Parece que foi ontem que anunciei a minha intenção de correr a Meia Maratona e agora o contador ali ao lado não engana: já só faltam 5 dias.
Ainda estou surpreendentemente calma. Talvez lá mais para o final da semana comece a ficar com a minha ansiedade característica.
![]() |
| Ainda vou ter pesadelos com isto até domingo. ;) |
Mas, antes de falar da prova que se aproxima, o treino de sábado.
Apesar de ainda ter dois ou três treinos curtos esta semana, a semana passada foi oficialmente a minha última semana de treinos, que terminou com o último treino rápido do plano.
Fartei-me de transpirar no sábado de manhã, nos 8km que acabaram por ser apenas 7,5km, devido a erro de cálculo. Foi a primeira vez nesse dia que fiquei encharcada, a segunda seria já de madrugada, não devido ao suor, mas à carga de água que caiu por volta das duas e meia da manhã. Foi por volta dessa hora que assumi o meu estatuto de cota e dei a noite de aniversário do meu irmão por encerrada, deixando os jovens continuar a divertir-se. Correr de sandálias até ao carro quando o céu parece descarregar toda a sua fúria contida nos últimos meses de seca não foi a melhor das experiências. Fiquei a escorrer.
Mas valeu a pena, não só por ter sido o aniversário do meu irmão lindo mas porque consegui introduzir um brinde à minha primeira Meia Maratona no meio da dezena de brindes que foram feitos ao longo do jantar. Só por causa disso já vai correr melhor. Se calhar não deveria era ter bebido tanta sangria, mas estou a contar que o meu organismo desintoxique até ao próximo sábado. A partir de hoje só água, muita água para hidratar.
Treino de sábado:
- Manhã
- Sol (ainda)
- Distância: 8km
- Ritmo de competição*
- Bpm médio: 168
- Calorias: 441
* Este "ritmo de competição" sugerido pelo meu plano não será a realidade. Aguentei 8km neste ritmo, mas não aguentaria 21. O meu nível de conforto está a duas ou três dezenas de segundos acima do previsto, mas aceito. Sei que me baldei um bocadinho nos treinos de velocidade, que me permitiriam ganhar uma maior resistência, mas como o objectivo era o de terminar, não me preocupei muito com isso. Claro que agora a uma semana da prova começo a ficar cheia de dúvidas sobre se estarei realmente preparada... O normal. Mas acho que fiz o que podia e vou dar o meu melhor.
Quem vai participar na prova já deve saber que vamos ter direito a um concerto final dos Xutos & Pontapés (mais Luís Represas e João Gil). Claro que como está previsto começar às 11h30 já vou com sorte se chegar a tempo de um encore. Mas, se me for permitido pedir, Tim, gostava muito que tocasses "À minha maneira" quando estiver a chegar à meta...
" A qualquer dia, a qualquer hora, vou estoirar, para sempre.
Mas entretanto, enquanto tu duras, tu pões-me tão quente"
-> Dedicado à Meia Maratona. :)
O que vale é que vão haver muitas outras bandas ao longo do percurso para poder distrair-me um pouco.
Resumo de treinos da última semana:
" A qualquer dia, a qualquer hora, vou estoirar, para sempre.
Mas entretanto, enquanto tu duras, tu pões-me tão quente"
-> Dedicado à Meia Maratona. :)
O que vale é que vão haver muitas outras bandas ao longo do percurso para poder distrair-me um pouco.
Resumo de treinos da última semana:
![]() |
| 5,5km jogging + 8km ritmo + 7,5km ritmo |
Semana 12
-
3ª-feira: 5,5km jogging com muitas subidas.
- 5ª-feira: 8km a um hipotético ritmo de competição (que não vai ser o ritmo de competição)
-
Sábado: 7,5 km de confirmação do não-ritmo de competição.
Totais da semana:
Distância - 21 km
Tempo - 02:09:47
Calorias - 1251
Tempo - 02:09:47
Calorias - 1251
E assim, o plano de treinos começou com uma semana de 21km e termina com outra semana de 21km.
Balanço final - 3 meses
35 corridas
Mais de 37 horas a correr
329,5 km
percorridos
Totais 1º mês:
Distância - 95,9 km
Tempo - 10:01:31
Calorias - 6171
Totais 2º mês:
Distância - 113,6 km
Tempo - 13 h (aprox.)
Calorias - 6947 (aprox.)
Totais 3º mês:
Distância - 120 km
Tempo - 14h (aprox.)
Calorias - 7606
Outros exercícios:
- A semana passada não foi muito dada a exercícios extra e esta semana também não o será. Para piorar, vai ser uma semana de muito trabalho e vou chegar a casa sempre mais tarde do que o habitual... As restantes corridas nesta semana de redução terão de ser feitas de manhã e espero chegar ao final da semana sem (muito) stress.
E pronto, está concluída a minha sessão de treinos para aquela que será a maior distância que já corri até hoje. Obrigada por estarem desse lado e me terem acompanhado ao longo destes três meses, no domingo vou lembrar-me de todos vocês.
Boa semana!
O último trimestre:
- Treinos Meia Maratona: balanço 2º mês
- Treinos Meia Maratona: balanço 1º mês































Eu sei que parece que estou a dançar o vira de lenço na cabeça (já agora, que lenço era aquele?? Não sei.), mas asseguro-vos de que estava a correr e estava feliz.