13 de maio de 2015

GNR Trail Mafra

O ano passado esta iniciativa foi na minha Serra adoptiva, em Sintra, e foi um sucesso. Este ano, no Jardim do Cerco, ao largo do Convento de Mafra, a adesão ainda foi maior. Não tenho noção dos números reais mas, tendo em conta o que esteve à vista, não tenho dúvidas de que o número de participantes mais do que duplicou, com o consequente aumento dos donativos.
O “GNR Trail – Famílias contra a Violência” tinha tido uma excelente Organização o ano passado, e este ano renovou o título.

Com um mapa enviado de véspera com indicação dos locais de estacionamento gratuito, chegámos a Mafra eram cerca das 8h30 da manhã e, apesar do movimento, foi relativamente fácil encontrar onde estacionar. Sem surpresas, a fila para entrega dos donativos e recolha das pulseiras de participante já era grande, mesmo assim os escuteiros e voluntários tentavam agilizar o processo, e não devemos ter esperado muito mais do que 10 minutos.

No palco, um instrutor de Zumba animava as hostes. Já passava das 9h30 quando, simbolicamente, soltaram uma pomba branca e foi dada a partida.


Será uma prova cheia de gente do início ao fim, como poderão comprovar pelas fotos. Penso que o percurso esteve sempre bem assinalado, mas para ser sincera acho que nem olhava para as fitas, porque a corrente de atletas nunca escoou. Isso provocou alguns congestionamentos, mas sempre superados pelas “bocas” e boa disposição do pelotão.

Primeiro engarrafamento.
"Mas viemos aqui para correr ou ver a vista?" :)
Mais uma fila...
E a primeira parede!
A maior parte do percurso foi feita na Tapada, nomeadamente na área militar.

Treino dos Comandos.

Andámos por estradões, carreiros pelo meio de fetos e demais vegetação e até tivemos direito a passar um pequeno riacho, no Vale do Javali; (in)felizmente, não se avistou nenhum.




Houve pelo menos dois abastecimentos sólidos e, que me recorde, pelo menos mais três de líquidos, o que foi muito importante, pois o dia estava quente.



O percurso pela Tapada é bastante corrível, tirando uma ou outra parede mais típica, sem as quais este tipo de provas não teria tanta piada. Aliás, o Raide à Tapada de Mafra, em 2013, foi, até ao dia de hoje, um dos meus trails mais rápidos, com 02h29 para completar 21km. E o GNR Trail repetiu vários troços desse trajecto, o que foi bom para recordar esta zona que se tornou tão querida para mim.

Já da subida pouco inclinada, mas interminável, aos 14km é que não tinha saudades nenhumas! Mas lá se foi fazendo, um bocadinho “vamos correr só até àquela árvore ali” e outro bocado a caminhar “à trail”.
No entanto, já quase a chegar à meta, ganhei asas na travessia pelo interior da Escola de Armas e fiz os últimos 500 metros a uma velocidade de 4:20min/km. (Só para os meus amigos sem fé que comentaram este post verem que também consigo correr a esses ritmos, se quiser! Eu é que não quero… J )

Este Domingo já foram precisas 2h30 para fazer os pouco mais de 18km, mas foi uma manhã divertida e bem passada. E, já que estava por ali, claro que o dia tinha de terminar na praia. Uma praia na Ericeira que, nesta altura do ano, estava praticamente sem ninguém. Em duas horas de terapia solar e aquática, só lá apareceram mais duas ou três pessoas… Perfeição. J


Caso tornem a haver novos GNR Trail, é um evento que aconselho vivamente. De cariz solidário e mais familiar, mas com uma organização irrepreensível. Graças a estes eventos, já pude percorrer os túneis da Regaleira e agora zonas da Tapada que geralmente estão fechadas ao público. Recordo que a inscrição é gratuita, com base em géneros cuja lista de necessidades mais urgentes é previamente afixada. Acreditem que contribuem, mas saem de lá a achar que os grandes beneficiados são vocês, por viverem estas experiências. 

