4 de dezembro de 2015

Kms de Novembro e 31 dias de corrida em Dezembro

Contagens do mês de Novembro

- Distância: 200,2 km  (16 actividades)
   . em estrada: 120,6
   . em trilhos: 79,6
- Horas a correr: 25:43:38
- Ganho de elevação total: 3774 metros

(Total ano: 2064,3 km)

Kms a pedalar: 0

Kms a caminhar: 35,5 (registados no Caminho)

Mês em que comecei novamente a entrar nos eixos mas, sim, ainda tive de fazer um treino "extra" de última hora, só para chegar às duas centenas. :)



Já ouviram falar em "running streak"? Não sei se existe uma tradução directa do termo, mas é, basicamente, correr todos os dias, mesmo todos, sem falhar, durante um determinado período de tempo. Pois que, num momento de aborrecimento e/ou insanidade, decidi que Dezembro iria fazê-lo. Correr os 31 dias do mês.
A verdade é que já nem eu suporto ter de vir aqui escrever sobre o facto de andar "desmotivada". Tenho andado a correr como e quando me apetece, o que não tem mal nenhum, mas não quando temos por objectivo os três dígitos, em montanha ainda por cima. Os 100k+ são exactamente de hoje a 6 meses, e tenho de deixar-me de ronha.

Correr todos os dias não terá nenhuma utilidade em particular a nível físico, não é por isso que ficarei mais em forma, mas é uma maneira de me ajudar a ter mais disciplina. Será uma preparação mental para aqueles dias, que serão vários, em que não apetece mesmo nada, nada, sair para fazer aquele treino. E fazer esses treinos, quando menos apetece, é que nos torna mais fortes. Porque de certeza que haverão muitos momentos, ao longo dos mais de 100km, em que não me apetecerá nada estar ali. Vou estar cansada, irritada, com dores, com o corpo a implorar descanso... E vou ter de continuar.
Assim sendo, irei continuar com a minha rotina dos treinos longos aos fins-de-semana e os três treinos semanais, sendo que nos restantes dias correrei o que puder/me apetecer. Se tiver que ser apenas 2km à volta do bairro, que seja, já que o objectivo é levar-me a sair de casa, faça frio, chuva ou vento.

Posto isto, e como o objectivo é vencer a preguiça e não desgastar estupidamente o corpo ou lesionar-me, se algum dia estiver com um cansaço mais estranho ou dor suspeita, troco a corrida por uma caminhada, pedaladas, ou qualquer outra actividade ao ar livre. Terei é de realizar 31 actividades, uma por cada um dos 31 dias de Dezembro.



Até ao momento:

Dezembro 1 - 10km
Dezembro 2 - 6,5km (mas com um bom desnível!)
Dezembro 3 - 3km (seria o meu dia de descanso.)

Ao terceiro dia tive logo o primeiro teste. A correr há quatro dias consecutivos, longo de domingo incluído, e no final de um dia menos bom, apetecia-me tanto correr como mergulhar num lago glacial (se calhar mais depressa dava o mergulho), mas saí e corri. Um bocado contrariada e apenas 3 km, mas corri. Depois, no final, até fiquei com a cabeça mais limpa e satisfeita comigo mesma por ter ido.



Bom fim-de-semana!


PS: Fotos tiradas em diferentes treinos, só para mostrar que aqui para estes lados as cores  do Outono também estão lindas. ;)


14 comentários:

  1. Eh eh eh, temos competição de cores com alguém que até anda por terras germânicas :)

    Mulher corajosa, 31 em 31. Força!!!!

    Beijinhos

    ps - Mesmo que seja pouco, limpa sempre a cabeça, não é?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheh... ;)
      Vamos ver, espero conseguir!
      Às vezes 3km é tudo o que é preciso. :)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Boas, mesmo quando eu era federado, nunca corri todos os dias, pois deixava sempre um dos dias para descansar. Depois compensava esse descanso com dois dias da semana, em que fazia treinos bidiários :)
    Discordo quando dizes que não te vai trazer benefícios... pois se treinares bem e seguires um planeamento correto, com o tempo vais notar um crescimento de leveza na passada. Quando deres por ela, vais "andar bem" sem dares por isso, mas para tal, vais ter que ter cuidado com a alimentação e com o descanso. Dormir bem é importante!
    Se eu fosse novo e solteiro, era o que eu faria... LOL

