14 de abril de 2016

Kms (e treinos longos) de Março


Contagens do mês de Março

- Distância: 292 km  (20 actividades)
   . em estrada: 153,8
   . em trilhos: 138,2
- Horas a correr: 43:39
- Ganho de elevação total: 8,289  metros

Total do ano: 748 km

Penso que terá sido o mês em que mais quilómetros fiz desde que corro. No entanto, não pensem que não fiquei com tiques nervosos quando me apercebi que terminei Março com 292km quando podia facilmente ter atingido as três centenas... Mas claro que estou a brincar e isso são pormenores (obsessivo-compulsivos).
Fiquei especialmente contente com o ganho de elevação total. Moro numa zona plana como uma panqueca e, para conseguir algum desnível significativo, tenho de ser criativa com pequenas rampas e escadas ou deslocar-me para outros locais, o que praticamente só acontece aos fins-de-semana. O treino semanal em Santa Eufémia também contribuiu para o aumento de acumulado, mas fico sempre com a sensação de que não estou a fazer o suficiente, daí ter sido importante ter-me inscrito para fazer o Trail Serra da Lousã e poder subir uma serra maior do que a de Sintra, com os seus 500 metros de altitude máxima

Já vos disse que o OMD tem perto de 6000m D+? Por vezes isso preocupa-me mais que a própria distância e pergunto-me se não terei sido demasiado ambiciosa para estreia. Por outro lado, sei que não poderia ser de outra forma. Eu não quero apenas fazer 100km, eu quero fazer 100km na "minha" serra, e isso é que lhe dá significado. Em qualquer outro lugar eu estaria apenas a correr pela distância, mas, na Estrela, a prova entra na esfera emocional. É onde me sinto em casa. E espero que seja isso a levar-me quando as forças começarem a faltar.

Nos entretantos, como não se pode deixar tudo nas mãos (pernas?) do destino, tenho posto mãos (pernas) à obra. Março começou com o treino na Serra da Arrábida, do qual já vos falei aqui, porque queria treinar num terreno diferente e numa serra mais alta (embora não muito mais). Depois seguiu-se o treino Serra & Mar, o que, não sendo novidade, é sempre bom, por ir praticamente da altitude 0 (nível do mar), ao topo da Peninha (aprox. 470m). No fim-de-semana seguinte fui testar as pernas à Lousã e, finalmente, no último fim-de-semana de Março, tive um agradável treino de "recuperação" por Sintra, com início na Barragem da Mula, onde já não passava há algumas semanas.
Nesse dia estava um nevoeiro brutal o que, na minha opinião torna aquela serra ainda mais mágica. Ora atentem...




Claro que se fica a perder em termos de paisagem mais distante. Era esta a "vista" no miradouro da Pedra Amarela:


E na Peninha não lhe ficava atrás...


Apesar de tudo, acho que o nevoeiro é mesmo a condição meteorológica em que mais gosto de correr por ali.


E voltámos a percorrer um dos meus trilhos favoritos, o Trilho da Viúva.



Há imensos trilhos na Serra de Sintra e a maioria das pessoas já lhes conhece o nome. A maior parte deles foi baptizada pelo pessoal do BTT e Downhill. Caso dos famosos Trilho do Dimas I e II, Trilho das Pontes, Kamikaze, entre outros. E este, o Trilho da Viúva. 


Provavelmente, terá este nome por uma qualquer razão banal (é um trilho cheio de ramos de árvores salientes e pedras, tornando-o relativamente perigoso para quem desce a correr desgovernado e, sobretudo, de bicicleta. Queda="morte"=viuvez? No entanto, gosto sempre de imaginar uma história mais fantástica, como a de um fantasma de uma viúva carpideira, que percorre para a eternidade estes trilhos, em dias de nevoeiro, a chorar o seu amor perdido. É uma história mais adequada ao ambiente, não acham? :) E acreditem que vos faz correr mais rápido. ;)




Acabou por ser um treino de 21km com cerca de 900 D+, o que não foi nada mau para um treino de recuperação.

Apesar de estar, inegavelmente, mais preocupada com os números dos treinos (kms, D+, horas...) do que alguma vez estive (sou mais de correr por sensação do que por dever), e de já ter tido alguns momentos de fraqueza, continuo a apreciar cada momento. Afinal, como sempre disse, a viagem é grande parte da diversão. Sendo que, "diversão", tem sempre um sentido muito lato nisto de longas distâncias. ;)

Bons treinos (boa viagem)!

