8 de setembro de 2016

Ora vamos lá limpar o pó a isto...

Oláaaa! Alguém por aí? :)
Bom, depois de mais de um mês sem notícias, resolvi voltar a dar atenção aqui a este cantinho. A verdade, é que, entre férias, mudanças e assuntos profissionais e pessoais, foram passando as semanas e a corrida foi um pouco posta de parte. Não na totalidade, claro, que eu sei lá já viver sem isto, mas os quilómetros reduziram bastante. No entanto, isso não significa que não tenham havido treinos memoráveis, porque houve, mas já lá vamos.

Entretanto, e porque sei que estavam ansiosos por saber (ihihih...), aqui fica o registo sumário dos quilómetros feitos nos últimos meses, de forma a manter-me a par da "contabilidade" anual (o último "Kms do mês" que aqui registei foi o do mês de Abril!!).

- Maio: 231 km
Entre os últimos treinos específicos e a redução gradual para o OMD, este foi o número atingido, bastante na média mensal do costume.

- Junho: 136 km
Destes 136 km, 106 foram os do OMD... É fazer as contas para conferir a lanzice que foi o restante mês de Junho! No entanto, foi uma decisão completamente consciente, já que queria dar um pouco de descanso ao corpo.

- Julho e Agosto: 179 km
Sim, 179 km divididos pelos dois meses... Apesar de terem ficado por registar uns quantos treinos feitos durante as férias, o valor total não deve ter excedido muito os 200 km. Ou seja, em dois meses corri menos do que geralmente costumo correr num mês! Aqui já não foi propriamente uma escolha, foi o que foi acontecendo enquanto a vida decorria.

Juntando estes valores aos anteriores:
- Total do ano: 1578,3 km.

Não deixa de ser um bom número mas, relativamente ao ano anterior, é manifestamente baixo. Entretanto, já estou inscrita para algumas provas mas, por enquanto, ainda nenhuma ultra. A baixa de forma é BASTANTE notória o que, aliado ao calor, tem resultado em treinos dos infernos. A vontade de voltar a perder-me nas montanhas é grande, mas para lá regressar ainda vou ter de percorrer vários quilómetros de humildade. A forma perde-se com uma rapidez impressionante! (Duh!)

Em boas notícias: voltei, durante alguns dias, à minha serra.



Revi a torre da GNR, onde já entrei e saí por diversas vezes (por causa da prova do OMD, e não por ter sido detida. ;)).


Percorri alguns trilhos novos


(e com o seu nível de adrenalina....)


Visitei o Poço do Inferno, que nesta altura do ano perde a imponência da cascata.


Voltei para agradecer à Senhora da Boa Estrela, aproveitando para tirar uma melhor foto do que aquela que consegui durante a prova...


... e observá-la mais de perto.


Fui à procura do "urso"...

Pedra do Urso.

... e ele deixou-me subir-lhe para o dorso!

:)

Aproveitei os banhos de gelo naturais.


E juntei-me a caminhadas nocturnas por caminhos desconhecidos...


...no escuro da montanha com as luzes da cidade ao fundo.


Depois, fui à conquista dos Três Cântaros,


com início no belo Covão d'Ametade.


Mais concretamente, o Cântaro Magro.

Cântaro Magro. Topo: 1928 metros.

Sobre este desafio farei uma crónica à parte, porque o merece.


E vocês, que têm feito? Mantiveram-se firmes nesses treinos?

27 comentários:

  1. Eu! Eu, pelo menos, estou aqui que nunca deixo de ver este blogue :)

    Acaba por ser normal, e até justo, esse abrandar para descansar o corpo após tão grande e heróica aventura!
    A forma é que é uma ingrata! :)

    Beijinhos e bom retomar normal de actividade rumo à próxima aventura /saudável loucura :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheh... Obrigada, fiel seguidor. :)
      Já são muitas semanas de preguiça, não pode ser! Mantive um nível mínimo de forma porque fiz outras actividades, como bicicleta, por exemplo, mas o cárdio está um horror. E este calor não tem ajudado à vontade. Bom, este fim-de-semana a forma já vai ser posta à prova, literalmente! :D
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Malandrice é o que é :P .... vá, agora chega. Oupa, vamos lá dar corda às sapatilhas :)
    Eu??? Nada, não tenho feito nadinha ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, eu tenho visto que tens sido um enorme preguiçoso! :P
      Já bou, já bou.... ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Regressos com calma é o que se quer. E do que vejo, não parece ster sido atacada pelo virus do blues pós grande epopeia, que até voltaste ao local do crime e tudo :D

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que fui atacada, e em grande! Por isso é que lá voltei, a ver se ganho imunidade! :D
      Bjs

      Eliminar
  4. Muito atarefada, Menina, muito atarefada.

