26 de outubro de 2015

Novos companheiros de asfalto e a próxima aventura


Lembram-se de ter referido que andava com uma moinha no joelho direito depois dos treinos? Como nos últimos dois treinos antes de Arga, e no dia da própria prova, essa dor não se manifestou, pensei que tivesse sido alguma dor "fantasma", psicológica, do nervoso pré-prova. No entanto, mal voltei aos treinos, lá estava ela novamente. Foi então que comecei a pensar que talvez pudesse estar relacionada com o calçado. Não podia ser por acaso que a moinha só se manifestasse após os treinos em que não estava com os ténis de trail.
Tenho dois pares de ténis de estrada, sendo que os primeiros já têm, literalmente, milhares de quilómetros nas solas, uma vez que foram comprados em 2012, quando treinava para a minha primeira Meia Maratona, e os segundos, embora mais recentes, não ficam muito atrás em quilometragem. Embora, na minha opinião, aquilo que habitualmente é  indicado como limite de vida útil de uns ténis - 600-800km, pelo que tenho lido - seja um exagero de marketing  (e, dessa forma, teria de comprar três pares ou mais por ano, o que está fora de questão), a verdade é que já estavam muito gastos e, quer a moinha fosse resultante do calçado ou não, já estava na hora de comprar uns ténis novos. Desconforto = hora de investir.
E foi assim que surgiram os Mizuno Wave Maverick 2 nos meus pés.

Razão número um da escolha: estavam com 40% de desconto. Razão número dois: não são os meus fiéis asics, mas são igualmente nipónicos. Razão número três: achei-os extremamente confortáveis a primeira vez que os experimentei e continuo a achá-los agora, cerca de 80km depois. Têm a estabilidade necessária à minha pronação, mas sem serem demasiado pesadões, e sinto-me a pisar nuvens sempre que os calço. Nem precisei de trocar de palmilhas, o que às vezes tenho de fazer devido à pouca curvatura no arco dos pés. E, ainda é muito cedo para dizer mas, como têm tecido reforçado, parecem-me mais resistentes a rasgões (geralmente, ao fim de um ou dois meses de uso, rasgo sempre alguma costura de lado ou rompem-se à frente).


Devia era ter-me lembrado de tirar uma foto quando eles ainda estavam novinhos e limpos... Para compensar, uma tentativa de foto artística com a lua (e centenas de mosquitos a voar) no horizonte:

Catálogos de running, não fiquem com inveja da minha criatividade fotográfica. :)

Não sei se foi efeito placebo, provavelmente não, mas a verdade é que desde que comecei a correr com os ténis novos nunca mais tive essa moinha depois do treino. Espero que se mantenha assim, que tenho muito a recuperar até ao final do ano.


Entretanto, quem adivinha qual será a minha próxima aventura?



Uma dica: não é corrida, mas envolve percorrer muitos quilómetros...


Boa semana!
 


34 comentários:

  1. Muitos e bons quilómetros com os teus novos companheiros!
    E essa moinha poderia muito bem estar relacionada com o desgaste dos sapatos.

    Quanto à adivinha... estou a branco... O que é?

    Beijinhos e força para a aventura, seja ela qual for! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. :) Pois, penso que sim. Era uma dor estranha, porque só aparecia depois, como se fosse de cansaço.
      A dica está na pequena seta amarela, quem já fez reconhece! Já responderam certo por aqui... ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Geralmente só compro quando estão em promoções, os meus amiguinhos ainda estão ok, mas também é questão de estrago ou desconforto para serem trocados. As vezes a chatice é que não tenho o mesmo tipo de pisada nos dois pés, mas uma pessoa têm que se ajeitar. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também tenho maior pronação à esquerda, tem sido uma questão de ir experimentando ténis, até acertar. Boas corridas! :)

      Eliminar
  3. Muitos Kms e com o que me pareceu uma setinha amarela na mochila... :) Caminho de Santiago :)

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Eliminei porque o comentário era egoista, voltava tudo para mim :) boa viagem sobre as estrelas :) e boa sorte com o calçado :) viva os saldos em outlet :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Troca de experiências é bom, para ser sobre mim já basta o que escrevo!! :)
      Andava há que tempo para regressar, chegou a hora. ;)
      Beijinhos para vocês

      Eliminar
    2. Eu ainda vou la tentar ir.. chegar a 30 de dezembro...3 dias a correr..

      vais de onde e por onde? ( eu queria oviedo mas não vai dar)

      :)

      Eliminar
    3. Porto, Caminho Central. Ainda não conheço esta parte portuguesa, só a partir de Valença. Tinha na ideia fazer o Francês, começando em Sarria, mas fica para a próxima.
      Oviedo é o Primitivo? Ainda são bastantes kms para irem a correr! ;)

      Eliminar
  6. Vais a Santiago??? Fonix ... as fotografias de caminhadas não contam para o nosso desafio ... tás avisada!!!
    As tuas SAPATILHAS novas são nices ... não podes ver nada é??? :P ... e não vejo mosquitos nenhuns ... fugiram por causa do snifff é? :P ...olha muitos e bons km com elas.
    Beijinhos

    P.S. Esse problema no joelho tem muito provavelmente a ver com o desgaste das tuas outras sapatilhas ... comigo acontece exactamente o mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :P E se eu correr quando estiver a tirar a foto?? :)
      Sim, os meus TÉNIS são giros ;), mas para aproveitar descontos não se pode escolher as cores... :\ E vê-se os mosquitos sim! São os risquinhos que se vêem na foto. Ainda não cheiram mal porque são novos! :P
      Até agora nunca mais senti a dor.
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Bons km, seja com os novos estradistas, seja no Caminho.

