14 de dezembro de 2015

Regresso a Monsanto

Este fim-de-semana, depois do hiato de alguns meses, voltei a correr em Monsanto.


Quando vou sozinha não me aventuro muito e limito-me aos dois percursos que já conheço, ambos circulares. Um maior, com cerca de 20km, e outro que é basicamente o mesmo, mas em que atalho uma parte e acaba por ficar com cerca de 15km. Desta vez, optei pelo mais curto.


Estava uma bela manhã de sol e passei por imensa gente, sobretudo ciclistas. Para evitar encontros imediatos com alguma bicicleta desgovernada, evitei os trilhos e segui pelos estradões sempre que possível. Não é o que prefiro, mas assim acabei por fazer o treino num ritmo certinho e contínuo, apesar do desnível. Muito diferente dos picos de cadência e frequência cardíaca que enfrento na Serra de Sintra, mas muito agradável por oposição.


No entanto, houve um ou outro single-track que não pude/quis evitar. Gosto especialmente deste da foto abaixo, sempre às ondinhas.


Já me tinha esquecido como gosto de correr pelo parque florestal de Monsanto. Apesar de estar em plena metrópole, oblitera o rebuliço da cidade. Há zonas em que só se ouvem mesmo os pássaros e o vento a passar pelas árvores. Ninguém diria que há pouco mais de 80 anos, antes da reflorestação, a paisagem era bastante mais árida e consistia essencialmente em searas e pastos.


Ontem completei também o 13º dia de corrida consecutivo. Na prática até são 15, já que treinei também nos dias 29 e 30 de Novembro. Isto, claro, antes de saber que ia acordar dia 1 de Dezembro  e decidir que o que era engraçado era correr os 31 dias deste mês...

Até ao momento, não está a ser tão difícil quanto pensava. Claro que há dias em que não me apetece especialmente correr, mas acaba por tornar-se uma rotina. Sei que é uma coisa que "tenho" de fazer, não vale deixar para o dia seguinte e depois fazer dois treinos para compensar, já que não é esse o objectivo. Também ajuda o facto de não me ter obrigado a nenhum número mínimo de quilómetros, se for preciso faço só um. Aliás, foi assim que me convenci a sair em alguns dias mais complicados: "não te apetece, mas vai. Fazes só 1km e voltas para casa, pronto". E, depois de estar na rua, acabava por fazer um bocadinho mais. Porque às vezes o mais difícil é mesmo sair de casa.

Ontem foi o dia que mais me custou até agora. Apesar de ser domingo, e se calhar por causa disso, fui adiando o treino até às últimas e, quando dei por mim, já estava de noite e não parava de chover... Ainda fiquei um bocadinho na ronha, a ver se a chuva abrandava, a pensar nas doidices em que me meto e a tentar arranjar maneira de dar a volta a este desafio dos 31 dias/31 actividades, mas lá acabei por sair, com a ideia de dar apenas uma volta ao bairro. Acabei por fazer 5km e ainda passei por duas ou três pessoas a correr também (não sei se também estariam a completar algum desafio no mês de Dezembro ou gostavam apenas de correr ao frio e à chuva ;)).

No Instagram tenho actualizado diariamente estes treinos, mas vou dando também notícias por aqui, no final de cada semana. 13 corridas já estão, faltam 18. :)

Boa semana!

17 comentários:

  1. Sim senhôra ... vais bem lançada 13 treininhos em 13 dias em Dezembro (já foste hoje :P)... eu não gosto nada dessa foto do trilho às ondinhas, com esse arvoredo todo e coiso ... pfff ... e o que dizer desse Instacoiso ... o que é isso? Uma base de dados onde vais buscar as fotos para competires com o Perneta???? ... estou a ver que tb tenho que ir a esse Instakilo ou lá como se chama ... onde é que a gente se inscreve???
    Olha ... força aí nessas 18 corridinhas que te faltam (ou serão 17?) ... eu depois de 4 em 4, falhei ... neste momento são apenas 7 em 13 ... fraquinho, eu sei ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixa lá, não te registes no Instacoiso, a sério, não vale a pena... :P
      14 já estão, faltam 17! Com os piores dias pelo meio... :) Mas acho que mesmo assim já não recupero para te ganhar na quilometragem de 2015, bolas! ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Ahhh, é giro...tá engraçado o conceito...acho que já percebi aonde queres chegar...