    Não só com corrida, mas efectivamente, a vida não é só corrida.

    Vai contando que nós vamos lendo.

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As mudanças afectam sempre o ritmo, mas as coisas vão começar a organizar-se. Sinto falta da rotina de corrida (ainda há uns meses me queixava dela... uma pessoa nunca está contente! :D)
      Bjs

      Eliminar
  5. Todos temos uma fase de lanzice, mas temos de lutar contra ela... Que é o que ando a fazer. E realmente a forma é uma ingrata ficamos uns dias sem correr e ela poe se logo a milhas, depois para apanha-la é que são elas... Não resta outra solução que não correr :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dias... Imagina semanas!:) Mas aos poucos vai lá!
      Força para a tua "luta" também. ;)

      Eliminar
  6. Oi! Que belas fotos! Quando morava na Covilhã, muitas vezes no Verão fugíamos do calor sufocante da cidade, para ir ao banho nas "piscinas" geladas de uma das fotos! Pena que na altura não corria... Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta da foto é lá para os lados de Manteigas, mas também andei numa mais perto da Covilhã, nas Cortes! Sabe tão bem poder refrescar depois de quase todos os treinos/caminhadas... :)
      Bjs

      Eliminar
  7. Com calor custa sempre treinar, mas mesmo assim não paraste e com caminhadas pela tua serra e tudo :) Bem bom :)
    Vá, força para os próximos treinos e próximos desafios!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei como vocês fazem tantas provas em Agosto, a sério! Muito respeito. :)
      Obrigada!
      Beijinhos para vocês!

      Eliminar
  8. Oi. Ainda estamos por aqui sim!
    Prioridades vão sendo alteradas consoante a vida manda :)
    Com a "volta à rotina" retornas aos treinos mais constantes e a boa forma vai voltar a dar as cartas. Além disso, o tempo já está a arrefecer (aleluia) e isso é uma grande ajuda.
    Cá eu, já nem me lembro o que "exercício fisico" quer dizer, mas um dia vou voltar!!! Ai vou, vou :)
    Não sei como não te cansas em subir o urso tanta vez!!!
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Corres atrás do D., carrega-lo ao colo... Isso é exercício físico! :)
      Sim, graças a Deus que a temperatura vai baixar. E vem aí a minha estação do ano favorita!
      O urso baixava-se para ajudar... ;)
      Beijinhos grandes!

      Eliminar
  9. Agora sim o blogue está todo limpinho e aspirado e sem um única teia de aranha!
    Lindo!
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheh... Vamos lá ver quanto tempo dura!:)
      Beijinhos

      Eliminar
  10. Ui se tu visses os meus gráficos não te chamavas lanzeira. Mas também é importante parar de vez em quando para recarregar baterias e sonhos.

    E continua a escrever, disto ou doutras coisas.

    Eu, pelo menos, continuarei a vir cá sempre.

    Bjn

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Lanzeira" comparado com o habitual, claro! Não deixa de ser um bom número de kms. Agora parece que vai começar a ficar mais fresquinho, já ajuda... :)
      Obrigada!
      Bjs
      PS: Quanto ao concurso, tem de ser reestruturado e separado por categorias, agora que a qualidade da câmara dos tlms começa a evoluir... :)

      Eliminar
  11. P.S. Excelentes fotos... devíamos lançar um concurso :p

    ResponderEliminar
  12. O meu está cheio de pó! Vou chamar o Maradona para me ajudar a limpar aquilo...

    Belas fotos!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O teu pó é de qualidade, então. :P Por aqui é só ácaros mesmo... ;)
      Obrigada!
      Beijinhos

      Eliminar
  13. Se já eu tenho os meus momentos de desmotivação imagino tu, depois de correr uma ultra! Aquele sentimento que chega quando, depois de todo o 'buildup', o grande evento passa deve ser esmagador.
    O calor também acentua imenso a 'baixa de forma' - nesse aspeto não sou nada resistente, quase que morro a correr no calor e não tenho feito corridas de 10km em que no fim não fique com vontade de engolir um pedaço de terra para conseguir ter um bocadinho de água. Digo isto para o caso de a minha mediocridade te fazer sentir melhor :P
    Para compensar a falta de novidades, essas fotos estão magníficas! Fico à espera da crónica :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah! :) Só o facto de fazeres corridas de 10 km com regularidade já te deixa acima da minha mediocridade. ;) Perdi completamente a rotina.
      Acho que é a falta de um objectivo!
      A ver se hoje já trato da crónica. :)
      Beijinhos

      Eliminar
  14. O pó tem que ser da passada forte !!
    Hirta e certa !!

    :D

    brjs
    ajb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso tudo... :P 1km de cada vez! :D
      Brjs

      Eliminar