10 de junho de 2015

A(s) minha(s) Estrela(s) - Lenda e Realidade

"Esta é a história de um pastor pobre que vivia numa aldeia triste e tinha por única companhia um cão. Este pastor fitava o horizonte e o seu coração enchia-se de esperança de um dia viajar para além das montanhas que envolviam a sua aldeia. Uma noite de luar em que o pastor olhava o céu estrelado, desceu até ele uma estrela pequenina com um rosto de criança que lhe falou do seu desejo. Estava ali por vontade de Deus, para guiar o pastor para onde este desejasse ir. A partir de então, a estrela nunca mais abandonou o pastor, sorrindo-lhe do céu noite após noite. Até que veio o dia em que o pastor tomou a decisão de partir e chamou a estrela. Os velhos da aldeia abanaram as suas sábias cabeças a tamanha loucura. O pastor partiu e caminhou durante intermináveis anos. O seu cão não aguentou a dura jornada e ficou pelo caminho, marcado por um sinal de pedra. O pastor chorou e continuou em busca do seu destino, envelhecendo junto com a estrela até que um dia chegaram ao seu destino, à serra mais alta, a que ficava mais perto do céu e ali ficaram juntos. O rei da região mandou-lhe emissários com promessas de poder e fortuna em troca da estrela. O pastor respondeu-lhe que a estrela não era dele mas do céu e que nunca a abandonaria. A lenda diz que ainda hoje da Serra da Estrela é possível ver uma estrela que brilha mais do que as outras, de saudade e de amor por um pastor."

Lenda da Serra da Estrela




Esta é a história de uma menina pobre que vivia numa cidade triste e tinha por companhia os seus sonhos. Esta menina fitava os prédios que lhe encobriam o horizonte e o seu coração enchia-se de esperança de um dia viajar para a montanha mais alta e abraçar o infinito. Uma noite, enquanto navegava na Internet, descobriu a prova que lhe permitiria realizar o seu desejo. Estava ali, o OMD, para guiar a menina nesta conquista da sua Estrela. A partir de então, o sonho nunca mais abandonou a menina; iria conquistar não uma, mas setenta estrelas, e essa expectativa sorria-lhe nas noites antes de dormir e nas horas vagas do trabalho. Até que veio o dia da partida e a menina quase que chamava o Gregório com o nervosismo. Os velhos do Restelo abanaram as suas sábias cabeças a tamanha loucura. A menina partiu e correu durante intermináveis horas. Quase que não aguentava a dura jornada e temeu ficar pelo caminho, quando tropeçou numa rocha e bateu com os joelhos. A menina sentou-se nessa exacta rocha e chorou, de cansaço, exaustão, mas depois parou, olhou em volta, e seguiu o seu destino, envelhecida em físico mas de espírito renovado, até à meta mais desejada, a mais perto do céu, onde finalmente se reuniu com as suas 70 estrelas. Foi já de noite que ela chegou, entre fotos e sorrisos de desconhecidos, outros parceiros de jornada e companheiro de luta, que entendem que poder e fortuna era aquele momento. Parabéns, diziam eles e ela respondia que as estrelas não eram verdadeiramente dela, mas agora nunca mais a abandonariam. Esta história diz que ainda hoje, da Serra da Estrela, é possível ver a Constelação 70K, que brilha mais do que as outras, de saudade e de amor por uma menina.


História Real de uma Finisher do OMD 70k

45 comentários:

  1. Sniff... parabéns "menina que corre que se farta" ... tou emocionado, com o teu feito e com este texto ... sniff ... ahh... e parabéns!!!
    Beijinhos

    P.S. ia dizer que não precisavas de escrever mais nada sobre o assunto, nem postar fotos nem nada ;) ... mas quero, mais, EXIGO um relato pormenorizado, daqueles à "menina que corre pra cara...go" para eu correr contigo nessa descoberta das "tuas" 70 estrelas ... que inveja tenho de não ter estado aí ... era a alternativa perfeita para S.Mamede, mas um grupo de clientes suiços inviabilizou a coisa :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Obrigada...
      É um relato que vai demorar (ainda) um bocado mais do que o costume, ainda estou a assimilar tudo, ainda não saí da Serra! :)
      Teria sido uma boa estreia nos 100k para ti, com sorte terias tido companhia e direito a uma foto em pleno nascer do sol nas montanhas! ;)
      Beijinhos

      Eliminar
    2. :) .... se a companhia a que te referes é aquela que penso, esquece ... não tenho pedalada para ele .... se tivesse a idade dele, quem sabe :):)

      Eliminar
    3. ihihihi...
      Bora lá !!
      ...despachem lá isso que para o ano não quero ir ás 100 Milhas sozinho ! :P

      Andamentooo... ;)

      Eliminar
    4. 100 milhas??!! Elá! E anuncia-se isso assim, por aqui? Olha que ficou escrito... ;)

      Eliminar
    5. Olha o que eu vim aqui saber.... vem aqui um gajo lembrar a menina que a malta continua à espera do relato e dá de caras com esta revelação .... 100 milhas dá...x2 vezes o PI a dividir pelo PIB da Venezuela de 1952, a multiplicar pelo perímetro do rabo da Kardashian ...hmmm ... onde é que eu ia? ...ahhh ... noves fora...deixa cá ver.... dá .... O QUÊ???? Tá doido o moço..... é mandar interna-lo...

