31 de dezembro de 2018

O importante é participar


30ª São Silvestre dos Olivais

Apesar de ter corrido de forma muito inconsistente ao longo deste ano, achei que deveria voltar à São Silvestre dos Olivais. Afinal, esta foi a minha primeira prova, aquela que me fez iniciar este blogue, no longínquo ano de 2011 (!!!).
Como estava a dizer, apesar de não correr há meses, resolvi alinhar na partida desta prova. Tinha as desculpas todas típicas de quem anda nisto há muito tempo e quer justificar (sabe-se lá a quem) uma possível má prestação: "não corri, ando adoentada há uma semana, tenho uma pontada esquisita no joelho"… Mas sentia-me como uma estreante. Aliás, estava praticamente tão nervosa como há sete anos, quando 10 km eram ainda, para mim, uma distância desconhecida. Desta vez, apesar dos milhares de quilómetros nas pernas que me separavam da corredora inexperiente que era na altura, o objectivo era também o mesmo: acabar bem e, se possível, não ficar em último.

Engraçado como pode ser cíclico isto das corridas, num dia estamos literalmente no topo da montanha e corridas de 25 km pelos trilhos deste país são apenas um aquecimento e, no outro, apenas queremos conseguir completar 10 km pelo bairro do costume.

A São Silvestre dos Olivais não é uma prova para tentar bater recordes. Tem umas subidas e descidas bem jeitosas que obrigam a uma gestão do esforço para não se quebrar mais à frente, naquela última grande subida dos 8 km. Por outro lado, não é nada aborrecida. O que se segue àquela 56ª curva no percurso? Mais uma parede? Uma descida para soltar as pernas? Uma recta para embalar? Quem sabe!
Sei eu, que já conheço este bairro como a palma da mão. Por isso, apesar do percurso ter sofrido várias alterações nos últimos anos, sei bem que não nos devemos entusiasmar no 3º km, quando descemos de Olivais Norte, que depois seguimos por Olivais Sul acima ainda antes do 5º km, que quem alargar a passada como um desalmado aos 6,5 km, depois vai penar um bocadinho na subida pelas traseiras do Vale do Silêncio, até chegar ao Spazio Shopping. Sei também que aquele quilómetro final, primeiro a descer e depois uns bons 500 metros de recta até à Meta, nas Piscinas,  são óptimos para, quem ainda tiver fôlego, largar a correr e terminar em grande.
Não foi o meu caso. Segui sempre hipercontrolada e atenta aos mínimos sinais do corpo. Notei, ainda antes dos 4 km, que não ia conseguir abrir a passada e aquela descida final disparou o alarme do meu joelho, impedindo-me de terminar com a força que ainda tinha, mas não faz mal. Terminei bem e não fiquei em último - objectivo cumprido!
Um outro lado positivo foi ter sempre mantido o fôlego para agradecer e desejar bom ano a quem assistia, desde polícias a voluntários e transeuntes, alguns dos quais já visivelmente em "aquecimento" para a Passagem de Ano, o que até se percebe, porque a noite estava fria e estar ali de pé, parados a aplaudir, fazia gelar os ossos. :)

Ainda não sei se em 2019 regressarei à escrita de forma regular. Não ando a treinar para nada e manter um blogue de corrida sem participar em provas não é muito sustentável. Sei, contudo, que continuarei a correr.

Como uma mulher que assistia à prova, já nos metros finais, e gritava para quem passava: "Parabéns! Parabéns! O importante é participar!". Na altura rimos bastante e cortámos a meta a rir às gargalhadas com esta frase. É, sem dúvida, verdade, e a senhora tinha a melhor das intenções, mas também sabemos que estamos muito em baixo na classificação quando à chegada nos brindam com este incentivo. Ah! :)

Feitas as contas, das minhas três participações nesta prova, esta não foi a melhor, nem a pior, em termos de tempos. Ficou ali bem no meio. Mas fui igualmente feliz em todas elas e sei que sou feliz a correr no geral. Por isso, sim, o importante é participar e, enquanto houver caminho para correr, lá estaremos.

A quem ainda estiver por aí: um 2019 cheio de quilómetros felizes!

27 comentários:

  1. Que bom teres regressado a uma corrida!
    E para quem tem estado inactivo, foi uma boa marca! Sinal que quem sabe não esquece :)

    Um excelente 2019, com tudo de bom, e no que respeita à corrida que continues sempre feliz a correr :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este ano fiz 4 provas. A do 25 de Abril, como já sabes, e mais 3, esta incluída. Mas tudo sem grandes treinos, por isso não posso esperar mais do que "participar". :D E que já é MUITO!
      Beijinhos e bom ano!

      Eliminar
  2. Olha olha … até suei dos olhos. 2019 começa bem!!! Estava com saudades deste cantinho. Corre Menina, corre e escreve muito em 2019. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahh .. e "o importante é participar" é uma frase comum nos Pernetas para gozarmos uns com os outros. Conto rápido … há uns poucos anos fomos uns 6 ou 7 à Ultra dos Trilhos da Raposa e desistimos todos porque aquilo estava mal organizado. Todos menos um, o Américo que queria ser Ultra. Fizemos um treininho e depois fomos para a meta beber minis nos cafés todos da zona … umas 4 horas de espera super divertidas. Quando finalmente chega o Américo todo arrebentado, mas de sorriso de orelha a orelha (acho que estava tipo 5m fora do tempo limite mas contou) o meu primo Elisio em vez dos inventivos habituais sai-se com um "deixa lá Américo, o que conta é participar" … até rebolei de tanto rir :) … era só … desculpa estar a ocupar este espaço mas estou contente por te ver a escrevinhar por aqui :)

      Eliminar
    2. Ahaha! Exacto! É daquelas coisas que se diz como espécie de "prémio de consolo". :) O que não deixa de ser engraçado, porque acho que ninguém quer ouvir isso. :D

      Tenho lido as tuas crónicas, mas como nunca me logava, não comento. (Ui, muita má! :P)
      Vamos ver como corre este ano, mas o importante é participar. ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá Menina :).

