8 de agosto de 2017

"Eu gosto é do Verão", já dizia a música (mas não para correr)

As pessoas que adoram treinar durante o Verão, todas contentes a sentir o "calorzinho"... Não vos entendo, mas amigos na mesma. :)


Para mim, nada como a liberdade de treinar em qualquer outra estação do ano. Em qualquer altura do dia que tenhamos disponibilidade, basta olhar lá para fora, ver se não está a chover, se necessário vestir um corta-vento ou um impermeável, e sair.
No Verão, não podemos aproveitar um qualquer buraco a meio do dia para ir correr. "Ah, e tal, são duas da tarde e tenho algum tempo, deixa-me cá ir fazer um treininho." Seria óptimo, se não estivessem 75 graus lá fora! Nesta época, ou saio para treinar às cedo-pra-caráças da manhã, ou então vou só ao final do dia e passo o treino todo a pensar em comida no jantar.

Além disso, e ao contrário do que se possa pensar, a logística é imensa. Tudo bem, está calor e não é preciso tanta roupa, mas... Tenho de besuntar toda a pele exposta com protector solar. Depois, por causa da transpiração, tenho de colocar vaselina/creme anti-fricção/outro semelhante em todas as zonas passíveis de criar assaduras. No Verão é certinho: se o treino for superior a 1 hora, vou ficar com assaduras, sobretudo na zona do top. Não interessa se o top é do chinês ou da marca xpto, é igual (acreditem, já fiz o estudo!). Ah, e a faixa cardíaca, durante o Verão, é para esquecer. Às vezes, mesmo pondo o creme, se o treino for longo, não me livro de ficar com uma ou duas marcas. E quem treina de calções curtos sem uma licra a proteger... As vossas pernas não roçam uma na outra??! Contem-me o vosso segredo!

No entanto, e apesar de agora ter sempre de me preparar para uma corrida como se fosse para a guerra,


a verdade é que tenho mantido uma base regular de treinos.

Não tenho nenhuma prova programada no horizonte próximo, razão pela qual também não tenho actualizado o blogue com frequência, mas nunca se sabe quando pode surgir a vontade de nos inscrevermos numa aventura de última hora, por isso é sempre bom manter os mínimos de forma.

O que vale é que Sintra nunca desilude. Ainda este sábado, saí de Lisboa com um calorão e cheguei à serra e estava Inverno.

<3

Depois, nos restantes dias, aproveitam-se as sombras, quando as há, ou os treinos junto ao mar.


No domingo, e porque já não o fazia há muito tempo, houve treino pelas arribas junto à costa. Neste tipo de treino privilegia-se o tempo nas pernas e o desnível em detrimento dos quilómetros, mas no dia seguinte notam o efeito. :) Além disso, é sempre bom ter crioterapia ali disponível logo ao lado.


Ok, talvez os treinos de Verão também tenham as suas coisas boas... ;)


Em outras notícias, depois de me besuntar de protector solar, creme anti-fricção, pôr o boné e os óculos de sol, continuo a levar também os auriculares para ouvir os podcasts nos treinos semanais (obrigado pelas vossas sugestões!).
Num destes dias, num dos podcasts que sigo, escutava uma entrevista a Harvey Lewis (atleta americano que esteve no nosso pais recentemente) e achei engraçado ele referir-se a Portugal umas quantas vezes. Quem tiver interesse em ouvir o que ele tem a dizer sobre a sua parceria com Carlos Sá, a Run Quest Travel, os trilhos portugueses, os cavalos de Arga e a nossa comida, pode fazê-lo sobretudo a partir do minuto 58:11.
A quem interessar a temática "corrida e atletas" (porque é que se haveriam de interessar por tal coisa?!;) ), aqui fica a sugestão de mais um podcast, em formato de entrevistas.


Continuação de bons treinos estivais e/ou boas férias!

31 comentários:

  1. Estou contigo... Eu e o calor temos uma relação muito difícil!... É por isso que tenho treinado tão pouco (cof cof...). Não aguento mesmo. Começo com tonturas e nem vale a pena!...

    Quanto aos calções, foi assim que descobri que tinha mesmo engordado: os calções de sempre tornaram-se desconfortáveis por causa desse roçar!... Não tenho nenhuma receita milagrosa para ti porque não sei se é boa ideia besuntares-te pelas pernas abaixo!

