24 de agosto de 2015

Vacaciones Parte II - O Mar

Tendo de escolher, seria a Montanha, sempre a Montanha... Mas o Mar, sendo tão diferente em matéria mas tão irmão na essência, tem quase o mesmo efeito sereno sobre mim. Bastaria inspirar a maresia e ouvir o barulho das ondas para me lavar a alma mas, como não gosto de facilitar, prefiro mergulhar o corpo inteiro. Já diziam os antigos que um banho de sal é bom para limpar as energias e eu, que conciliei o regresso às praias com o retorno aos treinos, tenho tido banhos de sal em abundância, seja na forma de suor ou de mar.

Os treinos têm sido sempre curtos. Mesmo quando atingem os dois dígitos, são sempre números baixos. Nos dias bons, de sol mas brisa fresca, podem chegar a ser um pouco mais "técnicos", com uma ou outra escadaria, dunas (arghh...) e trilhos em areia.




Não sei onde fica, mas ainda falta um bocadinho,
por isso é melhor sentar-me um pouco a descansar... ;)

Depois há aqueles dias em que o sol se esconde...




... e ficamos assim com extensos areais praticamente vazios, onde podemos correr livres e descalços.




Deixar a marca das pegadas em sprints feitos numa praia deserta...


... à qual se tem acesso por escadas estáveis e a inspirar segurança...


Mas não nos podemos queixar da vista, mesmo com nevoeiro.



E depois há aqueles dias da preguiça, em que o treino não passa de uma desculpa para o verdadeiro propósito, que é passar a tarde a mergulhos e ver terminar o dia, no paraíso. Nesses dias, os treinos são encurtados para números vergonhosos, mas não faz mal, porque a vida não é só corrida e restam poucas semanas de Verão.






Entretanto, e porque o regresso à rotina e aos desafios é inevitável, este fim-de-semana foi feito o primeiro grande treino pós-UTNLO. Perto de 20km, subida e descida à "montanha" possível.




Esta subida à Peninha, partindo do nível do mar, é desafiante porque, em menos de 9km, conseguimos um D+ de cerca de 700 metros. Tirando lá no alto, em que corria uma brisa fresca, estava calor, e houve ali um corta-fogo que foi especialmente difícil para mim... Estas semanas todas na ronha e depois admira-te!

Mas estou de volta (mais ou menos), vamos a isso!

15 comentários:

  1. Grrrumpfff... eu sabia!!! Recuso-me a comentar o que quer que seja!!! Vou baixar as persianas, desligar-me e isolar-me do mundo até que a minha "inveja" passe ... ahh, e vou comer duas fatias de bolo... nojentas, as fotos (montagens)!!!
    Beijinhos e boas corridas

    P.S. Liepaja!!! Já lá estive, a sério ... só não me lembro se já lá corri ... acho que não ... mas já corri em Riga ... mas não tinha blogue na altura :(

    P.S.2 ... acho que devíamos fazer uma pausa na nossa competição até Novembro ... o que achas ? :):):)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ihihih deixa lá isso, sobretudo a parte da fatias de bolo, olha a dieta! ;)
      Beijinhos
      PS: Achei piada ao facto de ser um local pouco previsível. Provavelmente é a terra de quem fez a placa... E ainda bem que não tinhas blogue na altura! :P
      PS2: :) Depende... Se até Novembro ainda fores em viagem de trabalho a algum local bonito... Então podemos adiar! :P

      Eliminar
  2. Ahhh, está bem.

    É bonito, esse sitio, internet, né?

    Nós sabemos que isso é tudo treta, estás de papo para o ar ( perdoa a expressão) em Albufeira.

    Mas foi um bom trabalho de pesquisa, quase que parece a Praia das Maçãs, numa delas, hmpf.

    Bjs e bons treinos e sim...ahhh, férias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lol :D
      Sim, uma delas é na praia das maçãs... ;)
      Bjs e bom resto de ferias (se ainda for o caso)

      Eliminar
  3. Bom recomeço, rumo ao final de Setembro!

