10 de março de 2015

Segue o Track - Colares

Este fim-de-semana resolvi aproveitar uma funcionalidade do gps à qual nunca tinha dado uso, que é a de seguir um percurso. Geralmente gosto mais de partir à descoberta, tendo apenas como referência o retorno ao local onde deixei o carro. No entanto, esta funcionalidade é muito útil quando se está menos inspirado ou gostámos especialmente de algum trajecto ou até quando não conhecemos a zona que vamos explorar.


Dentro das opções de track que tinha disponíveis, e tendo em conta que estava um dia bonito, quis aproveitar o que de melhor a serra e a praia têm para dar e optei pela recriação do percurso da prova Trail Serra e Mar B.V. Colares. (Não confundir com a prova Entre Serra e Mar deste treino, de que já falei aqui.)

Enviei o track para o dispositivo e no Domingo lá estavamos, por volta das 9h (muito tarde!), à entrada dos B.V. de Colares, para iniciar o treino.



O meu modelo de gps não inclui mapa, temos de nos guiar por uma bússola e pequena seta, que se vai inclinando na direcção a seguir conforme nos vamos aproximando do local. Em zonas de estradão não há muito que enganar, mas nas separações dos trilhos que são muito próximos uns dos outros já exigia mais atenção. No entanto, das poucas vezes que houve dúvidas, aparecia logo a mensagem “Fora de Percurso” no ecrã, e era só voltar atrás até surgir nova mensagem: “Percurso Encontrado”.





Um dos problemas de seguir o trajecto de uma prova é que, tanto tempo depois, os trilhos podem já não estar limpos ou então incluírem a passagem em alguma propriedade privada que agora, obviamente, não estará aberta. Já aconteceu isso quando tentei passar em algumas zonas do Monte da Lua. Neste caso, não houve essa questão. Os trilhos são de passagem frequente e não incluíam atalho por nenhuma quinta. Mas acreditam que quase um ano depois ainda encontrámos algumas fitas sinalizadoras pelo caminho?? Não sei se seriam da mesma prova, mas pelo nível de desgaste já lá estavam há algum tempo…

Depois de muito subir, passámos no cruzamento da Cruz dos Bombeiros,


a caminho da Peninha.


Onde fizemos uma pausa para abastecimento junto a uma fonte, com cerca de 9km de percurso.

E em seguida começamos sempre a descer até à zona do Cabo da Roca.



Ao chegar aí, o gps indicava que já íamos com mais de vinte minutos de atraso em relação ao recorde de percurso (tempo feito originalmente na prova). Estávamos a perder para o parceiro virtual, portanto. Mas para quê apressar uma corrida tão bonita? (É uma boa desculpa... :) )



A descida até à Praia da Ursa é um dos pontos altos.



E depois a subida.

Toca a escalar! E não resmunga... Muito! :)

A recompensa no topo.
Mais pessoas a admirar a recompensa (e a aproveitar para comer um lanchinho).

O dia cheirava a Primavera e muita gente aproveitou para um passeio ou uma ida à praia. No estacionamento da Praia da Adraga parecia uma manhã de Verão, estava quase lotado.

Depois dessa parte apanha-se um bocado de areia na subida de regresso a Colares, coisa que não me apraz muito, mas faz parte. Passando os 200 metros iniciais a areia já não é tão mole e dá para correr (hipoteticamente). :)

E, cerca de 3km ou 4 km depois, completa-se o círculo.



Se alguém quiser este track, é só pedir. Tem um percurso agradável, circular (numa circunferência quase perfeita para trilhos, como podem ver), que engloba Serra e Mar e diferentes tipos de piso.
A distância é de pouco acima da Meia Maratona e o ganho de acumulado não é muito agressivo, cerca de 800 metros, mas ter em atenção que os primeiros quilómetros são sempre a subir e vão ter de escalar uma arriba já mais para o final.



Assim se passou a minha manhã (e início de tarde, vá) do Dia da Mulher. Não queria que tivesse sido de outra forma.


Boa semana!

PS: Já agora, se alguém tiver tracks nas zonas da Arrábida, Mafra ou Ericeira que queira partilhar, agradeço! Eu sei que há muitos sites onde se pode ir buscar, mas se o percurso vier com o vosso selo de aprovação, melhor.

31 comentários:

  1. Olá, foi de certeza uma bela manha;)

    Olha que eu saiba, apenas o novoeespectacularfantásticoeigualmentecaroGarminEpix(http://www.dcrainmaker.com/2015/01/garmin-epix-mapping-multisport.html) é que têm mapa, de resto é seguir a setinha, não?

    Olha, eu partilhava mas... não tenho GPS ahahahah.

