Mostrar mensagens com a etiqueta Meia Maratona. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Meia Maratona. Mostrar todas as mensagens

24 de setembro de 2012

Treinos Meia Maratona - semana 12 (This is it)

 

Parece que foi ontem que anunciei a minha intenção de correr a Meia Maratona e agora o contador ali ao lado não engana: já só faltam 5 dias.
Ainda estou surpreendentemente calma. Talvez lá mais para o final da semana comece a ficar com a minha ansiedade característica.


Ainda vou ter pesadelos com isto até domingo. ;)
 
Mas, antes de falar da prova que se aproxima, o treino de sábado.
 
Apesar de ainda ter dois ou três treinos curtos esta semana, a semana passada foi oficialmente a minha última semana de treinos, que terminou com o último treino rápido do plano.
Fartei-me de transpirar no sábado de manhã, nos 8km que acabaram por ser apenas 7,5km, devido a erro de cálculo. Foi a primeira vez nesse dia que fiquei encharcada, a segunda seria já de madrugada, não devido ao suor, mas à carga de água que caiu por volta das duas e meia da manhã. Foi por volta dessa hora que assumi o meu estatuto de cota e dei a noite de aniversário do meu irmão por encerrada, deixando os jovens continuar a divertir-se. Correr de sandálias até ao carro quando o céu parece descarregar toda a sua fúria contida nos últimos meses de seca não foi a melhor das experiências. Fiquei a escorrer.
 
 
Mas valeu a pena, não só por ter sido o aniversário do meu irmão lindo mas porque consegui introduzir um brinde à minha primeira Meia Maratona no meio da dezena de brindes que foram feitos ao longo do jantar. Só por causa disso já vai correr melhor. Se calhar não deveria era ter bebido tanta sangria, mas estou a contar que o meu organismo desintoxique até ao próximo sábado. A partir de hoje só água, muita água para hidratar.
 
 
Treino de sábado:
- Manhã
- Sol (ainda)
- Distância: 8km
- Ritmo de competição*
- Bpm médio: 168
- Calorias: 441
 
 
* Este "ritmo de competição" sugerido pelo meu plano não será a realidade. Aguentei 8km neste ritmo, mas não aguentaria 21. O meu nível de conforto está a duas ou três dezenas de segundos acima do previsto, mas aceito. Sei que me baldei um bocadinho nos treinos de velocidade, que me permitiriam ganhar uma maior resistência, mas como o objectivo era o de terminar, não me preocupei muito com isso. Claro que agora a uma semana da prova começo a ficar cheia de dúvidas sobre se estarei realmente preparada... O normal. Mas acho que fiz o que podia e vou dar o meu melhor.



Quem vai participar na prova já deve saber que vamos ter direito a um concerto final dos Xutos & Pontapés (mais Luís Represas e João Gil). Claro que como está previsto começar às 11h30 já vou com sorte se chegar a tempo de um encore. Mas, se me for permitido pedir, Tim, gostava muito que tocasses "À minha maneira" quando estiver a chegar à meta...

" A qualquer dia, a qualquer hora, vou estoirar, para sempre.
Mas entretanto, enquanto tu duras, tu pões-me tão quente"

-> Dedicado à Meia Maratona. :)


O que vale é que vão haver muitas outras bandas ao longo do percurso para poder distrair-me um pouco.



Resumo de treinos da última semana:


5,5km jogging + 8km ritmo + 7,5km ritmo

Semana 12

 
  • Sábado: 7,5 km de confirmação do não-ritmo de competição.


Totais da semana:

Distância - 21 km
Tempo - 02:09:47
Calorias - 1251

 
E assim, o plano de treinos começou com uma semana de 21km e termina com outra semana de 21km.
 
 
 
Balanço final - 3 meses


 
35 corridas
Mais de 37 horas a correr
329,5 km percorridos


Totais 1º mês:
Distância - 95,9 km
Tempo - 10:01:31
Calorias - 6171

Totais 2º mês:
Distância - 113,6 km
Tempo - 13 h (aprox.)
Calorias - 6947 (aprox.)

Totais 3º mês:
Distância - 120 km
Tempo - 14h (aprox.)
Calorias -  7606


 
Outros exercícios:
- A semana passada não foi muito dada a exercícios extra e esta semana também não o será. Para piorar, vai ser uma semana de muito trabalho e vou chegar a casa sempre mais tarde do que o habitual... As restantes corridas nesta semana de redução terão de ser feitas de manhã e espero chegar ao final da semana sem (muito) stress.
 
 
E pronto, está concluída a minha sessão de treinos para aquela que será a maior distância que já corri até hoje. Obrigada por estarem desse lado e me terem acompanhado ao longo destes três meses, no domingo vou lembrar-me de todos vocês.


 
Boa semana!



O último trimestre:
- Treinos Meia Maratona: balanço 2º mês
- Treinos Meia Maratona: balanço 1º mês

10 de setembro de 2012

Treinos Meia Maratona - semana 10


A semana que terminou com o meu maior treino de sempre: 18km. Vamos começar por aí.

O plano aconselhava a utilizar este treino como uma experiência para o dia da prova: acordar à mesma hora, tomar o mesmo pequeno almoço, correr à mesma hora e vestir o equipamento que se está a pensar levar.
1º - Acordar à mesma hora: feito. Costumo acordar pelas 07h30 para correr ao fim-de-semana e acho que será por volta dessa hora que vou acordar no dia da Meia Maratona.
2º - Tomar o mesmo pequeno-almoço: feito. É sempre o mesmo (torradas, banana e café) e como o estômago se tem dado bem não vou inventar.
3º - Correr à mesma hora: pois... Nada feito. Estava calor e não me apetecia estar 3 horas à espera para ir treinar. Sei que é o que vai acontecer no dia da prova, por isso talvez tenha de fazer novo teste para  a semana, mas não tenho muita vontade. De qualquer forma, já saí depois das 09h, o que é um pouco mais tarde do que costumo fazer.
4º - Vestir o equipamento do dia da prova: feito. E ainda bem que o fiz, porque o top acabou por raspar-me nas duas alças e fiquei com assaduras que me fizeram saltar quando tomei o duche. Vou ter de experimentar outra t-shirt para a semana.
5ª (e bónus) - Fazer o mesmo percurso da prova: quase.

Senti-me bem durante a maior parte do treino. Os primeiros 12km passaram num instante (não em termos temporais, mas não dei pelo tempo passar) e só comecei a sentir as pernas mais pesadas já perto dos 16km. A partir daí era "terreno desconhecido" e, apesar de ter quebrado um pouco o ritmo, fiquei contente por não ter precisado de parar, sobretudo porque o último quilómetro e meio foi sempre a subir.
 