    Fiquei cheia de inveja dessas paisagens e com vontade de ir correr, confesso :)

    Bons treinos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo-te. :) Em relação às tonturas, às vezes também tenho mas é da tensão baixa (não sei se é o teu caso), o que piora muito nesta época.
      Eu, por mais peso que perdesse, iria sempre roçar as pernas. Sei que há quem tenha folga entre as coxas e não tem esse problema, mas às vezes vejo pessoas em que CLARAMENTE as pernas roçam a correr de calções curtos e não sei como conseguem. Se calhar não transpiram tanto, ou a pele é mais resistente. Se fizesse mais de 5km nessas condições, ia sofrer bastante no duche! :)
      Beijinhos e bons treinos

      Eliminar
    2. Tensão de piriquito por aqui :)

      Têm pele de elefante?... Acho que se tiveres por hábito ter sempre a pele bem hidratada, pode ajudar! Boa sorte com isso :)

      Eliminar
  2. Tens aqui mais um http://justcuriousshow.com/ aconselho a entrevista ao Tim Olson

    ResponderEliminar
  3. Oh senhores!!! É que tenho a mesma relação com o Verão. Atenção: Adoro Verão e calor, até porque sou hiper friorenta, mas... para correr, por favor mandem-me o aí o Inverno! Podia ser isso 2h horas por dia de Inverno no Verão e horas estratégicas, querendo isto dizer, as horas que eu vou correr. O pior é as provas com calor, porque felizmente (e infelizmente) moro em Sintra e pela tua publicação deduzo que saibas que nesta terra a meteorologia é um mundo à parte!

    Assaduras... bom... Inverno, Verão, Outono, Primavera... venha o que vier, ou calças ou assadura certa. Agora já não é tão mau porque uso um creme para as assaduras, mas se me esquecer (que acontece muitas vezes) já fui! Precisava de um milagre, quando souberes, apita pf!

    Vá, protector, creme assaduras, boné e toca a arrancar!
    Boas corridas ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, pensa assim, pelo menos, morando em Sintra, ficas treinada para a humidade elevada, que também não é fácil quando se corre. :)
      Um dia destes faço uma crónica sobre as assaduras e as minhas diferentes tentativas para as evitar. Conclusão: não há milagres. :)
      Boas corridas!
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Ai o Verão que me faz levantar as 6h da manha para treinar. Quem pode gostar disto? Também tenho sofrido com assaduras mas ainda não descobri milagres para além da vaselina, mas mesmo esta não é perfeita... Continuação de bons treinos que a próxima prova está aí ao virar da esquina ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ultimamente tenho usado um creme anti-fricção que comprei na Decathlon. Comigo resulta melhor que a vaselina mas, claro, não é infalível. Para os treinos mais curtos resulta bem.
      Bons treinos!
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Eu gosto de treinar em qualquer altura. Quer dizer gostava, quando o tendão de Aquiles me deixava, ou não estava encurtado dos iscoqualquercoisa, ou o meu Mantorras ... enfim, a PDI. Mas é verdade .. gosto de treinar com o calorzinho, mesmo tendo em conta todos os "problemas" que indicas ... junta mais um ... primeiro que consigas parar de suar ;) ...
    Tb tenho que ir a Sintra num dia de Verão ... a última vez que aí fui, era uma inverno de rachar e não se via nadinha :D
    Beijinhos
    P.S. Lembro-me assim de repente de uma prova em que te podias inscrever para inicio de Novembro ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu, numa perspectiva de quem quer correr e não pode, até correr com 42° e 90% de humidade te parece bem nesta altura! Percebo perfeitamente. :) Pior que qualquer condição climatérica, são as lesões. Melhoras para esse aquiles Mantorras!
      Não entendo esse outro "problema" que te não deixa parar de suar... :P
      Olha, no Domingo teria sido um bom dia para conheceres Sintra no Verão. :) Nada a ver com Sábado.
      Para essa prova de Novembro teria de treinar "como deve ser"! Lá está, tenho os mínimos, mas queria fazer melhor e acho que já não vou a tempo.
      Beijinhos e as melhoras!

