2 de junho de 2015

Kms de Maio e o galanço das t-shirts

Contagens do mês de Maio

- Distância:  199* km  ( 18 actividades)
* Mas porque é que não fiz mais 1 quilómetro para arredondar para 200, porquê??? Estou que nem posso... (#ocd)
   . em estrada: 113.4
   . em trilhos: 85.6
- Horas a correr: 27:54:14
- Ganho de elevação total: 4276  metros

(Total ano: 1020.5 km)

Kms a pedalar: 25,5 (1 actividade)

E eis que em 5 meses atingimos a belíssima contagem de 4 dígitos em quilómetros, bem na média dos habituais 200km/mês. Tenho de começar a apontar também os quilómetros pedalados que, apesar de terem sido fraquinhos este mês, têm vindo a ser cada vez mais significativos e complementares para a minha corrida, embora a um nível ainda ligeiro e recreativo.

O Galanço das T-shirts

No treino de ontem passei por um homem que levava uma t-shirt da mesma corrida que eu e isso foi suficiente para ficarmos automaticamente os melhores amigos de sempre (só naquele exacto instante). Ou seja, olhámos, rimos e acenámos, o que é quaaase a mesma coisa que "BFFs".

Engraçado este galanço de t-shirts de que só me comecei a aperceber melhor ultimamente. Cada vez se vê mais gente a treinar com as t-shirts das provas, o que contribui para uma distracção extra naqueles dias em que correr está difícil... Eu não sou excepção a esta proliferação. Com tanta t-shirt de provas em que participei é raro precisar de comprar mais algumas. (Se não têm t-shirts para correr, é porque não participam em provas suficientes!)

Ao início estranhei o olhar que ia automaticamente da cara para o peito, ou vice-versa... Não sendo eu uma versão Baywatch avantajada da corrida e visto que os olhares vinham também de outras raparigas, demorei algum tempo a perceber que me estavam a medir a t-shirt que tinha vestida.
Ainda me lembro há uns meses quando passei a correr e outro atleta ergue o polegar e me diz "Boa prova!" e eu, que corro rápido mas não tanto ;), vi logo que ele não podia estar a confundir o meu treino com uma competição e aí percebi que se estava a referir ao TNLO, t-shirt que trazia vestida na altura.

Desde aí tenho também prestado mais atenção às indumentárias e, depois de uma cuidadosa observação (olhares esquivos em 2 ou 3 treinos), constato o seguinte:
- As t-shirts mais usadas são as das Meias Maratonas das Pontes: Vasco da Gama e 25 de Abril. Do ano passado e anos anteriores.
- A Corrida do Tejo também tem grande representação (acho que o pessoal acha piada a correr de dorsal integrado).
- Aqui há uns anos valentes (se não me engano, 2005) existiu uma corrida da RTP que ofertava uma t-shirt de algodão da Adidas que ainda hoje é usada por alguns resistentes (já vi versão laranja e versão branca).
- Vejo poucas t-shirts de trails.

Na semana passada passei por um homem que tinha uma t-shirt do GTSA amarela que eu desconhecia e fiquei: "mas quem é o senhor e em que ano foi à Serra d'Arga e porque é que não me avisou da existência desta prova logo na primeira edição??!". Tudo questões pertinentes que ficaram sem resposta porque não fiz esta pergunta em voz alta, como é óbvio. Embora tenha ficado a olhar para a t-shirt, virando inclusive o pescoço quando o homem passou, para ver a parte de trás. Ou seja, eu estava a galar uma t-shirt da mesma forma que os homens fazem quando passa uma rapariga jeitosa. :)

Digam-me que também fazem o mesmo... (Com as t-shirts, não com as raparigas/rapazes jeitosa/os).

30 comentários:

  1. Sim! Aqui há umas semanas comecei a reparar que a t-shirt roxa da meia-maratona aqui do burgo estava a aparecer cada vez mais nos corredores com quem me cruzava. E apetecia-me fazer-lhes thumbs up de cada vez que os via, na tal do 'ah, também sofreste nos 8 km iniciais, não foi ;) '. Sendo que aqui as t-shirts são entregues só no cruzar da meta e têm a palavra 'finisher' inscrita, tem-se a certeza que a pessoa acabou mesmo a prova, e não se inscreveu só para a poder ganhar mas correr, está quieto :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah! Para a próxima faz-lhes mesmo thumbs up, acredita que vão ficar contentes! (Ou então "WTF?..." :) Mas, sobretudo, contentes. ;) )
      Beijinhos

      Eliminar
  2. ahah faço pois! E eu sou dos que já não compra uma tshirt há anos. Olha, nem de propósito li isto hoje na página do Duarte Canário (Lonesome Runner):