Momento nostálgico:
 
Depois, porque estas coisas da memória são surpreendentes, a meio do treino lembrei-me de um episódio tão distante já na minha vida, mas cujas imagens me vieram à cabeça como se fosse ontem.
- Devia ter cerca de 9 anos e participava numa prova de infantis na zona de (acho) Telheiras. Como sempre, corria ao lado das minhas colegas de equipa. Fazíamos sempre isso, íamos juntas do início ao fim e só nos últimos metros largávamos  num sprint para ver qual de nós era a primeira a chegar. Mas naquele dia era diferente. Dias antes tinha pedido ao meu pai que me comprasse uma boneca enorme que tinha visto numa loja. Ele, que sabia que não ligava a bonecas e que me cansaria de brincar com ela passado o interesse inicial, disse-me que me oferecia a boneca, mas que para isso tinha de ficar em primeiro lugar na próxima corrida (uma maneira simpática de dizer: já te estou mesmo a comprar a boneca, espera aí sentadinha). Era a essa promessa que me agarrava quando, a meio de uma subida (as subidas eram o meu forte na altura), fiz o impensável e deixei as minhas colegas para trás. Sentia-me mesmo forte, enquanto passava uma e depois outra menina que começavam a caminhar. Ao chegar ao cimo, virávamos à esquerda, onde nos esperava uma descida até à meta. Passados estes anos todos recordei tão bem as passadas fortes, o medo de cair, as meninas que iam ficando para trás enquanto eu me sentia a voar rua abaixo onde, ao fundo, estava o meu pai que me gritava entusiasmado com a promessa da ambicionada boneca. Foi nesse espírito feliz que cortei a meta.
Agora era bonito se dissesse que fiquei em primeiro lugar, mas não. Fiquei em quinto. Mas lembro-me perfeitamente da medalha que recebi (pequenina e triangular, com fita azul), do gelado que fui comer a seguir com as colegas da equipa, de termos aplaudido o Tó, que tinha ficado em primeiro no escalão dos grandes (Escalão Iniciados, mas para nós eram "os grandes") e do meu pai, dias depois, me ter oferecido a boneca na mesma.
Aquela prova teve menos de 1km de distância, mas chegou aos dias de hoje com uma vividez incrível.
 
Fim de momento nostálgico.
 
 
Treino de domingo:
 
- Manhã
- Distância: 18km
- Ritmo confortável
- Bpm médio:164
- Calorias: 1167
 
 
 
Depois tive direito a almoço reforçado (comida da mãe) e um pastel de nata com o café. Tinha acabado de correr 18km, acho que merecia.
 
 
 
Quem é que eu quero enganar, eu comeria o pastel de nata mesmo que não tivesse corrido os 18km, mas assim soube a celebração e não gulodice. Win win! ;)
 
 
Hoje já me alonguei demasiado, vamos aos números:
 
 
1 treino lento (5k) + 1 treino semi-rápido (12k) + 1 treino longo (18k)
 
 
Semana 10
 
  • 3ª-feira - 5km: 4km jogging + 1km progressivo
(Um aparte para agradecer o apoio dos amigos "virtuais" e um ou dois da "vida real" - já vos posso chamar amigos? - relativamente às últimas semanas da treta. O meu humor já anda melhor, por isso o resto há-de ir pelo mesmo caminho.)
 
  • Domingo - 18 km ritmo confortável


Totais da semana:
Distância - 35 km
Tempo - 03:49:08
Calorias - 2276



Outros exercícios:

- 2ª-feira: exercícios de core, abs, flexões e pernas.
- 5ª-feira: idem + elásticos (acho que já atinei com aquilo e até é engraçado)
- 6ª-feira: passeio de bicicleta, 2horas, sem controlo de distância.
- Sábado: caminhada matinal, 2,5 horas



Já está a voltar a época de provas frequentes. Alguém participou numa corrida este f-d-s?
Estou a terminar agora um livro. Aceito mais sugestões de leitura!


Boa semana! (e já só faltam 3...)



Treinos Meia Maratona - as últimas semanas:
- Semana 9
- Semana 8 e balanço bimestral



3 de setembro de 2012

Treinos Meia Maratona - semana 9

 
"Every morning in Africa, a gazelle wakes up. It knows it must outrun the fastest lion or it will be killed. Every morning in Africa, a lion wakes up. It knows it must run faster than the slowest gazelle, or it will starve. It doesn't matter whether you're a lion or a gazelle--when the sun comes up, you'd better be running."
 
Roger Bannister - former athlete
 
 
E foi o que eu fiz.
 
Treino de sábado:
 
- Manhã
- Sol
- Distância: 12km
- Ritmo rápido
- Bpm médio: 167
- Calorias: 729
 
 
Na sexta à noite tinha ido a um jantar de aniversário. Toda a gente sabe como são esses jantares, por isso não estava muito confiante e nem pensei que fosse capaz de acordar cedo no sábado. Mas a verdade é que acordei e acabei por fazer um bom treino e rápido (para mim), batendo o anterior tempo aos 12km. Quem diria que um/uns copo/s de sangria são energéticos? Já estou a considerar beber um jarro na noite antes da Meia Maratona. (Estou a brincar, não façam isso, é capaz de não ser uma boa ideia).
 
Quando cheguei a casa estava a apetecer-me algo doce para o pequeno-almoço e acabei por fazer um crepe, que já não comia há muito (demasiado) tempo. Como já não tinha bananas, comi com algumas amoras que trouxe da terrinha e congelei.
 
Olá bebé, tive saudades tuas.



Sem mais demoras, a semana de treinos em números:
 
1 treino lento (5k) + 2 rápidos (12km)



Semana 9

  • 3ª-feira - 5km: 4km jogging + 1km progressivo
  • 5ª feira - 12km: ritmo medíocre num treino complicado
  • Sábado - 12 km ritmo rápido



Totais da semana:

Distância - 29 km
Tempo - 03:11:08
Calorias - 1817



Outros exercícios:
 
Esta semana foi um pouco complicada a nível psicológico para mim. Cumpri as corridas do plano de treinos para a Meia e pouco mais (caminhada e máquinas na 3ª-feira). Isto dos problemas da vida interferirem com a nossa disposição para fazer exercício é uma indecência. Como é que se atrevem? Eu tenho uma prova para a qual tenho de me preparar, por isso é bom que as coisas se resolvam. Ouviram, problemas? Organizem-se. Obrigada.
A semana que agora começa já há-de correr melhor, venha ela. Além disso, vou ter o meu primeiro treino de 18km. Só por isso, já vai ser uma semana boa. :)


E com vocês, está tudo bem? De volta à rotina?

 

Boa semana!
 

Os últimos dois meses:

- Semana 8 e balanço bimestral

 

27 de agosto de 2012

Treinos Meia Maratona - semana 8 (e já lá vão 2 meses...)


Com o finalizar da semana 8 dos treinos para a Meia Maratona terminam também as férias (OHHHHHH...), pelo menos de um dos trabalhos (freelance), o outro ainda vou saber se estará lá em Setembro... Mas não é disso que estou aqui para falar.

Ora então, no sábado concluí o treino da semana com mais 12km - Fortalecimento. Desta vez não me correu tão bem como na 4ª-feira embora, verdade seja dita, não tenha levado com nada em cima. Levei, no entanto, com muito sol e terminei o treino com 2 minutos a mais do que o que tinha feito anteriormente. Consegui manter-me dentro da média esperada e já não foi mau.

