31 de maio de 2016

Treinos de Maio e pensamentos a menos de uma semana...

De vez em quando, ultimamente, estou eu muito bem na minha rotina do dia-a-dia e, de repente, sinto uma descarga de adrenalina, um misto de excitação e nervosismo, aparentemente vindo de lado nenhum. Como nas vésperas de uma reunião importante, uma viagem que esperamos há muito ou um primeiro encontro com aquela pessoa por quem estamos apaixonados mas, ao mesmo tempo, achamos que é demasiada areia para o nosso camião. E depois lembro-me. É exactamente isso. Esta sexta-feira, à meia-noite, tenho um encontro com a minha paixão e estou nervosa como há muito não estava, porque ela é linda, de uma beleza selvagem e personalidade implacável e, às vezes, questiono-me se estarei à altura. Por isso, sinto um aperto no peito e borboletas na barriga sempre que baixo a guarda. Ai, Estrela, Estrela...

Fora esses segundos de ansiedade quase diária, Maio tem sido um mês de viagem a ritmo de cruzeiro. Depois de todas as incertezas, este mês foi de consolidação e aceitação. Não vou faltar ao encontro e também não há muito mais a fazer, por isso mais vale aproveitar da melhor maneira o tempo até lá. Foi isso que fiz.

Com o regresso do sol, regressaram também os treinos pelo areal.


A Praia Grande, ainda com pouca gente, dá uma bela pista, seguida de um treino de escadas para ficar logo com o aquecimento para as arribas feito.

350 degraus até ao topo!

Depois segue-se um deslumbre para os sentidos, entre o contraste de cores e cheiro a flores e mar.


Passagem pela Praia da Adraga...


Falésia junto à Praia da Cavala...


E aproximação a uma das minhas praias favoritas....


De acesso complicado, não sei se é pior a subida ou a descida, mas vale sempre a pena.


A Ursa.

E, depois do banho de gelo, é altura de pôr outra vez os músculos a arder!


O treino tem ponto de retorno no ponto mais ocidental da Europa. Atingindo o Cabo da Roca é hora de regressar, desta vez pelo interior para evitar as arribas e terminar o treino de forma mais rolante.


Até à próxima!


Entretanto, num dia menos solarengo, troquei a água do mar pela água do rio e foi feita nova visita às Cascatas de Anços.



Com caudal elevado devido às chuvas, chegar até à principal cascata foi quase um desporto radical.


Apesar disso, estavam lá mais umas quantas pessoas aventureiras a tirar fotografias.



Pena a água não ser muito límpida, senão também dava para uns banhos de gelo. :)


E, quando não se corria, pedalava-se!


Houve um final de tarde em que se alugaram umas BiCas e fomos percorrer a ciclovia que liga Cascais ao Guincho.


Estavam poucos carros na estrada, por isso, não fosse a pressa devido ao horário de encerramento para entrega das bicicletas, teria sido um passeio muito relaxante, sempre a ladear o oceano, com o sol quase a pôr-se.


Maio foi também o mês em que finalmente mandei arranjar a minha Blackie, por isso esperam-se vários passeios em duas rodas em Junho, quando estiver de "férias indeterminadas" da corrida. ;)


Depois, e apesar de não contar para treino, pelo menos físico, fui assistir a várias partidas do Campeonato da Europa de Triatlo, que decorreu no passado fim-de-semana.



É uma grande inspiração assistir a atletas profissionais e pessoas "comuns" a realizarem esta prova de esforço.

Área da natação.

Gostei especialmente de ver a prova dos atletas do Paratriatlo, pois realmente coloca tudo em perspectiva e deixamo-nos (deixo-me) de pieguices. Inspiração, mesmo.

Meta.

E têm sido assim os últimos dias. Uma vida que não pára mas sempre com a expectativa do encontro de dia 4.
Soube há poucos dias, com a actualização do gráfico, que este ano, pela primeira vez, há duas subidas à Torre, em vez de uma. Nem sei o que pensar sobre isso mas, lá está, como é algo que não posso controlar, não vale a pena estar já a sofrer por antecipação. No entanto, confesso que o limite horário, que já me pareceu enorme, me parece cada vez mais apertado. Vamos ver se o meu camião aguenta... :)

Fiel à minha tradição de deixar tudo para a última, ainda não tratei da mala, embora já tenha tudo o que preciso levar (mentira, falta comprar barrinhas). Antes da prova ainda queria ainda escrever uma crónica sobre o material, vamos ver se consigo.

Tiquetaque... Tiquetaque...

17 comentários:

  1. Tiquetaque... Tiquetaque... O dia da glória está a chegar!!! :)

    Força Rute! Estou contigo!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dia G, de Glória? :)
      Obrigada!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. É sempre bom ler-te e recordar essas paisagens agora que vivo em Leiria.
    Boa prova, vai estar calor, cuidado...
    beijinho, eugénia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Eugénia!
      E bons treinos aí pelas paisagens lindíssimas de Leiria.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Ai menina ... imagino a adrenalina ... até eu a ler isto ;) ... excelente fase de "tapering", sim senhor. Agora. bem ou menos bem, está feito ... agora é desfrutar ao máximo e sofrer um bocadito tb (senão não tinha piada). Já sabes, que estou com vocês, a torcer forte e feio para que tudo corra bem. E vai correr, tenho a certeza.
    Beijinhos e força nessas canetas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, CC!:)
      Já está tudo a postos, venha ela! Quer dizer, nós é que temos de ir à montanha... ;) E duas vezes! :D
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Força Rute, vamos estar todos contigo!!!! Vai correr bem....Uma beijoca

    ResponderEliminar
  5. No que respeita a inspiração e motivação, acho que já estás bem servida!
    Força!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos ver do resto... ;)
      Obrigada!
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Espetáculo! Duas subidas pelo preço de uma! Que sorte! Que inveja, da boua, claro!

    Vai comprar as barritas e faz a mala.

    Não te esqueças dos eletrólitos ou sal.

    Isso controlas, o resto desfruta.

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai meu Deus!!! :S (Até já mudei ligeiramente o nome à prova e tudo... ;))
      Tudo pronto! Agora é fazer o melhor que conseguir e esperar que chegue para a duração de todo o encontro. :)
      Obrigada!
      Bjs

      Eliminar
  7. Desejo-te tudo de bom, Rute!
    Pensa que tens aqui uma legião de fãs a torcer por ti. Nos momentos difíceis (que os terás, certamente) pensa que estamos contigo e a sofrer um pouquinho para que termines e chegues bem à meta!
    Beijinho e muita força!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Anabela!
      Uma "legião" não sei, mas que são os maiores, são! :)
      Beijinhos grandes

      Eliminar
  8. Ler isto e pensar que a esta hora já lá estás! *Tentativa de enviar força mental*

    ResponderEliminar