22 de dezembro de 2016

O desejo e a estrela


Lembram-se da Fonte dos Desejos?


Este ano, ela lá está novamente.

Apelidaram-na de Árvore dos Desejos, e não Fonte, mas, por detrás de uma fotografia nocturna de má qualidade, o processo do pedido do desejo mantêm-se.


Ao contrário dos outros anos, este ano sei exactamente o que pedir.


Aqui fica um resumo, por pontos, do que se tem passado por aqui nos últimos tempos.

1. Tenho corrido.
2. Tenho corrido, mas pouco.
3. Tenho corrido, mas pouco, e sem ânimo,

O ponto 1 é bom, o ponto 2 é - de tempos a temos - normal, porém, o ponto 3 é preocupante. Ao início, pensei que fosse uma ligeira depressão pós-OMD (afinal, tinha sido uma grande conquista e deixava-me com dúvidas em relação ao que se poderia seguir), mas, depois, ideias para futuras conquistas começaram a surgir, mas o ânimo para me dedicar a elas não.
2016 tem sido um ano de grandes mudanças para mim e, embora isso não seja sempre necessariamente mau, acho que o stress das incertezas começou a atingir-me. A corrida manteve-se como o fio condutor, permanente, que já é na minha vida há alguns anos mas, ao contrário das outras vezes, que era como uma lufada de ar fresco no meio do caos, agora era apenas algo que fazia. Porque sim. Porque já não sei fazer de outra maneira. Por outras palavras, tinha perdido o ânimo.

Foi apenas agora em Dezembro que decidi recorrer a "tratamentos de choque" da corrida. Entre eles, decidi participar numa prova com desnível considerável para quem andava a correr pouco mais do que uma vez por semana. O meu pensamento foi: ou vai ou racha. Depois conto-vos quão bem correu. (SPOILER: Ahahaha!)
Depois, e porque, por vezes, o melhor é tirar o foco de nós próprios e orientá-lo para os outros, para aprender a relativizar, fui fazer algo que já queria fazer há muito tempo mas ainda não tinha tido oportunidade: ser voluntária numa prova. Adorei a experiência! Essa crónica já está preparada e será a próxima a sair.

Entretanto, e porque agora devem andar ocupados com as festividades, aqui ficam os meus votos de saúde e paz, que o resto a gente corre atrás.

A Estrela de 2016.
(Ver estrelas de 2015 e 2014.)


Foi esse o meu desejo, enquanto dava os três nós na fonte: correr atrás*. Ânimo.


BOM NATAL!


* Se bem que, neste meio da corrida, correr à frente seria muito melhor. ;) Mas vocês entendem.

14 comentários:

  1. Nem sempre conseguimos estar no máximo e quando há outros factores a influenciar, tudo leva um abanão.

    Fiquei muito curioso para saber a história de quando foste voluntária numa prova :)

    Beijinhos, ânimo e Festas Felizes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que 2017 venha cheio de ânimo! :)
      Beijinhos e continuação de Festas Felizes!

      Eliminar
  2. Olá corredora!
    Que a Árvore dos Desejos esteja umas mãos largas na altura de desatar os nós que seguram os desejos!
    Bom Natal!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Espero que sim... :)
      Continuação de boa recuperação!
      Festas Felizes.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Festas Felizes e um belo 2017.

    E...Ânimo ;)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. :)
      Bom 2017 para ti também... Que seja este o ano da grande estreia nos 42! ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Podia ser aqui muito profundo e filosofico "barato"...mas vou ser curto e grosso: deixa-te de mariquices e corre ! O resto vem por acréscimo !!

    brjs
    ajb (ex-ultrarunner) tambem... :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, sim... Falar é fácil! :P
      Brjs
      PS: Uma vez ultrarunner, ultrarunner para sempre! Não prescreve! Vou manter-me firme nesta ideia... lol :)

      Eliminar
  5. Espero que realmente recuperes o ânimo! É normal ter períodos em que não há grande entusiasmo depois de tanto tempo a correr, não é preciso não gostar de uma atividade para nos fartarmos dela ocasionalmente :)
    Deve ter sido tão giro participar como voluntária :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma crise "correjugal". :D Dias melhores virão. ;)
      Sim, foi muito giro (e estranho) estar do outro lado.
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Eu de ti... Só quero que os teus desejos se realizem. A motivação, o ânimo que voltem com muito mais força e que regresses em Grande às tuas ultramaratonas. Grande beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. :) Espero que sim!
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Desejo-te um 2017 cheia de alegrias e momentos mágicos como os que aprendeste a contar.

    ESCREVE UM LIVRO!

    Quando sentimos esse vazio de objectivos, para mim o melhor é voltar às nossas raízes, onde sabemos sentir aquele prazer inicial, sozinhos, ao sitio onde todos os sonhos nascem... Tu lá sabrás onde é.

    Este tempo frio e húmido cria paisagens espectaculares em diversas montanhas... just saying.

    By the way... Cria 3 a 5 personagens na tua cabeça e põe-nas a interagir umas com as outras... no papel ;)

    Faz uma prova no estrangeiro onde tu sonhes ir.

    Beijinhos e um 2017 cheio de... ti

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. :)
      Concordo com todas as tuas sugestões. E até sei bem qual o local onde preciso de ir...
      Beijinhos e um excelente 2017 para ti!

      Eliminar