      Eliminar
  6. Já ouvi dizer que há pessoas que até gostam de correr no Verão e com calor e penso "WTF?!?!?". A verdade é que mesmo depois de um dia de trabalho, lá para as 18h, ainda está imenso calor! E há, efetivamente, dezenas de pessoas a correr! Ainda assim fico contente de saber que o "problema" não é só meu. Ainda há uns dias fui correr às 8h da manhã e às 9h já não aguentava, estava a ferver. Por isso é que agora vou para Sintra pelo menos uma vez por semana, viva o Inverno!

    Quanto às assaduras confesso que sou uma priveligiada porque não sei o que isso é. Tenho calções de todos os tamanhos e feitios e nunca aconteceu. E não, não penses que não tenho ali a zona entre as pernas gordinha o suficiente para roçar porque tenho, prefiro chamar-lhe sorte. Já sou castigada o suficiente com os hematomas que demoram no mínimo 3 meses a desaparecer. Thanks God!

    Bons treinos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahah, também tenho esse problema com hematomas e é muito fácil ficar com marcas!
      Já em relação aos calções, com licra tudo bem, mesmo mais curtos, mas qualquer outro tecido começa a "subir" durante a corrida e acabo com as pernas a roçar. É muito irritante. Mas pronto, é fácil de resolver, uso outros. :) O pior é mesmo na zona do peito e das costas, com o tecido do top/soutien.
      Bons treinos!
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Concordo em absoluto com o que referes, em especial a liberdade de podermos correr a qualquer hora, o que no verão está fora de hipótese.
    Só há um remédio, acordar muito cedo. Ora quem anda a fazer longos, esse muito cedo é mesmo um exagero, mas... não pode ser de outra forma, senão lá se vai a forma.
    Já está quase passado um terço do mês, quando te aperceberes é Setembro, Outubro e tudo volta à normalidade.
    Beijinhos e bons treinos (de preferência com crioterapia)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahh, Setembro, um dos meus meses favoritos!:)
      Continuação de bons treinos, espero que já estejas completamente recuperado.
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Não percebo a questão, a sério, os meus...km este MÊS provam o contrário...deixa-te..

    Resumindo, Verão e corridas, exacto.

    Ia fazer uma piada parva sobre os dominadores nórdicos das provas de fundo e meio fundo mundial, mas isso era desleal para connosco, que somos atletas de pelotão.

    Eu gosto do Verão, tem coisas boas claro, mas as corridas ou qualquer atividade física mais intensa tem grandes dificuldades de ser executada com sucesso nesta altura.

    Estupidamente, levanto-me mais fácilmente às 5:45h da manhã no Inverno que agora...oh well

    Quanto aos calções, não vou tão longe como algumas leitoras que insinuaram subtilmente que tens que diminuir os níveis de hidratação e reposição de hidratos de carbono ou gorduras, mas sim em acertar com o tamanho e modelo de calções.
    Mesmo no Verão eu tenho poucas assaduras entre-pernas (a banda e mamilos é outra conversa) e raramente uso aí vaselina, baton do cieiro ou seja lá o que for.
    Uso é sempre calções de 7", ou seja, maiores que muita licra que algumas senhoras usam (e bem, digo, continuem!).

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também acordo mais facilmente de "madrugada" no Inverno do que no Verão. Acho que o calor me deixa um pouco letárgica no geral.
      Calções de licra tudo ok. Mesmo que sejam um pouco mais curtos. Não posso é comprar outros modelitos tão giros, noutros tecidos, se não tiverem essa protecção. Enfim, coisas de gaja. :)
      Mamilos dizem que é melhor usares um penso, assim pelo menos o tecido não roça. A banda cardíaca, quando quero mesmo usar, também ponho uns pensos de gaze e resulta.
      Bons treinos! ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  9. Assumo-me já como extra-terrestre porque aparentemente sou caso raro no que toca a correr com calor. Não é fácil, pois claro que não, mas os únicos problemas que me queixo são mesmo os escaldões porque esquece lá isso do protector solar...

    Assaduras aconteciam há 25 quilos atrás e agora só mesmo se os calções forem novos ou tiverem temporariamente "encolhido na lavagem ou no roupeiro"... :)

    Se calhar é genético, não sei. Eu já sou muito calorento por natureza. Não quero com isto dizer que não sofro com temperaturas elevadas, mas não é coisa que me deixe completamente ko. Tenho é que reforçar a hidratação enquanto corro com mais calor, claro.