    Andamos trocados, eu voltei à ASICS, depois da Mizuno, em que nos ultimos tudo correu mal, dores no joelho, tecido rasgou-se, parece que um principio de fascite plantar que acho que já se foi, enfim.

    Ahhh, e tinham sido os meus primeiros ténis (vês, em Roma sê romano) a serem comprados SEM ser em saldos ou com descontos...em muito tempo.

    Duraram menos de 3 vezes que os antigos Mizuno, aliás lá por casa andam, mas tem que ser para corridas curtas, curtas.

    Mas parece que emendaram a mão nas novas versões, mas já não quis arriscar.

    Só tenho pena de uma coisa, a aderência da ASIC está a anos luz da Mizuno, em especial no molhado.

    Basta pensar na calçada do Poço do Mouros, chuva e eieiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii, por aí abaixo, muito bom.

    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qual era o modelo? Infelizmente acho que agora os ténis são feitos para durar cada vez menos (como quase tudo, aliás...), para já não falar na descontinuação dos modelos, em nome de "upgrades" que muitas vezes só ficam pior. Enfim, seria um grande debate este. :)
      Obrigada. ;)
      Bjs

      Eliminar
    2. Wave inspire 10.
      A questão da pronaçao aceito, era demasiada compensação, o resto não.

      Aos 200km estava a rasgar o têxtil, não é aceitável nuns ténis acima de 100€.

      E com a mania das termocolagens o pé andava muito solto.

      Até a resposta da sola, fantastica nos velhinhos e muy baratos e completamente usados Mzn Nexus 6, era "mole", pouco responsiva.

      Enfim, tiro ao lado:-(

      Emendaram a mão, dizem, tanto os Inspire como os Rider (pronação e neutros, mas quase gémeos) mas...voltei ao que conheço ( marca, o modelo nunca tinha experimentado) e não me arrependi, agora saldos nestes...:'( e os 22 estão ainda mais caros, devem baixar a seguir ao Natal.

      Olha, não tenho alma de peregrino mas deve ser uma viagem do caraç...fantástica!

      Boa sorte e boa viagem, leva o guarda chuva:)

      Bjs

      PS: Fotos, fotos, fotos!

      Eliminar
    3. Vão ser os meus primeiros mizuno, vamos ver... Até agora o saldo é positivo. (E são Maverick, o que significa, obviamente, que vou voar com eles! (Simreferênciatopgun, simtouvelha ;))
      Peregrino que é peregrino anda à chuva!!! (De poncho ou saco de plástico... :D)
      Obrigada!
      Bjs

      Eliminar
    4. https://www.youtube.com/watch?v=58QOBqAWNzE

      Experiente, minha cara, ganhamos experiência ;)

      Os meus Nexus terminaram sem sola (vide a posta do PK sobre a semana 10 e é isso) e sem uma linha do têxtil fora do sitio, o que correu mal foram mesmo os Inspire, além disso, ou teus são rosa!

      bjs

      Eliminar
  8. :) Fiz uma parte do Caminho de Santiago em Março de 2014 e estou a pensar repetir em 2016. Parti de Valença do Minho e 6 dias depois estavamos em Santiago de Compostela. Foi uma experiência fantástica! Bom camiño :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também fiz esse, e depois segui para Finisterra. Quando voltares, não termines em Santiago, continua até ao "Fim da Terra" (mais 3 dias de caminhada), vale a pena.
      Obrigada. :)

      Eliminar
  9. Não podes ver nada... os Mizuno Wave Maverick também são os meus ténis de corrida para as corridas mais longas (que para mim são a partir de 12/13 km). Estou bastante satisfeito com eles.
    Tal como tu, também aproveitei uma promoção e saíram bem em conta!

    Boa sorte com eles e... que não te deem moinhas! :)


    ResponderEliminar
  10. Sou uma imitadoira! ;)
    Espero também me dar bem com os meus. Até agora, sem queixas!
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Odeio-te, odeio-te, odeio-te! Não só andas a fazer os trails que eu gostava de fazer, como agora vais fazer o caminho de santiago (levar gaita galega) que eu gostava de fazer, e ando a tentar convencer toda a gente a fazer e ainda por cima o caminho francês que dizem ser o mais bonito. ODEIO-TE!!! (língua de fora)

    :):):)

    Beijinhos e quero ver um diário fotográfico do caminho... pelo menos gostava.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. :P
      Mas não é o Francês, infelizmente. Vou voltar ao Caminho Central Português mas, desta vez, desde o Porto.
      Vou tentar fotografar o mais que possa, apesar de não levar máquina, o tlm vai ter de servir.
      Beijinhos!

      Eliminar
  12. Ah e sobre os ténis... Harukami! :p

    Odeio-te... escreves melhor que eu! :D

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, tu é que escreves melhor! :P

      Eliminar
    2. Não, tu és que escreves melhor!!! :)

      Eliminar
  13. Bem pelo que percebo dos comentários vais fazer o Caminho de Santiago :)
    Uau! Deve ser brutal! Vai ser uma grande aventura!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Isa. Sim, espero que sim! :)
      Beijinhos

      Eliminar
  14. eheh gostava de ter visto o making of dessa fotografia artística.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era para dar a ideia que me sentia a pisar nuvens... Resultou, não resultou?... ;)

      Eliminar
  15. Onde arranjas palmilhas para a curvatura do pé, sofro do mesmo problema e as palmilhas que encontro são carissimas.

    Obrigada e boas corridas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla. Comprei numa loja perto de minha casa, não é específica de desporto, mas de produtos ortopédicos. As palmilhas custaram na casa dos 20 euros, mas têm servido bem!

      Eliminar
    2. Obrigada pela resposta, mas não me podes dizer qual a marca?

      Carla

      http://changelifewithtriathlon.blogs.sapo.pt/

      Eliminar