18 comentários:

  1. Muito feliz fiquei eu por ter feito 221 km num mês (em Janeiro) e tu fazes quase 300 com essa ligeireza! És um espectáculo e estás no caminho certo para o grande dia!

    Bonitas fotos. Fazem recordar quando fizemos juntos o Fim-da-Europa.

    Beijinhos e FORÇA! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom, não sei se foi assim com tanta *ligeireza*... Ihih ;)
      Sim, verdade! Nesse dia também estava uma bela névoa que não deixava ver o Cabo.
      Obrigada. :)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Caramba! Que números!
    Como a "menina" cresceu! Ainda te estou a ver na Corrida do Monge muito cheia de dúvidas e receios.
    Tenho umas "afilhadas" 5 estrelas (tu, a Isa, a Henriqueta Solipa e Carla André que não conheço pessoalmente mas em quem sempre acreditei e dei força desde a primeira hora).
    Com todo esse treino tudo te vai correr bem na tua Estrela, eu não sou de lá mas adoptei-a! Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As dúvidas e receios mantêm-se, o tamanho dos "Monges" é que já é outro. :)
      Obrigada, Jorge. Não me esqueço que estiveste lá na minha estreia nos trilhos! Mal sabia eu na altura... :)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Grandes photos...e não tens brinquedo novo !! :P


    Que belos números. Convence-te disso !!

    Sim , tem 6000m D+...como bem o referes , é na Serra da Estrela.
    E depois ??

    Lembraste de Arga ?? Depois de a fazeres , afinal nem "custava tanto", aquelas subidas não eram assim "tão a subir" , pois não ?? :)

    E o OMD , vai ser igual.

    Claro que fisicamente é um fartóte de dores e coiso...
    Claro que vai haver momentos de total "mental breakdown"...

    ...mas e então ??

    Correr na serra da Estrela durante um dia , é qualquer de especial....e como tu própria o dizes , é emoção , ainda para mais , é uma terra das tuas raízes.

    Portantos...só tens que treinar o melhor que sabes , que poderes e que gostes...
    ...esquece se só treinaste 200 , 300 ou 400ks
    ...esquece se só "subiste" 4000m D+

    O que importa , é como o sentes , é o que o coração e corpo querem...
    E o que a tua cabeça manda. :)

    O resto , é viver...

    Vai ser duro , mas vai ser muito divertido...para mim , ainda é o mais importante. ;)

    Dá-lhe lume...andamento nisso !! :)

    brjs
    ajb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheh, pois não! É brinquedo velho e fraquinho de megapixeis. :P O que vale é que há quase sempre uma câmara suplente. ;)

      No dia seguinte já nenhuma subida parece tão a subir... :) Mas sim, já sabes que às vezes me falta confiança. É mais complicado ter confiança perante uma coisa desconhecida, neste caso, os 100km. São "só" mais 30km do que o ano passado, como dizes... :D
      Vai ser muita coisa ao mesmo tempo, muitas emoções. Can't wait! e, ao mesmo tempo, time is flying! :)
      Brjs

      Eliminar
  4. Que mês fantástico!
    Percebo o que dizes da "tua" Serra da Estrela. Sinto-me tal e qual quanto à "minha" Serra de São Mamede, embora a minha seja adoptada e a tua seja mesmo oficial :)
    Vai ser ainda mais especial a tua estreia por isso mesmo, por estares na serra do teu coração.

    De certeza que estás a ter as mesmas dúvidas que nós, mas penso que será normal. No dia tudo terá de estar conjugado de forma perfeita e com a nossa cabeça e o nosso coração, acredito que será isso que fará a diferença e não propriamente as pernas. Mas claro que é importantíssimo treinarmos :)

    Força Rute!
    Muitos e bons treinos rumo ao sonho!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Deves perceber exactamente o que estou a sentir! :)
      E o nosso treino pré 3 dígitos? ;)
      Beijinhos e bons treinos para vocês também. Está quase!

      Eliminar
  5. Mágico minha cara, mágico!

    A evolução, (ainda me lembro de umas quantas postas deste cantinho de há uns anos e...ahahahaha, ok) a posta em si, Sintra (as saudades que eu tenho do Trilho da Viuva ) e como será de certeza, o OMD.