Treino de sábado:

Manhã
Sol
Distância: 12km
Fortalecimento
Bpm médio: 169
Calorias: 799


O calor é algo que me preocupa em relação ao dia da Meia Maratona. Todo aquele tempo de espera a apanhar sol e depois fazer uma prova em que não há sombra do início ao fim, pelo que conheço do percurso, não me agrada muito. Já nem falo do que me atrasa (ainda mais) em termos de tempo, mas do mal que me sinto a correr em dias mais quentes.

Tenho, propositadamente, adiado a hora dos treinos de sábado para correr mais ou menos à mesma hora da prova e assim começar já a ambientar-me. Na minha opinião, 10h30 para dar início a uma prova de 21 km é muito tarde, porque no final de Setembro tanto pode já estar tempo de outono como ainda estar calor de verão. Mas as coisas são assim e inscrevi-me porque quis e só tenho é de começar a habituar-me à ideia. Por mim começava no máximo às 09 da manhã. (Sim, eu sei que vêm pessoas de longe e a logística e tal e coiso e não dá...)

E por falar em logística, quem já fez a prova: com as camionetas para a partida a circularem entre as 07h e as 9h da manhã, a que horas costumam ir para lá? Eu não quero ir cedo, primeiro porque não me interessa ficar mais para a frente quando vou fazer uma prova tão lenta e depois ver todos a passar, mas sobretudo porque não quero estar 3 horas plantada no tabuleiro da ponte. Mas depois às 09h (com ainda hora e meia de espera) se calhar fico a quilómetros do início, entre montes de gente que vai fazer a Mini a andar e depois demoro uns 30 minutos só para chegar ao ponto de partida... É só decisões difíceis (e muito tempo livre, que já acabou hoje). ;) No fundo, eu sei que há-de correr tudo bem.



Resumo da semana:


1 treino jogging (5k) + 2 treinos fortalecimento (12k).


Semana 8
 

  • Sábado - 12 km: o mesmo de 4ª-feira mas sem pinheiros e com menos força nas pernas.



Totais da semana:
Distância - 29 km
Tempo - 03:16:08
Calorias - 1876



Outros exercícios:

- 2ª-feira: passeio de bicicleta com o meu irmão - 01h30, não controlei distância.
- 5ª-feira: caminhada com a minha mãe - 4km, 1h.
- 6ª-feira: caminhada com a A. e a I. - 8km, 1h40.
- Sábado: mergulhar e esfolar-me nos escorregas da piscinas - 4,5horas.



Pois é, no sábado à tarde fui com uns amigos conhecer as piscinas de Santarém. Nunca lá tinha ido, mas quando me convidaram não estava com muita vontade porque não sou muito de piscinas, mas depois disseram-me que tinha escorregas aquáticos e eu disse que estava pronta.




Eu gosto muito de parques aquáticos, mas tenho um azar qualquer porque sempre que ando em algum escorrega aleijo-me. Uma vez, no Aquashow, fiz uma queimadura por esfregão num braço a descer um dos escorregas (não perguntem como) e outra vez, no Aqualand, escorreguei ao descer e bati com toda a força com a canela na beira da piscina. Desta vez estava tudo a correr bem até que ao terminar a descida do escorrega acima, a aterragem não foi das melhores e raspei com o pé no fundo da piscina. Acho que está na altura de desistir. Ou talvez tente outra vez para o ano, mas se depois acontecer qualquer coisa desisto mesmo.


Voltando aos treinos, os últimos dois meses foram assim:

Balanço 2 meses


23 treinos
Mais de 24 horas a correr
209,5 km percorridos


Totais  1º mês:
Distância - 95,9 km
Tempo - 10:01:31
Calorias - 6171

Totais 2º mês:
Distância - 113,6 km
Tempo - 13 h (aprox.)
Calorias - 6947 (aprox.)


Ao início ainda fazia trabalho de core e de força, mas desde que fui de férias foi para esquecer. Sei que só tinha a ganhar em trabalhar a parte muscular, mas aborrece-me tanto... Agora que estou (mais ou menos) de volta à rotina, vou tentar melhorar nesse aspecto.
A piscina aqui perto de casa já abriu as inscrições para o ano lectivo... Gostava de voltar à natação e é um bom crosstrainning. Sei que não é trabalho muscular (também), mas é melhor que nada e bem mais divertido. A ver se passo por lá esta semana para ver os horários e preços.


Como vão os vossos treinos? Já voltaram à rotina ou ainda de férias?

Boa semana!



As últimas semanas:

- Treinos Meia Maratona - semana 7
- Treinos Meia Maratona - semana 6
- Treinos Meia Maratona - semana 4 (balanço mensal)

21 de agosto de 2012

Inscrição feita - considerações a pouco mais de um mês da Meia

Inscrevi-me para os 21km no dia 21. Só pode ser um bom augúrio, certo?

Pois é, antes que me distraísse e entretanto a inscrição ficasse mais cara lá fui eu tratar do assunto. Agora já não há volta a dar. Quer dizer, inscrevi-me não posso faltar, porque estão a contar comigo e depois dão pela minha falta. Além disso, sempre foram €14 que não quero que vão parar ao lixo.

E, para mais, isto está à minha espera:

Medalha da Meia Maratona.

Agora que falta pouco mais de um mês perguntam-me: "Achas que estás preparada?" - Sim. Ainda faltam umas semanas de treino, mas estou confiante de que consigo correr essa distância. "Achas que vais fazer um bom tempo?" - Não. Depende muito do que consideram bom tempo, mas não. Decididamente nunca menos de 2 horas e tudo abaixo das 2h30 seria bom. Não é falsa modéstia, o meu tempo dos 10km  ainda é pouco inferior aos 6min/km, velocidade que está fora de questão conseguir manter no dobro da distância. Mas acho que consegui encontrar a minha velocidade confortável e é nessa que vou tentar concluir os 21,097 km.

A grande maioria dos blogues de corrida que sigo, para não dizer todos, são de pessoas que correm todas muito mais rápido. Embora goste muito de os ler e de me motivarem,  às vezes é difícil não entrar em comparações, porque sei que ainda estou muito longe de atingir esse nível, se é que algum dia o irei fazer. Não digo que não faço por evoluir, mas não sou atleta, sou alguém que gosta de correr, na sua, sem stresses.

Se fosse mais sensata provavelmente esperaria mais uns meses, faria mais treinos de velocidade, séries, baixaria uns segundos da minha velocidade ao quilómetro para poupar uns minutos ao meu tempo de chegada. Mas não. Por isso vou competir comigo e com a minha força de vontade. E embora não gostasse de ser a última (não que tenha algum mal, apenas dispenso a pressão de ter toda a organização e público à minha espera para concluir a prova), o meu objectivo vai ser apenas fazer toda a corrida sem parar.  Penso que a questão de conseguir concluir já não se põe. A não ser que algo de muito mau aconteça -knoc knoc- nem que seja a arrastar-me eu corto aquela meta. Eu fiz mais de 100km a caminhar com uma lesão nos pés, não subestimem a minha determinação! Ou a minha teimosia inconsciente, mas prefiro chamar-lhe determinação... :) Seria preciso uma equipa de rugby (podem ser Os Lobos) a fazer placagem no percurso para me impedir de prosseguir.

