7 de janeiro de 2016

Kms de Dezembro e de 2015

E no mês de Dezembro...

Isto é que é um pico no gráfico!


Consegui! 31 dias de corrida. Bom, houve pelo menos um dia que foi mais hiking que corrida, pela Vila de Sintra em direcção ao Castelo dos Mouros, mas consegui cumprir as 31 actividades. Não foi fácil, mas também não foi tão difícil como antecipei. É mesmo uma questão de rotina, de incluir o tempo para a actividade, seja uma hora ou meia hora.
Houve três dias que foram especialmente difíceis para mim: o dia após o Ericeira Trail Run, porque parecia que tinha sido atropelada por um camião e o meu corpo não ficou nada satisfeito com aqueles três quilómetros que teve de correr (se formos sinceros, neste dia também foi mais uma marcha coxa do que "corrida"...); o dia 24, véspera de Natal, porque o tempo começou a ficar curto e tive de despachar com uma volta ao bairro - 2 km, a distância mais curta de todo o desafio; e um dia aleatório em que não me apetecia mesmo nada correr. Aqui era mais um cansaço psicológico que físico, por isso acabei mesmo por ir, mas muito contrariada. Foi quase uma tortura, em que tive de arrancar a força de vontade a ferros.
De resto, a semana entre festividades também foi resumida sobretudo a treinos curtos, de 5 km.

Gostei de ter concluído o desafio com sucesso mas, provavelmente, não será uma coisa que torne a repetir. Houve dias em que senti a corrida como obrigação, e não é isso que pretendo. No entanto, este hábito de manter uma actividade física por dia obriga-nos a organizar melhor o nosso dia e a ter mais disciplina. Se conseguisse mantê-lo umas seis vezes por semana seria muito bom.

Mas vamos aos números:

Contagens do mês de Dezembro

- Distância: 235 km  (31 actividades)
   . em estrada: 113
   . em trilhos: 122
- Horas a correr: 32:15:46
- Ganho de elevação total: 4496 metros

Total do ano: 2299,3 km (Eu sei... Bem que podia ter feito mais 700 metros para arredondar!)

Em 2015, foram 196 actividades, mais de 320 horas a correr e quase 50.000 de ganho de elevação. Curiosamente, resultou num total de quilómetros quase semelhante ao de 2014, em que corri 2311 km.
Gostaria de ter feito mais quilómetros a pedalar (265 km, em 19 actividades) mas, depois do incidente do furo, em Agosto, numa mistura entre não querer ficar apeada novamente e desmotivação, acabei por não pegar mais na bicicleta. Um dos objectivos este ano será o de fazer mais passeios em duas rodas.

Na última crónica mostrei-vos fotos do primeiro treino do ano, feito entre a Praia das Maçãs e arribas da Praia Grande. Nesta, mostro-vos um dos últimos treinos de 2015, que entrou nesta contagem das 31 actividades e em que regressei à Ericeira para servir de guia na reprodução da primeira parte do percurso da prova, que vai dar à encosta acima da Foz do Lizandro. 7km para lá chegar e, como estava sol, nesse dia as cores ficaram muito mais bonitas.



O regresso foi feito pela zona costeira e resultou numa volta de 12,5km. Um bom percurso para quem mora na zona, que mistura estrada, trilhos, arribas e praia (e não se livram de molhar os pés na travessia do rio).



Uma forma nada má de me despedir de 2015!

Entretanto, já sabem que para 2016 o meu principal objectivo em prova, e único de momento, serão os 100k+ do Ultra Trail da Serra da Estrela. Calha mesmo a meio do ano, em inícios de Junho, pelo que esta primeira fase será dedicada a essa concretização. Mas voltaremos a este tema mais tarde, que me entusiasma e aterroriza em iguais doses!

11 comentários:

  1. Grande quilometragem! E também parabéns pelo desafio dos 31 dias. Tal como disseste, foi um desafio. Daí a excepção no equilíbrio entre o prazer e a saturação.

    Muita força para os 3 dígitos. Eu acredito!

    Beijinhos e diverte-te :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, João!
      Nós acreditamos!:)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Parabéns Menina, pelas 31 actividades num mês tão "difícil" e pelo ano em geral .. ok e tb pelo treininho das fotos mete-nojo no final ... quanto ao OMD, cá estarei em primeira fila a acompanhar essa preparação ... não será fácil, mas tb não tinha piada se fosse ... eu não tenho dúvidas que será mais uma conquista da Menina que corre pra cara...ças ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! O João, tu, e eu, já somos pelo menos 3 a acreditar! ;)
      Mas ainda sentida por teres trocado o OMD pelos Açores... Humpf! Isso é para ganhares a disputa da maior altitude?? Vão ao Pico? :P
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Conheces-me tão bem, não te consigo enganar ;)
      A intenção é ir ao Pico sim senhor, mas no dia antes da prova .. ok, eu sei .. doidices ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Muito bem, objetivo 31 cumprido!
    Muita força para preparar os 100K da Serra da Estrela! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! A preparação é grande parte da diversão. ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Parabéns Menina!

    Em Dezembro correste de Lisboa ao Algarve :)
    Nada mau!
    Força para os próximos objetivos!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheh, poupava bastante gasolina.:)
      Obrigada!
      Beijinhos

      Eliminar
  5. E máí nada !!
    Não sei se já reparaste mas á pessoal a ir ao MB , que corre menos kms que tu !! :)

    Eu já reparei porque sinto na pele , e faz-me uma confusão do caraças !
    Para mim os gajos da organização daquela merda , deviam dar mas era logo as inscrições a nós ! agora ainda ir a sorteios e o caraças...logo eu que nunca ganhei sorteio nenhum (nem nas rifas do baile da paroquia) Dass...

    ...mas enfim ! :P

    Esses 31 dias ficam lindos no grafico , isso devia era ser , mês-sim , mês-não ! :P

    E vamos mas é a não parar... :)
    Apesar de ter a certeza que os 100k da tua serra , vão ser uma aventura que vais concluir com distinção (quem sabe no podium) !! :p , os kms e as actividades é para manter e acrescentar os exercícios de reforço muscular , flexibilidade e cardio !

    Belas fotos , e que belo lugar para treinar...trilhos, serra, mar , praia , rio...que maravilha... :)

    Boa continuação , dá-lhe lume.
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lol Não há nada, achas?? :) E sabes bem como é que um dia se vai ao MB... :)
      Sim, era mês-sim, mês-não, mês-assim-assim... :p Está feito! Agora venham outros desafios.
      Concluir os 100k: Yes, please! Com distinção: se for possível. :) Pódio: Ahah :D :D!! Além disso, sabes bem que não gosto de dar nas bistas...:P
      Obrigada, A.
      Bjs

      Eliminar