20 de abril de 2016

Montes Saloios #1 e rolar na Quinta do Pisão

Há umas semanas, através de um amigo que fez a prova, arranjou-se o track dos Trilhos da Costa Saloia.
Como, desde que fiz a actualização para o Garmin Express, deixei de conseguir fazer uploads dos tracks para o meu FR410 (grrrr... Mais alguém com este problema?), a solução foi instalar uma aplicação no telemóvel e seguir o trajecto dessa forma. Assim sendo, estava há três semanas à espera que o tempo melhorasse para ir testar este percurso, uma vez que, com chuva, seria mais complicado manter o telemóvel à mão. Acontece que o tempo tem estado sempre instável e sair para treinar é como uma lotaria meteorológica. No dia que nos dirigimos para Mucifal, a localidade de partida do track, parecia que íamos ter jackpot de sol mas a aposta foi ao lado.
Os primeiros quilómetros até correram bem. Não chovia e, apesar do nevoeiro, dava para perceber que a zona era bonita. O percurso é bastante rolante, com pouco desnível, e as únicas dificuldades surgiram apenas devido à lama - sendo uma zona de quintas, os tractores deixam a sua marca na terra humedecida. No entanto, por volta dos 9km, aquilo que começou por ser uma chuva miudinha começou a engrossar e tornou-se complicado estar sempre a confirmar o trajecto no telemóvel. Além disso, com o nevoeiro, não conseguíamos ter nenhum ponto de referência, fosse a serra ou o mar, o que teria sido uma grande ajuda num dia limpo. Assim sendo, decidimos voltar para trás, para voltar a tentar noutro dia.
Claro que voltar para trás acabou por não ser assim tão simples (nos trilhos nunca é) e acabámos por nos perder na mesma! Já começa a ser habitual (ihihih) e até ajuda a desenvolver o espírito de orientação, vulgo desenrascanço. Desta vez só nos afastámos da rota durante uns 3 ou 4 km, e terminámos com um belo treino de 23km.
O problema é que entre a chuva, gps no telemóvel e desenrascanço, não houve grandes oportunidades para registo fotográfico (mas fica para a próxima, porque merece), tendo apenas ficado para a posteridade a fotografia desta amiga que encontrámos a barrar-nos o trilho.


Pela foto não dá para ter noção, mas era grande, devia ter cerca de 1.2 metros de comprimento. Não sei se estava viva ou morta mas, como não se mexeu, suponho que estivesse morta, embora não tenha ficado mais tempo para indagar. Tive de SALTAR POR CIMA dela e desatei a correr sem olhar para trás. Brrrrrr!
E esta foi a primeira tentativa de recriar o percurso dos trilhos da Costa Saloia. "I'll be back" (ler com entoação de andróide-Schwarzenegger, do Exterminador).

Entretanto, por entre a conquista de cumes que têm sido os meus treinos (ou, pelo menos, a intenção), achei que deveria fazer um longo mais rolante, para ser "sempre a correr". E foi assim que voltei à Quinta do Pisão.



Esta quinta é perfeita, pois está rodeada da beleza natural da Serra de Sintra mas possui uns belos estradões que parecem pista tartan dos trilhos. Além disso, é enorme. Tentámos percorrê-la quase sempre junto aos seus limites e deu um circuito de 6km. Com outras voltas e atalhos lá por dentro, dá perfeitamente para fazerem cerca de 10km sem terem de repetir percurso.



É o local ideal para quem se está a estrear nos trilhos ou não conhece a serra e não tem companhia. É seguro, não se perdem, e, para além dos estradões, há também trilhos e bosque e até uma ou outra parede.


Um corta fogo mais à frente. Não deve ter mais de 300 metros,
mas já puxa bastante pelas coxas.



Aliás, se não fossem as plantações que por lá se vêem,


e os diferentes animais,




quase que dava para esquecer que se está dentro de uma quinta.




Acabámos por dar três voltas ao "circuito". Acreditem que à segunda e terceira voltas já não parece um local assim tão rolante... Tem SUBIDAS! Não são uma subida à Pedra Amarela, nem a Santa Eufémia, mas não deixam de ser subidas. E mais cedo ou mais tarde vão dar por elas. :)

E vocês, por onde andam a "rolar"?
Bons treinos!

23 comentários:

  1. Eu da última vez que andei a rolar foi por Lousada, o percurso não tinha 6km (só 2,3km), nem era tão bonito, os únicos animais que lá andavam eram da minha espécie e um canito que esteve lá o dia todo, tb tinha subidas e descidas que ao principio eram feitas numa boa mas que fim de umas poucas voltas já pareciam o Evereste ... e as pedrinhas da calçada tinham nomes, quer dizer, não tinham, mas ao fim de umas voltas começaram a ter :)
    Quanto a esta posta, mete nojo à brava ... montagens bem feitas, confesso, então essa bichinha de borracha está um espectáculo :)
    Olha lá ... o que fazem nos dias 7, 8 e 9 de Julho de manhã ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheh... :)
      Sabes que eu este ano só tenho a vida (de corrida) programada até Junho. O OMD vai ser o meu Armagedão. :D Porquê? Que há nesses dias??
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Não faço a mínima ideia, foram assim umas datas que me vieram à cabeça ;)

      Eliminar
    3. Eu não faço nada... não tenho nada programado... se alguém me convidar... :D

      Eliminar
  2. Há muita coisa que deveria ter medo e não tenho. Mas de cobras... ui... julgo que a melhor forma de um dia conseguir (finalmente!) baixar dos 50 aos 10 é ver uma cobra...