    Tenho sim um problema com zonas de fricção mas é independente da altura do ano e resolvo com pensos já que com vaselina não funcionou.

    Bons treinos!

    P.S: essa foto de Sintra é divinal! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também me considero calorenta, mas por isso é que não me dou bem no Verão. É calor a mais! Lol Já no Inverno não tenho muitos problemas com o frio e corro bem de t-shirt praticamente o ano todo.
      Nas ultras também recorro aos pensos nas zonas de maior fricção no peito e costas. Em outras zonas não resulta porque vai saindo. Experimenta um creme anti-fricção (eu uso um da Decathlon), comigo resulta melhor que a vaselina e dura mais tempo.
      Bons treinos!
      Beijinhos
      PS: Sintra fica quase mágica com nevoeiro. :)

      Eliminar
  10. A minha solução: treinar às 6 da manhã e no fim de semana ir para Sintra. Também lá estive este Invern..perdão, este sábado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha, tu és um dos tais que usa short shorts! Tell me your secret!!! :)
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Comprar uns calções compridos de compressão!! eheh Só consigo usar esses calções em corridas até 3 ou 4 horas. Acho-os incomparavelmente mais confortáveis, mas começo a assar passadas umas horas. Em Andorra já levei uns até ao joelho da Salomon, depois de ter 20cm2 de pele na Madeira.

      Eliminar
  11. Isto é um comentário a meter nojo:

    Moro em Leça da Palmeira (terra junto ao mar mais ventosa de Portugal) pelo que dá quase sempre para correr na marginal, onde a temperatura é sempre 10º abaixo do que o que se aconselha para fazer praia.
    &
    Não faço assaduras no meio das pernas ainda que as coxas se juntem! :D

    Por falar em mínimos para provas... não vens a Arga? está na minha wishlist por tua causa! ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mete-nojooooo!:P
      Mas olha que o vento tem sido a nível nacional esta semana. Também atrapalha nos treinos (quando está contra)! Lol Nunca estamos satisfeitos. :)
      Como não fazes assaduras?! Mesmo em provas/treinos longos? Sorcery!!! :)
      Arga está a ser a prova que mais me vai custar abdicar este ano... Mas bom, vamos ver como as coisas evoluem até lá!
      Beijinhos

      Eliminar
  12. Correr com calor...não sei como há pessoas que conseguem! Admiro-os!
    Sou friorenta, mas também não suporto bem o calor! Hmmm...ou tenho o termóstato avariado ou simplesmente sou uma florzinha de estufa...amena!

    Quanto a assaduras...
    corro sempre com calções de licra até meio da coxa...fora de questão correr com aqueles shorts (alguns tão giros!)...a menos que queira adquirir um andar novo!

    beijinhos e boas corridas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto de frio! :) Tu, como ribatejana, o calor devia ser "peaners". ;)
      Exacto, há modelitos bem giros que não se podem usar. Só se fosse apenas numa corridita até 5km, e mesmo assim...
      Beijinhos

      Eliminar
  13. Para mim, se as temperaturas máximas fossem de 30ºC...estava óptimo!
    Corridinha de 5km?
    Devia ter registado o que fiz com uma corrida de...600m...em que nos últimos 200m já parecia uma personagem animada, pois a forma como corria tinha tanto de estranha como de óbvia!
    Receita: ir ao mar, não deixar o biquini secar, vestir calções curtinhos (super giros), ficar com os calções todos molhados e correr sem reforço de protector solar (que serviria de creme anti-assadura...acho eu!). Se tivesse feito 5km, naquelas condições... "assava" até ao osso!

    Mais que comprovado! Correr, só de calções de licra até meio da coxa!

    beijinhos e boas corridas!

    ResponderEliminar
  14. É a melhor altura do ano para correr :)
    Pode ter alguma coisa a ver com o facto de começar a correr às 6h.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é capaz de ajudar no factor calor. :)
      Mas ainda bem que estamos quase em Setembro... ;)

      Eliminar
  15. Correr no verão não e muito bom no inverno e bem melhor, vou passa a correr mais agora neste inverno.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No fim das contas, Verão ou Inverno, o importante é nunca parar. Obrigada pelo comentário!

      Eliminar