    E o teu Instagram também ;) mas também já toda a gente percebeu que há aí muita pesquisa no Bing :) já agora, aquelas casinhas são onde???

    Já percebeste que vais ter que correr a 24, 25 e 31?

    Portantos, tá quase.

    bjs

    PS: "Challenge accepted" (é o 2º hoje, o cagão do meu sobrinho de 18 anos irritou-me...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qué isso do Bing? :P Aquelas casinhas são do Reino do Natal, no jardim de Sintra. Diz na foto, não consegues ler o texto? Não sei se será necessário ter conta para conseguir ver, mas acho que não.
      E simmm, eu sei que ainda me faltam esses dias... :S Por acaso costumo correr sempre dia 25 de manhã, para desmoer a ceia. :D Mas 24 e 31 vão ser complicados sim senhôre...
      Ajuntas-te para correr nesses dias também? :) Não podes ficar-te para um puto de 18 anos... :P
      Bjs

      Eliminar
    2. Tens razão, está lá, nas tags (infoexcluido, é o que é), apenas li a descrição.
      Putos de 18 anos...pff

      Eliminar
  3. Siga para os 31!!!

    E já aprendi uma hoje. Searas e pastos no Monsanto há 80 anos!

    Beijinhos e força!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheh, siga!:)
      Acho que deve estar a fazer anos da reflorestação de Monsanto, porque li recentemente um artigo sobre isso. Também não tinha ideia, pensava que tinha sido sempre assim! :)
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Belos trilhos.. dá logo vontade de ir até Monsanto!

    Já vais em 13 dias a correr... boa, já faltou mais! Não falhes! Até à meia noite é dia e conta, nem que seja a volta ao quarteirão! :)

    Eu estou no sentido inverso... :(
    10 dias sem correr devido a uma gripe!

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 15 dias & counting! ;)
      As melhoras da gripe!
      Bjs

      Eliminar
  5. Fixe...acerca desse teu "desafio" muito interessante...
    ...é uma forma bem catita de te "obrigar" a correr\caminhar.

    ...Mas , agora , se o fazes por "teimosia" apenas e só , não serve para nada !!
    Tem que ser para "treino" , para fazer ganhar "forma" , para o corpo se acostumar a ganhar kms diariamente...para seres mais "forte" e ainda mais resistente! :)

    ...e como tu dizes aqui depois das provas , "para não ser tão doloroso ou dificil nas ultras" ! Esse teu desafio tem que servir para isso !! :)
    Dá-lhe forte !!
    ...estou contigo...até porque estou em sentido contrario...dias e dias seguidos sem correr !! :P

    Que belas fotos...muita nice...Monsanto é mesmo um pulmão no meio da urbe imensa.

    Boa continuação.
    brjs
    ajb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é teimosia, é desafio! ;) e metade já está! Mas estes próximos dias não vão ser fáceis... Esperemos que ajude a não ser tão "doloroso e difícil nas ultras". ;)
      Passas dias sem correr mas quando corres é logo em provas!:P
      Brjs

      Eliminar
  6. Monsanto... Monsanto... Às 6h da manhã não há perigo de ir pelos trilhos e encontrar bicicletas... :P Fica mais uma vez o desafio, até porque assim ficavas logo com o dia arrumado!
    Bons treinos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheh... verdade. Pelo que tenho visto, agora estás assíduo nos Esquilos, muito bem! :) Mas custa taaaanto acordar às 5h30 da manhã... :P
      Bons treinos.
      Bjs

      Eliminar
  7. Música de corridas E de Natal? Lembrei-me logo de ti :P

    https://www.youtube.com/watch?v=OORsz2d1H7s

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E lembraste-te muito bem! :P Duas das minhas coisas favoritas. ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Gosto muito de Monsanto, é um santuário para quem não tem oportunidade de ir mais longe.

    E acho muito bem este desafio, mesmo que não ganhes muito com o exercício diário, estás a treinar a tua força mental, a persistência.

    Queres ver que inscrevo-me no instagram por tua causa.

    Força e boas corridas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um santuário verde no meio do betão.
      Vêm aí os dias piores... Vamos lá ver a minha força! :)
      Não é preciso inscreveres-te, acho que dá para veres na mesma. :)
      Obrigada, beijinhos.

      Eliminar