9 de abril de 2015

Kms de Março e recuperação do empeno

Contagens do mês de Março

- Distância:  208 km  ( 15 actividades)
   . em estrada: 88,5
   . em trilhos: 119,5
- Horas a correr: 30:04:30
- Ganho de elevação total:  5475 metros

(Total ano: 598.9 km)

Kms a pedalar:  55 ( 2 actividades)

Março foi um bom mês. O número de quilómetros está na minha média (cerca de 200), mas os treinos, sobretudo os longos, foram bons (incluindo os "maus"), fiz o meu maior passeio de bicicleta até à data, numa voltinha até Belém, terminando o mês com o INATEL Piódão Ultra Trail.

A Serra do Açor ainda me deixou uns dois, três dias, com dores musculares e dificuldade em regressar à posição erguida, depois de me sentar. Aquele desnível não foi mesmo nada amigável... Na segunda-feira seguinte fiz um treino curtinho, de 4km, que me custou um bocado mas serviu para libertar o ácido láctico, como dizem, seguido de uma caminhada. Depois aproveitei a Páscoa para mais uns pequenos passeios em duas rodas, com regresso "oficial" aos treinos na tarde de quinta-feira.

E os empenos da Montanha curam-se no Mar...


Foi um treino suave, de cerca de 13km pela zona das praias da linha de Sintra. Começando na Praia das Maçãs, passando pela Praia Grande e Adraga, quase até à Roca e regresso. Desta vez evitaram-se as arribas (porque: empeno), mas não me livrei de uma enorme escadaria à saída da Praia Grande.

Os meus músculos doridos não gostaram disto.
Quem precisa de, ou quiser, fazer treinos de escadas, aí tem! 


E podem aproveitar para tentar descobrir as pegadas de dinossauros no meio das fendas, fissuras e buracos das rochas (eu não consegui).


O regresso foi feito pelo areal que estava duro e pouco espezinhado, mesmo bom para correr.


Mais uma vez, recriei a chegada à Meta do UTML (gosto sempre de simular essa chegada feliz quando corro por aqui)...

Só faltava o pórtico no areal.

E houve direito a pôr-do-sol na praia e hidroterapia, mas só até aos joelhos, que a água estava gelada!


(Desde Piódão que de vez em quando sinto uma dor no peito do pé esquerdo e acho que a aplicação de gelo tem ajudado. No último treino já não a senti.)

Depois, no fim-de-semana da Páscoa, regressei em força aos treinos na Serra.


Ãhh, ups, não era esta a foto!...


Era esta. ;)

Foram cerca de 19km, para aproximadamente 750 metros de acumulado positivo.

Este fim-de-semana vai ser de grandes provas (mas não para mim). Muita força aos amigos que vão à Maratona de Paris e ao MIUT!

27 comentários:

  1. Hmpfff....metes-nojo e mais não digo!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Google".. :P E mais não digo! :)
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Ahhhh....e parabéns atrasados...muitos e bons!!! ;)
      Beijinhos

      P.S. Eu NÃO li o comentário da Luciana, ali um bocadinho mais abaixo....que o Benfica não seja campeão e o Sporting não ganhe a Taça se não for verdade!!!!

      Eliminar
    3. Aahah! :) Eu acredito em ti. Que o Benfica não seja campeão se não acredito em ti!!! ;)
      Obrigada.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Até deu para andar de baloiço e tudo... grande treino! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é "andar de baloiço", é uma ginástica de membros superiores muito específica, que engloba alongamentos e força. ;)

      Eliminar
  3. Então e quem vai à última etapa do TCC, mesmo que à piquenina, não merece a tua força? :(

    O meu maior treino, depois de Piodão, foi de apenas 13kms, só para que vejas a letargia que isto anda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sim! Até se fosses só à Caminhada! :) Todos merecem uma força.
      Mas não sabia que ias. Agora não largas a Beira Baixa! :)
      E já não foi nada mau. O empeno foi grande? ;)

      Eliminar
    2. Opá, é onde as provas acontecem. Se as montanhas não vêm ao Barbudo, vai o Barbudo às montanhas! (literalmente!)

      Nem tive grande empeno. No domingo conseguia andar e subir escadas. Só me sentia um pouco 'perro' depois de muito tempo sentado. :) Foi mesmo por falta de tempo (e vontade, maioritariamente vontade de sair da cama de manhã).

      Eliminar
  4. Um bom mês, Rute! Força para muitos e muitos bons meses :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. Força para vocês! :)
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Ui essa escada.. não não bastava já o caminho que fiz do aeroporto para o Funchal para me dar pesadelos esta noite...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahah! :) Os caminhos mais difíceis geralmente também levam às mais bonitas paisagens. Força!

      Eliminar
  6. Bate-me já!!!! No dia 5 andei a pensar: "eu acho que conheço algum aniversariante de hoje...." e depois não me consegui lembrar!!!4 dias depois vim ver o teu blog e BINGO!!!! Tenho de repensar a minha vida que ando a ficar ga-ga.
    Happy birthday com atraso, hb com atraso, hb to you!!!! Já fiz o mea culpa....

    Gostei muito do baloiço. Demonstra empenho total na preparação para a corrida.

    Tenho um amigo que vai a Paris. Espero que corra tudo bem :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não faz mal. E eu também não tenho o fb a assinalar, por isso é normal. ;) Obrigada. :)
      O baloiço é crosstraining! ;)
      É uma bela maneira de conhecer a cidade! Também me sabia bem ir a Paris agora, mas para passear. :)
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Grande maquina e as fotos um espectáculo (mas não as consigo ver com o Google Crhome, tive de abrir o blogue com o Internet Explorer, não sei é um problema apenas temporário ou daqui deste lado).
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jorge. Penso que talvez seja problema daí, que eu uso o Chrome em casa e no trabalho e consigo ver as fotos. Poderá ser da rede.
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Hoje a fotos voltarão ao Chrome. Deve ter sido para me pouparem de de um ataque de inveja hi hi hi hi. Beijinho.

      Eliminar
  8. Qualquer dia é altura de levar o meu rebento ao parque infantil e ainda te apanho lá a monopolizar os baloiços:P

    Belo mês, Março. :)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ihih este ficava ali isolado, não havia ninguém. Juro que não roubei o baloiço a nenhuma criancinha!! :P
      Bjs

      Eliminar
  9. Anabela13/4/15

    Eu fui a Paris.
    E trouxe a camisola de "Finisher" e a medalha da prova.
    Há muitas formas de passear e conhecer cidades, a dos corredores, como nós, é, sem dúvida, a passo de corrida!
    54 mil inscritos
    40 mil "finishers"
    Excelente organização
    Percurso deslumbrante...correr de braço dado com o Sena é incomparável!!!
    Foi um fim-de-semana à grande e à Francesa.
    Se puderem, façam esta prova!!.:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitos parabéns, Anabela!
      Correr é, sem dúvida, uma das melhores formas de conhecer um novo local.
      Boa recuperação! :)

      Eliminar
  10. Baloiço ou massagista basculante, para recuperação das pernas?
    E a água fria é o melhor anti inflamatório.
    E a serra o melhor ansiolítico.
    e correr...
    Bjn

    ResponderEliminar
  11. às vezes até que acho que devia fazer estes pontos de situação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dá jeito, fica uma espécie de diário de treinos. No Garmin os números, aqui as letras. ;)

      Eliminar
  12. Foi um mês muito bom! Continua! Bons treinos :)

    ResponderEliminar