13 de janeiro de 2016

No trilho das cascatas #2 e treino no Parque Desportivo de Mafra

Novo ano, novos trilhos. Pelo menos era essa a ideia, quando no primeiro fim-de-semana do ano, se rumou à localidade de Fervença, em Sintra. No seguimento do treino com início na Cascata de Anços, feito o ano passado, de que gostei muito, descobri que havia ainda umas quantas cascatas a explorar pela zona e tornou-se meu objectivo visitar todas. Depois de alguma pesquisa, acabei por optar primeiro pela Cascata da Bajouca, ou de Fervença, por dizerem ser a maior das redondezas.

Para quem vem de Sintra, é fácil dar com esta localidade, pouco antes de entrar na A9, virando à esquerda na saída para a Base Aérea. Depois, é só estacionar o carro num largo em terra batida, logo ao início, e descer a rua. Começa-se logo a ouvir o som de água corrente e, pouco depois, já se avista a cascata ao fundo.


Para lá chegar é necessário atravessar uma cancela e seguir o trilho.


E a cascata não desilude! É realmente grande, pelo menos pelos os padrões citadinos, e trazia bastante água.



Já lá estavam duas pessoas a tirar fotos, pelo que foi necessário aguardar um bocadinho para conseguir umas fotografias sem emplastros :), mas valeu a pena.



A rochas eram bastantes escorregadias, ao ponto de ter de me descalçar para me sentir mais segura a atravessar o rio. Tudo para conseguir uma fotografia mais central, claro! O que eu não faço para ganhar as imagens mais bonitas... :)


Pelo que pesquisei, quando há menos caudal é possível chegar junto à queda de água, indo pela direita, mas agora, com as chuvas, a corrente estava muito forte (para além da água estar gelada, claro está!).



Comparando com a de Anços, esta cascata é mais alta e forma um lago maior mas, infelizmente, o entorno não é tão bonito. Pouco acima existe uma fábrica e é possível observar uns quantos detritos que são arrastados pela água. Além disso, contrariamente à de Anços, não existe trilho a ladear o caudal do rio. Ou seja, o trilho que existe é apenas para ligar a estrada à cascata, ir lá observar e voltar para trás, não tem continuação. Assim sendo, e apesar de ter valido a visita, não foi possível começar o treino de lá, como inicialmente pensado.

Porém, logo ali se delineou um plano B e seguiu-se para Mafra, rumo ao Parque Desportivo Municipal, para um treino diferente.

Estádio envolto em brumas.


Localizado na antiga Quinta dos Marqueses de Ponte de Lima, para além de um palácio senhorial e jardins, este parque encerra diversas instalações para a prática desportiva.


Tem um perímetro de cerca de 2,5km o que, somando às voltas e atalhos lá por dentro, ainda dá para realizar uns bons treininhos.


A ideia não era fazer um treino muito longo, mas sim aproveitar o circuito de manutenção e ir parando para fazer exercícios.



Entre estradões de terra batida, trilhos, relva e até pista em tartan, se quiserem, torna-se um treino variado e nada aborrecido.



Até podem aproveitar e rever as regras de trânsito, no circuito para bicicletas das crianças, na Escola Infantil de Trânsito. Não estava lá ninguém, e juro que se respeitou sempre a regra de circulação pela direita. :)



Além disso, encontram também uns companheiros de trilhos fantásticos...


Este gamo maior, em cima, não era nada temeroso e chegou-se mesmo até mim, permitindo-me até fazer-lhe umas festas.

Bambi!

Mas provavelmente queria era comida e, quando viu que daqui não vinha nada, virou logo as costas! :)

Acabou por ser uma manhã bem passada, entre cascatas, parque, jardins e animais fofinhos. Ao todo, foram apenas 12km, mas os exercícios, pelo menos, fizeram efeito, que bem senti no dia seguinte!


O circuito de manutenção serviu também para saber que não consigo fazer uma elevação completa! Aquele exercício numa barra, em que têm de elevar o corpo até cima, com a força dos braços? Pois... Digamos que a minha auto-estima ao nível da força de membros superiores ficou um bocadiiiiinho abalada... Mas, me aguardem! A ver se daqui a umas semanas já não faço umas cinco, ok quatro, pronto, talvez três (uma, com sorte) elevações! ;)

22 comentários:

  1. Muito fixe! Conheço esse parque, tinha família a morar em Mafra... e no verão até ia à piscina.
    É um belo local para uns treinos!

