5 de setembro de 2015

Arga: concluir e melhorar



Quando eu morrer voltarei para buscar
Os instantes que não vivi junto do mar.
Sophia de Mello Breyner Andresen


(Já aqui disse que está a ser muito difícil dizer adeus aos treinos seguidos de mar? Porque está...)


Engraçado, às vezes, pensar na evolução das coisas. Há uns dias, sentada num café, falava de treinos longos, se seria melhor fazer um de 30km ou se 20km, talvez com maior desnível, chegariam. Falava-se de Maratonas, provas de 50 e 100km. Na mesa ao lado, reparei que ouviam a conversa, quiçá interrogando-se quem são o tipo de pessoas que falam de correr distâncias que podem bem corresponder a um passeio de carro. Quem são estas pessoas que correm 50km e porque é que raio alguém haveria de querer correr tal distância.
Eu compreendo. No meu último treino, de 8km, também me interroguei quem é que corre 50km e porque é que raio alguém haveria de querer correr tal distância... :) (Sim, foi um treino "daqueles" que bem sabemos...)
Quando completei os meus primeiros 10km, a Meia Maratona parecia-me uma coisa tão assustadora e absurda (no meu último treino, de 8km, os 21km também me pareciam uma ideia assustadora e absurda) e agora dou por mim a perguntar se um treino de 20km é "suficiente".

Queria ter em mim a confiança que tenho nos quilómetros.

Este ano gostava de chegar a Arga e fazer melhor tempo que o ano passado. Pronto, está escrito. Claro que, para isso, o percurso teria de ser o mesmo. O ano passado fiz uns segundos abaixo das 10h20.
Mas agora a questão é: se bem se recordam, o ano passado preparei-me melhor. Ele eram treinos de rampas, subidas, escadas... tudo para não desfalecer naquela que seria a minha segunda Ultra, e com uma diferença de mais de 1000 de acumulado positivo em relação à primeira (UTML), com a mesma distância. Estava focada e motivada. Este ano... este ano nem tanto. A vida meteu-se no caminho e os treinos não têm sido os ideais, e Setembro parece-me que irá ser igual. A única coisa que tenho a meu favor agora é a experiência de já ter corrido a distância várias vezes, algumas com desnível semelhante ou maior, e também já conhecer o percurso. Só que a mente não está onde devia estar, o que é uma trampa, porque a resistência mental é a minha melhor força...
No entanto, nada de desculpas. Fica aqui este objectivo declarado, não me deixem depois vir com queixinhas e choradinhos com o aproximar da data!

Assim sendo, e uma vez que o objectivo de concluir dentro do tempo limite é concretizável (a não ser que aconteça uma hecatombe, ou heCUTombe... Nunca confiando.):
1ª meta - terminar abaixo das 10h20, de preferência ainda a amar a vida e a corrida.
2ª meta, se os astros, a montanha e as rochas se alinhassem numa conjuntura perfeita - baixar das 10h. (Aviso: este segundo desejo é só para meter pressão e deixar de ser xoninhas, não é realista na fase actual e não pode ser usado contra mim de futuro.)

Faltam apenas três semanas, o que já não deixa muito tempo para grandes treinos, mas é este o meu auto-desafio. (E as saudades que já tenho daquela Serra??! )

Bom fim-de-semana!

23 comentários:

  1. Sub 10 horas será! Vamos a isso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Era bom, mas não posso apostar nisso.

      Eliminar
  2. Gostei... assumiste vais ter que cumprir (ou não) :):):) ... vais ver como ajuda em alguns momentos ... talvez seja uma estupidez, mas já dei por mim naquelas fases, a pensar .. "anda daí ó morcão, amanhã não queres publicar que não conseguiste, pois não?" ... "bamo embora" menina :)
    Beijinhos e boa semana

    P.S. Menos treino, muito mais experiência ... vai ser giro ver o que dá melhor resultado ... eu vou pela experiência :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Badolas não lê este cantinho, pois não?

      Eliminar
    2. Sim, foi um bocadinho por aí... "Vou escrever no blogue para depois me sentir mais motivada a esforçar-me" :) Embora, no fundo, estas pequenas coisas só sejam relevantes para nós!
      Fiemo-nos na experiência e não corramos, não... :P
      ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Vai correr tudo bem a menina já é uma menina-maquina ;)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah uma máquina a meio-gás. ;)
      Obrigada, Jorge. :)
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Força para Arga! Eu acredito que possa ser possível o sub 10. As corridas são como os melões, só quando se está lá é que se sabe. E quantas vezes estamos bem preparados e a coisa não sai, tal como outras alturas que parece não estarmos bem e sai uma corrida monumental?

    Força Rute!!!!!!

    Beijinhos

    ps - Hoje revi-me em duas frases tuas: "foi um treino daqueles que bem sabemos..." é que tive um dia assim e corri bem menos que os teus 8 km (quando queria fazer 25...). E porquê? Porque falhou o mais importante, tal como a tua frase "porque a resistência mental é a minha melhor força". Hoje falhou redondamente...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, nunca se sabe como vamos estar no dia da prova. Para não falar de outras condicionantes, como a chuva, que pode tornar a progressão mais difícil...
      Esses treinos são lixados moralmente, mas fazem parte... O próximo já corre melhor! ;)

      Obrigada João! :)
      Beijinhos

      Eliminar
  5. O inicio de epoca, para mim, é sempre doloroso.