      Meninos (aproveito e dou o recado aos dois) - CADÊ DA M$%#%#$ DO RELATO DO VOSSO OH MEU DEUS?????? É preciso eu ir aí??? Despachem-se que u gajo não aguenta.... tenham dó do velhinho :)

      Eliminar
    6. No meu caso, foram mais de 13 horas de prova, ora, segundo as tuas contas: x2 o PI a dividir pelo PIB da Venezuela de 1952, a multiplicar pelo perímetro do rabo da Kardashian...
      Dá... hmmm, o relato deve estar quase a sair... ;)

      Eliminar
    7. Mas já alguém mediu o perímetro do rabo da Kardashian??

      Hummmmmmm...

      Eliminar
  2. A tua paixão dá-te alegrias indescritíveis. Estou sem palavras... Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho sido uma grande sortuda, pelas experiências e memórias.
      Beijos

      Eliminar
  3. Muito bom!
    O texto e a ESPECTACULAR façanha que conquistaste!
    És fenomenal em persistência e coragem e um exemplo

    MUITOS PARABÉNS!!! :)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, João. :)
      Não sei se será coragem... Eu quero MUITO, e isso é que me ajuda nos momentos menos bons. Fico agradecida por ter tido oportunidade de completar mais uma experiência fantástica.
      BEIJINHOS :)

      Eliminar
  4. Não tenho muito a dizer, apenas que a façanha e o teu merito apenas é igualado pela escrita e capacidade de nos transportares nos teus sentimentos, sejam dores sejam alegrias.

    Bjs

    PS: vê lá a tua capacidade, doi-me que se farta o joelho direito ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E não é que o joelho que ficou em pior estado foi mesmo o direito??! Espectáculo... :)
      Obrigada. ;)
      Bjs

      Eliminar
    2. o meu "joelho à Mantorras" tb é o direito ... podemos formar um clube??? Pensem nisso....

      Eliminar
    3. Hehehe... estiveste bem :) ... LIKE!!!

      Eliminar
    4. Boa! Laique!

      Temos que fazer reunião para decidir se teremos uma comissão para opinião sobre a eventualiade de ter t-shirts condizentes!

      ou então...

      Eliminar
    5. Tendo em conta a temática, proponho umas joelheiras. Em azulinho para as meninas e azul escuro para os meninos? Que achais? Pode ser que se consiga o patrocínio de alguma farmácia, mandamos estampar o nome!

      Eliminar
    6. Calcio + ou Calcitrin ou Viver Mais ou... A ideia das joelheiras é excelente mas discordo das cores, claro!

      Tons de verde, não? Reparem, é apenas uma questão de coerência, se é para usar maioritáriamente no mato e nas idas às USF (googlem sff) mais valer ir camuflado e com um toque ecológico!

      hmmm, vejo aqui potencial :)

      Eliminar
    7. Ihihih :)
      Uma pessoa escreve uma crónica tão linda e cheia de sentimento e "ódespois" só desestabilizam... ;)

      Eliminar
    8. Patrocinadores: Calcio+, Corega, Libidum fast, pantufas confort gel, Minisom, Lindor...

      Ficamos com o equipamento completo

      Eliminar
    9. Acho que vou ter de pôr o limite nas marcas com publicidade manhosa feita pelo Futre...

      Eliminar
    10. Alto!!! Parou tudo!!! Já tratei da coisa .. democracia a mais só dá nestas confusões, temos que dividir para reinar, decidir, ter mão firme mas dar a impressão aos outros que eles ajudaram na coisa ... os "Joelhetas" vão ter joelheiras sim senhor, e serão unissexo, azuis (a menina é que sabe) com umas listas brancas verticais todas catitas ... as T-Shirts serão a fazer pendant (caso contrário seremos censurados pelos RBR) e o nosso símbolo será um dragoom com um cajado .... teremos tb uma fotografia do Papa nas costas para dar sorte e força naquelas alturas que a gente sabe ... (não é o Francisco, é o verdadeiro carago, o nosso Pintinho ... ainda pensei por a Fernandinha em bikini tb mas é melhor não ....a possibilidade de ela ser trocada por uma mais nova é grande ... não temos orçamento para andar sempre a trocar de camisolas) ... os patrocinadores são todos e mais alguns, cá não somo esquisitos, venha de lá o pilim dos amigos chineses do Futre que eu não me importo ... e pronto, para já é isto .... ahhh... tb assumi unilateralmente a presidência do clube, paga naturalmente, pois é um lugar de responsabilidade ... não precisam de agradecer, eu sei que se sentem honrados por terem a possibilidade de estarem assim num grupo comigo... tratem-me por Grande Lider sff.... não se esqueçam é de mandar os 50 € de cota mensal para minha casa, mensal quer dizer todos os meses (para que não haja dúvidas), sempre até ao dia 5.... Ó Zémi .... queres entrar? Se ainda não tiveres um joelho espatifado, passas por cá que a malta desenrasca isso, tenho um amigo do bairro do cerco que faz isso com todo o gosto e nem leva caro ... se fores adepto de um clube aí da 2ª circular (qualquer um) eu acho que ele até te parte um joelho de borla, e o 2ª é gratuíto.... como podem ver, tudo sobre controle ... inté companheiros de luta!!!