    Beijinhos

    ps - Curiosa essa placa de Liepaja!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :)
      Bone treinos para a maratona. Força!
      Beijinhos
      PS: A minha teoria é a de que seja a cidade natal de quem fez aquela construção... E tem saudades...

      Eliminar
  4. Muita nice...
    É uma zona fantastica para isso tudo !
    Temos diversos tipos de pisos !
    Desniveis dos bons !
    Temos verão , outono , inverno , primavera , tudo no mesmo dia e treino !!

    Paisagens e praias "escondidas" quase desertas.

    É uma sorte imensa termos isto tudo quase á porta de casa.

    Boa continuação.
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade... Tudo isso e muito mais.
      Bjs

      Eliminar
  5. BOAS!!! Grandes férias... excelentes treinos e excelentes momentos... adoro este blog, já tinha dito? É melhor que ela não fique convencida. E foste à praia onde eu gostaria de ir... à espera já lá fui, mas sozinho... ;)

    Beijinhos e continuação. Vou trabalhar amanhã

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. Ela não fica convencida... ;)
      Essa praia é um cantinho magnífico... Mesmo sozinho, de certeza que voltaste de lá com a alma mais leve... (e dores nas pernas ;) )
      Beijinhos, bom regresso ao trabalho.

      Eliminar
  6. Lindas imagens, como sempre...
    Ainda ontem fizemos esses 500m verticais, são um bom treino sim senhor.
    beijinho, eugénia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Eugénia.
      Este tipo de treinos é muito bom, não é? :)
      Beijinhos :)

      Eliminar
  7. Anónimo31/8/15

    Olá! Desculpa o comentário a despropósito mas aqui vai..
    Comecei a ler o teu blogue à cerca de um ano, comecei a correr à cerca de um mês, e dei por mim (certamente com mais olhos que barriga) inscrita no Réccua Douro Trail (15kms). Uma vez que tenho acompanhado as tuas aventuras gostava de saber a tua opinião quanto a mochilas de hidratação.. Vejo muitos comentários de corredorAs a queixarem-se que a generalidade dos modelos masculinos não é confortável e a verdade é que a escolha em modelos femininos é muito reduzida!
    Obrigada,
    O.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá O.! Obrigada por comentares!
      Em relação à tua pergunta, eu neste momento corro com uma Salomon Advanced Skin e não quero outra! No entanto, e uma vez que estás a começar, não aconselho, uma vez que é um investimento muito grande, ainda sem saberes se vais querer continuar e/ou que distâncias vais querer percorrer, se queres bolsos à frente para garrafas, etc...
      Antes desta experimentei outras duas e a anterior, da Quechua, era claramente muito grande para mim, o que provocava alguma fricção a correr e me valeu alguns raspões no pescoço. Depois usei outra da Berg, confortável mas pequenina, que tinha espaço para o reservatório de água e uma bolsa traseira. Suficiente para provas mais pequenas, mas que já não serve para provas maiores e em que é necessário levar material obrigatório.
      Assim sendo, o principal é mesmo escolheres uma cujo ajuste seja perfeito, não balance enquanto corres, porque isso vai tornar-se desconfortável ao fim de poucos kms. Esta da Salomon que tenho é XS e, como disse, é perfeito e até me esqueço que a estou a usar.
      Pessoalmente prefiro também que tenha bolsos de lado, de acesso rápido (para pôr os géis, tlm...), porque assim escuso de a estar a tirar sempre que preciso de alguma coisa.
      E é verdade (achei isso com o modelo que tinha da Quechua), há mochilas que não são tão confortáveis para mulheres e isso tem sobretudo a ver com os atilhos à frente no peito, mas a maior parte das mochilas dá para os ajustar e mudar de posição.
      Não te posso aconselhar nenhuma marca, há gostos para todas as carteiras :), mas confirma sempre que a mochila NÃO ABANA quando corres, reservatório 1,5l, pelo menos, e (preferência pessoal), com bolsos de rápido acesso. Depois conforme te fores aventurando (porque o RDT vai ser apenas o primeiro de muitos;) ), começas a perceber o que é melhor para ti.

      Boa prova! Fico com alguma inveja, nunca fui e é uma lacuna grave no meu CV deportivo! eheh ;)

      Eliminar