    Bisou

    PS: Não é este o track onde a menina entrou pelas traseiras do monumento sem pagar, né? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! E foi. :)
      Pois, não sei. O único gps que vi com esta funcionalidade em acção tinha uma espécie de mapa, linhas do percurso com a seta por cima (sei que vais ver logo como é, com esta minha maravilhosa descrição!!! :D). Era diferente, um pouco mais fácil de seguir, acho. Mas assim também serve.
      Não, este não é esse track!! Aqui está tudo legal, não quero encaminhá-los para a via do crime. ;)
      Bjs

      Eliminar
    2. Ahhh, já sei:)
      Sim, tens razão, e graças à tua maravilhosa descrição lembrei-me de ver alguns com linhas para seguir com a dita seta.
      Ahh, obrigado, eu nem ultrapasso oa limites de velocidade :)
      Bjs

      Eliminar
  2. Tu no teu ambiente natural :)

    Mais uma lavagem de alma (e sim, a desculpa em relação ao parceiro virtual foi boa!)

    Beijinhos e continua assim a divertir-te

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, e bem que estava a precisar de lavagem de alma depois de tantos dias de reclusão forçada! :)
      Foi alegria e paz. :)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Não queres um track dos trilhos do Perneta??? Olha que Canedo é catita...só não tem mar...mas tem rio :):):)
    Metes-nojo!!!
    Beijinhos e dá-lhe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quero! Se fosse mais perto ia já lá fazer um treino na próxima semana! :)
      Eu sei. :P A bola está do teu lado agora, dá o teu melhor! :D
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Nunca experimentei essa função no meu GPS e nem sei como funciona nele que é um velho 205. Também na verdade não tenho grandes (ou nenhumas mesmo) condições para fazer treinos aqui fora da minha zona. Mas acho essa função excelente.
    Um dúvida que tenho é se não se torna algo cansativo ter de andar a olhar sempre para o GPS para ver a direcção a seguir. Se for em zonas com muitos cruzamentos e bifurcações penso que se pode tornar complicado e cansativo além de perigoso pois fica-se com menos atenção ao terreno onde se corre. Mas isto sou eu a falar que, como já disse, nunca experimentei.
    Se quiseres tracks aqui do Ribatejo é só dizeres mas por aqui é tudo muito plano mas não deixa de ser bonito e sempre se arranja voltas engraçadas.

    Acho profundamente condenável as organizações que não retiram as fitas com que marcaram os percursos. Até já escrevi sobre isso no blogue.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jorge. É uma boa pergunta. Neste caso, como é uma zona conhecida já se tem alguma noção do percurso e não é necessário estar sempre a olhar. De resto, a seta vai inclinando gradualmente, por isso a cerca de algumas dezenas de metros da bifurcação, já se tem alguma ideia do local para onde se vira. Mas quando experimentar um track num local desconhecido para mim, depois partilho aqui a experiência.
      Em relação às fitas, devido à coincidência de vários locais do trajecto, só pode ter sido desta prova. Quero acreditar que por "lapso" da organização.... Tiraram a maioria, mas não todas....

      Beijinhos

      Eliminar
    2. E que dizer das fitas da Eco Marathon que alguns dias depois ainda lá andavam??? Depois lá as tiraram...

      Eliminar
    3. Pois... E em locais mais escondidos, lá ficam... :/

      Eliminar
  5. Ahhahahh...eu perdia-me só com a bussola. Acho sempre que o norte é para sul e que o sul é para norte. Sou portanto uma desnorteada!!!

    Acho que passaste muito bem o "meio dia". Este solzinho já começa a chamar mais. Não te preocupes que os verões escaldantes, com 40ºC estão quase aí. Como tu gostas disso!!!

    Beijinhos e boas corridas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que aqui também não era preciso saber onde era o Norte, era só seguir a seta, porque eu também sou uma desnorteada. ;)
      Nem digas nada, que às 13h e com 22º graus já eu estava a maldizer o "calor"... :D
      Obrigada. Beijinhos grandes.

      Eliminar
  6. Zonas muito bonitas!
    E parece-me uma ideia interessante essa de recriar um treino ou prova.

    Continuação de tão boas corridas :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é útil! Obrigada. :)
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Eu quero, eu quero, eu quero. :)
    atdmontanha@gmail.com :D

    Achas que dá para ir sozinho?

    (com tempo já comento como deve ser!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok, assim que puder já envio.
      É assim: não passas em nenhuma zona mais complicada (tirando as arribas), nem em nenhuma zona de vestígios de rituais... :) Portanto sim, acho que dá para fazeres sozinho. Mas estas paisagens pedem companhia! ;)

      Eliminar
  8. Hummm???