18 comentários:

  1. 2.29 em distância de Meia-Maratona mas em trilhos, é muito, muito bom!
    E então 4.20... ias a voar! :)

    Parabéns e beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ihihih A minha primeira 1/2 de estrada foi pouco menos que isso. :)
      Mas há poucas provas de trilhos onde dê para correr assim, pelo pelo para mim, claro! ;)
      Obrigada, beijinhos!

      Eliminar
  2. É sempre importante este tipo de eventos e em especial a adesão que parecem ter, seja pela componente solidária ou pura e simplesmente porque são bem organizados.

    Juntam-se ambas as 2 :) e fica-se com uma manhã agradável e bem passada e ainda bem.

    Bjs

    PS: em não comentei (o dito post) mas NEM duvidei que a Menina atinge essas velocidades, ou paces, ou...mas só para esclarecer essas outras mentes armadas em São Tomé (toque religioso pois hoje é 13 de Maio, só porque sim) , desta vez, na Tapada, estavas a correr, certo? Eu sei que estavas, percebes, não duvido, ainda mais estava fresco e o vento era de Norte e ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pfff, para quem comentou a 13 de Maio também mostras pouca fé!!! :P Sim, foi a correr... Humpf!
      :)
      Não é fácil gerir tanta gente, sobretudo os da caminhada, que eram mais de mil e tinham de ir de camionetas para o local da partida. Estiveram muito bem.
      Bjs

      Eliminar
  3. Vi algures os números dos participantes e eram cerca de 2400, sendo que 1600 eram para a caminhada. Ou então eram números de outra prova qualquer. :)

    De qualquer forma, uma prova onde o objetivo é ajudar, é sempre uma prova a ir. E tu foste e ajudaste e passaste uma manhã em cheio e ainda passaste por sítios que normalmente não se pode ir. Que mais queres? :)

    Tu passas a meta a alta velocidade, eu passo aos saltinhos. Parece-me bem! :D

    Olha, às vezes as organizações amadoras fazem um melhor trabalho que as profissionais.

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 1600 na caminhada?? Então ainda eram muito mais do que pensava! Mas sim, não me admira, eram muitas famílias, passámos por muita, muiiiita gente da caminhada nos quilómetros finais.
      É uma prova win-win. ;)
      "Alta velocidade" é relativo... :D Mas aos saltinhos também me parece bem.
      E isso das Organizações, sem dúvida.
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Dados oficiais:

    GNR Trail em números:
    Total de inscritos 3042
    Participantes no GNR Trail: 2.476
    Participantes no Trail: 875
    Participantes na Caminhada: 1.601
    Famílias participantes nas Atividades: 150
    Ferimentos ligeiros 5;
    Assistidos no local 5;
    Evacuados para Centro de Saúde: 4
    Assistidos na Tenda de campanha: 20
    Alimentos recolhidos (sem exatidão) + de 3 toneladas de alimentos mais bens não alimentares!

    Para mim este tipo de eventos fazem tanto ou mais sentido , que os "outros" !!
    Quando se pode "aliar" as duas coisas , ainda melhor ! :)

    Gostava que algumas das provas famosas e com as organizações mais "espalhafatosas" das nets e facebooks e assim... , e essas carradas de treinos organizados e mais não sei o quê... , fizessem tambem uma "parte" solidaria , em vez de encherem os bolsos ou de só servirem para publicidade ou de só quererem aparecer nas nets, mas tábem !!
    Enfim , desculpa o desabafo.

    Mafra , a sua Tapada e arredores (toda a região saloia em particular, mais o seu pão-com-chouriço) , suas praias desertas e pequenos locais de piqueniques e afins , são muito especiais para mim !

    Parabéns pela participação.