    "Apesar de existirem sempre os que se vestem como se a prova fosse começar dentro de 15 minutos, sistema de hidratação incluído, a maior parte garante apenas que tem vestida a T-Shirt de uma prova que lhes é especial.
    Uma feira de vaidades para ver quem já terminou a melhor corrida.
    Vejo um sujeito passar com um colete de finisher da Serra d'Arga 2013, para mostrar a todos que não é de modas e já anda nisto desde início.
    Um traz a blusa da Maratona de Boston 2015, para demonstrar que é rápido e rico.
    E outro com a T-Shirt do Madeira Island Ultra Trail deste ano (a prova foi em Abril!), para mostrar que é imparável e homérico. Superior a QUASE tudo aquilo que vê, e só porque é católico e acredita em Deus.
    Eu faço a nota mental para não voltar a usar nestas situações, a t-shirt da Milha Urbana de Aljustrel."

    https://www.facebook.com/lonesomerunner/posts/767855596657080:0

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahah, também li! Por acaso, não sei se é por ser rapariga (provável...) mas o meu critério para escolher t-shirts de provas para vestir é: as que me ficam melhor! :) Só se já não tiver as melhorzitas disponíveis (tudo para lavar) é que vou buscar os "sacos de batatas". :D Nesse aspecto, há uma Organização em particular que em modelos de t-shirt feminina é das melhores, estou sempre a usar e lavar as 3 t-shirts deles! lol

      Eliminar
    2. Qual é? Acho que 90% das minhas t-shirts são da Rolly ou Rollin ou lá como é que aquilo se chama.. As da Makito não gosto nada, mas por exemplo em Portalegre deram uma da 42k que gosto muito, nunca tinha apanhado mas já me disseram que há várias organizações a dar.

      Eliminar
    3. Sim, a maior parte das minhas também é assim.
      As da Horizontes são muito boas (também, com os preços das provas....), têm mesmo corte feminino e o tecido não é mau. As t-shirts do Trail do Zêzere também gosto. Geralmente são estas 5 que uso mais.
      E, num género e tecido diferente, a t-shirt e jersey do GTSA são as de melhor qualidade, mas quentes para o Verão.

      Eliminar
    4. Anónimo4/6/15

      Podia ser pior... A légua nudista...:)
      (Hugo Batista)

      Eliminar
    5. Já vi um ou dois rapazes em provas a usar essa t-shirt da Légua Nudista... Ou seja, nenhuma. ;) Mas não deve dar jeito com a mochila. :)

      Eliminar
  3. Eu uso camisola de algodão branco!

    Ou a fazer publicidade a hipers ou partidos politicos!

    Por isso quando as corredoras olham e galam é mesmo para mim!
    Pronto.
    Ok, também há os engraçadinhos que fazem provas com a camisola do ano anterior...pff

    O algodão é subestimado, o poliester não!

    Bjs

    PS: acabei uma aula de spinning...acho que andei nao oxigenei o cérebro...

    PS2: mais importante que os km mensais e o acumulado é o km que falta!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahhhhh, então és tu o senhor da t-shirt branca do Avante de 1996!!! :P
      Bjs
      PS: Ihihih vai comer qualquer coisita para a frqueza. ;)
      PS2: Eu seiiiiiii... :S

      Eliminar
  4. Eu costumo olhar para a tshirt, sapatilhas e para as pernas (das senhoras, aquelas bem torneadas)... Em relação às tshirts de trail, a malta que costuma correr no alcatrão não vai aos trails e mesmo que vá não as usam em alcatrão mas sim nos trilhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para os ténis também olho, mas como não ligo muito às marcas só me chamam a atenção se forem completamente despropositados (aqui há uns tempos vi dois rapazes a correr, um com uns Sanjo e outro com uns All Star....)
      Olha, eu uso as t-shirts de trail nos treinos semanais (estrada) e já usei uma t-shirt da Meia Maratona da Vasco da Gama num treino de trilhos... Sou uma rebelde!!! ihihih ;)

      Eliminar
  5. Então? Faltou 1km apenas ....tssss... não te estou a reconhecer :P ... andamos muito próximos nos km acumulados ..hehehe ...
    Quanto às T-Shirts não compro nada à anos .... aliás, 1x por ano tento fazer uma limpeza no armário das corridas (sim tenho um armário das corridas), e ofereço algumas das camisolas que já não uso ... mas é difícil fazer essa escolha, todas tem uma história para contar. As que ficam são usadas nos treinos, e escolho quase sempre as mesmas, muito por gosto pessoal mas, confesso, às vezes tb por vaidade, ostentando as das Maratonas ou das Ultras ... embora aqui por Canedo isso não conte para nada :) ...ainda se fosse uma da competição de sueca organizada pelo Café Mirante ... isso sim, é de valor :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "ainda se fosse uma da competição de sueca organizada pelo Café Mirante".... ahahah :D CLARO que tem muito mais valor, não percebo a dúvida!!! :)
      Também vou ter de fazer limpeza às t-shirts em breve mas, lá está, é como dizes... Algumas nem uso, mas têm valor sentimental. Nunca vou mandar fora, por exemplo, a t-shirt da S. Silvestre dos Olivais de 2011, a minha primeira! :) Apesar de me parecer um pijama... :)
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Eu reparo em tudo! Sobretudo, nas meninas. Gosto de ver o que usam e como usam.
    Gosto de analisar a evolução das "modas" e constato que entre hoje e há um par de anos atrás evoluiu-se bastante e para melhor.
    Nos homens também reparo em tudo. Tudo, mesmo! ;)
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ihihih entendo-te... ;)
      Também reparo nas outras meninas e há algumas com uma elegância natural tão grande, que mesmo com sacos de batatas vestidos ficam bem. Mesmo aquilo que preciso de ver quando vou naqueles treinos horríveis, descabelada, suada e a arrastar-me... :)
      Bjs