    Lembro-me já dos tempos de iniciado em que aquelas 4/5 semanas de dolce faire niente, o que num miudo de 12-15 anos activo sabemos que não é ester no Allgarve na toalha, era um esforço enorme, segundos perdidos (sim...400 metros era record de distância) e sem perceber bem o que ali estava a fazer.

    Como tal...epah, estemos mais ve...aaahh, experientes :), sigaaaaaa

    Bjs

    PS: esse camelbak também têm a válvula igual ás mochilas de hidratação deles?
    hmmmm

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahh, a infância, essa bela época cheia de tempo e energia... :) Mas a ve... experiência também tem de trazer alguma vantagem... É, não é?!! :P De qualquer forma, não confiando, hoje vou treinar outra vez. ;)
      Bjs
      PS: Não conheço as mochilas de hidratação desta marca... Este tem uma espécie de trinco que rodas para trancar e destrancar. É mais fácil, porque não precisas de trincar a válvula para beber, como nas mochilas. (Por causa desta tua pergunta reparei que na foto a marca do bidon ficou estrategicamente colocada, até parece pub, mas não foi intencional!! :) )

      Eliminar
    2. Não foi, clarooooo, mas Sr. importador da Camelbak e já agora, Adidas, veja lá se orienta material para a Menina testar e de preferência não devolver (ninguém devolve vávulas trincadas né...)

      Eliminar
    3. Eheheh... :) Deixo isso para quem sabe... ;)

      Eliminar
    4. isso dava tanta tecla gasta...mas são contas de outro rosário.

      bjs

      Eliminar
  6. Mas do ano passado para este já tens muitos mais km's nas pernas e muitas ultras no currículo, vai com certeza correr melhor :)
    Claro que cada dia é um dia e nunca se sabe se estamos num dia sim ou num dia não, mas o importante é teres confiança e dares o teu melhor, porque sem dúvida tens a capacidade para as sub 10h.

    Força!
    Bons treinos!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se será já este ano, mas vou tentar! ;) E vocês, vão?
      Parabéns pela prova! :)
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Não, este ano não.
      Temos a Maratona de Lisboa e até lá o foco será mais na estrada.
      Beijinhos e bons treinos

      Eliminar
  7. Desejo-te toda a sorte e tempo de preparação que me seja possível. Não corro, nunca corri e sinceramente não gosto de tal, mas admiro quem o faz. Gostava de ser como tu, gostava de gostar de correr, gostava de ter resistência para correr... Mas não tenho, enfim.
    Beijo.
    http://mariacrescida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria, obrigada por comentares!
      Não é preciso gostares de correr... o truque é gostares do que fazes, seja correr, nadar, dançar... Quando se gosta torna-se mais fácil. :) Se for só pela falta de resistência... só custam as primeiras semanas! ;)
      Beijos

      Eliminar
  8. De repente percebi a piada da Maratona, aproveitar a primeira vez, porque é a última que se pode fazer sem stress de objectivos de tempo.

    A serra de arga é linda e merece uma prova que a aprecie. Não necessariamente pelo tempo.

    Já apreciei ter essas conversas (com nºs mais reduzidos) e ver outras pessoas a olhar para nós a pensar que somos maluquinhos.

    Força e coragem.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto, aproveita. Porque depois vais sempre querer fazer melhor.
      Não será por menos 5 ou 10 minutos que deixo de aproveitar Arga... :P Se tiver o azar de estar num dia mau, ando por lá mais tempo, mas se calhar não desfruto tanto. :)
      Obrigada!
      Beijinhos

      Eliminar
  9. Boa noite...

    ...logo assim de "entrada" retenho duas palavrinhas: "queixinhas e choradinhos" !! :P

    Nã...
    Devo estar no blog errado !!
    ...aqui não se usa disso !! :P


    Quanto ao tema de Arga , acho que vai depender principalmente do "mental" do dia...

    ...com o mínimo treino , e com a experiência já adquirida (se fosses gajo dizia velhice) , mas com a experiência adquirida , é apenas e só uma questão de cabeça...não tenho duvidas nenhumas !!

    O ano passado quando fizeste esse tempo , não te cansaste ??
    não sofreste ??
    não foi dificil ??
    não praguejaste ??
    não doeu ??

    Sim, sim , sim , sim e sim...

    e tinhas mais treino ???? tavas mais "preparada ????


    Então este ano com menos treino , é a mesma coisa !!

    A diferença é que já sabes isso tudo !! (a tal cena da experiência de saber feito) !! ;)

    Deixa-te de "queixinhas e choradinhos" , e toca a treinar e correr !!
    Força R. :P


    E já sabes:

    CRAA , é o lema !! :)


    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia! :)
      Logo assim de entrada retive "queixinhas", "choradinhos"... E "velhice".. -_- Obrigada!! Pfff...
      Sim, é a mesma coisa e depende do dia e do mental... Mas o facto de estar a fazer um bom treino iria ajudar pelo menos o "mental", a confiança...
      No entanto, sei que vai correr bem, CRAA-style! ;) (Se calhar mais AA que CR...) :D
      Obrigada A! :P
      Bjs

      Eliminar