    Vê lá se forças a cena das elevações! Não fazer uma é... vergonhoso LOL

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, dá para ver bem a piscina, mantêm-na cheia.
      Clarooo que consigo fazer uma elevação! Estava só a exagerar para efeitos de narrativa... (cof cof)... ;)
      Bjs

      Eliminar
  2. Olha que linda cascata!
    E o parque de Mafra é muito bonito. Conheço pela Corrida dos Sinos que começa do lado de fora e acaba na pista. O aquecimento faço por onde fotografaste. Muito bonito.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta pista também foi o meu ponto de partida e chegada dos primeiros 21km em trail! Boas memórias... :)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Helder13/1/16

    Sim senhor muito bonito e tal... mas perdeste um "treino" bem melhor no TCVS. Ahh e neste "circuito" também dava para fazer exercicios de braços, além de muitas outras actividades radicais :)

    Bj e bons treinos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohhh, não me faças inveja!:) Já ouvi dizer que o tempo estava agreste, deve ter sido bem radical, como eu gosto. Correu bem?
      E também não vou a Proença... :( Mas conto voltar a VVR!
      Bjs e boas provas!

      Eliminar
    2. Helder14/1/16

      Sim correu bem. Bem... dentro do esperado de um "atleta da liga dos últimos" :)
      Apesar do constante frio, chuva, nevoeiro e vento, foi uma agradável surpresa, recomendo.

      Pois Sábado estarei em Proença.

      Encontramo-nos então em VVR, se voltares.

      Bj e vê lá se fazes mais alguma coisa que circuitos. TIC TAC... OMD... TIC TAC... OMD ahahahah

      Eliminar
    3. Eu sei.... :S
      E tu, com tanta prova-treino, no OMD só te vejo mesmo na partida!:D

      Eliminar
    4. No TCVS agreste é piropo :)

      Eliminar
  4. Brincadeirinhas e o caraças ... sim senhor ... não sabia que valia descalçar para conseguir uma foto mais bem enquadrada?!?! Deixa-te andar que não esperas pela demora ... cascatas lindas!! Bahhhh ...
    E a fazer reforço muscular e tudo .... tenho que fazer disso tb, não sei se já tinha dito isto alguma vez ... e para que fiques contente e aqui que ninguém nos ouve ... eu tb nem uma elevação de braços faço ... ok, ok ... eu sei .. fraquinho ... mas vou mudar isso, juro por jesus (sim, por esse mesmo ;))
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chama-se "barefoot", diz que está muito na moda... ;)
      Ainda bem que também não consegues fazer elevações, assim já não me sinto tão mal... Lol :)
      E, aqui para nós que ninguém nos ouve, ando a ver se atino nisto do reforço porque começo a ficar com respeito ao desafio (cagufa, pronto!) :)
      Beijinho

      Eliminar
  5. Hmmm Mafra...pois sim, o m2 é porreiro, o problema é que a malta trabalha em Lisboa e A8 é carote ( e o gasóleo, apesar de agora as petroquímicas terem o petróleo quase de borla) por isso, suspiros...

    Belo treino.

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, já tive mais ou menos essa conversa com esses mesmos argumentos... No meu caso, sendo gasolina, ainda é pior! E o desgaste diário do carro e tal... Enfim, vai-se lá fazer uns treininhos e já não é mau! :)
      Bjs

      Eliminar
  6. Bambi tão fofo! :)
    Que belo treino e aqui tão perto de Lisboa.
    Continuação de bons e belos treinos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ias gostar!:)
      Bons treinos para vocês também, força!
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Que bela volta! Um Bom Ano para ti e continuação desses trilhos maravilhosos que trazes até nós!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Ana! Sim, foi uma voltinha porreira. :)
      Bom ano para ti também, boas provas!
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Que cascata linda :D Nunca vi nenhuma de perto. Se bem que ultimamente a política anti-robô do blogger me tem feito ver muitas em fotografia :P
    Não é nada vergonhoso não fazer uma elevação, as elevações são incrivelmente difíceis! :P A sério, comigo passa-se o mesmo, eu bem tento mas não consigo. Maldita corrida e sua clara preferência pelos membros inferiores :P E agora até consigo fazer 4 flexões de tríceps, antes não conseguia. Vergooonha :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que devíamos formar um grupo. Aposto que há por aí muitos Incapazes de Fazer uma Elevação Anónimos. ;) Flexões ainda consigo umas quantas. :D
      Já o nunca teres visto uma cascata de perto é que é preocupante, tens de tratar disso! :)
      Beijinhos

      Eliminar
  9. Não vou fazer comentários sobre aquela coisa das eleva... qualquer coisa que não conheço, mas vou ficar com nota da cascata por causa do FOMO.

    Por ultimo, o treino em Mafra, muito fixe, adoro correr à chuva... pagaste alguma coisa para entrar no parque? Tenho de lá ir... nem que seja em família.

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, toma nota. É fácil de lá ir ter, apesar de não ter placas a indicar, como em Anços. E acredito que agora no inverno seja mais imponente, devido às chuvas.
      O parque não se paga, a não ser que queiras usar alguma das instalações desportivas (campos de futebol, ténis, piscinas, etc.), de resto tens bastante por onde correr. E também dá um bom passeio, com ou sem crianças.
      Beijinhos

      Eliminar