      Eliminar
    11. É o que eu digo, escreve uma pessoa uma posta tão fofinha.... -.-

      :P

      Eliminar
    12. opahhhh, ainda não parei de rir, desculpem...

      Posta fofinha? mas foste à serra da estrela ou a miranda do corvo? (posta mirandesa...ok, esquece, os mesmo comprimidos que o Joelheta Mor, Perneta Mor, opah, o Carlos, não tomou eu também me esqueci).

      Eliminar
    13. Vou censurar os vossos comentários!!!
      Como diz o outro Joelheta "democracia a mais só dá nestas confusões"...
      ;)

      Eliminar
    14. Carlos... agradece a preocupação do sr. do Bairro do Cerco mas já tive um problema no menisco e resolvi nunca mais jogar futebol (vá mais ou menos). E sim sou adepto de um clube da 2ª circular (por falar nisso deixa-me espreitar o Marquês de Pombal para ver se hoje ganhamos outro "titalo"... olha tanta gente...ganhamos, ah não são os santos populares e o nosso messias agora está de verde!?!?!?) Enfim, já faço parte do clube, jovem mas Joelheta

      Eliminar
    15. O clube ainda está em formação e já temos o primeiro nome na lista negra ... PAREBÉNS ZÉMI!!! Como prémio o meu amigo vai-te fazer uma visita a casa, nem precisas de te deslocar (deslocar querias tu, ele é mais partir mesmo, trucidar e às vezes até amputar.. depende do estado de espirito na altura) ... e não te esqueças dos 50 euritos do mês de Junho... era até ao dia 5

      Eliminar
  5. Parabéns grande atleta!
    Muito bom!!! Os 70 km do OMD são teus, conquistaste-os e superaste as dificuldades!
    Estás em grande forma!
    Boa recuperação e venha de lá esse relato completo :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Mas agora é que eu acho que me apercebi que a minha forma não está assim tão grande (coisa)... lol ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Parabéns pela conquista da Estrela!

    Bjs!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Luís! Acho que me conquistou mais ela a mim. :)
      Bjs

      Eliminar
  7. Pela qualidade do "texto aperitivo" antevê-se mais um post "daqueles".
    Parabéns pela conquista da constelação 70K. Está imparável! Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Paulo.
      Vamos lá ver o que vai sair... :)
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Anónimo11/6/15

    Aqui e agora! Acabadinho de ler e digerir, devagarinho... para não engasgar! Sem palavras! Só emoção... muita. Obrigado pela partilha. Lindo! Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Pedro. :)
      E, no caso desta experiência, as palavras vão ficar sempre aquém...
      Beijinhos

      Eliminar
  9. Rute 70ks... ainda faltam as fotos mete nojo (não é minha a expressão) e o melhor de tudo: O entrelaçado de palavras para nós "desfrutarmos" verdadeiramente.
    Parabéns do tamanho do mundo.
    Bons treinos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. :)
      Desta vez não há muitas fotos, mas há algumas de qualidade elevada. ;) Mas nada irá fazer jus...
      Por enquanto é mais bom descanso!
      Bjs

      Eliminar
    2. eu cheguei a dizer que este post está espectacular? Não? ainda bem

      Eliminar
  10. ...estou aqui á 15 minutos , para escrever este comentario e não consigo achar as palavras que descrevam o que me vai na alma , corpo e cabeça , para expressar a tua prova , a tua historia e a tua conquista !


    Aviso desde já que se na "posta" oficial que vais fazer, soltar uma lagrima , vais-me ficar a dever um portátil novo ! ;)
    Um velhadas insensível e besta como eu não se pode emocionar desta maneira !! :P


    Orgulho!

    Obrigado!

    bjs
    ajb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ihihih Tu, emocionado? Como nas chegadas das pessoas à meta?... ;) :P
      Vamos lá ver, vou-me esforçar para teres direito a um portátil novo. :)
      Obrigada...
      Bjs

      Eliminar
  11. Uau! Adorei! Parabéns pela conquista!

    ResponderEliminar