    Força!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas! :) Não sabia que tinhas sido federado, naice!
      Quando digo que não terá grande utilidade física é no sentido de que manterei os treinos da forma que já os faço e nos restantes dias será um complemento, sem ter um objectivo específico. Pode até ser só 2 ou 3 km, para sair de casa. Mas se me começar a sentir mais forte, melhor. ;)
      Pois, é aproveitar para fazer estas coisas quando ainda não se tem filhos. Depois acredito que fique mais complicado. ;)
      Bjs

      Eliminar
  3. Olha que desafio engraçado ... até que podia entrar nisso (4 dias, 4 treinos ... pumbaaa) ... mas não ... já temos desafios suficientes, e não quero que a gente se chateie (logo que eu ganhe todos) ..força nisso menina ... eu acredito que vais conseguir, embora vais ter dias como o de ontem. Força nisso.
    Beijinhos

    P.S. Sim senhôre, belas cores. Onde é que há mais disso??? Onde???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que fazia-te bem... Com as tuas comidinhas, e agora que vem aí o Natal... :P
      Tenho de mostrar as cores nacionais! Lol Se bem que agora com a edição perneta natalício, tenho de me pôr a pau! ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Mas não percebi o conceito...31 a fazer o quê??? correr, mas isso...espera...o blogue é "Corre como uma menina", desculpem, vim mesmo apenas ao blogue porque pesquisei por linhas de comboio e fotos mete nojo.

    Bjs

    PS: atenção ao desgaste e esforço, atenção aos sonos de beleza e de resto, força!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheh... Sim, corre como uma menina, e não, corre como uma bruta! ;) Para mim, correr 31 dias seguidos é coisa bruta! :p Acho que nem nunca fiz 31 actividades seguidas... Bamosbercomocorre.
      Bjs

      Eliminar
  5. Anda há não sei quanto tempo a queixar-se que está em baixo de forma, daqui a um mês vamos ter de a aturar a queixar-se de estar farta de correr... (suspiro) :)

    Agora a sério, força!!! Acho um excelente desafio e as cores de outono só vão ajudar à motivação para sair de casa e ser feliz.

    Bons treinos e boas provas se for o caso.

    Beijinhos

    Post Scriptum: Fazes estes teasers para nos obrigares a vir cá durante um mês inteiro ver se cumpriste a promessa?

    Post Post Scriptum: Se calhar vou prometer que vou ficar um mês inteiro lesionado (nota-se muito que estou a começar a bater mal?)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lol É bem provável! :D
      Vou tentar, gosto de desafios. :) E tinha de ser agora, no Verão nunca faria uma coisa destas.
      No instagram tenho feito actualização quase diária dos treinos e respectivos kms, aqui vou fazer talvez semanalmente.
      E sim, estás a bater mal! :P Mais uns dias e estás de regresso, vais ver.
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Ora aí está um desafio interessante !
    Sebemque acho que há um nome para isso em português..."teimosia" talvez,não ? eheheh

    Seja como for , força nisso , é mais um "estimulo" e qualquer ajuda para sair e correr ou caminhar é bem vinda.

    Isto é extraordinário...200ks num mês , e achamos que foi pouco e estamos fracos em treinos!! eheheheh , esta malta das corridas é mesmo tudo doido!

    ;)

    Belas pics...são de insta ?? :P

    Continuação de boa strike ou lá como chamas a isso...dá-lhe lume! até porque o frio vai apertar... :P

    bjs

    ResponderEliminar
  7. Sim, teimosia é uma tradução simpática. :) Ocorrem-me outras piores... ;)
    É isso mesmo, um estímulo para vencer a preguiça. E 200km já é um mês "normal". Lol :P
    Diz lá que não gostas do Insta? Pfff... ;)
    Brjs

    ResponderEliminar
  8. Oi.
    Então como é que vai o teu desafio dos 31 dias? Até ao final do ano já só devem faltar uns 19 :)
    Eu gosto de mini desafios. Acho que são estimulantes, especialmente quando estamos naquele limbo de nim = "não, mas sim"/"sim, mas não".
    Boas corridas e beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Lu!
      Está a correr bem, corri todos os dias até agora e só hoje é que posso dizer que me custou bastante (já noite e chuva). Amanhã já faço um update!:)
      Beijinhos grandes

      Eliminar