      Eliminar
  7. Claro que nos treinos ao passar junto de algum/alguma atleta, espreito qual a corrida a que foram. É, como dizes, uma boa distracção :)

    Argh... 1 quilómetrozinho apenas para os 200. Porquê, porquê? (ler com entoação de desespero)
    Agora a sério, já ultrapassaste os mil quilómetros este ano?!?!?!?!? E penso eu que estou a treinar muito, eh eh

    Beijinhos e força (a esta média chegas ao final do ano com 2.400!!!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que no domingo ainda estive tentada a sair só para fazer 1km! Mas controlei-me... ;)
      Não sei se serão kms a mais ou a menos para os objectivos, mas são os possíveis e feitos com gosto (a maioria, pelo menos). :) É provável que se mantenha esta média, vamos ver!
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Eu por acaso nem ligava muito às T-shirts. Reconhecia apenas aquelas que já conhecia, tentava sim ver com quem me cruzava. Agora meteste-me o bichinho...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também era um bocado desligada, geralmente vou perdida em pensamentos... Mas agora no Verão vê-se mais gente e é uma boa distracção!

      Eliminar
  9. GUILTY! =)
    Sim, eu também olho (desde sempre) para as t-shirts que homens e mulheres usam quando correm. Acho sempre uma boa distracção ver a que prova foram e normalmente comento sempre com o Vitor, "olha aquele foi a x, aquela foi a y".

    Bons treinos Rute!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que não ligava muito. Também porque sou um bocado pitosga e só vejo bem as t-shirts quando já estão a passar por mim. lol :P
      Bons treinos para vocês!
      Beijinhos

      Eliminar
  10. Esse km que falta... é só 1/200... ou seja um cagajésimo! Não ligues! :)

    Tenho tantas t-shirts que já estou a precisar de um móvel do IKEA para as guardar!

    Já era altura de os eventos começarem a oferecer calções de corrida! Porque não? Personalizados... deviam ficar bem fixes!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ihihih Na prática aquele 1km não faz qualquer diferença, só psicologicamente... :P
      Olha, apoio! Calções, para variar! ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  11. "Vejo poucas t-shirts de trails."
    Andas a treinar nos sítios errados... :P

    Como é que não saíste de casa às 23h55 de dia 31 para "acertar" os km's?!?!?
    Bjnhs,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, claramente ando a treinar nos sítios errados... ;)
      Ainda pensei nisso! :P
      Beijinhos

      Eliminar
  12. Vês ??? 199k e o mundo não acabou !! :P

    Aqui na minha zona é as provas de estradas que "predominam" !
    Então quando vou á pista do clube cá da terra treinar , é vê-los e vê-las todos vaidosos e vaidosas com as penas ao alto e as tshirts desfraldadas em "riste" , como que a gritar:
    "Sim , eu estive lá , corri , e estou na moda" !! ;)

    Eu é mais ao contrario !
    Não ligo nenhuma ás dos outros.
    Tenha a minha cagança bem vincada das minhas provas !
    ... , e sempre que posso vou para a pista correr ou mesmo só para o show-off , mostrar a minha ultima conquista\aventura !

    Por exemplo esta ultimo colete , quase que ando com ele á um mês ! :P


    Continuação de bom galanço (acho que nunca tinha escrito esta palavra na vida, obrigado por isso) :P , e de bons treinos.
    Força nas canetas e andamento...

    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não acabou... AINDA! :P
      Lol Tiras o colete para tomar banho e dormir, pelo menos? ;)
      Eu também acho que nunca tinha escrito galanço e tive, inclusive, de ir confirmar se era mesmo assim que se escrevia. :) De nada. :P
      Bjs

      Eliminar
    2. Eu nunca atinha escrito cagajésimo... :)

      Eliminar
    3. :D
      E és capaz de ter inventado um neologismo. :P Eu gostei, acho que pode pegar! ihih :)

      Eliminar