2 de julho de 2015

Rali das Praias - Ericeira

(Aviso: pouco texto e muitas fotos. Não recomendada a leitura em dias de calor!)

Como o corpo ainda não está para grandes correrias, e no seguimento dos dias quentes que pedem treinos "duatlos", aquele sábado de trinta e alguns graus de temperatura foi dia de treino na costa da Ericeira.

O itinerário.

Já a uma hora tardia para um dia que se anunciava quente, mas ainda com uma aragem fresca que vinha do mar, demos início ao treino. Partindo de Ribeira d'Ilhas, seguimos para Norte por um trilho que abandona o areal, passando pelas arribas junto às praias Cave e Crazy Left,






para depois descer ao areal da praia com o curioso nome de Coxos...


(Já se chamava assim antes de eu lá passar a correr, por isso a culpa não é minha. :))

Até aqui o percurso repetia mais ou menos os quilómetros iniciais da Ericeira Trail Run, que a seguir à praia (dos) Coxos atravessava a Vila para começar a entrar em trilhos mais rurais. No entanto, desta vez optámos por continuar junto ao mar até à praia seguinte, S. Lourenço.


Para lá chegar pela zona das arribas existe um percurso pedestre engraçado, que permite ter uma vista diferente do mar e falésias.



No entanto, é bastante escorregadio devido às ondas que alcançam as rochas na maré cheia e às pequenas quedas de água que criam aquela espécie de musgo escorregadia junto à berma. 

Algures por ali existe um "caminho".

Obviamente esta parte não dá para correr e tem de se escolher bem as rochas onde meter os pés. Aconselha-se o uso de ténis com boa tracção ou então irem descalços mesmo.


A praia já tinha bastante gente a esta hora, estava calor e a areia era grossa, mole, daquela que afunda o  pé até ao tornozelo. A tentação de um mergulho era grande mas o treino contava com apenas 6 km. Resolvemos explorar um bocado a freguesia de Santo Isidoro, onde fiz a única grande subida do treino e sem parar :) (as arribas da Ericeira não têm nada a ver com as de Sintra) e depois voltar para trás pelo mesmo percurso, de forma a aproveitar a brisa fresca da costa.


Este trilho consiste maioritariamente em estradão de terra seca, com algumas (poucas graçasadeus) zonas de areia e ainda uns quantos single-tracks pelo meio dos canaviais, os meus favoritos.


Pelas pequenas pontes e sinalizações encontradas, deu para perceber que é um percurso frequentado por praticantes de BTT. Felizmente não houve encontros imediatos.




Regressámos à praia de partida com cerca de 15 km de treino. Não foi muito, mas foram quilómetros bem suados. As praias visitadas fazem parte da Reserva Mundial de Surf da Ericeira e, do itinerário, apenas ficaram por conhecer a Reef e Pedra Branca. Parece que vou ter de lá voltar! :)

Após a corrida seguiu-se, como é óbvio, a parte da natação. O difícil foi ter de escolher a melhor piscina... ;)

18 comentários:

  1. Só te faltou uma prancha para algumas partes do percurso! :)

    ResponderEliminar
  2. Bom dia :)

    Adoro a praia de S- Lourenço mas fico-me pelo areal :)

    Treino interessante, com caminhos que pelo que percebi são diferentes do habitual.

    A areia não é definitivamente a minha praia (sim, malta da MDS e Légua Nudista do Meco, temos pena, não me vêem lá!) .

    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia!
      Pelo que me pareceu, a praia de S. Lourenço era a mais frequentada por famílias, talvez por, em princípio, ter menos ondas. Pessoalmente, para ir ao mar, também seria a minha preferida (sou um bocado mariquinhas com ondas e rebentações fortes, mas não digas a ninguém! ;) ) mas não sou fã daquela areia.
      Ahahaha, MDS também não seria a "minha praia". :) A LN do Meco também não. Mas só por ser na areia, claro... :P Suponho que tu também. ;)
      Bjs

      Eliminar
  3. Isso é que é de profissional. Primeiro o treino e depois sessão de crioterapia!

    Beijinhos e boa continuação de bons treinos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os meus treinos têm sido muito "profissionais" ultimamente... ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Que espetáculo, quero muito fazer esse percurso! Vê lá que eu sou dessa zona e nem fazia ideia que havia trilhos pelas arribas que ligassem as praias umas às outras! Tristeza... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aproveita quando vieres cá! É fácil de seguir, nem precisas de track.
      Eu fui de manhã mas, ao final do dia, com o pôr-do-sol, deve ser ainda mais bonito (e está menos calor).

      Eliminar
  5. Que queres que te diga??? Espectáculo menina, espectáculo ... mas não me fales em calor ... hoje levei com 40 graus, são 8 da noite e estão 34 ... uma corridinha e depois um mergulho no mar ... upa, upa ...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que o calor veio para ficar no fim-de-semana. Adere aos "duatlos" também. ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Paisagens de fazer (boa) inveja!!
    Continuação de boas corridas e bons mergulhos! Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Preferia a Lousã. :) Mas também não está mal. ;)
      Bjs

      Eliminar
  7. Para mim é a unica maneira que isto do chamado trail faz sentido !!
    Aproveitar para conhecer novos locais , ir á aventura em busca de trilhos e caminhos novos , desfrutar da natureza e das paisagens (neste caso a praia) e ainda por cima dar umas corridas e caminhadas.

    A zona é magnifica e sem duvida merece ser trilhada mais vezes...

    Essa zona do Reef , não consigo ver onde possa ser...mas pelo nome deve ser um "spot" dos meninos do surf , nem deve ser "praia" ! :)

    Continuação de belos treinos...
    bjs
    ajb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo. :) "dar umas corridas, caminhadas"... E MERGULHOS! :P Aproveitar que o Verão não dura sempre. ;)
      Pois, não sei, naquele mapa parece que tem areal... Pareceu-me é que não tem é trilho até lá. Fica para as próximas descobertas! :)
      Bjs

      Eliminar
    2. Sim !!
      ... "mergulhos" ! Muito importante :)
      (dependendo do desnível das ondas , claro) :P


      PS
      ...tambem tenho umas fotos lindas desses locais no meu blog !!
      (gozas com os saloios , mas gostas de passear cá) :P

      Eliminar
    3. Gozar com os saloios???! Que infâmia! Só gozo com um.
      :P

      "dependendo do desnível das ondas, claro"... - Não respondo a provocações... Pfff!

      Eliminar
  8. Muito fixolas... e eu que vou tantas vezes para essa zona e nunca aproveito.

    Não sei porque senti falta de uma foto de uma mini no final... estou habituado, não sei porquê :)

    Bons treinos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheh Isso é pessoal que gosta de "aparecer"! :P
      Bons treinos!

      Eliminar