Já fiz alguns testes durante os treinos, sei que se corresse "x" quilómetros e depois andasse 2 minutos (recuperação) e assim por diante, provavelmente conseguiria terminar num tempo melhor. Mas eu não quero fazer isso, eu quero  tentar correr a totalidade dos 21 km, mesmo que leve mais tempo.

E depois tenho uma coisa boa (ou má, depende do ponto de vista): não me importo de falhar em grande, falhar vergonhosamente e depois vir contar aqui no blogue para toda a gente ler, desde que dê o meu melhor. Esta primeira Meia Maratona vai ser um teste, uma aprendizagem. Depois, se ainda gostar de correr após a experiência, volto a correr uma segunda com o objectivo de melhorar o tempo.

De qualquer das formas vai ser sempre bom. Se correr bem, vou ficar nas nuvens e andar a sonhar com o ouro olímpico durante semanas; se correr mal, vou choramingar um bocadinho, mas o meu ego ferido recupera depressa e vamos todos poder rir juntos da minha desgraça. Toda a gente sabe que quando as coisas correm mal sempre dá um post mais engraçado. Mas não contem com isso! ;)


Vemo-nos lá?



Para celebrar, hoje fui fazer o meu jogging do dia com vista para a dita:

Ponte Vasco da Gama, estou de olho em ti.


Treino de hoje:

Final da tarde
Sol
Distância: 5km
Jogging
Bpm médio: 149
Calorias: 327


Corria uma ligeira brisa de tarde que se faz noite. Senti-me bem. Não só por ser ritmo de jogging, o que, sejamos sinceros, é um relaxe, mas porque tinha a minha mente cheia de pensamentos felizes. Sorri o tempo todo.




20 de agosto de 2012

Treinos Meia Maratona - semana 7

Estou de volta à cidade. Ainda tenho alguns posts serranos para publicar, mas vamos primeiro ao resumo da semana 7 rumo à minha primeira Meia Maratona.

Começo por fazer o relato da corrida de domingo, que encerrou a semana, de volta à minha planície junto ao rio, 16km para fazer valer as duas últimas semanas de treino em altitude.

O dia amanheceu com o sol forte, comecei a correr por volta das 8h30 e rapidamente começo a escorrer suor (que imagem agradável). Ah, as saudades que eu já (não) tinha desta humidade!



Sempre junto ao rio, (humidade concentrada ao cubo) vou avançando nos quilómetros e ao olhar para o relógio fico admirada por estar a correr a uma velocidade média uns 15 segundos abaixo do normal. Como me sentia bem, não abrandei. O ritmo cardíaco também estava nos meus valores normais para estas corridas, mas o tempo estava tão abafado... Pouco depois dos 4 km parei pela primeira vez para beber água. Quando, a meio de um treino, param para beber água ou por qualquer outra razão, costumam parar o relógio? Eu antes fazia isso, mas agora deixo a contar na mesma. Acho que para mim faz mais sentido assim, o número de vezes que paramos para beber água ou o tempo que o demoramos a fazer ou até as paragens devido a algum tipo de dor podem ser indicativos de maior ou menor cansaço e é importante que esse tempo também entre nas contas. Claro que isso acaba por baixar o ritmo médio e às vezes é desmoralizante, mas faz parte da aprendizagem.

Parei 4 vezes para beber água, mas tudo paragens muito rápidas (se algum bebedouro estivesse a ser utilizado ou com fila de espera seguia para o próximo), nunca demorei mais do que 10 segundos em cada uma. Prefiro beber pequenas quantidades e parar outras vezes, se necessário. Onde corro tenho condições para o fazer, mas preciso de começar a levar comigo uma garrafa e praticar essa grande técnica que é beber água ao mesmo tempo que se corre e que exige mais perícia do que a que parece.

Entretanto, mais uma das muitas razões porque prefiro correr de manhã: os sistemas de rega. De manhã os aspersores são ligados e há zonas onde passo a correr junto ao relvado, numa brincadeira de fintas à água, mas na esperança de ser molhada. É tão bom sentir as gotinhas frescas ou o vapor a colar-se na pele... Foram bem vindos ao fim de 9km de corrida. Que saudades de uma chuvinha de verão.

Aos 12km, quando já corria em piloto automático, passou por mim um grupo de rapazes a correrem de tronco nu. Vestiam todos calções pretos iguais, por isso devia ser algum grupo organizado (amigos da corrida, estudantes da residência aqui perto ou militares, que costumam muitas vezes vir correr junto ao rio). De qualquer forma, gostei de vos ver passar rapazes, obrigada pelo incentivo extra, passem mais vezes! ;)

Com a falta de novos incentivos e com o passar dos quilómetros comecei a notar a velocidade média a aumentar. De vez em quando aproveitava os picos de energia mas no geral já denotava algum cansaço. Terminei os 16km com uma velocidade média ligeiramente inferior à da regra das minhas corridas mais longas, mas não posso dizer se se deveu às duas semanas em que corri em condições mais difíceis ou se simplesmente foi um dia bom. Às vezes também há desses, em que o nosso corpo, pernas e mente trabalham em conjunto para um bom desempenho. Mas também pode ter sido dos aspersores e das vistas, não tenho como saber.
Resumindo, foi um bom treino e cheguei a casa encharcada em suor e água mas com a boa sensação de mais um treino cumprido.

Desta vez só levei comigo algumas passas para comer, por isso quando cheguei a casa tive de tomar um pequeno-almoço reforçado. Foram muitas calorias dispendidas, por isso posso tomar dois pequenos-almoços e talvez duas sobremesas ao almoço.

Treino de domingo:
- Manhã
- Sol, humidade elevada
- Distância: 16 km
- Bpm médio: 162
- Calorias: 1044 (-> vêem, muitas calorias).


Vamos então ao resumo atlético da semana:


Plano: 2 treinos de velocidade + 1 longo confortável.



Semana 7

Ainda na Serra:
  • Terça-feira - 8 km no habitual sobe e depois desce da montanha. Bpm médio: 171; calorias: 493. Treino em que me esforcei um bocadinho mais, o que resultou num excesso de confiança para a corrida de quinta:
  • Quinta-feira - 8 km que acabaram por ser apenas 7,5 km, com um desvio para um belo mergulho. A mexer no relógio apaguei sem querer os dados da corrida.
Em Lisboa:
  • Domingo - 16km ritmo confortável.

Totais da semana:

Distância - 31,5 km
Tempo - 03:41:52
Calorias - 1537 (em 2 das 3 corridas). Como sou muito consistente na perda de calorias, o valor total das 3 deve andar perto dos valores da semana passada (2215).


