6 de fevereiro de 2017

Janeiro

Em Janeiro não houve provas, mas houve treinos pelos locais do costume e outros.








Também não houve muitos quilómetros (penso que não chegaram a 150 km), mas houve o regresso a um regime de treinos mais regular. Cerca de três treinos durante a semana e um mais longuinho durante o fim-de-semana.

Os "longos" de fim-de-semana não foram assim tão longos. Andaram sempre pelas 2h30 de treino, o que, em trilhos, como vocês sabem, pode não se traduzir em grande quilometragem, ou ser até muito pouca, se o desnível e tecnicidade forem grandes. No entanto, a ideia era reconquistar alguma consistência.

As primeiras semanas foram complicadas porque o corpo estava acostumado à manha e não havia meios de se adaptar ao novo regime mais activo. Revoltava-se mesmo! Havia dias em que era pernas pesadas do início ao fim e uma forma horrível a correr (ainda mais que o normal): toda descompassada, encurvada, os braços a baloiçar à frente do tronco... Era quase como se estivesse a aprender a correr de novo.

Frase motivacional encontrada num dos habituais locais de treino. :)

Apesar de tudo, os treinos semanais, em estrada, foram-se fazendo. Onde noto que perdi mesmo MUITA forma foi nas subidas (daí os longos de fim-de-semana, em trilhos, não serem assim tãooo longos). Qualquer elevação as pernas queixam-se, o rabo queixa-se, as costas queixam-se... E eu calada, porque preciso de respirar todo o ar possível e se falar caio para o lado.

Bom, nada que umas quantas visitas às escadas da Praia Grande não ajudem.


Neste dia em específico foram 3x350 degraus, falésia acima e falésia abaixo (e acho que não deve haver um degrau de igual tamanho naquela escadaria, xiça!). Efeitos secundários: 3 dias com dores nos gémeos. Toma lá! O que vale é que a paisagem é bonita...


E assim tem sido. A parte psicológica de quem "já fez" e "sabe que consegue" ajuda muito nos dias de treino mais difíceis, embora a lenta progressão seja, por vezes. desmotivante. Para Fevereiro esperam-se mais quilómetros. Venham eles!

14 comentários:

  1. Pois... a forma é uma ingrata e mal haja qualquer coisa, fica renitente em regressar ao que já foi.
    Mas regressa, é necessário paciência e dedicação que ela regressa. E isso tens tu.

    Beijinhos e força para uma boa continuação :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não está lá, mas vai!!! :)
      Obrigada.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Efectivamente a forma vai-se num istante e no meu caso "novas-velhas" formas se adaptaram ao meu corpo.

    E tenho andado tão motivo que ir correr à chuva...não.

    Tic tac..

    Correr ou treinar como quiseres nesses sitios deve dar outro alento.

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois vê lá tu bem que até ando/andava toda mariquinhas com isso de correr à chuva. Eu, que adoro correr à chuva! "Ai, hoje já não posso ir treinar porque estou ali a ver três pingos na janela, vem lá uma tempestade!". Bah...
      Vá, vai lá dar uma corridinha! Diz que quinta volta a chover. ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Regularidade é mais do que meio caminho andado para o regresso à boa forma. E se os treinos no recomeço são um martírio (eu comecei mais a sério em Abril/2016 e parecia um teletubby a arfar durante 30 penosos minutos), o facto é que passados alguns meses houve um "click" e ganha-se forma num ápice. O truque é a consistência e não querer o nossos queniano interior de volta num ápice.

    Bom regresso e força! :)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "um teletubby a arfar"... ahaha :D É mesmo isso. Já nem digo um queniano, mas deixar de ser um teletubby afogueado já era bom. :)
      Obrigada!
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Olha, treinasses :P ... diz-me lá uma coisa. Com estas fotos horríveis, sacadas da net e cheias de filtros queres dizer que estamos de volta??? Game on!!!
    E pronto ... continua assim que a forma volta num tirinho (ás vezes o tirinho demora algum tempo, mas chega). E se fizeste 150km em Janeiro fizeste mais que eu ... hmmm ... acabei de arranjar motivação para Fevereiro :P
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiz 140 e tal, vá... Não fiz as contas. :) Mas sim, estou de volta, porque há muitos quilómetros por esse mundo, quiçá Europa, a fora, que não se vão correr sozinhos! lol :)
      Beijinhos

      Eliminar
  5. A rotina já está, agora é só aumentar aos poucos a quilometragem e voilá! :)
    (150km/mês...que inveja!)
    Boas corridas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que o voilá chegue rápido! :) E para ti também. ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Deixa lá... eu fiz 99 kms, contando com os da bike, mas também subi muitos degraus, com a bike, claro :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na bike? Montado ou com ela às costas? ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Bamos mas é a dar á perna !!
    Janeiro já lá vai , já tamos a meio de Feves e nada de forma ainda ??

    Á pra lá umas montanhazitas ali pro norte da bella Italia ou Noruega ou coiso, que não fazem "amigos" fora de forma...não corras não !! :P

    brjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Redondo também é uma forma, nunca ouviste dizer? Lol :D
      Quanto às montanhaZITAS, acho que vão ter de esperar... Logo se bê! :)
      Beijinhos

      Eliminar