Ontem, depois da corrida, fui pesar-me.
Tinha até posto uma cruzinha na mão, para não me esquecer. Pôr um lembrete no telemóvel, o que é isso?! Eu ainda sou muito da velha guarda. :)
Pois bem, a última vez que me tinha pesado foi em Janeiro, quando fui a uma consulta no meu centro de saúde, onde as simpáticas enfermeiras fazem sempre questão de assinalar o meu peso e verificar a minha tensão. Na altura, contava com 58,5kg e ontem:
58,4kg. Menos 100 gramas! Acho que mereço o troféu de Miss Manutenção, já que manter o meu peso tem sido meu objectivo desde já há alguns meses. E tudo isto sem ter balança em casa nem me pesar com regularidade.
Melhor ainda:
Melhor ainda:
Está tudo dentro dos valores normais. Claro que tudo isto é muito relativo e varia bastante de pessoa para pessoa. Tenho amigas com a mesma altura que eu (que, já agora, é 1,66m e não 1,65m como a máquina achou, provavelmente devido à minha habitual postura corcunda) que pesam 53kg e estão muito bem e outras que pesam acima de 60kg (como eu já pesei) e estão bem também. Tem muito a ver com o tipo de corpo e por isso é que acho que uma pessoa basear-se apenas no número que a balança nos mostra pode ser enganador e frustrante.
Além disso, já passei por várias fases, desde mais magrinha a mais gordinha que, embora nunca tendo sido extremas, eram sempre alvo de críticas. Como andei no atletismo quando era criança, sempre fui magrita e mantive-me assim até cerca dos meus 15, 16 anos. Era a magricela, trinca-espinhas, Olívia Palito... tudo coisas que uma adolescente "adora" ouvir ao crescer... Depois, a partir dos meus 16 anos, já não fazia assim tanto desporto e comecei a engordar um bocadinho. Ressalvo aqui que nunca fui o que se pode considerar "gorda", o máximo que pesei foi perto de 66kg, no entanto, comecei a ouvir "Estás a ficar gordinha", "Vê lá se tens cuidado com o que comes", e, o que leva o prémio: "Vê lá que ainda ficas como a tua mãe"... Aqui tenho de fazer um parêntesis: a minha mãe ficou mais gordinha depois de ter o meu irmão. Como foi atleta em nova, manteve a genica e as pernas invejáveis, mas a verdade é que tem o peso acima do que deveria ter. No entanto, é linda e é, bom, é a minha mãe! Por isso imaginam como fiquei quando ouvi isto, sobretudo vindo de alguém mais velho da família. Como sou uma pessoa educada, não lhe disse: "Ouve lá ó imbecil, a minha mãe é linda e se ficar como ela não é problema nenhum, entendido? Palhaço". No entanto, fiquei como nos livros de banda desenhada, em que se vê a personagem a ficar vermelha de raiva e a começar a deitar fumo, como um vulcão prestes a entrar em erupção. Tentei manter a classe na minha resposta, mas o desagrado ficou implícito.
Em relação a comentários menos agradáveis há que ter em conta:
- São feitos por pessoas de quem gostas e de quem tens a opinião em conta?
- São feitos devido a genuína preocupação?
Ou, por outro lado:
- São feitos à laia de falta de assunto? Tal como se poderia dizer "Tem estado calor", diz-se "Engordaste!" (Não sei se é uma coisa cultural, mas isto acontece, já repararam?)
- São feitos por pura mesquinhez? Infelizmente também há disso.
E depois age de acordo com isso. Mas o importante é o que tu achas. Aquela frase feita da Matinal: "Se eu não gostar de mim, quem gostará?", é bem verdade. Se te respeitares os outros também te respeitam.
Tudo isto para dizer que é impossível agradar a toda a gente, independentemente do nosso tamanho. Neste momento, apesar do meu corpo estar longe de ser perfeito, sinto-me confortável com ele como nunca me senti, porque está saudável, é funcional e permite-me fazer coisas que antes achava muito difíceis. Provavelmente outras pessoas dirão que está muito magro/gordo/flácido/seco... estão a ver o filme? Mas eu gosto. Claro que acho que posso sempre melhorar uma coisa ou outra, mas levou-me muitos anos a chegar a este ponto de aceitação e estou muito contente com isso.
O meu objectivo próximo vai ser tentar ganhar mais um bocadinho de massa muscular, já que a parte cardiovascular está bem encaminhada (amanhã, treino matinal de 12km - Plano Meia Maratona). Isto significa mais pesos e repetições... secaaaa!
O meu objectivo próximo vai ser tentar ganhar mais um bocadinho de massa muscular, já que a parte cardiovascular está bem encaminhada (amanhã, treino matinal de 12km - Plano Meia Maratona). Isto significa mais pesos e repetições... secaaaa!
E agora, já que falámos de peso, quero aqui deixar a minha contribuição para a batalha de saladas da Diana.
Resolvi fazer uma salada de salmão fumado, requeijão magro e espinafres, para mostrar que uma salada também pode ter os nutrientes necessários para deixar alguém que pratica desporto bem alimentado (eu comi isto ontem ao jantar depois do treino e não fiquei com fome).
Como não faço ideia das calorias que a salada terá, vou ser automaticamente desqualificada! :) Pelo que pesquisei na net, penso que não ultrapassará os as 250 calorias pedidas, mas não posso confirmar. No entanto, com o sugestivo nome de Almofadinhas de Requeijão sobre uma cama de Espinafres penso que estou na linha da frente para o prémio de título mais piroso poético! Aqui vai:
Almofadinhas de Requeijão sobre uma cama de Espinafres
Ingredientes:
- 4 fatias de salmão fumado
- 100 ou 150 gramas de requeijão magro (a embalagem era de 200 gramas mas não usei toda)
- espinafres
- 4 ou 5 tomates-cereja
- uvas para decoração
- tempero a gosto (eu usei sal, pimenta e alho em pó)
Modo de preparação:
1- Picar umas poucas folhas de espinafre, que deverão ser misturadas com o requeijão já previamente temperado (podem optar por não temperar, se preferirem):
2- Colocar uma colher de sopa cheia do preparado anterior sobre uma fatia de salmão fumado e enrolar com o formato de búzio (eu enchi duas almofadinhas com este preparado e as outras duas apenas com requeijão)
3- Colocar as almofadinhas sobre uma camada de espinafres e decorar com os tomates-cereja e as uvas.
4- Comer!
Acho que ficou uma salada muito boa (eu gosto bastante de requeijão e salmão fumado) e é fácil e rápida de fazer.
Aqui está a minha contribuição Di, espero que gostes. Mesmo que exceda as calorias, gostei de participar. E, sobretudo, de comê-la.
Para entrarmos no fim-de-semana em grande, deixo-vos com o link para a galeria de fotos da ESPN - Bodies We Want 2012, em que são retratados vários atletas olímpicos, que mostram porque fazer desporto é saudável... Exemplos:
Para as meninas
![]() |
| Carlos Bocanegra - soccer player. |
Para os meninos
![]() |
| Ronda Rousey - martial arts. |
Nota: Pode não ser "seguro" ver no local de trabalho.
Gostei sobretudo por mostrarem a beleza de todos os tipos de corpos atléticos, inclusive daqueles que em princípio não seriam considerados sensuais, mas que se revelam em fotos extraordinariamente bonitas (ver o caso da lindíssima atleta paraolímpica).
Venham os Olímpicos!
Bom fim-de-semana.