Agora que estou de regresso a casa tenho medo de tornar a entrar no facilitismo das rectas. Tenho subidas boas perto de casa, mas a maioria das vezes é mais fácil evitá-las e optar por descer até ao rio. As subidas aqui, junto à estrada e poluição de carros a passar, não são tão apelativas como as da serra, em que só passava um carro (quando passava) de meia em meia hora e tinha uma vista desafogada. Não é que deteste a elevação. Aliás, nas provas é quando tenho a oportunidade de passar mais pessoas, nas subidas (algumas tornam a passar-me depois nas rectas, é a vida), porque as minhas pernas até aguentam bem. O problema é mesmo o não gostar de correr ao lado do trânsito e nem sempre me apetecer pegar no carro para ir para outras paragens.

Por outro lado, agora já vou ter mais disciplina para complementar a corrida com outros exercícios, nomeadamente tornar a pegar na minha bicicleta que tem andado esquecida. A ver se amanhã já vou dar uma voltinha.



E como ainda me restam alguns dias de férias, espero ainda poder dar mais alguns dos meus ridículos épicos mergulhos, desta vez em águas mais quentes e salgadas (ou com cloro).



Esta foto acima tem a ver com mergulhos, mas não com os meus. Há pessoas que saltam do cimo daquelas escadas na árvore lá para baixo para o poço... Eu não sou uma delas.




E esta foto acima não tem nada a ver com mergulhos nem com corridas. Apenas quis terminar o post com uma imagem bonita e insólita. Quem será que pôs assim as pedras e com que intuito?



Uma boa semana!


13 de agosto de 2012

Treinos Meia Maratona - semana 6


Versão Férias na Montanha II

Pois é, continuo de férias e a correr pelos montes. Sou praticamente uma Heidi, como fizeram referência nos comentários e muito bem. Já se está quase a acabar, mas esta semana ainda houve tempo para mais três treinos nas alturas.

Para os que pensam que estou a ser a exagerada do costume quando me refiro à tortura do ganho de elevação, não estou.


A vila já lá tão em baixo e eu ainda no início da minha subida...

Por isso sabia que na corrida longa do fim-de-semana, que desta vez calhou ser os primeiros 16km do plano de treinos, não podia fazer o percurso do costume. Subir 8km a pique e depois regressar estava fora de questão já que, apesar de tudo, ainda conservo alguma sanidade mental, e repetir o percurso dos 8km duas vezes (subir 4km e voltar) também estava fora de questão, porque depois de descer nem pensar que conseguia convencer as minhas pernas a repetir a proeza. Isso só significava uma coisa: Tinha de ir correr para o meio da Vila... o que exigiu alguma preparação da minha parte.
Primeiro, tinha de ir bem cedo, para evitar muita gente nas ruas e não me deparar com  uma aglomeração populacional à saída da Missa ou, pior, passar por algum amigo meu que depois me gozaria durante o resto das férias.
Segundo, teria de seleccionar bem as ruas para evitar muitas subidas, que também as há embora bem mais acessíveis, e para poder passar por algumas fontes de forma a poder beber água sem ter de levar uma garrafa comigo.


Esta última parte foi fácil, já que há bastantes.

Depois, teria de convencer o meu pai a vir comigo pelo menos nos primeiros 8km, já que dois malucos das corridas sempre é melhor que só uma. Feito.

Foi uma experiência engraçada... Um estudo da relação entre a evolução do cansaço e declínio do humor. Ao início, respondíamos aos olhares mais interrogadores com um "Bom Dia" animado, passada meia-hora já só respondia (eu, porque o meu pai mantém o bom feitio ou então não se cansa tanto) com exasperação e um sorriso cansado e passada uma hora já tudo me irritava e fulminava com os olhos qualquer velhinha que se atrevesse a cruzar o olhar comigo. Ahahah, estou a brincar! Mais ou menos.;)
Na verdade, não foi tão mau como eu pensava, mirones à parte, senti-me sempre razoavelmente bem durante a corrida, embora no fim, quando tive de fazer os últimos 2km  a subir até casa (que fica numa zona mais alta), já me doessem bastante as pernas. Levei imenso tempo a completar os 16km e já estava a ficar muito calor quando terminei. No entanto, como o clima aqui é mais seco, parece que não me afecta tanto como a humidade o faz. Além disso, de vez em quando corria uma aragem fresca.

Treino de domingo:
- Manhã
- Sol
- Distância: 16km
- Bpm médio:165
- Calorias: 1074


Agora a propósito do gasto de calorias, geralmente levo comigo nos treinos algumas passas, frutos secos ou gomas (de vez em quando um cubo de marmelada), mas aqui não tenho nenhum do meu arsenal disponível e então resolvi dar uso a um gel que tinha comprado na Decathlon já há alguns meses, para experimentar. Trouxe dois na minha mala de viagem e bebi um na corrida de ontem. Era bom, tinha a consistência de uma marmelada líquida, mas com sabor a maçã.



Não sou muito deste tipo de produtos, por isso não penso voltar a comprar quando há coisas que fazem o mesmo efeito e são mais baratas, mas gostei do sabor. Aqui ficam os dados nutricionais:

Basicamente é só carbs e proteína...



E como o post já vai longo, vamos ao que interessa.

Resumo da semana:




Semana 6

  • Terça-feira - 8 km rápidos (-> já sabemos que isso não vai acontecer aqui na montanha): tinha-me deitado tarde e estava cansada, tive de parar para caminhar um pouco a seguir ao km2. Custou-me voltar a entrar no ritmo mas depois já não parei.
  • Sexta-feira - 8 km rápidos  inspirados. Geralmente quando corro só penso em comida ou no trabalho que tenho para fazer em casa, entre outras banalidades. Mas desta vez as montanhas motivaram-me. Foi um treino duro (quando é que se torna fácil??!), mas bem sucedido física e mentalmente.
  • Domingo - 16km ritmo confortável.

Totais da semana:
Distância - 32 km
Tempo - 03:53:58
Calorias - 2215

Esta foi a semana com mais quilómetros desde o início do plano. Confesso que os treinos mais "curtos" das últimas semanas me andavam a deixar insegura quanto às corridas mais longas, mas aguentei bem. No entanto, não tenho feito evoluções em termos de velocidade. Espero que este treino intenso de subidas me facilite a recuperação de velocidade quando regressar a casa.

Aliás houve, de facto, um único treino de velocidade em toda esta minha estadia e não foi bem um treino. Foi pós-visualização do recorde do Bolt nos 100 metros, em que estávamos todos (primos) a discutir a loucura que é a rapidez daqueles atletas. O Bolt terminou abaixo dos 10 segundos, o que significa menos de 1 segundo por cada 10 metros. Então quisemos tirar a limpo as capacidades individuais de cada um e corremos um trajecto de 100 metros na maior velocidade possível...  Bem, digamos que o Bolt não precisa de se preocupar com o facto de lhe roubarmos o recorde nos próximos tempos (=nunca). Por isso voltámos a sentar-nos com as nossas minis e amendoins.


