do normal para nós. Isso também é inexplicável, mas em bom... ;) Pena não ser tão frequente! :)
      O mérito das fotos não é todo meu, mas achei piada à foto em que parece que estou a "pairar" (totalmente oposto ao que me sentia!) e sim, a "essa", tirada à traição num momento de fraqueza... ihihi :)
      Espero que seja já para a semana, que o espírito não anda muito bom ultimamente.... :/
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Um treino (que nós consideramos) menos bom deixa-nos sempre mais em baixo. Mas a verdade é que fizeste um excelente treino. Ganhaste endurance, pelo menos. E olha, deixa-me que te diga: geralmente depois de um mau, vem um bom! Por isso, aguarda pelo próximo!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, este que se seguiu já não foi tão mau, mas ainda estou à espera da lei da compensação. ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Conheço bem o treino do octogenário, ainda na ultima 5ª feira me visitou! Em cinco anos de corridas nunca, mas nunca tive um treino que me corresse tão mal, foi dores nos gémeos (mas dores de acido lacteo), do 1º ao 7º Km.... Depois parei, aos 7,77 Kms... Foi de tal maneira que não cheguei ao 8 Km

    Enfim... que fazer, há dias assim

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Calha a todos!
      Bjs, bons treinos

      Eliminar
    2. Podia era ser como na escola:

      "Calha ao próximo e não ao mesmo" , ehehehehehe

      Brincadeiras à parte, tens razão! Há dias assim :)

      Bjs

      Eliminar
  8. Acontece a todos Rute:)
    Bonitas fotos!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Ai que eu quero ir aqui!!!
    Até que enfim que encontro uma corredora da minha idade, que eu não sei o que anda a acontecer, não sei se é astenia da primavera, mas ando com uma fraqueza nas pernas...
    enfim, deve ser da idade.
    Bom treino e mais uma aventura

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É... Fraqueza desses pódios (femininos :D) e RPs todos! Ainda a gozar com os "pobres", pffff....
      Obgd! Bons treinos e boas descobertas.

      Eliminar
  10. Desde Sevilha que tenho tido vários treinos do octogenário. Mas a coisa vai lá, comigo e contigo também, sem stress. Há dias assim.
    Porque não aproveitaste os cavalitos? ;)

    Beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas, nesse caso, o octogenário tem uma explicação. ;)
      Eu bem queria pedir os cavalinhos emprestados, mas acho que os donos não iam gostar. :)
      Beijinhos

      Eliminar
  11. ahah muito bom! Esse velho às vezes também me aparece lá por casa, sacana. Mas esses sitios onde tu para aí andas são onde? Fosgasse só eu é que não tenho escadarias e montes desses..eheh Manda lá o octogenário embora que Piodão é ao virar da esquina!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Filipe, a zona Sintra-Guincho-Cascais é um filão de "campos de treino" de qualidade. :)
      Pois, Piódão... Nem me fales, ando mesmo em baixo. Mas pode ser que seja o dia de sorte (please?) :)
      Beijinhos

      Eliminar
  12. Bem, ao menos as vistas sao lindissimas

    ResponderEliminar
  13. Mas que confusão praí vai ! :)
    Não sei que velhotas e velhotes conheces , mas olha que eu na minha cabeça , tenho essa gente como rijas e rijos como ó aço !! :P

    O corpo é que já não permite... agora de "espírito" são gente fortissima ! ;)

    Tou praqui armado em gabarolas , mas acabei agora um treino em que parecia um velhote desses :) , pelo menos nos primeiros 4k ;) , mas tambem eram a subir ! :P

    E eu não era o "espirito" que "sentia" !!...eram mesmo as artroses, dores, cansaço e maleitas de um corpo velho e cansado! :)

    Parabéns , mais um grande treino , e mais um belo local para treinar , para cima e para baixo ;)

    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu frisei que não era um octogenário qualquer, era um octogenário em má forma! :P
      Gosto da nova foto, é o teu octogenário de hoje?? ;) Isso foi falta de factor R. :)
      Bjs

      Eliminar