    Vou "pegar primeiro por onde" ???? :P

    ""9h (muito tarde!)""

    Visto que esta prova originalmente até começou pelas 16 ou 17h , não me parece ter sido "tarde" !! :P
    Se tivesses começado pelas 8h da madrugada , lá pelas 11h estavas despachada !!
    e depois , o que fazer com tanta hora livre a um domingo?? :P


    ""modelo de gps não inclui mapa""

    E ainda bem para ti...
    ...falo por experiência própria , é que essa opção do "mapa" é de uma confusão atroz !!
    ...já andei em treinos por essa mesma serra , com um "guia" que se gabava imenso do relogio com mapa e tudo !! Bela m3rd@ !!
    ...tavamos sempre no caminho errado , de 50 em 50 metros ele tava a olhar pró mapa, que era de uma leitura super confusa , e depois era o zoomm , e depois tavamos fora do mapa... Horrivel.
    Salvo erro é de uma marca que dizem que é muito boa, acho que alemã , barato e bom! (hummm??) Pelo menos essa opção é uma valente trampa.


    ""encontrámos algumas fitas sinalizadoras pelo caminho""

    Tenho quase a certeza que eram da prova , sim !
    Logo que possa vou confirmar, tenho um amigo que é colega de um organizador dessa prova!
    ...mas tambem , eram 3 fitas ou parecido , num percurso de 20k não me parece um "escândalo" , ainda por cima numa prova completamente amadora e q se fez só com a vontade das gentes , sem "patrocinadores" finos e afins !


    ""A distância é de pouco acima da Meia Maratona e o ganho de acumulado não é muito agressivo, cerca de 800 metros""

    ...tinhas bom remédio ! Duas voltas ! :P


    Paisagens espectaculares !
    Serra e Mar !
    Estou rendido, hoje e sempre ! :)

    Continuação de bons treinos e provas.

    bjs
    ajb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pega por onde quiseres. :P Mas sim, 9h é MUITO tarde para começar um treino. Ou bem que é vespertino ou então tem de ser de madrugada, para render. :) Se sobrar tempo, faz-se duas voltas! Sim, só por isso é que não se fez duas voltas, por falta de "tempo".... :P
      Mesmo sendo uma organização amadora, tem de haver cuidado com isso das fitas. Com a quantidade de provas que há por ali, se todos se forem esquecer de duas ou três... Para a próxima faço serviço público e retiro-as eu. :)
      O dia estava perfeito para fotos bonitas. As cores!!! (L)
      Bjs
      Bons treinos e futuras provas ;)

      Eliminar
  9. Acho que vou pedir o track... pedir um track? isto soa estranho. Um track soa estranho? Bom é melhor parar com este dialogo.

    Está na altura de me dedicar à montanha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lol Sim, soa estranho. Podes pedir antes o trajecto, ou o percurso gps, se quiseres. :)
      Podes começar por esta "montanha", que começas bem.

      Eliminar
  10. Por acaso gosto bastante de seguir tracks! A primeira vez que fiz isso foi no Almonda. Aqui na minha zona não há quase nada, mas vou procurar para zonas onde passarei férias! No entanto, se quiseres o track do Trail de Almeirim, na fantástica Serra das Fazendas (com um pico a 200m) é só dizeres! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, também já tinha tido essa ideia de procurar percursos gps das zonas novas que visite. Turismo atlético. :)
      Almonda dispenso (lol, que trauma), mas de Almeirim pode ser. :) O pico da Serra das Fazendas pode ser baixinho, mas o importante é os trilhos que se fazem com ele. :)

      Eliminar
  11. Que lindo percurso!!!! Aliás amanhã cheira-me que vou ter um belo percurso também :) Trail da costa saloia :) aiii que nerbos!!!! heheh

    Futuramente tenho que optar por um relógio mais sofisticado... o meu já se começa a notar fraquito para os objectivos futuros... o magano só aguenta 4horas e acho que não me dá para colocar mapas e seguir.....

    Amei esse percurso principalmente da escalada :) eheh

    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, 4 horas é pouquito, já não tem pedalada para ti! :)
      Já vi que correr tudo bem. ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  12. Eu fiz essa prova, das mais complicadas para mim, de todas as que fiz (não foram muitas)
    Ainda ontem andamos por esses lados e falei dela....
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, eu lembro-me de na altura ter dito que também participou. Não é um percurso dos mais fáceis, mas é muito bonito.
      Beijinhos, bons treinos

      Eliminar
  13. Terá sido de facto um belo passeio, essa zona é lindissima

    ResponderEliminar
  14. Belo percurso, belo relato e as fotos são lindíssimas :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A paisagem ajuda bastante! E a luz que estava. :)
      Beijinhos

      Eliminar