Outros exercícios:

Tenho feito algumas caminhadas, das quais vos falarei depois, mas fora isso não me tenho esforçado por acrescentar mais exercício à minha rotina. Afinal estou de férias e as corridas já me cansam bastante. O que vale é que posso mergulhar as pernas numa banheira de gelo ao ar livre sempre que me apetece.



E, quando o calor aperta, combater o reumático nadando em águas fresquinhas.



Mas mais sobre isso também depois.


Conseguem nadar em águas frias? Mergulham logo para desafiar o choque térmico ou vão molhando os pés, depois os joelhos, depois mandam uns salpicos para a cara e o peito, e meia-hora depois finalmente molham a barriga e costas (a parte mais difícil, como toda a gente sabe)?

Boa semana!


O que se passa aqui:


7 de agosto de 2012

Treinos Meia Maratona - semana 5

Versão Férias na Montanha.



Antes de mais, adianto desde já que se ficasse aqui a treinar um mês teria de mudar o nome do blogue, porque correr a esta altitude e com estes ganhos de elevação não é para meninas.

Altitude máxima: 1993 metros.
Altitude mínima: 300 metros.
Aqui ando geralmente entre os 600 e os 850 metros de altitude.

No sábado tive um dos treinos mais duros de sempre. Esqueçam as minhas lamúrias quando corria descontraidamente e feliz, na minha ingenuidade, junto ao rio, sempre a direito (exceptuando as lamúrias das lesões, essas são para levar a sério), correr na serra fez-me ganhar um novo apreço por quem faz trail nas montanhas, apesar de me ter mantido sobretudo em estrada. Não é nada fácil quando em 4 km a altitude sobe 150 metros. Claro que depois a descer é uma alegria e tive de me controlar por causa do joelho (que tem estado calminho, graças a deus). Mas aqueles quatro primeiros quilómetros a subir deixaram-me as pernas a arder e fartei-me de falar na minha cabeça (sem ar para falar com a boca) para que não parasse, já que depois seria pior para recomeçar.

Treino de sábado:

Manhã
Sol
Distância: 8km
Bpm médio:154
Calorias: 511

Claro que o "rápido", que era a ideia para este treino, ficou sem efeito. Até me admiro de ter mantido a frequência cardíaca tão baixa (no treino posterior a este isso já não aconteceu).


Resumo da semana:


Semana 5

Em Lisboa:
  • 2ª-feira - 8 km rápidos: a semana começou em grande com o estrear de uns novos ténis e o meu primeiro treino a um ritmo mais elevado que correu bem do início ao fim, exceptuando o "acidente".

  • 4ª-feira - 5,1 km jogging, adiantados devido à vinda para a Serra no dia seguinte. Já não me lembro porque acabei por fazer mais 100 metros do que o necessário, mas como não sou esquisita com o terminar em número certo, não faz mal.
Na Serra:
  • Sábado - os já referidos 8 km rápidos para duros.


Totais da semana:
Distância - 21,1 km
Tempo - 02:23:34
Calorias - 1309

Considerações: Correr aqui tem sido complicado, não só devido ao que já foi acima descrito, mas também porque não tenho tido grandes horários para comer e isso desregula um bocadinho o nosso organismo. Não acho que a minha alimentação ande muito má, exceptuando os milhares de calorias em queijo da serra. Em termos de proteína estou despachada.
Uma novidade: Vi um rapaz a correr pelo meio da vila! Se não tivesse vergonha ia lá dar-lhe um beijinho (ahah). Disseram-me que desde que abriu aqui o hotel que alguns funcionários (de fora da terra, claro) vão muitas vezes correr depois do trabalho. No entanto, ainda não fui para o meio da vila correr, porque como tenho a companhia do meu pai tenho ido para o meio dos montes, o que é mais difícil mas espero que traga benefícios a médio prazo. A curto prazo já trouxe, porque em cada treino penso que depois disto uma Meia Maratona não vai custar nada e isso é bom para a minha autoestima desportiva. Não creio é que se mantenha quando regressar a casa, mas vamos a ver.



 
Outros exercícios:

Caminhadas até à lua e voltar:
ou quase...
Fugir das vaquinhas:
Mentira, elas são dóceis e/ou preguiçosas e nem se levantaram.
Mergulhos em águas gélidas:
(bom para os músculos)
Ver os outros competir:
Está provado que queima calorias solidárias.
 
 
Conclusões:
- Enquanto aqui estiver dificilmente conseguirei fazer treinos de velocidade. Sinto que estou em falta nesse campo.
- Zero exercícios que não sejam cárdio.
- Estou de férias, não quero saber. ;)



Como foi a vossa semana? Preguiçosa,  activa, ou "vi o Bolt correr os 100 metros e fiquei cansado"?



Ver balanço de treinos do 1º mês:


30 de julho de 2012

Treinos Meia Maratona - semana 4 (balanço 1º mês)


Julho está quase a terminar (o tempo está a passar a voar, calma lá contigo Verão!) e chegou praticamente ao fim o primeiro mês de treinos para a Meia Maratona. Falta-me apenas uma corrida hoje para terminar os primeiros 30 dias do plano. E agora vocês perguntam-me: sentes-te mais preparada agora para correr a Meia no final de Setembro? E eu respondo: Nem por isso. Mas já lá vamos.

Como tinha dito na sexta, estava a pensar dar mais um dia de descanso entre treinos e ir apenas correr no domingo de manhã, mas no sábado acordei e estava ne-vo-ei-ro. Fiquei toda contente e não podia desperdiçar uma condição tão ideal de corrida (não tão ideal para quem estivesse a pensar fazer praia). E ainda bem que o fiz, porque todos sabemos o calor que depois esteve no domingo.

Quase no final do treino e ainda pouca gente nas ruas.
Se estivesse sol seria um ziguezague ao longo desta calçada.


Aos sábados de manhã passo por um monte de homens a correr, algumas meninas e uma em particular que vejo várias vezes. Tem um grande pedalada e um dia, quando a conseguir apanhar, vou perguntar-lhe se podemos ser amigas da corrida para ela partilhar comigo os seus segredos.

Já reparei que nestas "corridas longas" que se querem mais lentas o meu joelho não se queixa. Isso apenas tem acontecido em alguns treinos em que é suposto correr a um ritmo mais desconfortável para mim. Não sei o que achar disto. Acho que se o meu objectivo se limitar a ser o carro vassoura das 3 horas na Meia Maratona estou capaz para o conseguir. Tudo acima disso ainda é uma incógnita.


Treino de sábado:

- Manhã
- Nevoeiro
- Distância: 12km
- Ritmo confortável
- Bpm médio: 161
- Calorias: 768



Vamos então ao resumo da semana:


 

Projecção: 28km
Realidade: 26,5 km


Semana 4

  • 2ª-feira - 8km rápidos: Treinei num lugar diferente do habitual e acabei por fazer apenas 6,5km. No entanto, considerei um treino positivo, por não ter tido dores e ter corrido a um bom ritmo apesar da dificuldade do piso.

  • Sábado - 12 km ritmo confortável. Gosto destas corridas matinais, especialmente porque têm corrido sempre bem e livre de dores. Não sei se por estar "fresca" ou por serem treinos sem pressões ao nível do tempo.