    De certeza que as dúvidas serão muitas, a ansiedade, a expectativa, mas (e agora vem a pérola de sabedoria de cima dos meus mais de sei lá quantas ultra corridas superiores a 400 metros com 0 de desnivel) tu já provaste várias vezes saber gerir isso tudo, e quando as forças fisicas faltarem ou se esconderem, a tua força mental e resiliência vão levar-te pela tua serra até ao final.

    E pronto, é isto, é digerir tal pérola e seguir!

    Bjs

    PS: pelo sim pelo não, continua a treinar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que tem as postas deste cantinho há uns anos, hum?! :P Sempre corri lentinho, agora apenas corro mais kms. ;)
      Quero acreditar nisso, que a resiliência me irá levar ao final, agora começa é a preocupar-me o tempo limite! Lol
      Bjs
      PS: É melhor, é... ;)

      Eliminar
  6. Não sei qual é o trilho da viuva! Se calhar já lá passei, mas acho que nunca me apareceu no strava eheh 292km foi um excelente mês, força para continuar! Ah, um sitio perfeito para meter desnivel, e ainda por cima perto de Lisboa, é o Montejunto. Um dia se quiseres combinamos e faço de guia por um percurso para ficares a conhecer, é espetacular aquilo! Volto lá depois do MIUT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É aquele mais técnico, escondido numa "selva", como quem desce de Peninha em direcção a Azoia (Cabo da Roca), pelo meio do arvoredo.
      Já tinha pensado em Montejunto depois de ver os teus treinos no fb (neve e tudo! Humpf... :P). Acho que vou fazer o Trail de Montejunto no final deste mês, mas vou-me lembrar desse treino com guia, depois do MIUT!:)
      Beijinhos

      Eliminar
  7. AZBeer Running Meet 2016 - Divulgação

    A Azbeer-Meet, Lda., o Grupo Desportivo de Azambuja e o Rancho Folclórico Ceifeiras e Campinos de Azambuja, promovem e organizam a AZBeer Running Meet 2016.

    A prova realiza-se no dia 26 de junho de 2016 em Azambuja.
    a) A “Corrida” na vertente de Trail tem o seu início às 9h00.
    b) A “Caminhada” tem o seu início às 9h15.

    Está disponível informação do evento nos seguintes endereços eletrónico:
    http://www.trilhoperdido.com/evento/AZBeerRunningMeet2016 (inscrições e informações)
    facebook.com/AZBeer-Running-Meet (informações)

    Assim, vimos junto de V. Exas solicitar a divulgação do AZBeer Running Meet 2016 na vossa página da internet.

    Agradecendo desde já a atenção dispensada, estamos ao dispor para qualquer esclarecimento adicional.

    Com os melhores cumprimentos,

    Luis Benavente

    ResponderEliminar
  8. Ainda vou a tempo de comentar???? Isto não tem andado fácil para acompanhar a concorrência, mesmo os que mais gosto (o que não é o caso :P) ... aliás só 3 coisinhas ... blhec, blhec, blhec... e blhec (pronto foram 4).
    O meu Março só teve 238km, mas eu tenho mais 3 meses que tu :P ... tic, tac, tic, tac ... deixa-te de coisas, tu está a ficar uma maquina (menos a tirar fotos) ... vai ser épico!!!
    Eu era capaz de gostar desse trilho da Viúva :)
    Beijinhos

    P.S. Não entendi essa do brinquedo novo!!! Sim AB, a gente vai conversar :):):)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desta vez passa... :P
      Tu nãominerves, que já só faltam 6 semanas!!! :O
      Sim, ias gostar desse e dos restantes trilhos, mas só uma manhã em Sintra não chega... ;)
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Sim Carlos, acho que adorarias o trilho das viúvas... :)

      Eliminar
  9. Grande mês... estou viciado em Sintra... estou viciado nas montanhas...

    Vai ser um épico OMD, vais ver.

    E sim, adoro o trilho das viúvas a abrir. Aliás vai sair um filme sobre isso...

    Não achas que andas a correr demais? :)

    Beijinhos e desculpa a minha ausência temporária

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que ando a correr de menos!!! Já estive mais confiante, mas pronto... :)
      Pelos vistos andaste a passear, por isso é por uma boa causa. ;)
      Beijinhos

      Eliminar