    Continuação de bons treinos e provas...
    bjs
    ajb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo update dos números! Sei que era uma catrefada de gente, isso sim! :) E esteve tudo muito bem.
      Pois, há Organizações mais careiras que outras... ;) e umas melhores que outras, mas isso agora é "discussão" como a dos bastões, neverending. :P Esta, como pudemos comprovar, manteve a qualidade nos dois eventos, e parece-me que já preparam um terceiro!
      "Pão com chouriço", agora é que falaste bem! ;)
      Beijinhos

      Eliminar
    2. No seguimento do meu desabafo de cima , o merecido é devido:

      DC_Rainmaker

      O senhor Sá encheu os bolsos de certeza ( e merecidamente) , mas tambem faz muito destas acções solidarias .

      áhhh , e parabens pelo k a 4:20' , muito bem...nunca duvidei...





      ...não sabia é que se podia ir de bicla !! :P

      Eliminar
    3. Porque é que o link aparece como "DC_Rainmaker"?? Estranho... :) Mas nada contra quem ganha dinheiro com isso. E podendo contribuir ao mesmo tempo, melhor ainda.

      Gozaaa.... -.- Nem vou comentar!!

      Eliminar
  5. Vou-me focar no essencial... tu a 4.20min/km, só com a força das tuas pernocas??? Só vendo :P:P:P
    Pronto, pronto... não te enerves que ficas com rugas ... eu acredito, a sério :)
    De resto parece-me um evento onde aqui o Perneta Velhadas gostasse de participar... pode ser que daqui a uns 5 ou 6 anos seja aqui à minha porta :) .... Sintra, Mafra... depois Óbidos, Figueira da Foz, Aveiro e finalmente Canedo (é sempre a subir).... que achas? ... ou estas borlas são só para vocêzes aí por baixo???? Achas justo? ... vou fazer queixa à policia...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso há registo escrito e provas visuais e testemunhas, mas tu, como amigo, devias acreditar na minha palavra! Cambada de S. Tomés, pah! :)
      Queixa-te à GNR! :P Por acaso era um evento giro para ires com as tuas meninas. Mas aí em cima ouvi falar de uns tais Trilhos dos Pernetas, que também me parecem muito bem... ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  6. MAs ela consegue ou nã consegue correr a 4:20min\km... tomem lá :D ehehehh

    Eu também adorei, não conhecia estas iniciativas da GNR mas fiquei fâ e estou desejosa da próxima :D
    Foram fantásticos em tudo!

    E logo no primeiro trânsito aquele Homem que gritava desalmadamente que "Quero CORRER!!!!!" ouviste?! ahahhahah Foi lindo!!
    Passou por mim um que ia a dizer o pai nosso todo certinho!! :)

    Adoro a animação no trail!!!

    Olha e não é que fiquei triste? Tão eu fui para ver javalis e afinal nem vê-los!!! Comentei isso com o pai ehehheeheh Tiveram medo!! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ihihih sim, acho que ouvi! :) Mas a rezar nunca apanhei ninguém (pelo menos em voz alta...) :)
      Pois, já no Raide também não vi javalis, só gamos. Desta vez vi cavalinhos e já não foi mau.
      Beijinhos grandes

      Eliminar
  7. Muito fixe sim sra. Também gosto muito daquela zona e a motivação é um extra. Mais um ano que não fui a este trail. Bom, mas este fim de semana não me posso queixar :)
    Mais uma boa experiencia parabéns.
    Bons treinos e boa recuperação.
    Bjn

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa prova! Diverte-te no "teu" Alentejo! ;)
      Bjs

      Eliminar
  8. Não fosse ter corrido as Lampas na véspera, e teria lá estado também. Pelo que conheço e pelo que descreves...foi mesmo pena não ter ido...mas as pernas ainda estavam... sem condições!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazias a prova mais devagarinho! :) Eu não fui às Lampas, mas por acaso havia lá quem tivesse ido às duas... Não descansam! :)
      Beijinhos

      Eliminar