Totais da semana:

Distância - 26,5 km
Tempo - 02:15:01
Calorias - 1631


Considerações: Mais uma vez, foi uma semana em que o plano não foi cumprido à risca, mais ao nível do ritmo esperado do que outra coisa (não penso que o 1,5km a menos seja significativo).


Outro exercício físico:
- 1 x bicicleta (15km aprox.).
- Simulação de natação na praia.
- 3xs semana trabalho de abdominais e core.
- Continuo a descurar o trabalho de membros superiores (embora as braçadas em praias e rios agora nas férias sempre faça alguma coisa por isso).



Final do 1º mês


Como terminámos o primeiro mês, vamos a um pequeno resumo mensal.




Totais mensais:

Distância - 95,9 km
Tempo - 10:01:31
Calorias - 6171


Se tiver que fazer um balanço, diria que a regra tem sido um mau treino por cada dois bons treinos a cada semana. Regra geral, o plano está a ser cumprido, apenas falhei a um dos treinos programados por uma questão de prevenção, e outros foram reduzidos devido ao calor ou a dores súbitas.

O que me tem preocupado são precisamente estas dores. As dores nos joelhos são o calcanhar de aquiles de muitos corredores e o meu pai teve de abandonar as corridas regulares devido a um problema no joelho e eu não gostava de ir pelo mesmo caminho. Sei que não são apenas os ténis os únicos responsáveis, mas se tiver de fazer uma analogia com um pneu, os meus ténis antigos estavam "carecas", praticamente só faltava haver um buraco na sola e isso também não devia ser muito benéfico. Agora comprei uns novos, de que falarei mais tarde, que irão substituir os antigo Asics e vou manter os Nike nas corridas mais curtas.

O que tem ficado em falta têm sido os treinos de velocidade, como pode ser visto pelo ritmo médio. Não tenho tido problemas em aumentar a distância, mas o ritmo foi prejudicado pela temperatura e posteriormente pelo joelho. Espero conseguir reverter esta situação, porque ao fim deste mês estou menos confiante da minha prestação na Meia do que ao início. Primeiro, porque o número de quilómetros semanais percorridos sofreu uma ligeira quebra e depois porque não tenho conseguido aumentar a velocidade. Apesar do objectivo ser apenas o de terminar, sei que ser capaz de manter um bom ritmo constante é importante.




Objectivos próximo mês:

Manter o exercício durante as férias é um desafio constante. A partir de dia 1 de Agosto vou para a Serra, onde espero poder manter a regularidade dos treinos e trabalhar a minha capacidade aeróbia que será desafiada pela altitude e altimetria (eu estou habituada ao nível do mar e gosto ;) ). Sobretudo, peço aos deuses da corrida que parem com as dores no joelho ou em qualquer outra articulação, músculo, tendão, osso necessário ao exercício em causa. Agradecida.

Se conseguir manter uma alimentação mais ou menos dentro da norma (vamos a ver) e fazer algum exercício complementar (vamos a ver II) seria óptimo.


Pronto, basicamente é isto. Peço desculpa pela exaustiva explanação, mas é uma forma de conseguir manter-me organizada, ver no que estou a falhar e focar-me no é que é necessário alterar. Se ainda estiverem a ler...




Falem-me das vossas férias. O que têm feito ou o que não têm feito?
Outros loucos que estejam a treinar em pleno Verão, como se têm aguentado? Vamos trocar queixas e sugestões.


Boa semana!


Anteriores tratados:
- Treinos Meia Maratona - semana 3
- Treinos Meia Maratona - semana 1
- A minha primeira Meia Maratona: o anúncio

8 de julho de 2012

Treinos Meia Maratona - semana 1 (Pré-Preparação)

Aqui estou eu para fazer o resumo da minha semana de treinos e sem grandes novidades de fim-de-semana, que foi passado, na sua maioria, a trabalhar. Mas a FIA já acabou e para a semana espero poder retornar às corridas de final de tarde com tempo e sem medo de me atrasar.

Quero começar por registar a corrida de sábado de manhã, precedida pela última das minhas maravilhosas barrinhas.
Não me julguem pela aparência, sou linda por dentro!
 
 
Geralmente costumo comer uma torrada, mas desta vez fiquei-me pela barrinha e por um café, porque, seguindo o plano de treinos, ia correr "apenas" 8km, a um ritmo confortável. Por essa razão, também saí um pouco mais tarde de casa.


Treino de sábado:
- Manhã
- Céu encoberto
- Distância: 8km
- Ritmo confortável
- Bmp médio: 164
- Calorias: 530
 
 
Depois falo um pouco melhor do plano de treinos que estou a seguir (é que vou correr uma Meia Maratona, não sei se já vos tinha dito...;) ), mas a verdade é que esta primeira semana me ajudou a perceber que aquilo que eu pensava ser "jogging" era afinal "ritmo confortável" para mim. Isto porque o plano me obrigou a correr mais lentamente do que o costume e apercebi-me das diferenças a nível cardíaco e respiratório de cada uma.

 
 
No jogging, a minha frequência cardíaca manteve-se sempre abaixo dos 150 bpm, coisa que nunca aconteceu antes, porque ia rápido demais. Embora não consiga correr aos 08:00 min/km recomendados (fico-me pelos 07 min e qualquer coisa), de agora em diante vou ter o cuidado de não deixar elevar os bpm durante as sessões de jogging que, embora pessoalmente as considere um pouco "seca" e empata-tempo, devem ter a sua função e eu quero ser respeitadora d'O Plano. O Plano é Lei! Pelo menos até me apetecer rebelar.

Assim sendo, aqui fica o resumo da semana:
Estranhamente, as estatísticas do tempo só contemplam as horas e não os minutos.
Mas eu acho que fiz um bom trabalho de MSPaint ao completar a informação...



Foi uma semana com menos quilómetros do que os que costumo fazer, mas é normal por se tratar de uma fase inicial de pré-preparação. Mas reparem que contabilizei praticamente uma Meia Maratona! Portanto, no dia da prova basta correr numa manhã o que corri durante esta semana toda. Nada de mais...


Semana 1
  • 3ª-feira - 5km jogging
  • 5ª-feira - 8,2km "jogging" (era só para serem 8km, mas fiquei atrapalhada com o tempo e corri mais rápido e um pouco mais do que suposto, até casa, para não me atrasar)
  • Sábado: 8km ritmo confortável
 
 
Totais da semana:
Quilómetros - 21,2
Tempo: 2h20
Calorias: 1323
 
 
E agora, em relação a actividade física paralela...
 
 
 
 
Cross-training:
Esta semana foi um pouco fraca em cross-training porque não tive muito tempo. O trabalho de core reduziu-se a tentar bater o meu recorde na prancha e não trabalhei a parte muscular. Mas fiz alguns abdominais! E alguns exercícios de técnica de corrida antes de iniciar a corrida matinal de sábado. Não foi uma nulidade total.

Ah, e alongamentos, claro (excepto na corrida de 5ª-feira, por constrangimentos de tempo).
 
