22 de maio de 2015

Chamemos-lhe uma espécie de duatlo

O mar enrola na areia. Ninguém sabe o que ele diz.
Bate na areia e desmaia. Porque se sente feliz.


Vou contar-vos um segredo: quando era pequenina, tinha medo da água. Não da água em si, claro, mas do mar. Em casa dos meus pais existe ainda uma fotografia minha, com cerca de dois anos, em que estou a berrar com ar aterrorizado em cima de uma rocha na praia que estava cercada de água. Tenho a certeza que, enquanto tiravam a foto, os meus pais riam embevecidos deste momento tão ternurento e potencialmente traumatizante para mim...

O certo é que alguma coisa nesta exposição aquática forçada feita por uns pais desalmados (brincadeirinha, Mãe! Gosto muito de ti!) deve ter resultado, porque hoje em dia não posso ver uma praia, ribeira, rio, lago, piscina, tanque, que não me apeteça logo correr e mergulhar lá para dentro. E nem sequer precisa de ser Verão. Hoje em dia, sofro muito mais quando não tenho água por perto.

Posto isto, voltemos à corrida.



Quando marcamos um treino junto ao mar num dia em que a temperatura vai estar na casa dos 30 graus, sabemos que não é uma escolha inocente. Sabemos que o facto de a praia estar ali a dois passos ajuda a superar demónios de corridas abrasadoras do passado e torna o treino mais fácil. Mesmo quando às 11h da manhã o sol já bate quente nas costas viradas ao céu enquanto subimos mais uma arriba.




E a praia está ali, quase deserta, envolta em neblina, convidativa… Cedo tão facilmente àqueles olhos verdes, azuis, cinzentos… Qual é a cor mesmo?


Largo os ténis de Cinderela fora de horas, largo a t-shirt e mergulho.



É da cor de um abraço fresco.

Foi o primeiro mergulho nesta praia que tem tanto de linda quanto de selvagem. Não é fácil conquistá-la, mas se calhar daí é que vem o encanto. Abandoná-la é igualmente penoso…




Mas o treino tem de continuar e já se perderam vários minutos na transição da "natação" para a corrida. Acho que vamos em último! J

O ponto de retorno.


Breve visita ao ponto mais ocidental da Europa.


O regresso foi um teste de resistência, já com a água do reservatório morna e o calor sem sombras do meio-dia. Apesar de ter posto protector, ainda me valeu um pequeno escaldão. 



Quando chegámos à Praia Grande, o enorme areal-asfalto, que tinha servido de aquecimento de manhã, já se encontrava repleto de gente.

Ao contrário do habitual, este foi um Domingo de treino curto em quilómetros. Foram apenas 13, mas duraram a manhã inteira. Acho que tenho de melhorar a técnica de escalada e demorar menos tempo nas etapas de "natação" (=jiboianço na água)... Mas, com este calor, quem pode censurar?!
J

Bom fim-de-semana!

22 comentários:

  1. Respostas
    1. Ihihih... Então?? :)
      Olha, sabes uma boa banda sonora para as viagens de carro a caminho destes treinos? :)
      https://www.youtube.com/watch?v=DFCwP2x953g
      (Lembraste-me e tive de ir buscar o álbum que tinha na casa dos meus pais. Sim, eu tinha o CD!!! :P)

      Eliminar
    2. ahahah fixe! Bons tempos, que acabaram quando comecei a trabalhar :P Se viste Humble na altura deste album eu estava lá de certeza! (na parte de trás do CD está lá uma foto muito embaraçosa minha ahah)

      Eliminar
    3. Yep, Flip! ;) Eu não conto a ninguém! ahah

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Às vezes as coisas mais simples são as mais perfeitas. :)

      Eliminar
  3. Rais...Menina...

    Enfim...olha, Domingo está ao virar da esquina ;)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou sábado. ;)
      Bjs, bom resto de fds!

      Eliminar
  4. Que maravilha.... isso de poder ir dar uma mergulho só naquela do "vou ali já venho para refrescar!" .. fantástico!!!! eheehehe

    Que belo treino!!! Aliás tu ultimamente esses treinos têm sido de meter inveja ehehe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, tenho de aproveitar enquanto duram :)
      Beijinhos

      Eliminar
  5. NOJOOOO... ;)
    Beijinhos

    P.S. Sabes o que era giro? Partilhares a tal foto contigo em cima do calhau a berrar :):):)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ihihih Tinha de me esmerar, porque sei que vem aí "nojoooo" do teu lado também! ;)
      Pois era! :) Tinha de digitalizar, mas é uma linda foto, sem dúvida! :D
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Ai suspiro... realmente as tuas aventuras de fim de semana são tão entusiasmantes como as das provas.
    Mais um excelente treino. Isto é que é imaginação, eu acabo por treinar sempre nos mesmos sítios. :)
    Bons treinos
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem de se viver cada corrida como se fosse a última! ;) Mas sim, tenho sido uma sortuda em poder fazer estes treinos...
      Beijinhos
      Bons treinos

      Eliminar
  7. Ai tão bom! Mergulho a meio do treino. Nunca fiz mas parece-me uma optima ideia :)
    Continuação de bons treinos!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é. Cuidado é com os raspões da roupa ainda molhada... Não que me tenha acontecido... ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Praia da Ursa, não é? Já a desci e subi em... chinelinhos de praia! :) Claro que ia só dar uma olhada (andava em passeio) e também não resisti a descer e a mergulhar. :)

    O Mar revigora, lava, limpa, purifica. É a sensação que sempre me dá. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é isso mesmo Ana, um mergulho lava a alma. :)
      Beijinhos

      Eliminar
  9. Fiquei com uma vontade enorme de ir ai dar um mergulho!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas não leves o chinelito, leva ténis! :) Quem avisa... ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  10. Espectáculo !
    Estes treinos é que fazem sentido para mim .
    É com treinos destes que se fica a ser "ultra".
    É assim , a viver assim , que conseguimos ultrapassar os desafios loucos que nos propusemos disto das corridas e provas.
    É com estes treinos que "atletas" como nós se superam depois nas provas , sejam no Geres , ou amadora , sejam de 70k ou mais ks ! ;)

    Assim faz sentido.

    ...mas o facto de estar 30º ao sol , não invalida que essa agua está geladaaa !!
    ...depois essa praia é mesmo um pequeno paraíso .
    Só peca em pormenores (ou pormaiores, mas nessa conbersa não entro) , enfim...
    :P


    Grande post , como sempre, parabéns...
    bjs
    ajb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ihihih não estava nada gelada, estava óptima! :) Já pensaste que não era a água que estava fria, era o ar que estava muito quente! :P
      São estes os melhores treinos e foi mais uma preparação rumo aos desafios. ;)
      Beijinhos

      Eliminar