    2019 já está a começar melhor ;) (sim, só agora ando a actualizar as xafaricas de escrita preferidas).

    O importante é participar e ir participando, seja devagar ou não, à medida das nossas possibilidades e condição.

    Por isso, mesmo não participando em muitas corridas, vai actualizando de vez em quando este cantinho, as saudades já eram muitas.

    Beijinhos e um Excelente 2019, que as nuvens de 2018 fiquem para trás.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, jnr! :) Sempre presente!
      E tu, como vão essas corridas, continuas a participar?
      Beijinhos e um excelente 2019 para ti também!

      Eliminar
    2. Não percebo o conceito de prova, podes elaborar? ahahahah

      Bom, a lontra está de volta e pelo menos uma fortuna em inscrições está gasta, sapatilhas novas e até ando mais certinho nos treinos.

      Também graças a isso mas volto a frisar o meu actual cognome, "A Lontra" o meu joelho direito passou o Natal e restantes festividades a ganir.

      Por isso foram mais 34 rabanadas e 76 Ferrero Rocher (pimba, publicidade, não precisas de agradecer, vais ver a malta da Ferrero a mandar amostras) só para acalmar a dor...isso e licor Beirão e Amêndoa Amarga...um esforço e um desespero, só visto.

      Agora...participaste em 4 provas e aqui este cantinho esteve parado...tsttstttt.

      Obrigado, vai aparecendo.

      beijinhos.

      Eliminar
  4. É meio trágico ouvir isso, sim... Mas ela tinha razão :) Não foi uma prova fácil, mas o apoio nas ruas e o espírito de corrida de bairro, fazem valer a pena! A sensação no final é única :)

    Que em 2019 possas voltar a correr mais!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vi agora que também tinhas participado (que é o que conta! :D). Correu bem?
      Bom ano e boas corridas!

      Eliminar
    2. Digamos que... O que conta é participar :D

      Eliminar
  5. Mas o que é isto, voltas quase um ano depois e falas de uma prova como se nada fosse?? A MENINA ESTÁ DE VOLTA!! Toca mas é a treinar que isto não pode continuar neste marasmo! Ah, bom 2019, e parabens pela tua participação! ahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahah, obrigada. :)
      Não sei se estou de volta, foi só para dar um olá e para dizer que continuo a participar. Logo se vê. :)
      Bom ano!

      Eliminar
  6. O importante é voltar! :D
    Bons olhos te vejam e bom ano! ;)

    ResponderEliminar
  7. Que não seja sobre corridas se tiver que ser, mas... o importante é escrever. E tens uma legião de fãs que gostam quando fazes isso! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eish, "legião"! :) Legião não sei, mas a verdade é que às vezes tenho saudades de escrever.
      Obrigada! Beijinhos

      Eliminar
  8. Bem vinda de volta :)
    Foi só para participar nos comentários já que o importante é participar!
    Beijinhos e bom regresso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, sim! Obrigada pela participação! :)
      Beijinhos e bom ano

      Eliminar
  9. BOM ANO RAPARIGA! Olha que o UK não esteve parado por eu não fazer provas! Foi mais por avarias dos redactores! No UK, e na vida, sempre tentei fazer o insustentável, por isso manter um blogue sem fazer provas é pratica corrente! Vê lá se este ano metes mais desporto em cima seja a correr, pedalar, nadar ou outra coisa qualquer, não matraquilhos não vale :) Olhe que tu és uma das minhas fontes de inspiração! Beijinho GRANDE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta redactora de vez em quando também anda avariada… :) É verdade que quando gostamos de escrever arranjamos tema, e eu até tenho feito actividades, não andava era inspirada.
      Obrigada, Jorge!
      Beijinhos grandes e bom ano

      Eliminar
  10. Só agora é que vi que regressaste. Um bom ano, e que voltes, e em grande.
    Saudades deste teu cantinho com excelentes histórias.

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, João. :)
      Um excelente ano para ti!
      Beijinhos

      Eliminar
  11. Espero que regresses às corridas e à escrita!!
    **

    ResponderEliminar
  12. Carlos Miguel Figueiredo12/2/19

    Elahhh...a Menina de volta! Já vi tudo. Precisas de umas ideias para 2019. Oh Meu Deus...se bem me lembro há um borrego para matar na Estrela, pelo menos de um rapaz com uma cremalheira tatuada na perna direita :) O nome OMD está muito batido? Chama-lhe UTUS, sei lá.. (Ultra Trail de Unhais da Serra) :) Não dá 200 dá para 100. Não dá para 50 dá para 20. O importante é não perder o cheiro do Trilho. E participar. 14 de Junho. "O hábito faz o monge, a falta dele deixa-nos longe". Beijinhos e excelente ano!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahah! Este ano não dá para Ultras, com ou sem cremalheiras. :) Mas dá para pelo menos um MTUS (Mini Trail Unhais da Serra). Vais a alguma das provas na Estrela, este ano (OMD, EGT)? Quando fizermos o MTUS tu e a tua esposa estão convidados. :)
      Beijinhos e excelente ano!

      Eliminar