 
Como esta semana passei muito tempo de pé, senti falta das minhas meias de descanso (=meias de compressão). Agora uso quase sempre sandálias e já não as posso usar... De certeza que existem versões "sem pé" para poder usar com calçado de Verão, debaixo das calças, e sentir-me ainda mais "atraente". Tenho de ir ver disso.
 
 
Objectivos para a próxima semana:
 
 
- Ir pesar-me. - Não me peso desde o início do ano e apenas o fiz porque tinha uma consulta e as enfermeiras pesam-nos e medem a tensão arterial sempre que lá vamos. Acho que vou àquelas máquinas da farmácia, que também medem os níveis de massa gorda e muscular para depois ir registando a evolução.
- Andar de bicicleta. - Esta já foi a segunda semana em que não consegui andar e não quero perder a prática!

- Por conseguinte, fazer mais cross-training.
- Ir à praia num final de tarde. - Preciso de tirar as marcas sexys dos calções nas pernas e das diferentes t-shirts e tops nos braços e pescoço.
- Atestar a minha despensa, que foi alvo de um saque (meu) durante esta semana.
- Outros que me lembrar entretanto.



Como correu o vosso fim-de-semana? Objectivos para a semana que vem?


5 de julho de 2012

Um dia corro uma Meia Maratona...




Aqui está uma coisa que nunca pensei escrever tão cedo... Desde o meu primeiro post, em que ainda nem sabia se haveria por aí, desse lado,  pessoas com tanto interesse em ler quanto eu tinha em escrever sobre este desporto/paixão que é a corrida e demais peripécias de uma jovem tartaruga que tanto resmungou e se lamuriou mas que foi tão feliz nos seus primeiros 10km...
Continuei a correr, sempre devagarinho, a evolução foi naturalmente acontecendo, mas sempre muito custosa e muito rabujada com toda a gente que me quisesse ouvir (daí escrever um blogue, porque estava a esgotar a paciência dessa "gente"!).

Fiz os meus primeiros 15km por impulso e aí tive os meus primeiros momentos de dúvida. Sabia que não corria muito, mas depois desta prova questionei o ter "estofo" para isto. Continuei. Afinal, a natureza não me agraciou com corpo de atleta, mas foi generosa em perserverança e positivismo. Insisti.

Em Maio comecei pela primeira vez a pensar que, se calhar, até seria capaz de correr uma Meia Maratona, embora ainda com algumas reservas. Este ano está a ser um ano atípico para mim, a todos os níveis, e um treino para uma prova destas já exige uma maior entrega e disponibilidade do que aquela que provavelmente iria ter. Mas só se fez o "clique" no dia em que corri 16km pela primeira vez. Esta distância fica "apenas" a 5km de uma Meia, e na altura pensei "isto não foi assim tão mau... Se calhar com um bocadinho mais de treino"...

E é assim que chegamos ao dia de hoje, em que faço o anúncio da minha primeira Meia Maratona! Ainda não estou inscrita, por isso espero que não aconteça como na Corrida das Fogueiras em que me fartei de falar nisso e depois não aconteceu... mas em princípio será esta, de que já tinha falado aqui.

Isto vai obrigar-me a algumas alterações e ajustes pessoais, mas ainda faltam 3 meses, pelo que tenho tempo suficiente de me preparar com consciência. Escolhi esta prova pelas razões já citadas antes, por causa de toda a animação ao longo do percurso, pelo facto de passar perto de minha casa e da casa dos meus pais e, desta forma, o meu pai me poder acompanhar durante um bocadinho para me dar força, e pelo facto de ter um tempo limite de 3 horas (a partir do momento em que o último atleta cruza a linha de partida), o que penso que me dá tempo mais do que suficiente para terminar a prova, mesmo que tenha de andar em alguma altura.
É esta última parte que me custa um bocadinho. Eu sou um pouco "orgulhosa" em relação ao ter de andar durante uma prova. Mesmo que fosse a correr a 10min/km (não sei se é possível, atirei um valor ao calhas), não interessa, mas ao menos não "andava", o que eu encarava como um sinal de fraqueza. Isto é uma estupidez. Esta vai ser a minha primeira Meia Maratona e, como tal, quero desfrutar da experiência ao máximo e não chegar a um ponto em que estou em tal sofrimento que só quero que acabe. Sei que esse ponto de exaustão pode chegar lá para os 18, 19km, mas não quero que chegue antes. Como tal, estou preparada para ter de caminhar uma ou mais vezes durante alguns minutos, se for necessário. Terei tempo para bater recordes depois, se alguma vez quiser repetir a experiência. Desta  vez, quero poder ter paciência para ouvir as bandas, sorrir às pessoas que apoiam e cruzar a meta feliz. Assim:

 Eu sei que parece que estou a dançar o vira de lenço na cabeça (já agora, que lenço era aquele?? Não sei.), mas asseguro-vos de que estava a correr e estava feliz.


Nem sabem o aliviada que fico por finalmente ter tomado esta decisão (o "decidir" é sempre a pior parte), embora isso signifique que vá ter de treinar em pleno Verão (ainda não estou mentalizada disso). E até já tenho um plano feito e tudo. Olha aqui que bonitinho:


Escolhi a pior semana possível (em termos de volume de trabalho) para iniciar o treino, mas agora já não há como voltar atrás. O treino começou com o jogging de 5km de ontem.


A tabela de Julho já afixada no frigorífico, para estar sempre visível!

Agora finjam que isto são os Óscares e que estou a agradecer à Academia:
- Muito obrigada a vocês, que eu leio e me inspiram, corredores rápidos, corredoras experientes, corredoras que escrevem muito bem sobre corrida, corredores que escrevem pouco mas correm que se fartam, meninas(os) que vão correr esta Meia comigo, meninas que correm muito, meninas que correm menos, meninas que estão a começar, meninas que não correm nem querem mas que  me motivam a comer melhor e levar uma vida mais saudável.
- Muito obrigada a vocês, que me lêem, e que continuam a voltar todos os dias para ler (e todos os dias me surpreendo com isso), meninos poucos (mas bons!), meninas que me mandam mensagens a dizer que eu as motivei a começar a correr e nem sabem como fico espantada mas contente por isso. Meninas(os) que me lêem e comentam e também os que lêem sempre e não comentam.



E depois do maior anúncio de primeira Meia Maratona de sempre, para quem ainda estiver aí: venham fazer a Mini! São 5,5km e depois podem esperar um bocadinho (horas) por mim e apoiar-me - não espero menos do que cartazes da vossa parte. :) Ok, esqueçam os cartazes mas vamos assistir ao concerto final juntos. Eu prometo que não vou cheirar muito mal (e aquilo deve ser ao ar livre)...


Também prometo que não vos estou estar sempre agora a chatear com a conversa de preparação para a Meia, o cansaço do treino da Meia, a fome devoradora que sucede os treinos longos para a Meia...
--> Ahah, acham?! É claro que eu vos vou chatear com isso. Mas vou limitar a um número x de posts por semana (ainda a definir).

Vamos a isso.