    Que linda foto a dos dois cavalos (não estou a falar de nenhum Citroen) com o lago atrás.
    E, claro, a do burro, animal tão injustamente considerado. É que os burros são inteligentes! São é teimosos que nem... burros!

    Beijinhos e boa continuação!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me dês ideias João Lima! Eu adoro cobras e se tiver de arranjar uma para baixares dos 50 minutos aos 10 km tá garantido!.... :)))

      Eliminar
    2. João, olha que o Jorge Branco já está a ter umas ideias! Fica atento na tua próxima prova de 10km!!! Mantém os olhos no chão... ;)
      Este burro do Pisãoé esperto e falador. Farta-se de zurrar! Deve ser a queixar-se dos atletas que nem o deixam pastar à vontade. :)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Gostei da Quinta do Pisão! Mas eu tenho tal sentido de desorientação que me perdia na mesma! Eu quase sou capaz de me perder aqui em casa! :))))
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)
      Mas não ias longe, porque ou ias dar a uma cerca ou um portão. ;) E digo eu, que também me perco com facilidade!:)
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Que belas fotos , que bela descrição do Pisão e arredores...Nice. :)


    ...agora depois de ler este post , pus-me a pensar...

    ...o bom , mesmo bom , era juntar um "percurso" , com estes "elementos" todos:

    "Pisão" , Serra de Sintra , arribas Cabo-da-Roca , areia do Guincho".

    ...que te parece ?? :)
    ...chega pra treino longo antes do OMD ?? ;)

    bjs
    ajb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É decidir a data e começar o treino de "madrugada"... ;)
      Bjs
      PS: E levar uma bucha (grande)!:D

      Eliminar
    2. Me, Me, Me, Me !!! (tem que imaginar uma catrefada de gigantes e eu atrás aos saltos a gritar "Me") :)
      Eu acho isso muito má ideia para se fazer antes do OMD ... fixe, mas mesmo muito fixe era fazer isso em inicio de Julho ... está cientificamente provado que entre os dias 7, 8 e 9 de Julho, é a melhor altura para se fazer esse percurso "à descoberta" ... põe os olhos mais bonitos, a flora intestinal a funcionar melhor, o pelo mais brilhante e sedoso, os cabelos do peito mais enroladinhos e o paladar mais apurado (pelo que a bucha grande que alguém vai levar para todos e não sou eu vai saber melhor) ...além disse nessa altura deve dar umas selfies de primeira, então se esse treino for às primeiras horas da manhã pelo menos iria estar um espectáculo (vocês iam gostar) ;D

      Eliminar
    3. Os meus cabelos do peito já são bem enroladinhos, mas obrigada. :P
      Parece-me bem, mas só se alguém for correr de ressaca da noite festivaleira anterior... :P
      Entretanto, tem de se ir lá antes para estudar o percurso. ;)
      Beijinhos

      Eliminar
    4. hehehe ...
      Combinado ... de ressaca vai o outro marmanjo, o velhadas ... eu até ia, mas eu só bebo água de ph alcalino.
      Ok, mas não vale a pena estudar tudo, porque tem mais piada um gajo se perder :P
      Beijinhos

      Eliminar
    5. ehehhehe...

      E ódespois vais para o "moche" já todo torcido e empenado !!
      ...deve ser lindo de ver ! :D

      Um velhadas , perneta , alcoolizado com sagres , 2 metros de altura , no meio da garotada a tirar selfys e a filmar a cena...vais ser vedeta do youtubes !! :P :D ehehhe

      Eliminar
    6. Hehehe ... o Perneta Youtuber ...ainda vou ficar rico :) ... por falar nisso, já pensei em ir a uma aula de zumba com umas calças justinhas e um top cor-de-rosa e deixar-me filmar e colocar no youtube ... a indumentário era um estrondo e a falta de coordenação fazia o resto ..pimbaaaa ... milionário :)

      Eliminar
  5. O pisão é mesmo muito bonito. Só conheço de umas voltas de BTT, e nunca experimentei ir correr para lá mas parece-me muito boa ideia :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também se vêem por lá muitas bikes, é verdade! Eu é ao contrário, gostava de lá ir agora fazer BTT, para ser diferente. :)

      Eliminar
  6. Deve ter sido mesmo chato, isso da chuva! No outro dia sai de casa para correr com sol e a meio veio a chuva, que rapidamente transitou para uma tempestade apocalíptica de granizo (nunca mais saio de casa sem impermeável contra a opinião da previsão de tempo do google) e já achei chato, agora imagino estando no meio do monte e com o telemóvel sendo a única coisa a indicar o caminho. Deve ter sido uma aventura dos diabos :P É chato não ter o relógio disponível para isso :/
    Essa cobra :O Eu acho que se algum dia encontrar uma trepo a uma árvore pela primeira vez na minha vida e não saio de lá. Esperemos que a tal árvore não tenha nenhuma colmeia, também odeio abelhas :P Acho que tenho tido sorte no contacto com a natureza...
    Esses animais são tããão fofos! É muito giro correr e vê-los :D Eu passo imeeensas vezes por um pónei adorável, qualquer dia tenho de ver se faço uma festa (quem é que estou a enganar, o meu medo de coices é mais forte do que eu :P ) :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não gosto muito de cobras, mas ela é que está na "casa" dela, temos de respeitar! E tentar não ter muitos encontros imediatos. :)
      Os da quinta sim, são muito simpáticos, sobretudo o burro. :)

      Eliminar
  7. Ainda não fui a essa zona... com o tempo chegarei lá. Mas depois acho que me perco a concentração a falar com os Burros... e têm de me ir lá buscar

    ResponderEliminar
  8. Beijinhos e bons treinos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aproveita, que este burro é muito conversador! :)
      Beijinhos e bons treinos

      Eliminar